Árvores frutíferas em vaso: espécies e dicas de como cuidar!
A falta de um espacinho com terra no quintal não é justificativa para não ter uma árvore em casa, pelo contrário, dá para aproveitar exatamente o pouco espaço do lar e adaptar a ideia para um vaso, e pode até ser de uma espécie que dê frutos. E é isso mesmo a ideia, ter árvores frutíferas em vaso, e assim cultivar uma árvore e ainda ter a oportunidade de frutos frescos mesmo sem um quintal de terra em casa.
E se você gosta da ideia de árvores frutíferas em vaso, mas ainda tem dúvidas de quais as melhores espécies para plantar, como cultivar e tantos outros dúvidas relacionadas ao cultivo das árvores em vasos, o post traz dicas e passo a passo completo para cultivar as árvores frutíferas no pequeno espaço dos vasos.
Tipos de Árvores Frutíferas em Vaso
Há várias espécies de árvores frutíferas indicadas para o plantio em vaso, mas algumas são mais comuns e mais fáceis de manter, como:
Jabuticaba
Entre as espécies de árvores frutíferas em vaso, a jabuticabeira costuma ser bastante utilizada. E para manter a planta saudável, o ideal é mantê-la sob incidência de muita luz e pouco vento, e com regas diárias.
Acerola
A pequena frutinha avermelhada gosta de muito sol, então a exposição a luz do sol deve ser de no mínimo 6 horas por dia. Já as regas são mais espaçadas, e podem ocorrer apenas 2 vezes por semana.
Pitanga
Assim como a acerola, a pitangueira gosta de muito sol, mas não é muito resistente a locais com muito vento.
Se a escolha entre as árvores frutíferas em vaso é pela pitangueira, a rega deve ser mais constante, uma vez que a árvore gosta de solo úmido, e por isso a irrigação deve ser diária durante o verão.
Limão siciliano
O limão siciliano é um charme a parte na decoração e uma ótima proposta de árvore de frutos.
A espécie deve ser mantida em local com incidência de luz por pelo menos 4 horas diárias, e as regas devem ocorrer de 2 a 3 vezes por semana.
Romã
Para quem está em busca de árvores frutíferas de vaso, a romãzeira é uma das apostas, que além de dar frutos deliciosos ainda adiciona um ponto de decoração com plantas para o espaço.
Para o cultivo da espécie é indicado local com bastante luz solar e regas quando a terra secar.
Laranja
A laranjeira além de linda ainda perfuma o ambiente durante sua floração, e para alcançar esse ponto do desenvolvimento da espécie é preciso mantê-la em local com muita incidência de sol (mínimo de 6 horas diárias).
Para a irrigação, o ideal é a rega, em média, 2 vezes por semana, mas sempre verificando se o solo não está muito seco.
Laranjinha kinkan
Para cultivar a pequena laranjinha é preciso ter um espaço com muita incidência de sol, pois a planta exige bastante sol para o seu pleno desenvolvimento.
As regas devem ser feitas apenas quando o solo estiver seco, já que a laranjinha não é resistente a solos muito úmidos.
Pêssego
A espécie é bastante indicada para o plantio em regiões de temperaturas mais baixas, e necessita de no mínimo 4 horas de sol por dia.
A rega da espécie deve ser constante, sem encharcar o solo, mas de modo a mantê-lo sempre úmido.
Amora
A amoreira é uma das espécies para árvores frutífera em vaso que tem ótimo desenvolvimento e facilidade de manutenção.
A árvore não precisa de tanto sol diário (em média 4 horas) e as regas podem ser mais espaçadas, sendo necessárias apenas quando a terra estiver seca.
Dicas de Como Cuidar e Cultivar
Tipo de vaso
O primeiro passo para o plantio de árvores frutíferas em vaso é a escolha do vaso onde será realizado o plantio.
O vaso não deve ser muito pequeno, pois as raízes precisam de espaço para crescerem e assim a árvore desenvolver frutos.O ideal é escolher um vaso que tenha capacidade mínima de 20 L.
O modelo do vaso pode ser variado, mas as versões bojudas com furos embaixo (escoamento da água) costumam ser as melhores para esse tipo de cultivo.
Outro detalhe desse momento é escolher o material do vaso, e a dica aqui é preferencialmente os vasos de cerâmica ou barro, que esquentam menos que o plástico e possuem melhor drenagem.
Montagem do vaso para plantio
A segunda etapa para plantar a árvore no vaso é fazer a montagem correta e a preparação da terra para inserir a muda da espécie escolhida. E essa etapa envolve alguns processos:
- Coloque uma manta drenante (ou feltro) no fundo do vaso;
- Sobre a manta espalhe uma camada, entre 5 e 10 cm de altura, de pedras, cascalho ou pedaços de telha para permitir a drenagem da água;
- Prepare a terra misturando metade de terra orgânica com a outra metade de areia de construção;
- Preencha o vaso com essa terra misturada até mais ou menos a metade;
- Encaixe a muda da espécie frutífera escolhida de modo que a base do torrão fique 2 cm abaixo da borda e depois complete o restante do vaso com a terra preparada, apertando em volta do torrão para deixá-lo bem firme e completando também os 2 cm acima do torrão;
- Agora é só regar a planta e iniciar os próximos cuidados para manutenção da espécie.
Exposição ao sol
Como qualquer outra espécie de planta, é necessário que as árvores frutíferas em vaso recebam iluminação direta da luz solar, e neste caso, o ideal é que qualquer tipo tenha essa incidência por no mínimo 4 horas diárias.
Adubação
A adubação das árvores frutíferas em vaso devem ocorrer de 3 a 4 vezes ao ano, sendo indicado a cada início de estação, com exceção do inverno.
O adubo usado para a a adubação deve ser rico em fósforo, e ainda vale adicionar húmus de minhoca junto do vaso para nutrição da planta.
Além da adubação de manutenção, outra dica é fazer uma adubação com NPK 10-10-10 na terra após a árvore dar frutos, de modo a repor os nutrientes gastos durante esse período. Além da reposição de nutrientes na terra, use um foliar nas folhas da árvore, o que vai auxiliar no desenvolvimento da planta.
Irrigação
A irrigação das árvores frutíferas em vaso deve ser feita regularmente, e a quantidade de regas pode variar de acordo com cada espécie.
Para não errar, a dica é testar com o dedo e verificando se o solo está seco ou não. As regas devem ocorrer quando o solo estiver entre úmido e seco, mas evitando que a terra fique sempre encharcada e nem que seque demais.
Pragas e doenças
Não é raro que árvores frutíferas sofram com pragas e doenças, e por isso é importante observar sempre a espécie e ficar atento a qualquer modificação.
A alteração de cores das folhas, manchas ou até insetinhos presentes pode ser um sinal de que a planta precisa de cuidados, e neste caso é preciso identificar o que a planta está passando para determinar as mudanças e tratamentos necessários.
Para quem não tem muita familiaridade com algumas manifestações, vamos às dicas:
- Pulgões: os pulgões são bem comuns nas plantas e costumam ficar embaixo das folhas, como pequenos insetinhos. Para o combate natural, vale usar uma mistura de detergente neutro com água e borrifar nas folhas ou composição a partir de fumo (calda de fumo).
- Manchas escuras: o aparecimento de manchas escuras nas folhas pode indicar a aparência de fungos, geralmente, ligados à umidade excessiva da terra. Neste caso, a espécie já pode estar com caracois e lesmas, e o tratamento indicado é o uso de fúngicos para jardinagem e a diminuição das regas.
- Desbotamento: se as folhas começaram a ficar amareladas e com manchinhas marrons, pode ser sinal de falta de luz, e neste caso é só mudar a árvore de vaso para um lugar com mais luz solar. No caso das folhas começarem a enrolar, pode ser excesso de sol, e a mudança para um lugar com mais equilíbrio de luz solar é a solução do problema.
Colheita dos frutos
A hora mais esperada quem cultiva árvores frutíferas de vaso é o momento da colheita dos frutos, e nessa etapa a dica é usar sempre uma tesoura de poda para a retirada da fruta.
Se na retirada do fruto o caule foi lesionado, a dica é passar um pouquinho de canela em pó no local do corte, de modo a evitar a cicatrizar o corte e evitar a entrada de doenças por esse local.
Ah, e se você apostou no bonsai de frutas, que é uma variação das árvores frutíferas em vaso, mas neste caso uma árvore menor, a dica da canela também é válida.
Agora que você já aprendeu tudo sobre árvores frutíferas em vaso, é hora de escolher uma espécie com sua fruta favorita, preparar o plantio e se arriscar nesse projeto de jardinagem.