Panelas de cerâmica – 5 melhores marcas, preços e vantagens!

Escolher as melhores panelas para cozinhar parece uma tarefa fácil, mas é preciso se atentar a algumas informações importantes. Ninguém quer comprar algo que não tem boa durabilidade e qualidade, não é? Por isso, é primordial conhecer todas as opções, como as panelas de cerâmica.

Essa versão é clássica e utilizada há tempos no preparo de alimentos. Devido ao material, possui uma série de vantagens, mas também alguns pontos que podem desagradar algumas pessoas. Sendo assim, preparamos este guia completo sobre panelas de cerâmica.

Entenda melhor como é fabricada, quais são os tipos, como cuidar e quais são as principais marcas do mercado. Com certeza você vai se surpreender.

Panelas de Cerâmica

Quem ama cozinhar faz questão de escolher as panelas. Há uma grande variedade disponível no mercado, com uma série de materiais. Cada modelo influencia no preparo dos alimentos, seja para extrair sabor, conservá-los por mais tempo, entre outras características.

Entre as panelas mais populares estão os modelos de alumínio, de ferro, de inox, de barro e também as panelas de cerâmica. Essas últimas são extremamente comuns em muitas cozinhas, admiradas com grandes chefs e também por quem ama gastronomia.

Vale saber que a cerâmica é confeccionada com argila como base, que tem como composição química uma série de minerais. É um material utilizado comumente como revestimento, em tijolos e uma série de objetos, como potes e, claro, panelas. Além da grande resistência, a beleza é um ponto forte a destacar, assim como outras vantagens.

como escolher panelas de cerâmica

Principais vantagens e desvantagens

A panela de cerâmica possui uma série de vantagens:

  • É antiaderente, ou seja, os alimentos não grudam na estrutura – superior ao teflon, inclusive;
  • Fácil de manusear, lavar e limpar;
  • Altamente resistente, capaz de suportar altas temperaturas;
  • Preserva o sabor dos alimentos e exige menos tempo de fogo;
  • Tem rápido aquecimento, economizando até 30% de gás;
  • Resistente ao choque térmico – pode ser tirada do fogo e colocada diretamente em uma superfície fria, como a pia ou a mesa. Você também pode levar ao forno e à geladeira sem danificar sua estrutura;
  • Não risca e pode ser lavada no aparelho de lava louças;
  • É bonita, prática, fácil de usar e garante um ótimo custo benefício.

como cozinhar em panelas de ceramica

Por outro lado, devemos destacar as desvantagens da panela de cerâmica:

  • Tem um preço alto, um dos maiores do mercado, sobretudo em comparação a modelos de inox;
  • Modelos antigos podem conter substâncias tóxicas, como chumbo e cádmio – sobretudo as panelas confeccionadas antes da década de 1980. A partir daí, esses minerais foram banidos da fabricação da panela de cerâmica. Em todo caso, o material deve ter certificado/selo de produto atóxico;
  • Alguns modelos são bem frágeis. Se aparecer alguma rachadura, devem ser trocados. Por isso, é essencial se atentar ao fabricante da panela antes de comprar;
  • Panelas artesanais não são indicadas devido à procedência e à baixa qualidade.

lindas panelas de cerâmica

Tipos de panela de cerâmica

Existem dois tipos de panela de cerâmica, por isso é essencial saber a diferença entre eles.

Panelas feitas 100% de cerâmica

A panela feita 100% com cerâmica é revestida totalmente com esse material, sendo o cabo e a tampa produzidos com opções auxiliares. Essa característica confere qualidade à peça, além de um alto valor.

Além disso, a retenção e distribuição de calor é maior em comparação a outras versões. A panela é capaz de manter os alimentos quentes por mais tempo, além de esquentar com facilidade.

Sendo assim, você pode usá-las em restaurantes e também para cozinhar em jantares, pois é necessário que a comida esteja sempre na temperatura adequada. Do mesmo modo, é uma boa opção para preparar alimentos de alto tempo de cozimento, como carnes e grãos.

Panela de ceramica

panelas de ceramica

Panelas com revestimento cerâmico

Uma variação muito comum no mercado é a panela com revestimento cerâmico. Como o próprio nome revela, trata-se de um modelo revestido parcialmente com esse material, chamada também de cerâmica refratária.

Essa versão tem apenas uma camada de cerâmica no interior da estrutura, que também é composta de outros materiais. Por essa característica, não segura tão bem o calor assim como os modelos 100%. Entretanto, é uma boa alternativa para cozinhar no dia a dia – e também para quem busca uma panela de cerâmica barata.

panelas de cerâmica ideias

Cuidados com panelas de cerâmica

Para uma boa durabilidade, é essencial tomar alguns cuidados com panelas de cerâmica. Saiba quais.

Como usar panela de cerâmica?

Primeiramente, é interessante forrar o interior da panela de cerâmica com um pouco de óleo. Depois, levar ao fogo médio por cerca de 3 minutos. Esse tempo de queima é primordial para manter as propriedades antiaderentes da estrutura.

O cozimento de alimentos como arroz deve ser feito sempre em fogo médio ou baixo. Como a panela tem alta retenção de calor, não é indicado usar fogo alto – caso contrário, os alimentos podem cozinhar demais e até queimar.

De acordo com especialistas, não é indicado usar colheres de inox, escumadeiras e espátulas. Esses utensílios riscam a cerâmica e prejudicam a estrutura. Sendo assim, as melhores opções são colheres de bambu ou silicone.

As panelas de cerâmica podem ser transportadas para lugares com diferentes temperaturas, desde o forno até a geladeira. Entretanto, é necessário limpá-las frequentemente e guardar no armário – evitando o contato com outras panelas e utensílios para evitar riscos e deformações.

Dica: evite derrubar a panela no chão, pois a cerâmica não é resistente a quedas.

panelas de cerâmica

Como limpar e tirar manchas?

A limpeza da panela de cerâmica é bem simples. Use água morna e uma esponja macia, evitando o lado abrasivo da esponja e os modelos de aço. O mesmo vale para produtos de limpeza. Prefira usar sempre detergente neutro ou sabão.

Para tirar manchas, você pode recorrer a uma solução fácil:

  • Meia xícara de água;
  • Meia xícara de vinagre;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Misture tudo e despeje o líquido diretamente na panela. Deixe por 30 minutos. Retire o líquido e lave a panela com sabão, água e esponja. As manchas desaparecerão da estrutura. Se não der certo, o mais indicado a fazer é trocar a panela.

Panelas em cerâmica vermelha

Como fazer a cura das panelas?

O que é cura? Por que é necessário fazer isso em panelas?

Segundo especialistas, trata-se de um procedimento que garante um bom uso do aparato. Sendo assim, deve ser realizado sempre antes da primeira utilização da panela – para, inclusive, facilitar a limpeza e manter a função antiaderente.

Após desembalar a panela, você deve lavá-la usando esponja com sabão e água morna. Depois, seque com um pano. Em seguida, jogue um fio de óleo e espalhe com um papel toalha ou pincel.

Você deve untar toda a parte interna da panela de cerâmica, evitando o contato do óleo com a parte externa. Em seguida, leve ao fogo alto por um minuto. Desligue o fogo e limpe a panela com papel toalha ou pano seco. Depois disso, você pode utilizá-la normalmente.

Vale destacar que é possível preparar diversos alimentos nesse tipo de panela: arroz, bife e frituras em geral, doces, preparações com manteiga, etc.

Onde comprar? – Melhores marcas e modelos

Onde comprar panela de cerâmica? Quais são as melhores marcas do mercado?

Panela de cerâmica Tramontina

A primeira linha a destacar é da Tramontina, uma marca bem conhecida no Brasil e famosa pela confecção de utensílios para cozinha. Entretanto, grande parte de sua coleção é formada apenas por panelas com revestimento cerâmico interno.

De acordo com o site da marca, um jogo com quatro peças custa de 1160 a 1200 reais dependendo das condições de pagamento. Trata-se de uma linha de panelas revestidas em cerâmica + aço inox na cor grafite.

Você pode consultar esse e outros itens na loja oficial da Tramontina.

Panelas tramontina

Panela de cerâmica Brinox

Se você busca panelas 100% feitas em cerâmica, é indicado consultar o site oficial da Brinox. A marca possui várias linhas de utensílios com esse material: Life Cookie, Life Smart Plus, Life Optima, entre outras.

Além disso, há panelas de cores diferentes: vermelho/carmin, preto, cinza, grafite, etc. Outra vantagem é a venda em jogos com cinco peças que custam cerca de 700 reais.

Por outro lado, uma caçarola em cerâmica de 20 centímetros e capacidade para 2,55 litros sai por 150 reais, um valor acessível para quem busca uma peça de qualidade.

Panelas Brinox

Panela de cerâmica Ceraflame

A Ceraflame é outra marca famosa especializada em panelas de cerâmica. Os produtos são 100% revestidos com o material e possui ótima qualidade, além de boa variedade de cores, formatos e modelos.

Há coleções com cinco peças – com ou sem tampa -, com quatro peças, além de caçarolas de diversos tamanhos, de 14 a 24 centímetros. As panelas são resistentes, não riscam com facilidade, podem ir ao microondas, são atóxicas, entre outras vantagens.

Todavia, a compra deve ser feita em lojas parceiras (físicas ou online) . O site oficial da marca indica as Lojas Americanas, Magazine Luiza, Amazon, Walmart, Submarino, entre outras.

Panelas Ceraflame

Panela de cerâmica Polishop

Embora a busca por panela de cerâmica Polishop seja grande, a loja não possui linha de panelas com esse material, nem 100% e nem com revestimento.

Em uma pesquisa no site oficial, encontramos apenas versões de alumínio, das quais se destacam panelas grandes (de 24 cm) em cor vermelha, cobre e cinza, com ou sem tampa.

Panela de cerâmica Oxford

Linea é o nome da coleção de panelas de cerâmica Oxford. Além do selo de atóxicas, são consideradas sustentáveis, com o aproveitamento de matéria prima natural na confecção das peças.

Você pode conhecer toda a linha no site oficial da Oxford. A compra pode ser feita diretamente na loja virtual. O preço médio de uma coleção com 4 panelas é 600 reais. Há algumas variações: Nanquim, Solaris, Aqua e Rosé.

Panelas oxford

Outras lojas para comprar panelas de cerâmica: Mercado Livre, Camicado, Shoptime, etc.


Enfim, esse foi nosso guia completo sobre as panelas de cerâmica. Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre essas opções famosas e populares. Tem dúvidas? Conte pra gente. Boa sorte na compra e até a próxima.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. ivone cristina disse:

    nossa meu marido queria a da polishop mas achavamos que era de ceramica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *