50 Inspirações para ILUMINAÇÃO DE JARDIM: tipos e modelos!
A iluminação de jardim além de ter sua funcionalidade de iluminar a área, ainda é capaz de agregar charme ao projeto de jardinagem. E pensando em um projeto cheio de charme, o post traz dicas de quais tipos de iluminação e maneiras de usá-las no espaço externo.
Poste/ postinho
Um clássico entre os acessórios de luz, os postes e postinhos garantem um toque super charmoso ao espaço, e criam mais um ponto decorativo para o espaço externo. Este tipo de item possui dois tamanhos, os mais altos que trazem ao espaço características da iluminação de praças, e os menores que são mais delicados e ficam ótimos para iluminar caminhos.
Neste projeto, a aposta foi utilizar o modelo menor para dar luz a área em volta da piscina. O item pequeno e com luz na ponta tem alcance de iluminação pequena, então, é preciso usar várias peças para garantir que o espaço tenha boa luminosidade.
No projeto de jardinagem rústica a aposta pelas versões menores também foi a escolha. Aqui o modelo tem uma espécie de chapeuzinho na ponta, o que diminui a amplitude de iluminação e direciona a luz para o chão, mantendo essa área melhor iluminada.
Com uma área ampla este jardim com flores apostou no uso dos postes maiores, que acrescentam charme e delicadeza a área externa. O modelo de ferro preto ficou em harmonia com o projeto de jardinagem e garantiu boa iluminação para o lado de fora da casa.
Mais fotos
De direcionar
Esse tipo de item é ideal para quem pretende dar ao espaço externo uma iluminação de fundo ou silhueta, que nada mais é que uma luz direcionada para alguns pontos, dando maior destaque a uma área específica do espaço.
Com um jardim pequeno, a estratégia foi usar arbustos condizentes com as dimensões do espaço e apostar na iluminação para valorizar esta área e as plantas do local. Os pequenos pontos de luz direcionados diretamente para as plantas garantiram pontos de destaque e iluminação indireta ao espaço.
No pequeno jardim com pedras e vasos decorativos, os pontos de luz direcionados também foram a escolha. O item além de garantir luminosidade ao espaço, ainda deu destaque aos bambus decorativos e ainda criaram sombreados super charmosos no muro, o que aumenta o charme da decoração externa.
Nesta proposta, a ideia foi utilizar os pontos direcionados em apenas algumas partes do projeto, garantindo foco aos itens desejados, como os bambus que formam jardins verticais, e algumas plantas. O resultado além de lindo, deixou a iluminação externa equilibrada.
Mais fotos
De piso
A luz de piso é indicada para quem tem um projeto ainda a ser executado, afinal este tipo de recurso deve ser devidamente instalado de modo a ficar rente ao chão e com fiação subterrânea. O item é um charme, e não funciona para direcionar a um ponto específico.
Com um jardim amplo e um mix de plantas, a aposta foi de utilizar este tipo de luz próximo de árvores e em caminhos. As versões menores são mais suaves, enquanto os modelos maiores ficam ótimos para serem instalados ao pé de árvores grandes.
Neste projeto, o tipo de luz instalado no chão foi utilizado como detalhe no pequeno jardim com árvore. O elemento foi instalado lado a lado e próximo da parede revestida, o que aumentou o destaque da área e garantiu ao espaço externo uma iluminação indireta.
Para este projeto a ideia foi apostar nos modelos de chão para iluminar árvores pelo gramado. Como pode ser visto, o item foi usado em trio ao pé da árvore e rente ao gramado, garantindo destaque suave aos elementos da jardinagem.
Mais fotos
Iluminação moderna
O projeto para um jardim moderno também pede que o projeto de iluminação acompanhe o estilo. Neste caso, a dica é usar elementos que respeitem essa linha decorativa. E entre esses elementos está a iluminação de led, que tem ganhado cada vez mais destaque.
Uma maneira bem atual de iluminar a área externa e demarcar caminhos são as fitas de led. E neste projeto o item pode ser vitos dermarcando todo a área do deck de madeira. Outro detalhe é escolha da cor amarela, que mantém o espaço aconchegante.
Mais um projeto em que a iluminação de led é destaque externo. Aqui a luz foi utilizada rente ao lago que compõe o projeto de jardinagem e o resultado é um espaço charmoso e com iluminação demarcando uma área específica.
Uma maneira bem charmosa de usar luz no jardim, mas sem cair no tradicional e clássico, são os vasos iluminados. Neste projeto, a aposta foi por usar três peças com formato redondo e com flores, que dão um charme super especial ao espaço externo e garantem um toque indireto de luz.
Mais fotos
Arandela
O uso das arandelas externas não é uma novidade, mas o elemento pode ser uma grande aposta para a jardinagem, afinal a instalação em paredes garante um ponto diferente de luz.
Neste projeto, a aposta foi fazer um cantinho decorativo para o jardim com vasos de plantas. E para dar destaque a área, o uso de arandelas modernas com 2 fachos foi a escolha. O item além de destacar os vasos de plantas, ainda deu charme ao muro decorado.
O modelo do item também pode variar e isso vai definir o estilo do projeto externo. Nesta proposta, a ideia foi pelo uso de modelos clássicos e que lembram potinhos coloniais de luz, dando ao jardim um toque lindo e com elementos tradicionais.
Os modelos mais simples e instalados nas paredes também são ótimas escolhas. Neste projeto, a aposta foi pelas peças instaladas tanto na posição vertical, como horizontal, e o uso da luz amarela manteve o estilo aconchegante e reconfortante do quintal.
Mais fotos
Cordões de luz
Essa é uma proposta super criativa e que dispensa instalações elétricas subterrâneas, o que torna possível a iluminação já com o projeto de jardinagem finalizado. E garante a qualquer modelo de jardim traços delicados e românticos.
Os cordões com lâmpadas penduradas não foram usados não apenas sobrepostos ao espaço do jardim, mas também na cerca de madeira e garantem uma iluminação ótima para a área externa. Como o item usa de vários pontos de luz, a dica é usar lâmpadas de led para colaborar com a economia de energia.
Se você tem uma árvore no jardim, pode se inspirar nesta ideia e usar o cordão pendurado na árvore, assim este elemento do jardim ganha destaque e você dispensa o uso de acessórios de apoio para os cordões de lâmpadas.
Caso você não tenha árvores, uma boa inspiração é este modelo de jardim iluminado. Aqui hastes de ferro mais altas servem de suporte para o cordão que passa sobre o jardim, e o resultado é simples e lindo.
Mais fotos
Agora que você já viu diversos modelos e tipos de iluminação de jardim é hora de escolher o projeto que mais combina com seu espaço externo e colocar um pouco de luz na jardinagem.