Parede Vazada – Os 30 Ambientes Mais Apaixonantes para se Inspirar!

O Brasil possui uma característica em seu clima e geo localização interessante para a arquitetura: uma luz natural incrível. Seria um enorme pecado não fazer uso desta luminosidade em projetos decorativos. Uma das opções para isso é acrescentar parede vazada em diversos tipos de ambiente. Fica bonito e é fácil de fazer. Confira!

fotos de parede vazada

modelos e dicas de parede vazada

 

O que é Parede Vazada?

Parada vazada é a composição de uma parede inteira com elementos vazados. Esses são pequenos elementos pelos quais se consegue ver o outro lado do ambiente. A função? Decorar é uma delas, assim como ventilar e melhorar a funcionalidade.

Uma parede vazada pode ser encaixada em diversos tipos de ambiente. Depende de alguns fatores aliados ao seu uso como o material a ser escolhido, a cor o espaço disponível. Como tudo quando se trata de reforma precisa de uma avaliação com cautela para se obter o melhor resultado.

parede vazada com persianas brancas

Quanto Custa? #preço

O valor de uma parede vazada é bem relativo e vamos explicar os motivos. Um deles é o material usado. Alguns são bem em conta com belos efeitos como o gesso e outros como divisórias já prontas com um designer diferenciado podem elevar o preço do projeto. 

Você pode ter uma linda parede vazada por menos de R$ 500 de material simples e ficar pronta em um dia. Paredes de gesso e divisórias em cobogó, por exemplo, uma vez erguidas devem aguardar apenas a secagem mas em menos de um turno já estão prontas. 

Pode sair mais caro fazer uma parede vazada? Sim. Um dos valores bem variáveis é da mão de obra. O custo de um empreiteiro para realizar este tipo de trabalho pode ficar um pouco mais elevado. Pode ser cobrado o projeto ou por dia de trabalho, com custos que variam de acordo com a cidade. 

Quais as Opções de Materiais?

Sentindo-se atraído por uma parede vazada na sua casa? Os materiais do mercado disponíveis podem diferenciar muito o resultado visual. O impacto deve ser pensando no ambiente e a matéria prima faz parte desta escolha. Para ajudar na escolha temos algumas sugestões de material.

Madeira

Existe algo que não pode ser feito com madeira? Na verdade não. Toras de diversos tamanhos podem ser compradas em madeireiras e com a ajuda de um moveleiro todos os tipos de arte podem ser feitos. A madeira polida, envernizada e com recortes diferenciados se torna não apenas uma parede vazada como uma obra de arte. 

Muitos estilos com a madeira podem ser criados para a arte vazada. Mas se for encomendar do seu jeito pense em alguns pontos. Um deles é permitir fácil acesso à toda a arte para a aplicação do verniz fácil e manter o material com seu brilho e aspecto de novo. Sempre que escolher um material é importante em pensar na mão de obra e produtos necessários com a conservação. Em especial quando se trata de madeira porque exige trabalho manual para manter seu brilho.

parede vazada de madeira crua na sala

Gesso

Um pouco de pó e água e o gesso fica pronto em poucos minutos. Erguer uma parede de gesso é um dos truques mais usados em divisões para ambientes internos. Assim não é preciso mexer na estrutura da residência.

Uma parede vazada de gesso possui algumas vantagens. Uma delas é poder ser facilmente derrubada. Basta água e ela amolece ou poucas marteladas e estará no chão sem danificar piso e teto. Assim você fica livre para mudar o design quando desejar.

Outro ponto bacana a saber sobre paredes de gesso (vazadas ou não) é o custo do material ser muito baixo. Infelizmente a mão de obra não acompanha a promoção porque para ser bem feito o profissional deve ser de qualidade. Mas ainda assim é mais rápido e mais em conta que erguer uma parede vazada de alvenaria.

parede vazada feita de gesso

Cobogó

Cobogó é um único elemento vazado já comprado pronto em lojas de materiais para construção. É um truque muito antigo da alvenaria (de mais de 200 anos) usar cobogó para dar mais luminosidade ou ventilação a um cômodo. Juntando várias dessas peças como um pequeno mosaico você pode ter uma bela parede vazada.

O segundo nome do cobogó é “tijolo vazado” e isso já te dá uma ideia de como você vai aplicar o material, correto? Com o bom e velho cimento unindo peça por peça. O efeito para ser bem legal é preciso ter atenção aos detalhes e evitar o excesso. O uso de reajunte pode ser indicado.

parede vazada com cobogó

Apesar ser muito visto em ambientes externos o cobogó em sala de estar ou até mesmo quartos cria um visual diferente. Um toque rústico ao espaço para deixar o ambiente mais vivo.

parede vazada de combogó

Decoração de Ambientes com Parede Vazada

Uma parede com elemento vazado pode ser inserida em diversos tipos de ambientes internos. Há quem use em espaços abertos também mas não é muito comum. Como usar? Algumas dicas podem ajudar a seguir.

Na sala de estar

Luminosidade e ventilação abundantes em sala de estar é importante. É um dos ambientes usados para receber convidados, assistir TV e ler livros. Todas essas são atividades que aumentam a necessidade de uma boa iluminação e neste ponto a parede vazada pode ajudar bastante. 

A função mais comum de paredes internas vazadas é delimitar ambientes. Separar sala de estar de jantar, sala de escritório e afins. Esta é apenas uma das possibilidades. O quesito “decoração” nunca deve ser descartado porque dependendo do design selecionado você estará colocando uma obra de arte no meio da sala.

 parede vazada grafista em sala de estar

Com grafismos (minimalistas ou maxi) você está encaixando uma bela obra de arte na sua sala em sua parede vazada. E se enjoar é só colocar outra!

parede vazada em uma sala de estar

parede vazada de madeira na sala

parede vazada em sala com sofá

Na sala de jantar

Dividir com parede completa pode cortar um pouco da luminosidade, deixando a parede vazada a melhor opção para um ambiente amplo e ainda decorado. Ao contrário de uma parede de alvenaria tradicional o elemento vazado ainda deixa a sensação de amplitude, não corta aos olhos o espaço.

parede vazada na sala de jantar branca

Na dúvida de qual cor escolher? Uma parede vazada sempre combina com tudo. É também a sua melhor escolha em espaços pequenos e modernistas.

parede vazada dividindo sala de estar e jantar

parede vazada com painel para TV

parede vazada detalhada para sala

No quarto

Muitos truques com elementos vazados podem ajudar na criação da decoração perfeita em um quarto de casal ou solteiro. Achou o ambiente largo demais ou mal dividido? Uma sugestão é uma parede vazada ou um painel vazado. Com meia parede e móveis dos lados é possível encontrar a solução perfeita sem problemas.

Para quartos muito largos pode ser interessante um painel vazado. Crie dois ambientes e transforme o cômodo em um espaço útil. Do outro la da cama, como na foto abaixo, pode-se criar um novo espaço como mesa para leitura ou um cantinho para relaxar extra.

parede vazada para quarto de casal

parede vazada branca para um quarto

Qual a melhor cor para a parede vazada? Depende do estilo do ambiente. Para não errar use o mesmo tom da parede como parede branca com divisória branca. Esta é apenas uma das possibilidades.

parede vazada atrás da cama

parede vazada em design de quarto

parede vazada preta para quarto

parede vazada bonita para quarto

Estender o elemento vazado até o teto é uma opção bem modernista. Para ambientes com toque minimalistas ou projetos com a ideia de desconstrução é uma ideia a ser analisa para criar um belo visual. O vazado no teto pode aumentar bastante o uso da luz natural, uma ótima dica para regiões com clima estável. 

parede vazada marrom para parede e teto

O grafismo em parede vazada é muito usado para dar um toque extra na decoração. Quando as paredes e os demais objetos são neutros vale a pena investir em itens com um pouco mais de destaque no espaço. Chamar a atenção mesmo!

parede vazada minimalista em quarto

parede vazada com combogó

Em flats

Flats são ótimos para receber uma parede vazada. Como são espaços únicos e não costumam ser ter paredes a arte na parede deixa a sensação de muito mais espaço e ajuda a delimitar os espaços.

A parede vazada se torna a forma ideal de dividir um flat pensando apenas em separar os espaços e não privacidade. Paredes completas podem ser erguidas como de gesso mas deixam cada cômodo com a sensação de aperto, “excesso de aconchego” em uma forma carinhosa de dizer.

 

parede vazada em flats

parede vazada de madeira delicada

parede vazada simples para apartamento pequeno

Uma parede vazada mais clara que as demais na lateral é uma forma de destacar suavemente no projeto.

parede vazada branca combogó

parede vazada para escritório

Uma pesquisa em lojas de material de construção pode dar muitas ideias de como criar uma parede vazada com material único. O importante é você se sentir bem com seu projeto.

Você pode gostar...