O segredo para arrumar a casa – 45 dicas incríveis de organização!

Tem coisas na vida que não têm como ser deixadas de lado, não é mesmo? Arrumar a casa, por exemplo, é uma delas. Você pode até demorar para criar coragem, mas uma hora será preciso fazer aquela faxina e organização no lar.

Quem conta com uma pessoa profissional em limpeza no dia a dia ou pelo menos um dia na semana consegue ter um alívio a mais em relação a esse assunto. Porém, ainda assim é bacana conhecer formas simplificadas de manter tudo em ordem até que uma nova faxina seja feita.

Como arrumar a casa 4

O que muita gente se pergunta é sobre o segredo para arrumar a casa sem perder tempo demais, bem como de maneira eficiente.

Como se trata de um assunto altamente buscado hoje em dia, especialistas em organização estão sempre divulgando dicas e soluções inovadoras para otimizar a rotina garantindo uma casa arrumada e limpa.

Como arrumar a casa 3

O que acha de conhecer ideias fantásticas de como arrumar a casa de forma dinâmica, prática e com um passo a passo organizado? Elaboramos um post para você ficar por dentro e colocar as medidas em prática ainda hoje!

Como arrumar a casa? #dicas

Cada casa / apartamento possui um número de cômodos, uma estrutura e também um tamanho. Dessa forma, a organização de cada uma deve ser diferenciada de acordo com suas características.

Independente de como seja o imóvel, porém, é importantíssimo ter uma rotina de faxina geral, assim como de arrumação periódica. Isso faz com que o lar fique aconchegante, receptivo e, obviamente, sempre limpo.

Afinal, quem é que não gosta de ter a sensação de casa limpa e arrumada todo dia?

Como arrumar a casa

Para que a casa fique assim, perfeita, no entanto, é preciso por a mão na massa, não é mesmo? E ainda que você trabalhe / estude e fique bastante tempo fora, dá para se organizar para tirar períodos determinados para arrumar seu cantinho.

Temos algumas opções para você fazer o cronograma de faxina e arrumação. Veja:

  1. Limpeza e organização superficial todo dia e intensa uma vez na semana
  2. Limpar e organizar um cômodo por dia – Por exemplo: cozinha na segunda-feira; sala na terça-feira
  3. Organizar os cômodos todos os dias e fazer a limpeza mesmo somente em um dia na semana
  4. Dividir as tarefas por todos os dias da semana – Por exemplo: Lavar roupas no sábado; Lavar banheiros na quinta; Aspirar, varrer e passar pano na segunda; etc.

Como arrumar a casa 1

A lista anterior é somente uma sugestão para você se organizar durante a semana. Há quem se identifique também com uma arrumação de 15 em 15 dias, por exemplo. Então vai variar conforme a rotina e necessidade de cada pessoa / família.

Uma dica bacana é, se não houver ajuda profissional (como diarista, por exemplo), colocar a família para ajudar nas tarefas domésticas. Até mesmo as crianças podem fazer certas atividades, como arrumar a cama, tirar pó, guardar as roupas, entre outras.

Como arrumar a casa 2

Conheça a seguir tópicos que vão lhe mostrar dicas para arrumar a casa cômodo por cômodo!

Como arrumar a sala

A sala é um dos cômodos mais usados da casa, onde os moradores costumam ficar para descansar, ver televisão, ler um livro ou até mesmo receber visitas.

E como está sempre recebendo “movimento”, é comum que, ao final do dia, esteja desorganizada. Super normal em qualquer lar.

Sala desorganizada

Dê um jeitinho da desordem da sala todo dia

Nesse sentido, é indicado criar uma rotina de organização básica para você começar o dia com a sala arrumada. Ajeite as almofadas no sofá e tire os objetos e sapatos do chão e guarde-os em seus locais devidos. Só com isso a sala ficará ok!

Leia + sobre o tema ⇒ Decoração de Sala Simples e Barata: +de 60 alternativas para você copiar!

Agora, para uma arrumação de sala mais completa, selecionamos um passo a passo que pode simplificar sua rotina:

1 – Tirar pó, limpar e passar lustra-móveis nas mobílias da sala

Passar lustra móveis

Passar lustra móveis ajuda a dar brilho

2 – Higienize seu sofá de acordo com o tecido. Para os de couro, pano úmido com álcool ou vinagre de álcool dão bom resultado. Para os de suede, escovinhas ou luvas de borracha ajudam a tirar os pelinhos e a poeira.

Higienização do sofá da sala

Higienização do sofá da sala

3 – Limpe a tela da televisão com um pano de microfibra macio. Não passe produtos químicos.

Limpar a tela da TV

Faça a a tela da TV

4 – Aspire todo o ambiente, incluindo o carpete / tapete. Se não tiver aspirador, use a vassoura mesmo!

Aspirar o tapete da sala

Aspire o tapete da sala

5 – Finalize passando pano úmido com produto específico para o piso de sua sala. O ideal é passar um pano seco logo após. Se você tiver MOP pode substituir o rodo por ele.

Passar pano na sala depois de aspirar

Passar pano na sala depois de aspirar

Como arrumar o quarto

Os quartos também merecem aquela arrumação periódica. Afinal, é ele que nos oferece o espaço ideal para dormir, relaxar e acomodar a maioria de nossos objetos pessoais. É como se fosse um ‘universo particular’.

Não dá para deixar esse espaço de lado na hora de arrumação. Então se a rotina permitir mantê-lo em ordem e limpo todos os dias seria incrível. Se der, pelo menos passe um pano no chão à noite para poder retirar o excesso de poeira que junta durante o dia.

Fora o piso, que deve ser limpo assim como em todos os demais cômodos da casa, os quartos possuem itens exclusivos, que precisam ser notados por você. Veja algumas dicas a seguir!

Dicas para arrumar a cama

Dicas para arrumar a cama

1 – Arrume a cama / Troque a roupa de cama toda semana

A cama é um dos principais. Há filósofos e psicólogos que dizem que a pessoa que não arruma sua própria cama todos os dias tende a se desorganizar em todos os demais quesitos da vida. Profundo, não é mesmo?

Por isso é importantíssimo adquirir esse hábito diário e incentivar crianças e adolescentes a fazerem o mesmo. Ah! Trocar a roupa de cama deve fazer parte da rotina semanal 😉

Organizar as roupas no guarda roupas

Organizar as roupas no guarda roupas

2 – Dobrar e guardar roupas

É super comum fazer aquela ‘montanha’ de roupas em algum canto do quarto durante a semana corrida. Mas para não virar uma ‘bola de neve’, é preciso dar um jeito nisso.

Primeiramente, você precisa separar as roupas sujas das que ainda podem ser usadas (que podem ser penduradas ou postas em uma gaveta a parte). Logo após, deve guardar aquelas que estão limpas. Já aproveite e leve as sujas para a lavanderia.

Arrumar a cômoda de roupas

Arrume a cômoda de roupas

3 – Organize a cômoda ou o guarda-roupa

Esse tópico é indicado para se por em prática pelo menos uma vez no mês. Você pode fazer uma triagem das roupas e dos calçados que não se usa mais, por para doação ou vender, por exemplo.

Outra dica é separar as roupas por cores ou estilo, por exemplo. E no caso dos bebês, é sugerido dividir por tamanhos para facilitar o dia a dia e não perder roupinhas à toa.

Deixar o criado mudo limpo e organizado

Deixe o criado mudo limpo e organizado

4 – Dê uma geral no criado-mudo

O criado-mudo é nosso braço direito na hora de ir para a cama. Nele colocamos de tudo um pouco: fones de ouvido, celular, carregador, livro, documento, chaves, remédios, copo, bijuterias, relógio, entre tantos e outros itens pessoais.

Com isso, no final da semana parece que passou um furacão pelo móvel. Sendo assim, dar uma geral no que fica ou não ali é interessante para arrumar o quarto de forma completa.

Organizadores de brinquedos em quarto de crianças

Organizadores de brinquedos em quarto de crianças

6 – Organizar acessórios / bijus / maquiagens

Se você tem um espacinho em seu quarto para guardar bijus e outros acessórios, além de itens de uso pessoal como perfumes, loções, maquiagens, documentos, livros, cadernos, agendas, etc, dê uma olhadinha ali na hora de arrumar a casa.

Afinal, não adianta nada você deixar todo o quarto lindo, mas ao olhar para a escrivaninha, estante ou penteadeira e estar tudo uma bagunça. Então nossa dica é jogar fora os produtos acabados / vencidos, doar as bijus que já não usa e arrumar o que sobrar em organizadores variados. Caixas e penduradores são os mais utilizados.

Organizar bijus acessórios e outros objetos pessoais

Organizar bijus acessórios e outros objetos pessoais

Por tudo no lugar na penteadeira

Por tudo no lugar na penteadeira

Como arrumar a cozinha

Chegamos à cozinha e para muitos é um ponto crítico na hora de arrumar a casa. Isso por que nesse espaço há uma infinidade de coisas para se por no lugar. São mantimentos no armário ou na dispensa e na geladeira, vasilhas, vidros, panelas, talheres, panos de prato, eletrodomésticos, entre outros objetos.

Como manter tudo isso em ordem? Bom, para não se perder quando for fazer a limpeza na cozinha é bacana setorizar.

1 – Lave e seque a louça

Comece lavando toda a louça manualmente ou com a lavadora. Não deixe para depois: seque toda a louça e separe-a. Também não se esqueça de passar a esponja na bancada com água e detergente neutro, bem como na cuba da pia.

Limpar a bancada da pia

Limpar a bancada da pia

2 – Limpar o fogão

Limpar o fogão assim que se encerra a lavagem da louça é uma dica para otimizar o seu tempo. Você pode usar a mesma esponja, inclusive, mas com o lado amarelo para não arranhar ou então separar uma somente para o fogão. Desengordurante ou detergente neutro são os mais indicados.

Limpeza diária do fogão

Limpeza diária do fogão

3 – Guarde as louças

Essa talvez seja a hora que dá mais trabalho, pois é difícil encontrar lugar para tantos utensílios. Mas vá com calma, use e abuse de organizadores para armários – você os encontra fácil em lojas de utilidades até mesmo pela internet.

Uma dica bacana é passar um pano úmido com álcool dentro dos armários e das gavetas antes de recolocar as peças. Se quiser uma arrumação mais completa, retire todos os itens, separe aqueles que não se usa mais, quebrados, etc., faça essa limpeza e devolva-os.

Limpar superfícies e guarda louça na cozinha

Limpar superfícies e guarda louça na cozinha

Veja algumas ideias de organizadores e de como você pode guardar os itens nos armários:

Arrumar armários gavetas e dispensa

Arrumar armários, gavetas e dispensa

4 – Limpar geladeira por dentro e por fora

Uma vez na semana ou a cada 15 dias faça uma vistoria geral na geladeira para você o que precisa ser jogado fora, se há algo vencido ou estragado. Depois disso é importante fazer uma limpeza na parte de dentro, desligando a tomada e retirando todos os alimentos, assim como as peças móveis para lavar.

Água e detergente neutro dão conta do recado na limpeza no interior da geladeira. Do lado de fora, se ela for de inox, use produto específico, se for branca, água e detergente neutro também são essenciais.

Na hora de arrumar os alimentos, deixe os laticínios e ovos na parte mais alta da geladeira (aquela próxima ao freezer). Na porta ponha garrafas diversas, molhos e temperos. Nos gaveteiros as hortaliças, frutas e legumes. Use caixas e cestas organizadoras para facilitar a arrumação.

Leia + sobre o tema ⇒ Como Organizar a Geladeira – 15 Dicas que Fazem Toda a Diferença!

Limpar a geladeira por dentro e fora

Limpar a geladeira por dentro e fora

5 – Limpar armários por fora

Faça a limpeza das portas e gavetas dos armários da cozinha por fora, seguindo as especificações de cada material. Os espelhados e em vidro podem precisar de uma limpeza com vinagre de álcool ou limpa-vidros. Os de MDF brancos e clarinhos costumam ficar limpinhos com sapólio.

Limpar o armário da cozinha por dentro e por fora

Limpar o armário da cozinha por dentro e por fora

6 – Manter o chão limpo

Aquela limpeza no chão da cozinha pode ser necessária todos os dias. Varrer e passar um pano com álcool / cândida / desinfetante são boas dicas para uma limpeza diária. Deixar de lado esse quesito faz com que acumule alimentos que caem e se derramam durante o dia, ocasionando surgimento de formigas, baratas, moscas e outras pragas.

Limpar o chão da cozinha

Limpar o chão da cozinha

7 – Padronizar recipientes da dispensa

Uma dica de arrumação bem eficiente na cozinha é a padronização de potes e outros recipientes da dispensa / dos armários. Além disso, dá para identificar os alimentos guardados com etiquetas iguais com seus respectivos nomes. Por a validade é uma opção também.

Padronizar vidros e potes de mantimentos

Padronizar vidros e potes de mantimentos

8 – Vá além dos armários tradicionais

Quando se pensa em cozinha logo vem na cabeça os armários fechados tradicionais. Porém, você pode ousar e recorrer a prateleiras, nichos e penduradores para organizar peças de louça, aparelhos de jantar, panelas, xícaras, talheres, entre tantos outros utensílios.

Penduradores e prateleiras para organizar cozinhas

Penduradores e prateleiras para organizar cozinhas

Como arrumar o banheiro / lavabo

Enfim chegamos ao banheiro, outro setor da casa que precisa de uma atenção extrema. O ideal é que se faça uma limpeza básica nos banheiros e lavabos todos os dias e geral uma vez na semana. Se isso não for feito, a chance de acumular sujeira, lodo e gerar riscos de contaminação.

Selecionamos os quesitos mais importantes da limpeza do banheiro. Veja:

1 – Limpeza e organização dos itens em cima da pia

Itens da pia do banheiro

Arrume itens da pia do banheiro

2 – Limpeza do box

Limpar o box do banheiro

Antes e depois da limpeza do box do banheiro

3 – Limpeza express da pia, do vaso e do chão todos os dias

Limpeza express do banheiro para o dia a dia

Limpeza express do banheiro para o dia a dia

4 – Organização com cestos e caixas organizadoras

Modelos de organizadores para banheiro

Modelos de organizadores para banheiro

5 – Nichos e prateleiras para por cosméticos e demais produtos

Prateleiras para organizar banheiro

Prateleiras para organizar banheiro

Como arrumar a lavanderia

A lavanderia também não pode ficar de fora da organização e limpeza da casa. A principal função nesse ambiente é lavar todas as roupas, separar as que têm para lavar por cores e manter os produtos de limpeza em ordem. Veja dicas:

1 – Separar roupas por cores

Cestos de roupa suja separados por cores

Cestos de roupa suja separados por cores

2 – Limpar a máquina de lavar e o tanque

Como arrumar a lavanderia

Como arrumar a lavanderia

3 – Separe um ou dois dias da semana para lavar as roupas

Lave todas as roupas de acordo com o tipo e as cores

Lave todas as roupas de acordo com o tipo e as cores

4 – Organize os produtos de limpeza

Materiais simples para arrumar os produtos de limpeza

Materiais simples para arrumar os produtos de limpeza

5 – Prateleiras e armários multiuso são ótimos

Organizar armários e prateleiras da lavanderia

Organizar armários e prateleiras da lavanderia

6 – Pendure vassouras e rodos 

Penduradores para vassouras e rodos

Penduradores para vassouras e rodos

Dicas que valem para arrumar a casa toda

Achou que tinham acabado as dicas? Também selecionamos tarefas que podem valer para qualquer cômodo da casa. Confira!

1 – Lavar / limpar as cortinas

Aspirar ou lavar cortinas da casa

Aspirar ou lavar cortinas da casa

2 – Limpar / lavar as janelas

Limpar janelas

Limpar janelas

3 – Limpar os lustres e as arandelas

Limpeza de lustres e arandelas

Limpeza de lustres e arandelas

4 – Limpe as portas da casa

Limpeza de portas

Limpeza de portas

Misturinhas para limpeza da casa

Para arrumar a casa com eficiência, você não precisa ter os últimos lançamentos de materiais de limpeza e nem os mais caros do mercado. Hoje em dia, as misturinhas caseiras estão até mais famosas que certas marcas.

Exemplos de misturinhas para deixar a casa limpa:

Aromatizador de ambientes: 1 litro de água, 1/2 copo de vinagre, 1 colher (sopa) de bicarbonato, 1/4 de copo de álcool e 1 colher (sopa) de amaciante de roupas

→ Desengordurante: 4 xícaras (chá) de vinagre branco + 1 de bicarbonato de sódio

→ Desinfetante: Ferva 1 litro de água e misture 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio com cascas de 1 limão ou então 1 laranja.

→ Limpa-alumínio: 1 xícara (chá) de bicarbonato de sódio e 1 xícara (chá) de água oxigenada 10 volumes. Misture até virar uma pasta. Aplique na peça de alumínio e deixe agir por alguns minutos. Logo após, esfregue com esponja de aço.

→ Tira-bolor: mesma proporção de vinagre branco e bicarbonato de sódio. Deixe agir por 30 minutos e esfregue com uma escova.

Limpa-vidros: vinagre branco + água em quantidades iguais. Aplicar com pano e secar com jornal.

Limpador multiuso: ½ xícara (chá) de bicarbonato de sódio + ¼ xícara (chá) de água morna + ¼ xícara (chá) de suco de limão + 1 xícara (chá) de detergente líquido.

Dica extra: Também não é preciso muitos eletrodomésticos para ter uma casa sempre limpinha. Vassoura, pano e rodo ainda costumam dar conta do recado mesmo com o crescimento do uso de aspirador ou MOP’s, por exemplo.

E então, gostou de nossas dicas e soluções para arrumar a casa? Conte para a gente o que achou na parte dos comentários 🙂

Aproveite para ler também outros artigos relacionados a organização do lar:

Como Organizar Maquiagem: Dicas Simples e Práticas

Como Organizar Gavetas – As 5 Dicas Mais Incríveis de Organização!

Volte mais vezes para ficar por dentro de tudo o que há de novo sobre casa e construção!

Você pode gostar...