Maresia: 7 Dicas para Proteger a Casa e Pertences【2022】

Em cidades litorâneas é bastante comum ouvir o termo maresia e os danos que esse efeito pode causar, mas você sabe ao certo o que é maresia?

Para quem está pensando em ter uma casa de praia, é importante conhecer mais sobre o assunto e ver dicas de como proteger a casa e os itens, garantindo maior durabilidade e evitando o desgaste rápido de tudo o que compõe o lar.

E se você quer conhecer mais sobre o assunto e proteger a casa, trouxemos informações sobre maresia e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

maresia

O que é maresia?

Maresia é um termo popular para uma névoa salina, caracterizada por uma espécie de spray fino e comum em cidades litorâneas.

Essa névoa salina é fina e úmida, sendo composta por pequenas partículas do mar, que sobem no ar toda vez que uma onda quebra na praia.

Essas gotículas finas são uma mistura de água com os sais do mar, e por serem bastante leves costumam ser transportadas pelo vento, se alojando facilmente em superfícies expostas e podendo causar problemas.

O acúmulo da névoa salina em diferentes superfícies pode danificar estruturas e causar danos como ferrugem e corrosão em carros, portões, estruturas de concreto, eletrodomésticos, móveis, entre outros.

o que e maresia

A névoa salina se espalha pelo ar e pode acumular em superfícies

Como proteger a casa da maresia? #dicas

Como a maresia é algo inevitável em cidades litorâneas, a melhor maneira de preservar os bens é aprendendo como proteger cada item, e os métodos de proteção podem variar de acordo com o material.

Como proteger metal da maresia?

Alguns metais como ferro são bastante propensos a sofrerem com oxidação e corrosão, e com o acúmulo da névoa salina esse processo costuma ser bastante intenso em superfícies metálicas.

Para evitar o processo de corrosão no ferro, a melhor maneira é evitar o uso desse material em cidades litorâneas, priorizando por metais que não sofram corrosão, como é o caso do alumínio.

Caso não seja possível evitar o uso do ferro, a dica é investir em pinturas de alto desempenho para proteger a superfície da névoa salina e combater a corrosão.

Uma dica mais simples de aumentar a vida útil de ferro em cidades litorâneas é garantindo a lubrificação periódica nas superfícies metálicas, de modo a criar uma camada protetora que evita que a névoa salina se acumule em metais como ferro.

como proteger metal da maresia

A lubrificação de superfícies metálicas pode evitar o acúmulo da névoa salina

Como proteger o concreto da maresia?

A construção e as estruturas de concreto também podem sofrer com o acúmulo da névoa salina, e com o tempo é essas estruturas podem sofrer com danos, como trincos e fissuras.

Para evitar esse tipo de dano, o recomendado é que no momento da construção sejam utilizados inibidores de corrosão, que podem ser incorporados junto à massa de concreto através de aditivos, o que torna o concreto ideal para ser utilizado em cidades litorâneas.

Como proteger a madeira?

A madeira é um material que costuma absorver bastante umidade, o que pode danificá-la rapidamente. Além da absorção de umidade, a concentração da névoa salina sobre superfícies de madeira também pode ser bastante prejudicial.

Para a proteção da madeira em cidades litorâneas, a recomendação é de utilizar acabamento em verniz ou stain, garantindo uma camada superficial sobre a madeira natural e evitando a absorção de umidade e concentração salina.

A manutenção e proteção do dia a dia pode incluir o uso de óleo de peroba em móveis e itens de madeira, utilizando óleo sobre a superfície de madeira para evitar o acúmulo da névoa salina.

como proteger madeira da maresia

Como proteger a pintura?

O desgaste da tinta é algo comum em qualquer tipo de pintura, mas em cidades litorâneas esse processo pode ser bem mais rápido.

Para evitar danos a pintura, a recomendação é de utilizar tintas emborrachadas ou elásticas de base elastomérica nas pinturas externas, garantindo uma camada de proteção com maior vida útil.

Para os ambientes internos, a recomendação é de tinta acrílica, priorizando pelas versões antimofo, de modo a proteger as paredes da umidade, salinidade e formação de mofo.

como proteger a pintura da maresia

A escolha da tinta para a pintura pode aumentar a vida útil da pintura

Como proteger os móveis?

Para quem tem casa de praia de veraneio ou com pouco uso, a proteção dos móveis pode ser feita com o uso de capas de proteção, deixando os móveis cobertos quando a casa está vazia, o que evita o acúmulo de névoa salina sobre os móveis.

Caso o uso de capas protetoras não seja o adequado para sua situação, a limpeza frequente dos móveis é uma ótima maneira de proteção, de modo a remover a névoa salina que se acumula sobre os móveis.

A proteção de móveis também pode ser feita com o uso de produtos específicos para combater corrosão e umidade.

como proteger moveis da maresia

Como proteger os estofados?

A névoa salina que se espalha pelo ar de cidades litorâneas também pode ser prejudicial para estofados, uma vez que essa névoa úmida e com sais pode se acumular sobre estofados, prejudicando o tecido e a estrutura interna de sofás e poltronas.

Para evitar esses danos, uma boa dica é priorizar pelo uso de tecidos impermeáveis nos estofados de cidades litorâneas, o que evita que a névoa se infiltre no tecido e possa danificar o tecido e a estrutura interna dos estofados.

como proteger estofado da maresia

Os tecidos impermeáveis protegem sofás e poltronas

Como proteger os eletrodomésticos?

A corrosão causada pela maresia também pode danificar eletrodomésticos em cidades litorâneas.

Para evitar com a corrosão nos eletrodomésticos, uma boa dica é priorizar por itens de aço inoxidável, que são resistentes ao acúmulo de sais na superfície.

Caso eletros não sejam de aço inoxidável e comecem a apresentar pequenas manchinhas de corrosão, a melhor maneira de evitar que a corrosão se espalhe rapidamente é conter as pequenas manchas.

Assim, os pontos de corrosão devem ser lixados e o eletro pode ganhar uma nova pintura, evitando que o processo de corrosão se espalhe.

A proteção dos eletrodomésticos pode ser feita no dia a dia com o uso de vaselina líquida, que pode ser aplicada nas superfícies dos eletrodomésticos, criando uma camada de proteção para evitar o acúmulo de sais.

como proteger eletrodomesticos da maresia

 

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, é hora de aproveitar as dicas e proteger os itens da casa de praia, garantindo que a construção e objetos que compõem o lar tenham vida útil maior.

Você pode gostar...