Como Fazer Patchwork – 25 Ideias Lindas & Tutoriais Fáceis de Fazer!

Existem inúmeras formas de artesanato usados para enfeitar e trazer mais vida para os lares. Dentre eles, os que utilizam tecidos são alguns dos mais queridos. Pensando nisso, resolvemos te ensinar diferentes forma de como fazer patchwork. Além disso, também vamos mostrar algumas maneiras de como aproveitar essa técnica em vários adornos da sua casa.

Fotos e Ideias de Artesanato com Patchwork

O patchwork, sem dúvida, é uma das técnicas de artesanato mais encantadoras que existem. Mas, qual é o significado desse termo? Patchwork é o nome dado ao trabalho que une tecidos de diferentes padrões e cores por meio da costura. Geralmente eles formam desenhos geométricos e podem ser finalizados com quilting. Esse é o método usado para acolchoar os itens, sobrepondo os tecidos do patchwork, um enchimento e o forro.

Em Pano de Prato

A cozinha é uma das regiões da casa onde é mais comum encontrar um patchwork, sobretudo nos panos de prato. Nos exemplos a seguir, você pode notar que as combinações, assim como os desenhos podem variar bastante. Sendo que, no final, o que garante o charme da peça é o bom gosto de quem a faz.

Cinco panos de prato com a mesma estampa e cores diferentes.

Pano de prato com patchwork.

Pano de prato com desenho de vaso.

Em Fraldas

Outro item que também recebe essa técnica com frequência são as fraldas de pano. Afinal, é comum que os pais queiram deixar essas peças ainda mais fofas. Sem falar que essa é uma boa forma para diferenciá-las umas das outras. Assim como nos panos de prato, esse item pode ter desenhos diferentes, além de uma barra colorida feita com patchwork.

Fralda com desenho de bola.

Fraldas com desenhos diferentes mas mesmas cores.

Fraldas com desenho de cavalinho, pipa e carro.

Fralda branca com desenho de barco.

Em Toalha de Mesa

Outra forma incrível de utilizar os retalhes são as toalhas de mesa. Além de deixar a cozinha ainda mais alegre, essa técnica torna a peça única. Nesse caso, você pode fazer todo o item em patchwork, apenas as barras ou somente a parte central. Isso varia, principalmente, de acordo com a sua criatividade.

Toalha de mesa feita com retalhos de tecidos coloridos.

Toalha de mesa verde com barra com retalhos.

Toalha de mesa de patchwork.

Em Porta-Copos

Muitas pessoas, a fim de tornar suas refeições mais agradáveis, também apostam no charme dos porta-copos de patchwork. Da mesma forma que possuem diferentes estampas, eles também podem ter variados formatos. Esse é o caso, por exemplo, da imagem em seguida.

Porta-copos com formato de coração.

Porta-copos quadrados, feitos com retalhos.

Com Estampas Natalinas

Apesar de estarmos mostrando vários itens da casa onde o patchwork pode ser usado, não poderíamos deixar de destacar essa data comemorativa. Afinal, em decorações natalinas é muito comum encontrar essa técnica. Bem como nos panos de prato e toalhas de mesa, esse trabalho pode aparecer em guardanapos, embrulhos de presentes, entre outros. Nesses casos, os desenhos formados geralmente contém árvores de Natal, estrelas, bolas decorativas, renas e, é claro, o Papai Noel.

Guardanapos com estampas natalinas.

Pano de prato com desenhos de árvores de Natal.

Pano de prato com estampa natalina.

Saco de pano com patchwork.

Almofadas e toalha de mesa com a mesma estampa natalina.

Outros

Antes de te ensinar como fazer patchwork, ainda temos alguns exemplos de seu uso para te mostrar. Afinal, já que essa técnica é bastante democrática, é claro que ela pode ser vista em vários outros itens da casa. Como, por exemplo, porta-trecos, descansos de pratos, almofadas, cestos, estojos e até bolsas.

Porta-treco de tecido com patchwork.

Descanso de prato de patchwork.

Cestos de tecido com patchwork.

Bolsa com estampa de casas.

O patchwork pode ser usado para repaginar aquela sua bolsa de tecido antiga.

Almofada com desenhos de pássaros.

Almofada com patchwork.

Estojo feito com patchwork.

Bolsa de tecido com patchwork.

Como Fazer Patchwork: Passo a Passo Fácil

Agora chegou a melhor parte do post para quem gosta de colocar a mão na massa. A seguir, você vai aprender a aplicar a técnica do patchwork de três formas diferentes.

Colcha de Retalhos

Para fazer uma colcha de retalhos, você vai precisar de:

  • Faixas de tecidos de algodão de diferentes tamanhos;
  • Papel de qualquer tipo;
  • Cola bastão;
  • Régua;
  • Tesoura;
  • Máquina de costura;
  • Ferro e tábua de passar roupa;
  • Linha;
  • Enchimento para patchwork;
  • Tecido para forro;
  • Alfinetes.

Essa técnica pode ser aproveitada também para fazer toalhas, panos, entre outros.

Para começar, recorte um pedaço de papel no formato de um quadrado. Depois, dobre ele ao meio, formando um triângulo. Em seguida, abra-o e passe um pouco de cola bastão sobre o vinco. Pegue uma faixa de tecido e dobre ao meio, também para formar um vinco. Junte-a ao papel, no local onde a cola foi passada. Depois, alinhe uma nova faixa de tecido com a beirada da anterior e costure apenas um dos lados, com o auxílio da máquina de costura. Nesse momento, deve-se diminuir o ponto da máquina. É importante lembrar também que, caso o tecido seja estampado, costure-o com a estampa virada para baixo. Depois de costurado, traga a estampa para cima e passe o ferro. Em seguida, adicione a próxima faixa, repetindo o mesmo processo.

Quando preencher todo o quadrado, use uma tesoura para recortar as sobras dos tecidos em volta do mesmo. Com o papel virado para cima, rasgue-o e retirando-o do bloco. Dessa forma, sobrarão apenas os tecidos. Finalmente, para formar a colcha, costure um bloco ao outro, formando o desenho de sua preferência. Depois, basta juntar o seu patchwork com o enchimento e o forro e costurar tudo. Para conferir o vídeo completo desse tutorial da Fá Giandoso, clique aqui.

Guarde os restos de tecidos para fazer novos trabalhos.

Pano de Prato

Separamos esse tutorial em duas partes. Primeiro, você vai vai aprender como fazer patchwork na barra do pano de prato. Essa técnica é bastante semelhante com a aprendida acima. Já na segunda parte, você verá como é feito o patch apliquê.

Barra do Pano

Antes de aprender como fazer patchwork na barra do pano, você vai precisar dos seguintes itens:

  • Pano de prato;
  • Faixas de tecidos;
  • Tesoura;
  • Máquina de costura;
  • Alfinetes;
  • Passa fita.

Primeiramente, caso seu pano esteja com as barras costuradas, recorte o lado onde você vai realizar o trabalho. Dessa forma, a finalização ficará mais delicada. Depois, escolha as faixas de sua preferência, lembrando sempre de combinar e contrastar as estampas. Alinhe a primeira faixa com a barra do pano. Se ela for estampada, coloque os desenhos para baixo. Em seguida, costure uma das extremidades, conforme mostra a montagem. Passe o tecido da faixa para o outro lado do pano e costure novamente a ponta. Pegue a próxima faixa e alinhe-a com a extremidade solta da faixa anterior. Lembre-se de deixar a estampa para baixo e costure novamente.

Repita o processo quantas vezes achar necessário. Quando terminar, dobre um pedaço da última faixa para dentro e costure. Caso contrário, o tecido pode desfiar. Por isso, faça o mesmo com as sobras laterais. Para finalizar, você também pode incluir algum enfeite, como um passa fita. Para conferir todo o passo a passo do canal Gui Fest Lembrancinhas, clique aqui.

Patch Apliquê

Para essa segunda parte do tutorial sobre como fazer patchwork em pano de prato, você vai precisar de:

  • Molde;
  • Tesoura;
  • Termocolante;
  • Tecidos;
  • Lápis;
  • Ferro e tábua de passar roupa;
  • Agulha e linha;
  • Máquina de costura.

Comece escolhendo a imagem do seu pano de prato. Depois, selecione o desenho no Google para formar um molde e imprima no tamanho de sua preferência. Recorte o molde e desenhe o formato no termocolante, com o auxílio de um lápis. Passe bem o tecido escolhido. Em seguida, abra o papel termocolante, separando a parte brilhante da fosca. Cole na parte de trás do tecido e recorte conforme o desenho. Coloque-o sobre o pano, com a estampa para cima, e posicione o ferro sobre ele. Deixe por cerca de cinco segundos, sem esfregar. Verifique se as pontas estão coladas. Para finalizar, é preciso costurar em volta do desenho. Você pode fazer isso com o auxílio da máquina de costura ou, caso tenha uma boa habilidade na área, pode se aventurar apenas com agulha e linha. Para ver o vídeo completo, clique aqui.

Quanto mais detalhes, maior é a dificuldade. Por isso, comece com moldes simples.

Agora que você já aprendeu como fazer patchwork, certamente já está com vontade de usar a técnica em vários itens da casa, não é mesmo? Quer conferir outras dicas de artesanato? Aproveite para dar uma olhada nos nossos posts com 35 modelos de cesto de crochê, 60 inspirações de flor de feltro e 25 bichinhos de biscuit. Gostou desse texto, ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Não esqueça de deixar seu comentário!

Você pode gostar...