9 frutas que cachorro NÃO PODE comer (+ principais cuidados)

Não é porque são naturais que estão liberadas. Você sabia que há frutas que cachorro não pode comer? Pois é. Muita gente pensa que o pet pode experimentar qualquer tipo de fruta, mas não é bem assim.

De acordo com veterinários, algumas variedades não devem ser oferecidas ao seu melhor amigo. Caso contrário, ele pode sofrer com uma série de problemas – alguns bem graves, inclusive.

Sendo assim, é essencial conferir nossa lista com as 9 frutas que cachorro não pode comer. Conheça, saiba o motivo e fique ligado para manter a saúde do pet sempre em dia.

cão comendo morango

A alimentação dos animais domésticos é algo que todo criador deve se atentar. Além das rações tradicionais que representam o prato principal no cardápio deles, há pessoas que oferecem outras opções: ossinhos, bifinhos e até opções naturais, como frutas e legumes.

Quando se trata das frutas, muita gente pensa que está tudo liberado. Por serem fontes de nutrientes, o consumo é indicado para os humanos, mas isso não vale para os pets, principalmente os cachorros.

Há uma lista de frutas que cachorro não pode comer. Essa restrição se dá a diversos motivos. Algumas possuem alta acidez, outras causam indisposição estomacal, engasgamento, enfim. Como a saúde do cão deve estar sempre em primeiro lugar, é primordial entender melhor esse assunto.

cão comendo banana

Lista de frutas que cachorro não pode comer

Confira nossa lista de frutas que cachorro não pode comer e informe-se.

Açaí

Muita gente adora tomar aquele açaí geladinho em dias de calor, não é? Em meio ao consumo, algumas pessoas acabam oferecendo um pouco para o pet, que comumente ficará curioso para saber do que se trata o alimento.

Entretanto, é bom parar com esse costume. Segundo veterinários, cachorro não pode comer açaí. A razão é uma substância conhecida como teobromina, que também é encontrada no chocolate. No organismo do pet, ela pode causar problemas como intoxicação, ainda mais se ele ingerir açaí em grande quantidade.

Açaí

Uva

Também não é aconselhável oferecer uva aos cachorros, seja a roxa ou a verde, seca ou in natura. Para se ter ideia, especialistas relatam que há casos de cães que vieram a óbito após comer a fruta.

Para o organismo do cão, a fruta é considerada tóxica. Além disso, é capaz de causar graves problemas renais, gerando sobrecarga nos rins e males como diarreia, vômito e dor abdominal. Sendo assim, é bom manter qualquer tipo de uva longe do seu melhor amigo.

Uva

Laranja

A laranja é rica em vitamina C e possui alta acidez. Esse é o motivo que a torna contraindicada para cães de todos os portes. Segundo veterinários, os cães que comem laranja estão mais propensos a adquirir gastrite e problemas estomacais. Do mesmo modo, a casca da fruta pode queimar a boca dos animais sensíveis. Logo, é bom que ele não consuma qualquer espécie de laranja.

Laranja

Abacaxi

O abacaxi também está na lista de frutas que cachorro não pode comer. O motivo é o mesmo da laranja: a alta acidez da fruta, que pode desencadear em problemas no estômago e no intestino dos cães. Lembre-se que o organismo deles é bem diferente do nosso.

abacaxi

Maracujá

O maracujá é uma fruta com propriedades calmantes. Por isso, muitas pessoas acreditam que o cão pode se beneficiar dessa função, ainda mais aqueles hiperativos.

Entretanto, não é recomendado dar maracujá para seu pet, sobretudo a casca e as sementes. Como a polpa (que é liberada) dificilmente se separa das sementes, é melhor deixar essa fruta de lado. Caso contrário, o cão pode sofrer com problemas gastrointestinais.

Maracujá

Figo

Embora não seja uma fruta disponível para muitas pessoas, há regiões em que há árvores de figo e muitos cães acabam consumindo as porções que caem no chão. Mas isso pode ser um perigo caso o animal não seja monitorado.

Muitos veterinários dizem que o figo causa reações alérgicas no cachorro, além de ocasionar sintomas como vômito e diarreia. Portanto, é bom deixá-lo longe dessa pequena frutinha verde.

Figo

Carambola

A carambola está entre as principais frutas que cachorro não pode comer. A razão é uma substância que não faz bem aos rins do pet. Caso o cão seja portador de doença renal, o quadro pode agravar após o consumo.

Além disso, a fruta também ocasiona problemas como salivação, tremores e sangue na urina – devido a alta concentração de ácido oxálico, também contraindicado para seu animal de estimação. Sendo assim, é bom passar longe da carambola para evitar danos à saúde do cachorro.

Carambola

Abacate

Abacates são saborosos e ingredientes de diversas vitaminas. Embora todos os seus nutrientes façam bem ao organismo dos humanos, para os cães podem ocasionar em problemas sérios.

O motivo é uma substância conhecida como persina. Ela é considerada tóxica para o organismo dos pets, levando a complicações no sistema gastrointestinal. Se ingerida em excesso, pode até levar à morte.

Abacate

Tomate

O tomate verde poe ser perigoso para os cachorros. Veterinários dizem que a casca possui uma substância tóxica que causa problemas como vômito e diarreia. Isso não acontece com a fruta madura (de casca vermelha), mas para não ficar na dúvida, o ideal é deixar qualquer tipo de tomate longe do seu cãozinho.

tomate


E quais são as frutas que cachorro PODE comer tranquilamente? São essas:

  • Banana
  • Melancia
  • Melão
  • Kiwi
  • Goiaba
  • Morango
  • Pera
  • Caqui
  • Pitaia

Dicas: ofereça sempre a polpa da fruta ao cão ou pequenos pedaços cortados. Não deixe que ele se alimente com a fruta inteira, pois ele pode se engasgar com caroços ou sementes. Além disso, a casca de algumas espécies pode fazer mal ao seu pet.

As frutas devem ser oferecidas como opções de sobremesa e pequenos lanches. Se você tem pomar em casa, cerque para evitar que o cachorro tenha acesso às árvores frutíferas.

Atente-se à saúde do seu melhor amigo e leve-o para o veterinário para fazer os exames de rotina. Assim, você fica mais tranquilo e o cão sempre animado.

Cachorro comendo melancia


Viu só como é importante se informar? Esperamos que essa lista de frutas que cachorro não pode comer tenha sido esclarecedora para você. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *