Árvores Frutíferas: Como plantar passo a passo + 80 fotos de diversos tipos

Todo mundo gosta de fruta, não é? Quando é fresquinha e colhida direto do pé fica melhor ainda, e isso é possível caso você invista em diversas opções de árvores frutíferas para sua casa. Você sabia que dá para plantar em um jardim e até em vasos? Dá para cultivar várias espécies diferentes, que crescem rápido e que atraem pássaros.

Que tal trazer um pouco de vida e natureza para seu cantinho? Neste post explicamos como plantar passo a passo e apresentamos muitos tipos de árvores frutíferas para você escolher uma versão ou várias. São opções apaixonantes e que ainda podem melhorar sua saúde! Acompanhe o texto e não deixe nenhum detalhe de lado.

Árvores Frutíferas

Não dá para negar que as frutas são essenciais para nossa saúde. Quanto maior a variedade, melhor para nosso corpo e funções vitais. Porém algumas questões como alto preço, pouca opção disponível nos mercados e a baixa disponibilidade de tipos orgânicos são obstáculos para que muitas pessoas comam mais frutas. Logo, mudar essa realidade é um desafio – mas que pode ser resolvido caso você plante suas próprias árvores frutíferas.

Árvores dão sombra, deixam o ar mais puro e o ambiente mais verde e ainda podem frutificar. Não faltam opções incríveis para cultivar fora e dentro de casa, basta escolher a melhor espécie para isso. Muitas são fáceis de plantar e crescem rápido. Você pode comprar as mudas e, com os cuidados recorrentes, colher rapidamente – além disso você ainda economiza dinheiro deixando de comprar frutas, já pensou nessa possibilidade?

As frutas são fundamentais para uma boa saúde. Elas têm vitaminas, antioxidantes e componentes que ajudam a prevenir várias doenças. Na versão orgânica – livres de agrotóxicos – são ainda mais benéficas, por isso a importância de plantar árvores frutíferas.

Árvores Frutíferas

Você só tem a ganhar plantando árvores frutíferas. Dependendo do porte, algumas versões ficam melhor em grandes espaços no seu quintal e até se adequam tranquilamente a vasos de tamanhos variados. De qualquer forma, os cuidados devem ser frequentes para que as frutas cresçam lindas e saudáveis.

Escolha o local correto para o plantio: sempre ao centro, longe de calçadas e do teto da casa. Evite plantar próximo a muros também, ainda mais se você tem vizinhos. Diretamente na terra muitas árvores ficam enormes e com crescimento fora de controle – por isso é importante se atentar às podas também.

Conhecendo as espécies e seguindo as recomendações você terá belas árvores frutíferas em sua casa, chácara, fazenda e até apartamento. Confira alguns tipos populares e veja muitas fotos legais!

Fotos e Nomes de Árvores Frutíferas Brasileiras

Cerejeira

A cerejeira é uma árvore típica do oriente que se adaptou muito bem ao solo brasileiro. Além de dar frutas, algumas espécies ainda chamam atenção pela beleza estonteante das flores – na primavera ficam lindas com seu rosa característico.

Há dois tipos de cereja comuns, a doce e a ácida. Ambas são ricas em proteínas e antocianinas – considerado um anti-inflamatório natural – além de possuir propriedades diuréticas. Se adapta melhor a climas frios e alcança até 10 metros de altura dependendo do tipo.

 

Goiabeira

Muito popular em várias regiões do Brasil, a goiabeira é fácil de plantar e se adapta a muitos solos. Tanto seus frutos quanto suas folhas apresentam características excelentes para a saúde humana e animal, utilizadas para atenuar dores de estômago e azia, por exemplo. Goiabas são saborosas e tem tanto a versão vermelha quanto branca. Alcança cerca de 8 metros e apresenta troncos fortes em várias ramificações.

Jabuticabeira

Jabuticaba é uma fruta 100% brasileira e extremamente saborosa. É praticamente impossível não gostar dessa fruta pretinha que nasce de uma forma bem peculiar: no tronco da árvore. Com certeza essa é uma espécie perfeita para o plantio seja em grandes espaços ou até como bonsai. Entre suas vantagens está o crescimento rápido e a alta disponibilidade de antioxidantes – compostos que previnem até doenças como câncer. O porte é médio/grande.

Macieira

Você ama maçã? Saiba que dá para cultivar árvores frutíferas como essa em sua casa também. A macieira tem porte médio e várias espécies, ótima nos benefícios da fruta e no paisagismo. No Brasil as espécies mais cultivadas são a Willie Sharp e a Blackjohn, comuns em regiões do sul do país. Entre os benefícios estão a alta fonte de fibras, essenciais para a boa digestão e até para o emagrecimento.

Mangueira

A mangueira é cultivada em muitas regiões brasileiras, sobretudo na variedade rosa e amarela. Uma árvore de grande porte, fica linda quando floresce e dá muitos frutos – prepare-se para colher muita manga e limpar seu quintal caso for investir nessa espécie, já que também costuma soltar muitas folhas. Resistente e troncuda, pode alcançar até 40 metros de altura e 10 metros de copa.

Pessegueiro

O pessegueiro é uma árvore frutífera e aromática que se adapta bem ao clima frio das regiões serranas. Costuma gerar frutos durante o calor e tem um porte médio, ideal para o plantio em vários espaços. O fruto pode ser amarelado – ótimo para receitas – ou branco, conhecido por soltar o caroço e ter muito sabor. Porém demanda também muitos cuidados: para ter bons frutos, você precisará cobri-los com papel para evitar o ataque por insetos e outros bichos.

Pitangueira

Pitangas são azedinhas e ricas em vitaminas, com a vantagem de crescerem rápido e em grande quantidade. A árvore apresenta tronco regular com muitos ramos. Costuma frutificar várias épocas do ano e gosta bastante do calor. Chega até a 12 metros de altura, embora a média seja de 5 a 8 metros, uma boa alternativa para cantos pequenos.

Ameixeira

A ameixeira dá frutos suculentos – tanto amarelados quanto rosáceos – ótimos para combater problemas como prisão de ventre. O consumo pode ser in natura ou com a fruta seca, uma opção disponível em larga escala nos mercados e quitandas. É fácil de cultivar e pode chegar a cerca de 15 metros dependendo do tipo.

Pereira

A pereira tem características parecidas com a macieira e o pessegueiro. Gosta de climas frios e mais secos e é capaz de produzir muitos frutos por longos anos. Extremamente verde, chama atenção e alcança até 12 metros de altura. As peras se destacam por ter muita água e vitaminas. Já as folhas são usadas na medicina natural e alternativa.

Do Cerrado

Árvores frutíferas do cerrado são tradicionais na região norte e centro oeste do país, famosas em estados como Goiás e Mato Grosso. Muitas são peculiares e todas têm benefícios fundamentais à saúde, além de utilizadas na medicina e em receitas diversas. Você pode cultivar 5 tipos em casa:

  • Araticum: conhecida como pinha em muitos lugares, gosta de solos secos e arenosos. A polpa branca é muito doce e usada até para combater doenças degenerativas.

  • Baru: O baruzeiro é nativo do cerrado e seu fruto possui uma castanha muito nutritiva, utilizada em diversas preparações e comparada até com a famosa castanha do Brasil. Da árvore se aproveita tudo, por isso é uma das árvores frutíferas mais populares em estados como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

  • Buriti: com certeza você já ouviu falar dessa palmeira. O fruto é tão versátil que é amplamente utilizado na produção de cosméticos. Seu óleo é rico em compostos saudáveis e suas folhas são usadas na produção de cestas, bolsas e tapetes. Por ser uma espécie de coqueiro, o buriti é perfeito para decoração de grandes chácaras.

  • Mangaba: A mangabeira é comum no Nordeste e, além do fruto saboroso, ainda produz um látex precioso. A árvore chega até cerca de 10 metros de altura e rende muitos benefícios à saúde.

  • Pequi: Um símbolo do país, famosa em todo o Centro Oeste e preponderante no estado do Goiás, essa árvore frutífera é característica do cerrado e totalmente versátil. Apesar dos espinhos, o pequi tem muito sabor e é ingrediente de sucos, farofas, compotas e doces. Que tal investir nesse tipo de árvores frutíferas?

Bonsai

Você quer cultivar árvores frutíferas em casa? Mora em apartamentos e lugares compactos? Aposte no bonsai de frutas. Um tipo de planta ornamental que complementa a decoração e rende muitos tipos de frutos. Basta comprar em lojas especializadas e cuidar frequentemente regando, podando e expondo ao sol. Além disso, é importante escolher uma planta monoica, aquela que possui os dois gêneros e está apta a frutificar.

 

Um bonsai pequeno de amora

Uma versão enorme de carambola

Cerejas docinhas

Romã, fácil de cultivar

Tem até bonsai de uva!

 

Em Vasos 

 Árvores frutíferas em vasos é outra alternativa interessante para quem não tem um quinta muito grande e quer montar um espaço verde em sua sacada. Há ótimas espécies que crescem bem nessas estruturas e frutificam rapidamente – basta cuidar muito bem e deixar em locais estratégicos.

Acerola

Laranja

Limão siciliano

Maçã

Manga

Pitanga

Romã

 

Que Crescem Rápido 

Árvores que crescem rápido para jardim são o desejo de muitas pessoas. Além de melhorar o paisagismo e a decoração externa, muitas começam a dar frutos cerca de um ano após o plantio – dependendo do tamanho da muda. A quantidade aumenta com o tempo, conforme atinge longa altura. Em nosso post específico sobre esse tema você confere todos os detalhes. Listamos alguns tipos interessantes.

Abacateiro

Acerola

Laranja – versátil e com muita variedade

Lichia

Limão

Mexerica ou laranja ponkan, muito saborosa e com alta quantidade de frutos

Que Atraem Pássaros

Além de trazer mais verde e natureza para seu cantinho, árvores frutíferas atraem pássaros diferentes – beija flores, pica paus, sabiás, canários e até papagaios. Assim como todas as espécies que já citamos, há outras espécies bacanas que vão te conquistar, como o cajueiro, o caquizeiro, a jaqueira e o mamoeiro.

Cajueiro

Caquizeiro

Jaqueira

Mamoeiro

Como Plantar Árvores Frutíferas: Passo a Passo

Como plantar árvores frutíferas passo a passo? Vamos dar algumas dicas servem para praticamente todos os tipos para todos os espaços. De qualquer forma, ao comprar você pode buscar mais orientações para cultivar uma árvore linda e saudável.

Árvores Frutíferas

Você vai precisar de:

  • Cavadeira;
  • Enxada;
  • Pá;
  • Estacas;
  • Adubo e material orgânico (esterco).
  • Vasos grandes – caso necessário.

Árvores Frutíferas

Como plantar passo a passo:

  • Comece cavando um buraco no solo com a cavadeira e/ou a enxada. O buraco deve ser duas vezes mais amplo que a raiz da muda – escolha sempre uma com a raiz nua ou com pouca quantidade de terra;
  • Prepare o solo misturando a terra com o adubo e o esterco;
  • O buraco não deve ser muito fundo. Coloque a muda e cubra toda a raiz com a terra usando a pá;
  • Faça a primeira rega sem encharcar. Caso necessário equilibre o caule da árvore prendendo nas estacas.

Árvores Frutíferas

Como cuidar de árvores frutíferas?

  • Regue sempre, ainda mais em dias quentes.
  • Faça podas frequentes e remova o excesso de brotos para que as frutas cresçam maiores e com mais vitalidade;
  • Para evitar queimaduras no tronco, pinte com tinta látex branca diluída em água;
  • Remova ervas daninhas e pragas que crescem na mesma área das árvores frutíferas;
  • Evite ao máximo usar agrotóxicos e produtos químicos. O ideal é usar processos manuais para ter frutos orgânicos.

Quer mais dicas? Assista ao vídeo!


E aí, gostou de nossas dicas? As árvores frutíferas têm benefícios excelentes, há várias opções para escolher e deixar sua casa mais linda. Inspire-se neste post e comece já. Se tiver dúvidas, deixe um recado. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...