Árvores que Crescem Rápido para Jardim: Dicas e Cuidados

Paisagismo é sempre uma excelente escolhe para valorizar residências. Aumenta o valor de revenda, deixa o espaço bem mais agradável e ganha aquele ar intimista em sua área externa. Para quem tem pressa de decorar temos algumas boas sugestões de árvores que crescem rápido para criar seu belo jardim e dicas de cuidados que abrem mão de um jardineiro para quem tem apreço por jardinagem.

Árvores que Crescem Rápido: Nomes, Características e Cuidados

Se você optou por colocar uma árvore no jardim está fazendo uma ótima escolha. Além de incentivar o verde elas colorem o ambiente. O paisagista brasileiro Fabio Vincenzo é um dos maiores fãs do uso do verde em ambientes externos. Ele destaca em seus projetos a necessidade de um ambiente mais confortável e intimista para relaxamento. Uma árvore e cadeiras confortáveis ou uma rede são uma boa proposta para descanso, não é mesmo? Pense no assunto e para ajudar temos dicas de árvores que crescem rápido e de fácil manutenção. Algumas sugestões para o seu espaço externo são:

Árvore de Imperatriz

Apelidada de planta para jardim, a árvore de imperatriz é uma das mais usadas quando se há muito espaço e quer uma arborização rápida. Com origem asiática, o clima ameno é muito melhor para ela florescer rápido. Em sua fase adulta chega aos 15 metros de altura, por isso é muito usada em arborização de parques e ruas e conta com a vantagem de chegar à fase adulta em menos de um ano.

O mais bacana da escolha da árvore imperatriz é gerar uma sombra ampla. Sua madeira é leve e é muito usada em móveis. Com suas raízes medianas, jardins e áreas externas com curto espaço podem comprometer o desenvolvimento da planta. Desenvolve melhor em solo de umidade mediana, por isso regiões como sudeste e sul saem em vantagem no cultivo. Também necessita de sol pleno e regagem constante.

VEJA  Jardim com Piscina: 25 fotos incríveis de modelos em todos os estilos que vão combinar com sua casa!

árvores que crescem rápido imperatriz de jardim

árvores que crescem rápido imperatriz roxa

Melhores locais para cultivar a Imperatriz:

  • jardins amplos
  • parques
  • calçadas
  • área de lazer
  • casas de praia e campo

Manacá de Jardim

Para jardins não tão amplos ou calçadas o Manacá de Jardim é uma ótima opção e vai valorizar muito o espaço. Exala um aroma extremamente agradável e faz parte das árvores que crescem rápido mas sem raízes profundas, não causando prejuízo para o revestimento do piso.

É uma planta típica da América do Sul e muito fácil de encontrar mudas, com florescimento na primavera com flores de cor lilás extremamente lindas e agradáveis ao visual. Alcança no máximo dois metros e meio de altura, não atrapalhando qualquer fiação e sendo uma ótima opção para áreas com piscina e jardim. Sombra agradável com fácil manutenção é uma combinação perfeita para decoração de áreas verdes.

Um dos diferenciais desta planta é mudar a cor das flores. Começam com um azul escuro e vão se transformando em roxas, permanecendo com esta tonalidade até o verão. Necessitam de solo fertilizado e sol intenso com regagem regular. Consegue desenvolver bem tanto em climas secos como amenos, sendo o chuvoso o seu ideal.

arvores-que-crescem-rapido-manaca

arvores-que-crescem-rapido-manaca-de-jardim

Melhores locais para cultivar a Manacá de Jardim:

  • área da piscina
  • jardins pequenos
  • casas de campo
  • área externa predial

Falsa Murta

Com origem asiática mas amplamente encontrada no Brasil, a falsa murta pode receber outros nomes como jasmim laranjeira ou murta de cheiro. Um dos diferenciais da planta é desenvolver muito bem com a poda regular, o que permite criar formatos diferenciados de acordo com o dono. Pode-se acelerar com a poda seu crescimento horizontal ou vertical cortando os galhos na posição correta.

O aroma é mesmo seu ponto forte, semelhante ao jasmin, exalado constantemente de outubro a janeiro. Além de ser uma planta com copa densa e lindo floreio, possui madeira branca e dura. De suas flores surgem frutos bem pequenos e pode chegar a quatro ou seis metros de altura. Não possui raízes profundas, não sendo um problema para revestimentos de piso.

VEJA  Árvores Frutíferas: Como plantar passo a passo + 80 fotos de diversos tipos

 

falsa murta nas árvores que crescem rápido

Uma das vantagens da planta é desenvolver bem em qualquer tipo de terreno e em sol pleno e ameno, sem necessidade de regagens constantes.

árvores que crescem rápido murta

Apesar de uma polêmica envolver a Falsa Murta até o momento ela não é uma planta proibida. Já tentaram criar projetos municipais em São Paulo proibindo o cultivo em casas por ser uma planta hospedeira de inseto disseminador de bactérias, o que alguns biólogos não concordam. Para alguns estudiosos a planta age com equilíbrio natural e de acordo com a cadeia alimentar, não sendo nociva para o homem.

Melhores locais para cultivar a Falsa Murta:

  • calçadas
  • jardins internos
  • jardins
  • quintais
  • casas de campo

Dicas de paisagismo importantes

  • variedade sempre é uma boa escolha – além do colorido ajuda o terreno a ficar ainda mais fértil. Você pode ter plantas florescendo o ano todo se escolher uma boa variação.
  • observe o porte da planta para o seu terreno. Algumas são de raízes profundas e podem destruir o piso ou crescer além do muro divisor residencial.
  • Evite plantas com folhas largas se você costuma ter ventanias. Caem mais e sujam bastante.
  • Faça manutenção periódica. Não adianta investir muito em árvores que crescem rápido se o ambiente é descuidado.

 

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Graça Dias disse:

    Boa tarde! Preciso de árvores para colocar ao longo do muro e que tapem dos vizinhos. Preferência crescimento rápido e que não sujem muito. Quero mesmo que se tornem densas. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *