Micropigmentação Capilar – Guia Completo do Tratamento!

A micropigmentação capilar é um procedimento que tem ganhado cada vez mais adeptos, que buscam a técnica como uma alternativa estética para diversos problemas capilares.

E antes de adotar a técnica como uma solução para problemas capilares, é importante conhecer mais do procedimento e garantir que o resultado seja de acordo com o esperado.

Para entender mais sobre micropigmentação capilar, no post respondemos as principais dúvidas sobre o procedimento e ainda reunimos resultados de antes e depois da realização da técnica no público feminino e masculino.

micropigmentacao capilar

Dúvidas frequentes – FAQ

O que é micropigmentação capilar?

A micropigmentação capilar é uma técnica que tem como proposta disfarçar problemas capilares como calvície e falhas no couro cabeludo.

O procedimento é feito através de um dermógrafo e faz o desenho de fio a fio no couro cabeludo, disfarçando os problemas capilares e deixando o resultado natural.

O resultado é natural ou dá para perceber?

O procedimento realizado por um bom profissional costuma ter um resultado bastante natural, uma vez que a tonalidade de pigmento é escolhida de acordo com o tom dos fios e o procedimento é personalizado de acordo com cada caso, escolhendo a técnica ideal para garantir o resultado natural.

resultado natural de micropigmentacao capilar

Para quem é indicada a micropigmentação capilar?

A técnica de preenchimento pode ser feita em homens e mulheres que sofrem de calvície, alopécia, falhas capilares e no couro cabeludo, que podem ser originárias de cicatrizes, problema de folículos, entre outros.

Em geral, a técnica é recomendada a pessoas com a ausência de cabelo e que tenham incômodo por conta da aparência causada pelas falhas ou calvície.

Quantas sessões são necessárias? Duração do procedimento

A recomendação da quantidade de sessões pode variar de acordo com a técnica recomendada para cada caso e também da região a ser preenchida durante o procedimento.

Assim, alguns casos podem ser feitos em uma única sessão e outros podem ser feitos em várias sessões, de acordo com a necessidade de preenchimento.

Cada sessão pode ter duração de até 2 horas e as sessões não podem ser realizadas simultaneamente. Desse modo, é recomendado um espaço de 20 dias entre uma sessão e outra.

Como é o procedimento?

Para iniciar o processo, a primeira etapa é a colorimetria, processo de avaliação da cor do cabelo, de modo a escolher a nuance de pigmento mais próxima da coloração dos fios, mantendo o resultado mais natural.

Em seguida, é feita a avaliação e definição da técnica que será utilizada para o preenchimento, e nesse caso pode ter a recomendação de realizar corte nos fios.

Para o início do procedimento, é realizada a anestesia na região do couro cabeludo que será preenchida, evitando o desconforto e dor.

A micropigmentação é feita através de um aparelho denominado de dermógrafo, que traz agulha na extremidade, facilitando o desenho fio a fio e adicionando o pigmento no couro cabeludo.

como e feita micropigmentacao capilar

O procedimento é feito com um dermógrafo

Existem contraindicações?

Em geral, a micropigmentação do couro cabeludo é contraindicada para pessoas que utilizam marcapasso e gestantes.

No entanto, antes de fazer o procedimento é ideal fazer uma avaliação médica para avaliar se os problemas capilares não estão relacionados a outros problemas de saúde.

O procedimento dói?

Uma pergunta bastante frequente é se o procedimento de preenchimento dos fios é doloroso, e apesar do couro cabeludo ser uma região bastante sensível, o procedimento é feito com a aplicação de um anestésico no couro cabeludo, garantindo uma sensação anestesiada para a área em que será realizado o procedimento.

Desse modo, o preenchimento capilar através de micropigmentação pode ser um pouco incômodo, e a dor é aliviada pelo anestésico usado antes de iniciar o procedimento.

Quais cuidados devem ser tomados?

Para garantir um bom resultado no preenchimento capilar, é essencial seguir alguns cuidados posteriores ao procedimento, garantindo melhores resultados e evitando reações no couro cabeludo.

  • Compressa: o uso de compressas é indicado nos 2 primeiros dias após a realização da técnica. O ideal é que sejam utilizadas compressas geladas de gel sobre o couro cabeludo, aliviando o desconforto e minimizando a vermelhidão.
  • Lavagem: o cuidado também deve se estender para o momento de lavar a cabeça nos dias seguidos ao procedimento, e nesse caso o ideal é que seja um lavagens rápidas, evitando muito tempo em água corrente e fugindo de temperaturas mais elevadas da água.
  • Sol: a exposição ao sol deve ser evitada na primeira semana após a realização do preenchimento. Desse modo, é recomendado não tomar sol direto no couro cabeludo.
  • Dermocosméticos: durante os 7 primeiros dias após a realização da micropigmentação capilar, é indicado evitar o uso de cosméticos que tenham ácidos na composição. O uso de qualquer produto nessa região só deve ser feito de acordo com a indicação do profissional que realizou a técnica.
  • Abrasão: nos primeiros dias após a realização da técnica também é recomendado tomar cuidado com a abrasão no couro cabeludo, evitando secar, usar acessórios ou coçar a cabeça com intensidade.

Quanto tempo dura a micropigmentação capilar?

O procedimento de micropigmentação não é uma técnica permanente e com o passar dos anos o pigmento pode ir perdendo a tonalidade.

Dessa maneira, é recomendado refazer a técnica para reforçar o efeito natural.

A durabilidade do procedimento é em torno de 5 anos, e seguindo as orientações e recomendações após o procedimento, o efeito pode ser mais prolongado.

Funciona para qualquer tipo de cabelo?

Em geral, o preenchimento capilar feito através de micropigmentação funciona para qualquer tipo de cabelo, variando desde cabelos cacheados, ondulados, lisos, com calvície total ou parcial, entre outras características.

No entanto, antes de recorrer a técnica é importante fazer uma avaliação médica para identificar se a causa da falha capilar não está relacionada a outros problemas de saúde.

Para realização do procedimento, também deve ser feita uma análise do profissional que realizará a micropigmentação, avaliando a técnica ideal para preenchimento dos fiozinhos de acordo com o tipo e características do cabelo.

micropigmentacao capilar em diferentes tipos de cabelo

O procedimento funciona para diferentes tipos de cabelos

Tipos de micropigmentação capilar

Técnica com cabelo raspado

A técnica com cabelo raspado é ideal para quem sofre com rarefação dos fios, calvície total ou maior perda na parte de cima da cabeça.

O procedimento simula os fiozinhos como se o corte tivesse feito a partir da máquina 0.

Dessa maneira, o resultado é similar ao de novos fios nascendo em um corte raspado.

Essa técnica exige que a manutenção de raspar o cabelo seja feita com mais frequência para manter o aspecto dos fios raspados.

micropigmentacao capilar em cabelo raspado

O resultado lembra o cabelo raspado em máquina 0

Técnica de micropigmentação capilar 3D 

A micropigmentação capilar 3D é indicada para pessoas com pouco cabelo ou ausência total de fios.

O procedimento cria a impressão de cabelo raspado na máquina 1, o que o diferencia da técnica anterior.

A denominação 3D é uma referência ao procedimento com o resultado bastante natural, mesmo para pessoas com pouquíssimo cabelo.

micropigmentacao capilar 3D

O procedimento 3D tem efeito bastante natural

Técnica fundo suave interativo

A técnica de fundo suave interativo é indicada para quem não tem ausência completa de cabelo, usando o cabelo já existente como orientação para pigmentar os novos fios.

Desta maneira, a micropigmentação é feita de acordo com o estilo dos cabelos já existentes, seguindo características como orientação do lado usado para divisão dos fios,  redemoinhos, entre outros.

O resultado dessa técnica cria a impressão de mais volume e interage o desenho dos novos fios com o cabelo já existente, reforçando a ideia de um efeito natural.

micropigmentacao capilar com fundo suave interativo

A técnica fica com efeito natural

Técnica fundo suave homogêneo

A técnica indicada para homens e mulheres é ideal para quem tem os fios mais esparramados e que fica com o couro cabeludo aparente, tendo cabelos com até 5 cm de comprimento.

O procedimento é feito com a pigmentação do couro cabeludo nas áreas calvas, de modo a preencher os espaços e dar a impressão de que toda a cabeça está preenchida de cabelo, criando a ideia de mais volume no couro cabeludo.

micropigmentacao capilar com fundo suave homogeneo

A técnica é indicada para cabelos curtos

Técnica fundo denso

O procedimento denominado de fundo denso pode ser indicado para homens e mulheres que sofrem com raiz mais rala, deixando o couro cabeludo aparente.

A indicação dessa técnica é adequada para pessoas que tenham o comprimento dos fios superior a 5 cm.

O procedimento tende a preencher o couro cabeludo com pigmento semelhante a cor do cabelo e seguindo as orientações naturais dos fios, deixando o resultado mais natural e criando a ilusão de mais volume capilar.

micropigmentacao capilar com fundo denso

O resultado disfarça a raiz mais rala

Técnica cicatriz

A técnica de micropigmentação de cicatriz é indicada para quem tem marcas de cicatrizes no couro cabeludo, o que pode causar falhas e impossibilitar o nascimento de cabelo na região.

Desse modo, o preenchimento capilar pode ser feito apenas na região da cicatriz, minimizando a aparência da cicatriz e deixando o couro cabeludo mais uniforme, uma vez que a região é preenchida como se tivessem fiozinhos de cabelo.

micropigmentacao capilar em cicatriz

A técnica disfarçar cicatrizes

Quanto custa em média? #preço

O valor do procedimento pode variar de acordo com diversos fatores, como profissional, região do país, tamanho da área a ser preenchida e quantidades de sessões necessárias

E apesar de tantas variações que podem influenciar no preço da micropigmentação no couro cabeludo, o valor médio para o procedimento costuma ficar em torno de R$ 3 mil a R$ 5 mil.

Fotos de micropigmentação capilar antes e depois

Micropigmentação capilar feminina

A micropigmentação capilar feminina é um procedimento bastante procurado para mulheres que se incomodam com falhas capilares, trazendo um resultado bastante positivo e com aspecto de cabelo mais volumoso.

Para quem tem dúvidas sobre os resultados, reunimos fotos de antes e depois do procedimento feminino.

antes e depois de micropigmentacao capilar em mulher

O preenchimento disfarçou a raiz mais rala

antes e depois de micropigmentacao capilar em mulher

antes e depois de micropigmentacao capilar em cabelo curto feminino

O cabelo curto e com falhas capilares ficou com resultado natural

antes e depois de preenchimento com micropigmentacao capilar

Os pontos mais ralos foram disfarçados com o preenchimento

resultado de micropigmentacao capilar feminina

antes e depois de micropigmentacao capilar em cabelo loiro

O procedimento deu a impressão de mais volume na raiz

antes e depois de micropigmentacao capilar em cabelo cacheado

O antes e depois mostra o resultado no cabelo cacheado

antes e depois de micropigmentacao capilar feminina em cabelo preto

O pigmento na cor do cabelo dá um efeito mais natural

fotos de antes e depois de micropigmentacao capilar feminina resultado feminino de micropigmentacao capilar

Micropigmentação capilar masculina

A micropigmentação masculina feita no couro cabeludo costuma ser uma possibilidade para homens que se incomodam com falhas capilares, calvície até mesmo cicatrizes.

As fotos de antes e depois mostram como procedimento pode ser uma alternativa com aspecto natural.

resultado de micropigmentacao capilar em cabelo raspado

O procedimento foi feito com cabelo raspado

antes e depois de cabelo masculino com micropigmentacao

antes e depois de micropigmentacao capilar em cabelo curto de homem

O resultado dá a ideia de mais cabelo

resultados de micropigmentacao em cabelo raspado

micropigmentacao capilar em cabelo curto

O resultado disfarçou o início da calvície

antes e depois de preenchimento com micropigmentacao capilar masculina

O preenchimento dá a impressão de cabelo com mais volume

antes e depois de micropigmentacao capilar em homem

O resultado traz a ideia de cabelo raspado

preenchimento com micropigmentacao capilar masculina

O depois mostra couro cabeludo mais preenchido

resultados masculinos de micropigmentacao capilar

 

Você já conhecia esse procedimento? Conte-nos o que acha dos resultados e se você apostaria na técnica como uma solução para disfarçar problemas capilares.

Você pode gostar...