Decoração com Pegboards – 70 Ideias Incríveis & Onde Comprar!

Ninguém merece casa desorganizada, ainda mais com tudo jogado nos cantos. Nada melhor que guardar ferramentas que usamos no dia a dia em lugares estratégicos e de fácil acesso, o que garante praticidade. Para isso não é necessário gastar com estantes ou outros móveis – basta usar pegboards, uma espécie de painel que, além de funcional, ainda incrementa a decoração.

Essa tendência está conquistando muitas pessoas e se tornou a melhor pedida para deixar tudo ordenado, seja na sala, quarto, cozinha, banheiro ou em qualquer lugar da casa. Se você precisa de opções incríveis e dicas úteis, leia nosso post, veja muitas fotos e dicas essenciais!

Decoração com Pegboards

Decoração com Pegboards – inspire-se com 70 Ideias Incríveis & saiba Onde Comprar os melhores modelos!

O que são Painéis Pegboards?

Afinal, o que são painéis pegboards? Com certeza você já deve ter visto essa estrutura em lojas de materiais de construção, artesanato ou de produtos para casa. Trata-se de uma placa de Eucatex com vários furos que pode ser fixada na parede para pendurar os mais diversos acessórios – com a ajuda de grandes ou pequenos suportes.

Essa chapa geralmente é feita de madeira MDF e super resistente, em formato quadrado ou retangular, de vários tamanhos. Sustenta praticamente qualquer tipo de ferragem e aguenta objetivos leves que usamos no cotidiano, uma alternativa interessante para colocar materiais de limpeza, cestos, ferramentas e os mais infinitos ornamentos.

Além de dar um jeito na organização de sua casa, ainda é perfeito para a decoração. Você pode pintá-lo, fazer um desenho sobreposto e deixar de acordo com o estilo do espaço onde deseja instalar. Não ocupa espaço e pode ser encaixado em qualquer parede de maneira simples.

Modelo padrão de pegboards

Modelo padrão de pegboards

Os pegboards podem seguir um design totalmente diferente de um modelo para o outro. Os mais convencionais são como esse da foto acima, cheio de furos para encaixar o máximo de suportes e fazer uma boa distribuição dos penduricalhos. Porém, há tipos em que os buracos são maiores, justamente para suportar ornamentos mais pesados.

De qualquer forma, você pode pesquisar e encontrar uma variedade de modelos, escolhendo aquele que supre as necessidades e que mais te agrada!

Onde Comprar: Lojas e Preços

Felizmente existem várias lojas que vendem pegboards de todos os tipos, dos maiores aos menores, dos quadrados aos retangulares, dos monocromáticos aos coloridos. Essa infinidade abre um leque de opções para você optar por aquele que ficará excelente na decoração e ordenação de seu espaço.

Você pode comprar pegboards em lojas de materiais de construção, lojas de artigos para casa e até em casas de artesanato e produtos de madeira. Entre as mais tradicionais estão:

  • Multicoisas;
  • Daiso;
  • Americanas;
  • Mercado Livre;
  • Submarino;
  • C&C;
  • Leroy Merlin;
  • Meu Móvel de Madeira.

O preço depende dos fatores que já listamos: tamanho, design, cor, material, entre outras características. Numa média geral, uma placa Eucatex de 1.220 X 2.440 X 3,0 mm custa 50 reais no Mercado Livre, um tamanho padrão para quartos, escritórios e demais locais. Ah, vale lembrar que o pegboard não vem com os suportes, é preciso comprá-los separadamente!

De qualquer forma, é válido fazer uma boa pesquisa tanto nas lojas online quanto físicas. Se você nunca usou pegboards, compre um modelo pequeno e, se necessário, escolha outro maior para organizar outros cenários.

Dicas de Organização Úteis

Comprei pegboards para minha casa, e agora? Como organizar da melhor forma? Bom, não podemos deixar de dar muitas dicas úteis para você deixar tudo ordenadinho nessa estrutura. Dependendo do suporte e do tamanho da chapa você pode até usar pequenas prateleiras para deixar os objetos com melhor disposição, conforme a ideia da imagem abaixo:

Pegboard com prateleiras e furos grandes

Pegboard com prateleiras e furos grandes

Outra dica crucial no uso dos pegboards é verificar qual local está “de pernas pro ar” e precisa de uma organização urgente. Prefira sustentar aqueles acessórios que você usa frequentemente, seja em casa ou no ambiente de trabalho, como ferramentas ou itens de costura. Além disso, dá para usar um pegboard para pendurar papéis e post-its com lembretes.

Pegboards

Pegboards são versáteis e servem para organização de infinitos materiais

No escritório, os pegboards são indicados para substituir aquelas placas de cortiça – que, convenhamos, já caíram em desuso. Além dos materiais usuais, uma dica bacana é utilizar a placa para pendurar pranchetas, cada qual com uma tarefa/assunto diferente. Assim você organiza melhor a papelada, e qualquer documento que precisa ser consultado sempre, evitando que se percam na mesa, nos arquivos e nas gavetas.

Pegboards cinzas

Esse pegboard cinza é perfeito para escritórios

Pegboards também são “uma mão na roda” para o ambiente externo da casa. É comum a lavanderia, a garagem e outros espaços do quintal ficarem com os materiais todos jogados, o que deixa o ambiente totalmente feio. Você pode usá-los para pendurar suportes para produtos de limpeza, pás, vassouras, rodos e inúmeras ferramentas – além de vasos com plantas também!

Pegboards em área externa

Veja só o quanto essa estrutura é funcional para áreas externas

Para quem não tem muito espaço nas gavetas e nos armários de cozinha, eis uma ideia interessante para pendurar cestinhas com talheres, temperos, frutas e os mais diversos ornamentos. Além de tudo em seu devido lugar, ainda dá um up na decoração da cozinha, dando até um toque industrial e moderno!

Pegboards na cozinha

Pegboards são excelentes para a decoração e organização da cozinha

Com essa chapa furada você organiza sua casa de forma fácil e barata, uma ideia perfeita para variados ambientes, sobretudo aqueles mais compactos, como apartamentos. Vale muito a pena aderir aos pegboards e dar até um ar contemporâneo à decor do seu cantinho!

Fotos e Ideias de Decoração com Pegboards

Veja como fica bacana uma decoração com pegboards em diferentes cômodos e inspire-se para seguir todas essas dicas magníficas!

Sala

A sala de estar é o ambiente perfeito para relaxar e receber convidados. Sendo assim, você pode usar as chapas para incrementar a decoração ou como suporte para pendurar diferentes acessórios. Logo no hall de entrada, é uma alternativa para deixar bolsas, casacos e outros objetos. Além disso, pode servir para deixar quadros, plantas, livros, lâmpadas, fotos e até bebidas.

Pense em um modelo com cor que se adeque perfeitamente ao estilo de decoração do espaço. Se quiser, você pode até customizar o pegboard, pintando com spray, fazendo desenhos e até deixando a placa com outros formatos. Criatividade é tudo e pode dar um toque original à estrutura!

Você pode até usar o pegboard como um verdadeiro quadro com desenhos lindos e encantadores!

Muitas opções funcionam como minibar e até suportam prateleiras e pequenos nichos, tudo depende de sua criatividade ao organizá-lo!

Cozinha

Canecas, talheres, panos e todos os utensílios de cozinha podem ficar no pegboard, ainda mais se não ha muito espaço ou quando não cabe nada em seu armário. Além dos suportes, cestas podem servir como base para guardar os objetos, evitando que fiquem soltos nas gavetas, na pia ou nas bancadas.

Pegboards maiores servem até para guardar panelas. Definitivamente a cozinha é um dos melhores espaços para contar com essa chapa de madeira!

Há opções em um estilo mais rústico com furos maiores que ficam incríveis em vários estilos de decoração, dos mais tradicionais aos contemporâneos

Quem visa dar um toque moderno à cozinha pode aderir tranquilamente aos pegboards!

Escritório

Pegboards são excelentes para escritórios ou home offices. Você pode usá-los para pendurar pranchetas, lembretes, post-its, materiais utilizados no dia a dia (porta caneta, tesoura, régua), entre muitas outras alternativas. Assim, sua mesa não fica cheia de coisas, assim como as gavetas. O resultado é incrível!

Suportes que servem para guardar papéis e documentos podem ser utilizados nos pegboards também!

Há modelos diferenciados também, inspirados nos pegboards de madeira, como esse da foto acima feito de arame

Pintores e artesãos que usam tintas e ferramentas diversas também podem se inspirar nessa ideia

Banheiro

Organizar o banheiro pode ser um desafio para muitas pessoas, ainda mais aqueles pequenos e compactos. Que tal um pegboard para pendurar tudo, das toalhas às escovas de dente? Dicas para isso não faltam, como você pode nas imagens!

Incremente a chapa com molduras rústicas, faz toda a diferença na decoração de seu banheiro

Além de prático, você pode personalizar seu pegboard com novas cores e formas!

Uma das vantagens dessa chapa é o formato. Você ainda pode cortá-lo para adequar a qualquer abertura. Crie uma boa composição que ornamente a decor do cômodo

Quarto

Quarto bagunçado deixará de ser um problema se você aderir aos pegboards. Você pode instalar na cabeceira, ao lado da cama, acima da mesa, em um espaço vago… Versátil e multifuncional, dá para colocar os acessórios mais usuais, além de fotos, quadros e diversos ornamentos.

Para quarto de casal, solteiro, infantil… todas as opções pedem um pegboard!

Pra que um pegboard se você pode ter dois, três, quatro… não se limite à quantidade e pense em um estilo que dê um plus em seu quarto!


Essas foram nossas ideias de peagboards para decoração em todos os cantos de sua casa. Que tal aderir? Compre um modelo bacana, instale e conte o resultado pra gente. Se tiver dúvidas, deixe um comentário no post. Boa sorte e até a próxima!

Você pode gostar...