Restaurante Pequeno: 7 Dicas para Montar e Lucrar!

A proposta de montar um restaurante pequeno pode ser uma possibilidade para quem quer empreender atuando no ramo alimentício através de um restaurante.

E como qualquer outro empreendimento, para montar um restaurante pequeno é necessário se planejar e pensar nas etapas para a abertura do estabelecimento, garantindo um restaurante lucrativo e de sucesso.

Para quem está pensando em empreender na área de restaurantes e quer dicas para montar um restaurante pequeno, no post reunimos passo a passo para empreender nesse ramo, além de ideias para decorar o espaço e criar uma proposta que atraia os clientes.

restaurante pequeno

Como montar um restaurante pequeno? #dicas

Planejamento

Para montar um restaurante pequeno, a primeira etapa é planejar o empreendimento, garantindo que seja um negócio de sucesso.

Para a etapa de planejamento, uma dica é a de montar um plano de negócios, documento que ajuda a definir objetivos e maneiras de alcançá-los, e também identificar a viabilidade do negócio.

A etapa de planejamento ajuda a estruturar toda a ideia de empreender, escolhendo nomes para restaurantes, definindo público-alvo, entre outras etapas iniciais para montar um negócio sólido.

Estilo

Uma das etapas para planejar o espaço é a definição de um estilo para o seu restaurante, mesmo que esse seja um empreendimento pequeno.

A definição de estilo deve focar em uma proposta de culinária, podendo ser um restaurante caseiro, regional, de comida italiana, entre outros.

A definição de um estilo de cozinha para o restaurante ajuda a estruturar o negócio, tendo como foco um tipo de culinária e atraindo o público-alvo de acordo com a proposta oferecida.

Localização

Para definir a localização ideal para o restaurante, é essencial ter definido o público-alvo, o que influencia na escolha do local.

Dessa maneira, o local deve ser escolhido de acordo com o público-alvo, levando em consideração uma área que tenha maior circulação do seu público previamente estabelecido.

O restaurante pequeno pode ser montado próximo a centros comerciais ou áreas residenciais, mas uma dica importante é evitar a proximidade do seu estabelecimento com outros restaurantes de mesmo estilo, garantindo um pouco mais de distância dos concorrentes diretos.

Estrutura e Investimento

A proposta para montar um espaço pequeno exige áreas mínimas para estoque, cozinha e área de consumo, mesmo que sejam espaços pequenos, essas são áreas necessárias para manter o bom funcionamento de um restaurante.

Para montar um restaurante pequeno, as normas e diretrizes sanitárias também devem ser seguidas, garantindo que o espaço seja adequado para atuar no ramo alimentício, por isso, pode ser necessário adaptações estruturais, como revestimentos nas paredes, entre outras regras sanitárias para adaptação do espaço.

Para montar o restaurante também é necessário levar em consideração o investimento na decoração do restaurante, criando um espaço agradável para receber os clientes.

O investimento também inclui a compra de itens para montar o espaço, como fogão geladeira, forno, utensílios de cozinha, mesas, cadeiras, itens para servir, entre outros.

Fornecedores

Uma das etapas prévias a abertura do negócio é a escolha de fornecedores para o seu restaurante.

Para definir os fornecedores é necessário ter o cardápio já definido, entendendo as necessidades de ingredientes e produtos para o restaurante e encontrando os fornecedores adequados para o abastecimento do empreendimento.

Além de escolher fornecedores de acordo com suas necessidades, também é preciso priorizar fornecedores que entreguem produtos de qualidade e que sejam responsáveis.

Legalização

Para abertura do negócio também é necessário pensar na parte burocrática para a legalização do negócio, emitindo os documentos necessários para atuar dentro da lei.

Algumas exigências para abertura do negócio são:

  • emissão de CNPJ,
  • alvará municipal,
  • alvará do corpo de bombeiros,
  • alvará da vigilância sanitária.

Além desses documentos básicos, também é ideal se informar na prefeitura local sobre outras exigências em relação a abertura do restaurante.

Colaboradores

Uma das últimas etapas de planejamento para restaurante pequeno é a contratação de colaboradores, e para um negócio pequeno o ideal é acompanhar a demanda do estabelecimento para fazer a contratação de funcionários.

Alguns funcionários que podem ser contratados para o seu negócio são pessoal de cozinha e para atendimento, garantindo o pleno funcionamento do restaurante.

Decoração de restaurante pequeno

Decoração simples de restaurante pequeno

decoracao simples e criativa para restaurante pequeno

Como ideia para montar um restaurante pequeno e simples, a proposta traz um espaço com pequenas mesas quadradas de madeira e cadeiras brancas acompanhando as mesas, formando um espaço agradável em meio ao salão do restaurante.

O espaço pequeno tem predominância de cores claras, que ajudam a manter a proposta com uma ideia de espaço mais amplo.

Para uma decoração simples, uma boa ideia foi a de fazer vasinhos em latas vintage, usadas para decorar o centro das mesas. As latas foram transformadas em vasinhos com o cultivo de pimenta, dando um toque único na decoração simples e criativa do restaurante.

 

restaurante pequeno com decoracao simples e barata

O espaço tem detalhes em tom de verde claro

decoracao simples de restaurante

As paredes do espaço foram decoradas com barcos em miniatura

decoracao de restaurante simples

A decoração do espaço é simples e funcional

ideia simples para restaurante pequeno

A ideia simples traz luminárias nas paredes feitas de canos

decoracao de restaurante pequeno e simples

Decoração rústica de restaurante pequeno

restaurante pequeno e rustico decorado com plantas

A proposta decorativa do restaurante também pode seguir uma ideia rústica, como mostra esta inspiração que inclui móveis de madeira na composição do espaço.

Para a área do salão de um restaurante pequeno, a ideia foi de usar mesas, cadeiras e estante em madeira, trazendo características rústicas ao espaço.

A estante de madeira é um detalhe super charmoso na decoração, e inclui vários vasinhos de plantas acrescentando um toque verde para a decoração do restaurante.

Outro elemento interessante da decoração é a barra com pendentes pendurados, trazendo um charme para a iluminação do salão.

 

restaurante pequeno com parede de tijolinhos

A decoração rústica conta com o charme da parede de tijolinhos

decoracao aconchegante de restaurante pequeno e simples

O espaço traz móveis de madeira

restaurante pequeno com paredes de tijolinhos

O espaço tem parede de tijolos aparentes e móveis de madeira

restaurante pequeno e rustico

A parede rústica dá um toque charmoso na decoração

restaurante rustico com moveis vintage

O espaço com paredes rústicas tem móveis vintage

decoracao de restaurante pequeno e rustico

Decoração aconchegante de restaurante pequeno

restaurante aconchegante com parede decorada

Há muitas propostas para criar uma decoração aconchegante no restaurante, e uma das ideias é esta inspiração que apostou nos detalhes coloridos para dar um toque charmoso ao espaço.

Para a decoração do espaço, a ideia foi de pintar as paredes em um tom de cinza bem clarinho e incluir diversos itens decorando a parede, como quadrinhos, estante de livros, entre outros objetos decorativos que preenchem a parede com um toque super charmoso!

Os detalhes aconchegantes que fazem parte do projeto ainda inclui uma espécie de banco de madeira com almofadas coloridas, criando assentos com um toque aconchegante para completar as mesas.

 

decoracao aconchegante e colorida em restaurante pequeno

O espaço traz bancos de madeira com almofadas coloridas

restaurante pequeno e aconchegante com parede lousa

As arandelas na parede criam uma iluminação aconchegante

decoracao aconchegante de restaurante pequeno com mesas de madeira

A iluminação amarela deixa o espaço aconchegante

decoracao de restaurante pequeno com quadros na parede

A parede de tijolinhos foi decorada com quadros

decoracao de restaurante pequeno e aconchegante

Decoração moderna de restaurante pequeno

decoracao moderna e colorida para restaurante pequeno

Para quem pensa em criar um espaço pequeno com estilo moderno, essa inspiração é a proposta perfeita para criar um projeto com personalidade!

Para o restaurante, a ideia foi de apostar na decoração colorida, incluindo paredes turquesa e rosa, que se contrapõem e criam um estilo interessante para o espaço.

A decoração moderna ainda traz pendentes em rosé gold e um mix de assentos, incluindo banquetas altas e cadeiras, o que cria uma proposta contemporânea para a decoração do espaço.

 

decoracao moderna e colorida para restaurante

A ideia para o espaço foi de usar cadeiras coloridas

decoracao de restaurante pequeno em amarelo e preto

O espaço moderno foi decorado em amarelo e preto

decoracao de restaurante pequeno com sofa

A decoração moderna tem como cor principal um amarelo vibrante

decoracao de restaurante pequeno e moderno

Agora que você já viu como empreender nesse ramo, é hora de planejar o seu espaço seguindo as dicas para ter um negócio de sucesso!

Você pode gostar...