Manicure a Domicílio – 4 Dicas Essenciais para Iniciantes!
O serviço de manicure a domicílio é um modelo de negócio com vantagens para quem atende e para quem é atendido.
O fato de atender em casa oferece comodidade ao cliente e pode ser um negócio com custos mais econômicos, uma vez que não é preciso montar um ponto comercial para o atendimento.
Assim, a proposta de oferecer o serviço a domicílio costuma gerar bastante interesse e se você tem dúvidas de como começar com a prestação de serviço de manicure a domicílio, reunimos dicas para iniciar esse modelo de negócio de maneira prática e funcional, além de muitas informações para se destacar na atividade.
Dicas para trabalhar como manicure a domicílio
Por onde começar?
Para quem deseja começar a atividade de atender em domicílio, a primeira etapa é fazer o planejamento desse negócio.
Nessa fase de planejamento, é importante programar horários e dias de atendimento, montar kit para atendimento em casa, e pensar em estratégias para oferecer o seu serviço.
Para iniciar a atividade também é importante realizar cursos profissionalizantes, aprendendo novas técnicas para prestar um serviço de qualidade.
Outra dica para iniciar a atividade é a oficialização do negócio incluindo a escolha do nome e a formalização, que pode ser feita através do cadastramento como pessoa jurídica. Nesse caso, uma das possibilidades é se cadastrar como MEI (microempreendedor individual), uma possibilidade de baixo custo para o profissional autônomo e que inclui a contribuição com o INSS, garantindo auxílio-doença e contribuição para a aposentadoria.
Qual material comprar?
Para oferecer o serviço de manicure a domicílio é necessário um investimento, e nesse caso, o investimento costuma ser menor que o de montar um ponto comercial, que inclui custos mais elevados por conta do espaço e também da aquisição de móveis.
Para montar o seu kit de atendimento ao domicílio é necessário investir em:
- Borrifador de água,
- Esmaltes,
- Acessórios para decorar as unhas (adesivos, pedrarias, joias),
- Removedores,
- Alicates,
- Espátulas,
- Algodão,
- Amolecedor de cutícula,
- Kits descartáveis (lixa, palito, luvas),
- Saco de descarte para o lixo gerado durante o atendimento,
- Necessáire para acomodar itens a serem esterilizados após o atendimento,
- Toalhas,
- Maleta ou mochila para se deslocar com seu material de trabalho,
- Autoclave, que pode ficar em sua residência para a higienização adequada dos itens usados durante o atendimento.
Quanto cobrar? #preço
O preço médio cobrado para o serviço de manicure a domicílio pode variar de acordo com sua cidade ou bairro.
Assim, a melhor maneira de precificar o seu serviço é fazer o cálculo de todas as suas despesas, incluindo custos com materiais gastos, deslocamento, e possíveis comissões e taxas pagas a plataformas de prestação de serviços.
Depois de calcular os custos é importante adicionar o valor da sua hora de trabalho e o lucro, gerando um preço adequado para o seu serviço.
Em média, o preço de manicure a domícilio fica em torno de R$ 35 a R$ 55, e esse valor pode variar de acordo com a sua região.
Como conseguir clientes?
Se você tem dúvidas de como conseguir clientes para o atendimento a Domicilio há algumas opções que podem ser utilizadas para conquistar clientes e ter sucesso na atividade.
- Aplicativos e sites de serviços: atualmente há diversas opções de aplicativos e sites de serviços que cadastram prestadores de serviços de diferentes áreas, inclusive há opções específicas para o ramo de beleza. Assim, é possível se cadastrar nessas plataformas para mostrar o seu trabalho e conquistar novos clientes que buscam esse tipo de serviço.
- Redes sociais: outra possibilidade para divulgação do seu trabalho é o uso das redes sociais, que podem ser utilizadas como ferramentas para postagem de fotos e divulgação de promoções especiais, conquistando clientes e mostrando um pouco do seu trabalho.
- Indicação: para conquistar novos clientes, é possível criar um programa de incentivo. Assim, você pode criar vantagens para os seus clientes que indiquem outras pessoas, aumentando sua gama de clientes e oferecendo uma vantagem como unhas decoradas, serviço de manicure ou pedicure, ou outros prêmios para contemplar o cliente que fez a indicação.
- Fidelização: oferecer pacotes mensais com preços promocionais é uma maneira de fidelizar os clientes, garantindo uma vantagem ao cliente e uma renda fixa com agendamentos prévios para o seu atendimento. Outra maneira de fazer a fidelização é a de oferecer um cartão que ao ser totalmente preenchido dá uma vantagem ao cliente, como um serviço de manicure ou pedicure grátis.
Agora que você já viu as dicas para iniciar a atividade, é hora de se planejar e montar o seu material para atender clientes com comodidade e oferecer um serviço de qualidade!