Guia Completo do Feng Shui – 45 Decorações & Dicas para sua Casa!

Com certeza você já ouviu para deixar a cama numa posição, o espelho em outro e coisas assim para o ambiente ficar mais harmonioso. E essa harmonia não é só uma questão decorativa, envolve também o Feng Shui, um estudo que visa muito além da decoração, mas uma maneira de trazer boas energias para o ambiente.

E vamos concordar que boas energias deixam o lugar bem mais aconchegante e nos dão vontade de estar ali. Por isso, se você não conhece o estudo e quer saber mais sobre o Feng Shui, no post separamos dicas incríveis para pensar na decoração da melhor maneira possível para o ambiente e seu bem-estar.

dicas de decoração

Sobre o Feng Shui

O que é?

O Feng Shui é um estudo que surgiu há mais de 3000 anos na China. Essa ciência é conhecida por estudar como o universo e suas energias influenciam em nós, ou seja, o efeito que as energias do ambiente influenciam em nossas sensações, saúde, relacionamento e prosperidade.

A ideia principal dessa arte é analisar como podemos usufruir do espaço de maneira que se junte às boas energias do universo, e assim criar um espaço ainda melhor, o que influencia na maneira de como devemos posicionar  e usar de cada item da decoração para atrair boas energias.

A base do Feng Shui está baseada nas forças antagônicas do céu e da terra, ou seja no yin-yang, que reflete a harmonia entre forças, e é o que devemos levar para nossa vida, de modo a atrair o que há de melhor e saber equilibrar harmoniosamente a vida como um todo.

yin yang

A harmonia é o ponto principal da ciência

 

Para que Serve?

Como a base do Feng Shui é no universo e na nossa relação com esse espaço, a principal função desse estudo milenar é para equilibrar diferentes aspectos da vida, e assim desenvolver da melhor maneira nossa relação com o mundo e em tudo o que nos faz parte – social, financeiro, saúde, prosperidade, entre outros.

A função do Feng Shui é de alinhar nossa vida às energias positivas que estão no universo e dessa maneira deixar tudo em equilíbrio.

De modo geral, a ideia é de trazer o que há de melhor do universo para nossa vida.

 

Quais seus Benefícios em Ambientes?

O Feng Shui conhecido pela harmonização do ambiente, e assim pela busca de trazer o que há de melhor, sendo assim há muito benefícios que o Feng Shui pode trazer:

  • Favorece a circulação das energias positivas: o posicionamento e uso de determinados elementos na decoração ajudam a melhorar a maneira que as boas energias se espalham pelo ambiente, por isso, de usar cada objeto de uma maneira e modo específico.
  • Combate energias ruins: direciona a decoração de modo a neutralizar o que há de ruim num ambiente e no que pode estar afetando. Um exemplo é a decoração do quarto que pode trazer prejuízos ao sono, e com a harmonização certa o ambiente pode se tornar mais favorável em questões energéticas e até melhorar o sono.
  • Sensação aconchegante: a maneira que tudo é projetado no Feng Shui direciona a decoração ambiente para um espaço mais harmônico e isso reflete na nossa sensação de aconchego, que dá o sentido de um ambiente mais gostoso de estar.

Serve para Eliminar Energias Negativas?

As técnicas usadas pelo Feng Shui não se caracterizam pela expulsão das energias, mas na maneira de melhorar cada ambiente.

Desse modo, se há energias nocivas para a vida em um ambiente, a ideia é de ajustar o espaço e inserir elementos que neutralizem o que não há de bom e assim tragam um ambiente ajustado ao universo e captando as boas energias que ele emite.

 

Qual o Papel das Plantas?

As plantas são de grande importância no Feng Shui pois vão além do poder decorativo, mas ajudam a energizar o ambiente positivamente e até mesmo a neutralizar o que não há de bom no espaço.

No entanto, não é qualquer planta que é indicada. O ambiente deve ser previamente estudado e assim a definição de planta e posição correta podem ser definidos.

Para ajudar na escolha e no uso de plantas de acordo com o estudo milenar, vamos a dicas de como escolher e usar:

 

  • Plantas artificiais: apesar de não ter uma definição de que não pode ser usada, as plantas e flores artificias são só uma representação do original, ou seja, pode não ser tão eficaz no fluxo de energias.
  • Posição das plantas: cada local tem uma posição adequada para o vaso com plantas ou flores ser posicionado e assim canalizar as boas energias. Na entrada da casa o vaso deve ficar visível a quem chega, causando assim uma sensação de bem-estar e barreira para energias nocivas. Na cozinha, o ideal é a que a plantinha fique entre fogão e pia, equilibrando o elemento água e fogo. No banheiro a posição não importa, pois a plantinha nesse ambiente ajuda a filtrar energias ruins.
cozinha moderna

As plantinhas na bancada dão um toque natural à decoração

  • Formato: o modo como a planta se desenvolve também é um grande aliado para compor o espaço. Neste caso, evite as plantas com folhagens caídas, pois elas não conseguem elevar a energia do lar.
  • Cuide das plantas: o cuidado com as plantas também é essencial, por isso se a plantinha tiver com folhas secas é melhor retirá-las para continuar filtrando as energias do espaço. Também não deixe as plantas secarem, pois elas perdem seu poder de regular as energias do espaço.

plantas decoração

As Cores e o Feng Shui: Como Aplicar

A cartela de cores e sua harmonização é um item de suma importância na composição de um ambiente baseado nas técnicas e orientações do Feng Shui.

O Feng Shui relaciona cada cor a um sentimento, e a escolha certa do tom pode influenciar em como o ambiente é analisado e no que ele capta.

cores decoração

Para ajudar, vamos a um esquema de como funciona as cores nesse estudo milenar:

 

  • Azul: a cor tem como base o elemento água e traz como significado a harmonia, sabedoria e paz. Além disso, ainda representa carreira e trabalho. No tom mais claro, o ambiente fica mais tranquilo e angelical. Na nuance azul esverdeada, o significado remete à natureza. Já os tons escuros refletem na sabedoria. O uso da cor azul em seus diferentes tons é indicado para quartos, salas, espaços de meditação, ambientes de trabalho.
quarto azul

O azul aparece na flor e na roupa de cama

  • Marrom: a cor remete ao elemento terra e representa maturidade, conhecimento e motivação. O tom mais escuro pode pesar e por isso boas opções são nuances de bege.

decoração marrom

  • Verde: ligada a natureza, a cor também está ligada à arvore que se estende dando frutos e folhas, ou seja faz florescer planos da vida. A cor além de ajudar nos sonhos, também traz consigo o significado da família e comunidade, trazendo boas energias e harmonia para o ambiente.
sala verde

A parede verde dá cor ao ambiente

  • Roxo: cor que traz equilíbrio, prosperidade e abundância. O uso do roxo ou suas variações de tons é bastante ampla e pode estar em diferentes ambientes, desde ambientes de trabalho até salas de estar ou meditação.
quarto roxo

Diferentes tons de roxo aparecem na decoração

  • Vermelho: a cor mais intensa representa força, paixão, reputação e energia. A simbologia da cor traz consigo a ideia de renovar e trazer vitalidade. Como a cor é bastante intensa, não é indicada para quartos, pois é muito energética e pode prejudicar o sono. Caso tenha dúvidas de como usar, é melhor investir em detalhes vermelhos.
sofá vermelho sala

O sofá vermelho dá destaque na decor

  • Amarelo: a cor mais aberta é sinônimo de estímulo, poder, riqueza, amor e casamento. O tom ligado ao solo e à terra tem poder de trazer vivacidade e é perfeita para ser usada em ambientes que estimulem a saúde física e mental.
home office amarelo

Detalhes amarelos deixam a decoração mais estimulante

  • Cinza: é a mistura harmoniosa de preto e branco e símbolo de equilíbrio e solução de conflitos. A cor também representa criatividade, filhos e amigos.
decoração cinza sala

Detalhes em azul adicionam cor à sala cinza

  • Preto: a cor está ligada à sabedoria e profundidade intelectual, no entanto é uma cor pesada e que deve ser usada com cuidado para não deixar o ambiente muito melancólico.
decoração preta e branca

O preto aparece em um mix com branco

Dicas de Decoração com Feng Shui

Sala

Como é o ambiente de convívio familiar e entre amigos, é um espaço que precisa trazer boas energias e filtrar o que há de ruim.

No uso de sofás e poltronas é ideal que os estofados estejam voltados para a porta, de modo a “abraçar” quem entra no ambiente.

A mesinha de centro deve ser proporcional aos móveis do ambiente, mantendo a harmonia e tendo espaço suficiente para a circulação de pessoas e energias boas.

Para evitar que energias nocivas se acumulem no ambiente evite cantos vazios, usando esses espaços para plantas, flores e luminárias.

Na escolha da cor, opte por um tom que filtre as energias ruins e que traga equilíbrio ao ambiente, podendo até mesmo ser um mix de cores.

sala cinza

A ampla janela deixa a sala bem iluminada

decoração sala

Quarto de Casal

Como o espaço é para revigorar as energias e manter o equilíbrio entre o casal, opte por cores mais sóbrias e que tragam harmonia, como lilás e azul. O vermelho em detalhes da decoração é um ótimo elementos, pois traz a força da paixão para o casal, mas sem pesar por ser uma cor mais intensa.

Na decoração procure usar itens em pares, pois traz a ideia da união. Desse modo também evite quadros e imagens de pessoas sozinha.  O ideal é que o criado-mudo de cada lado da cama seja igual, mantendo a ideia de ligação e união.

Outra dica para o quarto é evitar espelhos direcionados para a cama, pois podem atrapalhar o sono.

quarto de casal decorado

Almofadas azuis dão cor à decoração

ideias para quarto de casal

Quarto de Solteiro

Para decorar o quarto de solteiro baseado na ciência do Feng Shui, a primeira dica é escolher a posição da cama, de modo que a cabeceira fique bem iluminada de modo horizontal, podendo ser através da luz natural ou artificial.

A escolha da cor deve ser baseada no perfil e características do dono do quarto, de modo a evidenciar seus sentimentos e pretensões.

O uso de fotografias é bem-vinda, mas evite fotos só suas, pois isso valoriza o egocentrismo.

Ah, e no quarto bagunça deve passar longe para não atrapalhar a circulação de boas energias pelo ambiente.

quarto feminino

quarto solteiro

O espelho fica atrás da cabeceira

Quarto de Bebê

No quarto de bebê a principal escolha está relacionada à cartela de cores, que devem ficar entre as nuances mais suaves e evitando o uso de tons muito estimulantes como vermelho, laranja e amarelo.

Outro elemento importante na decoração do quarto de bebê segundo o Feng Shui, é na posição do berço. Esse móvel deve ficar com a cabeceira encostada na parede, mas de modo que não fique em paredes de divisa com banheiro e sala, pois podem trazer energias ruins. Evite também a parede de janelas, pois é uma entrada de energias muito fortes.

Ao acomodar o berço no quarto, certifique-se de que os pés não fiquem orientados para a porta, pois esse é uma das principais entradas de energia do ambiente.

quarto bebê neutro

O quarto foi decorado em tons de bege

quarto de bebê azukl

A cabeceira do berço foi iluminada com arandelas

Cozinha

A cozinha é como o coração da casa, pois ali que serão preparados os alimentos para dar saúde e vitalidade à família, por isso é importante pensar na maneira de como decorar esse espaço.

No planejamento da decoração, as cores mais intensas e vívidas podem fazer parte do ambiente para deixá-lo mais estimulante.

As plantinhas também são grandes aliadas para trazer natureza ao ambiente e filtrar o que há de ruim. Nesse espaço vale usar de hortaliças e temperos frescos, que também podem ser usados no preparo dos pratos.

A organização deve ser mantida para não impedir o fluxo de boas energias.

 

cozinha decorada laranja

A cozinha alaranjada é estimulante

cozinha azul

Vasinhos de tempero ficam o lado do fogão

Banheiro

A posição do banheiro é uma grande influenciador na decoração, pois o ambiente é repleto de energias nocivas, e por isso pode afetar outros cômodos próximos. Para evitar que a energia ruim se espalhe pela casa é interessante usar as cores certas nos cômodos vizinhos ao banheiro, neutralizando o que há de ruim.

Neste cômodo, o ideal é que a porta e a tampa do vaso fiquem sempre fechadas, evitando a dissipação de energia ruim pelo ambiente.

A decoração deve ser menos concentrada de modo que o ambiente fique mais livre para a circulação de boas energias, já que o espaço costuma ser pequeno.

Entre os elementos decorativos, aposte no uso de velas para aquecer o ambiente e nas plantinhas.

banheiro rosa

Detalhes rosa compõem a decoração

banheiro decorado

O vaso com flor decora a bancada

Escritório / Trabalho

No ambiente de trabalho ou home office a dica é usar por cores estimulantes e elas não precisam ser predominantes, mas podem estar em detalhes decorativos.

O uso de um abajur/ luminária atrás do computador é um elemento perfeito para representar o fogo e sucesso, e assim estimular a criatividade no trabalho.

Outra dica para compor o espaço é colocar a mesa orientada para a porta de entrada, causando uma sensação de mais domínio e segurança no espaço.

Ah, e se você quer aliar sucesso e família, não se esqueça de incluir um porta retrato com a família na mesa de trabalho.

home office pequeno

A luminária de chão direcionada para a mesa substitui o uso de um abajur atrás do computador

decoração home office

Detalhes em rosa fazem parte da decoração do home office

Com Espelho

O espelho é um elemento de grande importância no Feng Shui e considerado um dos elementos das “nove curas”; mas além de estar aliado ao poder estético, é preciso também considerar o que a peça reflete para não atrapalhar no fluxo de energias.

No caso de espelhos externos, a ideia é de usar um espelhinho na porta de entrada, de modo a refletir qualquer energia nociva que possa estar orientada para a casa.

Para os ambientes internos o espelho deve refletir uma boa imagem, como uma paisagem que entra pela janela ou até mesmo a mesa de jantar, dando significado de prosperidade ao refletir os alimentos.

O espelho direcionado para uma porta não é indicado, pois a energia ruim pode refletir ali e se dissipar pela casa. Outra restrição é o uso de espelhos voltados para a cama, que podem atrapalhar o sono.

decoração com espelhos

Espelhos laterais decoram o quarto

espelho decorativo

A imagem externa reflete no espelho

Com Plantas

Muito além de todos os cuidados com posicionamento e estilo da planta, uma boa opção na decoração com plantas é escolher a espécie de acordo com o que se deseja atrair para o ambiente.

sala com planta

O coqueiro no canto da sala decora o espaço

decoração sala moderna

Para isso, vamos a algumas opções de plantas para serem usadas na decoração de diferentes ambientes:

  • Atrair prosperidade: cada tipo e cor de planta também influência no que está sendo atraído e canalizado, e no caso de prosperidade, a  dica é de usar plantas como azulzinha, orquídea lilás, hortênsia, zamioculca.

dicas de plantas

decoração sala

Plantas, como zamioculca, decoram o ambiente

  • Regularizar a vida financeira: a cor amarela é relacionada ao ouro e por isso as flores amarelas são indicadas para dar prosperidade financeira na vida. Neste caso, uma boa ideia é usar girassol.
decoração com planta

A florzinha amarela decora a bancada

  • Atrair harmonia e bem-estar: as flores cor de rosa são perfeitas para deixar o ambiente mais harmonioso. Entre as opções use violetas, azaleia e amor perfeito.
decoração com violeta

A violeta cor de rosa decora a bancada

 

Agora que você já tem as dicas, já pode decorar a casa trazendo e atraindo boas energias.

Você pode gostar...