Quarto infantil planejado – 55 ideias e decorações maravilhosas!

Quem precisa montar um quarto infantil planejado sempre fica com dúvidas na hora de organizar o espaço. Esse tipo de projeto vai além do tradicional, é preciso avaliar uma série de fatores para deixar o ambiente harmônico e equilibrado.

Em meio a tantas tendências, é essencial analisar o espaço disponível e considerar a idade da(s) criança(s). Em muitas propostas, é possível ir além do convencional, já em outras, optar pelo básico pode ser a melhor alternativa.

Sendo assim, vale a pena conferir as melhores dicas para montar um lindo quarto infantil planejado + 55 ideias surpreendentes. Acompanhe nosso guia e inspire-se.

ideias de quarto infantil planejado

55 ideias de quarto infantil planejado + ótimas dicas para montar e decorar!

Seja para um bebê, para uma criança ou para um pré-adolescente, o quarto infantil deve ser o espaço ideal para que ela se sinta bem. A idade, inclusive, faz toda a diferença, já que em cada fase há interesses distintos.

No caso do quarto de bebê, os pais podem seguir uma tendência convencional, com poucos adereços, focando em uma boa iluminação e aparatos funcionais, como o berço e o aparador.

Para uma criança a partir dos 3 anos, focar no cenário lúdico é uma ótima ideia, pois eles precisam brincar, aprender e se desenvolver. Nesse caso, mesas e brinquedos são estruturas que agradam os pequenos.

quarto infantil planejado decorado

Já os maiores, na faixa de 8 a 12 anos, preferem algo mais privativo, pois estão indo para a fase da adolescência. Nesse caso, os pais podem considerar os interesses pessoais para montar o quarto, incluindo uma escrivaninha, um guarda roupa maior, uma cama moderna, além de acessórios decorativos.

De modo geral, o quarto infantil planejado se adapta a qualquer necessidade. Para quem vive em casas com pouco espaço ou apartamentos, é uma bela alternativa. É possível projetar um quarto confortável e com tudo que a criança precisa, basta seguir algumas dicas valiosas.

quarto infantil planejado minimalista

Fotos e inspirações de quarto infantil planejado

Como montar um quarto infantil planejado?

Além de considerar a idade da criança, é primordial avaliar o espaço disponível. A partir daí, definir as prioridades. Os móveis principais devem estar no topo da lista: cama e guarda-roupa. Entretanto, em alguns casos (como em quarto de bebê), você pode até substituir o roupeiro por um aparador.

Embora para os bebês seja necessário um berço, pense que futuramente o mesmo será substituído pela cama, então é importante considerar o espaço necessário para instalação desse móvel. No caso de duas crianças, a beliche é uma ótima alternativa.

quarto infantil planejado masculino decorado 1

Definidos os móveis principais, você pode incluir aparatos auxiliares, como a escrivaninha ou uma mesa de estudos. Para otimizar o espaço, a instalação de nichos e prateleiras faz toda a diferença. Se é interessante para o seu projeto, considere os móveis planejados.

Em todo caso, é ideal aproveitar todo o espaço disponível, adaptando qualquer estrutura ao cômodo, porém com conforto e coerência. Nada deve ficar amontado e nem próximo demais. Por isso, segundo especialistas, prezar pelo minimalismo e simplicidade é interessante para evitar excessos.

Quanto à decoração, não há um padrão definido. Qualquer tipo de quarto infantil planejado pode seguir uma tendência diferente, seja moderno, clássico, provençal e até rústico. O que vale é a harmonia para que o ambiente fique aconchegante, leve, bem iluminado e bonito.

quarto infantil planejado masculino 1

Projetar um quarto infantil planejado é bem simples! Inspire-se com algumas ideias incríveis!

Quarto infantil planejado feminino

No quarto infantil planejado feminino, as cores claras se destacam. Uma boa ideia é usar branco como base para tons de rosa, marrom, bege e até vermelho.

Muitas pessoas seguem uma linha provençal, com móveis em formas arrojadas e um belo acabamento. Além disso, usar papel de parede é uma boa ideia, assim como adesivos, quadros e décor com luzes de LED.

O quarto feminino ainda pode contar com detalhes na decoração, como almofadas divertidos, nichos de casinhas, pelúcias, bonecas, tapetes estampados, entre outros adereços que deixam o espaço elegante e aconchegante.

como decorar quarto infantil planejado feminino

decoração de quarto infantil planejado feminino

ideia de quarto infantil planejado feminino

ideias de quarto infantil planejado feminino

lindo quarto infantil planejado feminino decorado

lindo quarto infantil planejado feminino

quarto infantil planejado feminino moderno

quarto infantil planejado feminino provençal

quarto infantil planejado feminino rosa

quarto infantil planejado feminino

Quarto infantil planejado masculino

O quarto infantil planejado masculino pode seguir uma linha moderna ou industrial, com elementos conceituais e cores sóbrias, como tons de cinza, marrom e até preto. Além disso, os tons de azul sempre se destacam, sobretudo os mais escuros.

Muitos projetos contam com piso de madeira, escrivaninhas planejadas e um espaço para TV e videogame. Os meninos adoram jogos e podem ter espaço para brincar em seu quarto, ainda mais em cômodos compartilhados.

Papéis de parede e adesivos temáticos (como de um herói favorito da criança) são boas opções para a decoração. Do mesmo modo, é possível instalar quadros, nichos com brinquedos, entre outros adornos.

bela ideia de quarto infantil planejado masculino

dica de quarto infantil planejado masculino

ideia dde quarto infantil planejado masculino

linda ideia de quarto infantil planejado masculino

lindo quarto infantil planejado masculino

quarto infantil planejado masculino com papel de parede

quarto infantil planejado masculino decorado

quarto infantil planejado masculino projetado

quarto infantil planejado masculino simples

quarto infantil planejado masculino

Quarto infantil planejado com duas camas

Em muitos projetos é necessária a montagem de um quarto infantil planejado com duas camas. Se o quarto precisa ser compartilhado, é essencial focar em uma beliche ou nas camas instaladas em paralelo, cada uma de um lado. Entretanto, o conceito de organização pode mudar de acordo com o espaço disponível no quarto.

Além disso, o guarda-roupa pode ser o ponto de destaque, ideal para comportar os pertences das duas crianças. Para complementar, é possível instalar uma escrivaninha, uma mesa de estudos, nichos e demais estruturas.

A iluminação também faz toda a diferença, e para isso dá para inovar com pendentes e luminárias em formatos arrojados. A decoração pode receber quadros, brinquedos, entre outros adereços.

como decorar quarto infantil planejado com duas camas

ideia de quarto infantil planejado com duas camas

quarto infantil planejado com duas camas beliche

quarto infantil planejado com duas camas e beliche

quarto infantil planejado com duas camas ideias

quarto infantil planejado com duas camas simples

quarto infantil planejado com duas camas sofisticado

quarto infantil planejado com duas camas todo decorado

quarto infantil planejado com duas camas unissex

quarto infantil planejado com duas camas

Quarto infantil planejado para apartamento pequeno

Em apartamentos pequenos, a necessidade de montar um quarto infantil planejado é enorme, por isso você deve considerar todas as dicas. Nesse caso, aliás, é comum que os quartos sejam compartilhados.

Para duas ou mais crianças, vale a pena projetar um cômodo tradicional, geralmente em cor neutra, com poucos adereços decorativos de acordo com a preferência dos pequenos.

Felizmente, é possível montar um espaço simples e funcional. Um roupeiro em tamanho médio é capaz de comportar os pertences das crianças. Já uma escrivaninha delimita a área de estudos. Em muitos casos, ainda é possível instalar uma TV em um painel na parede.

As camas, nesse caso, podem ficar paralelas, uma de cada lado. Entretanto, a instalação do famoso beliche também faz toda a diferença. Para ter uma ideia melhor, analise as imagens de alguns projetos.

decoração de quarto infantil planejado pequeno

ideia de quarto infantil planejado pequeno

ideias de quarto infantil planejado pequeno

quarto infantil planejado pequeno colorido

quarto infantil planejado pequeno com beliche

quarto infantil planejado pequeno decorado

quarto infantil planejado pequeno e compacto

quarto infantil planejado pequeno moderno

quarto infantil planejado pequeno


De fato, é bem simples montar um quarto infantil planejado. Siga as dicas e ideias do nosso post e deixe seu projeto com um resultado incrível. Esperamos que tenha gostado, comente e compartilhe. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...