🧶180 Tapetes de Crochê/Barbante【45 GRÁFICOS】+ Fotos

O tapete de barbante pode até lembrar coisa de vovó, mas a verdade é que a peça, que já é usada há anos, voltou como uma tendência forte para quem quer apostar numa decoração moderna misturando estilos, ou para quem quer recorrer a um visual vintage. Afinal, são inúmeras as possibilidades de pontos e estilos, e isso permite o uso em diferentes estilos de decor.

Se você está procurando inspirações de modelos de tapete de barbante para repaginar a decoração, veio ao lugar certo! Selecionamos imagens lindíssimas para ajudá-la(o) nesta tarefa!

Mas se, por outro lado, você anda querendo aprender a fazer tapete em crochê de barbante, saiba que esta é uma excelente maneira de ganhar uma renda extra, podendo vender as peças em sua cidade e em sites online, como o Elo 7. Se é este o motivo de sua visita, confira no final do artigo modelos de tapete de crochê para iniciantes com gráfico e comece já a trabalhar!

modelos de tapetes de barbante e croche

Atenção: Ao longo do artigo, você encontrará algumas receitas. Se quiser mais tutoriais, vá até o tópico 5, onde compartilhamos muitas receitas de tapetes de crochê com gráficos, não perca!

Estilos e modelos de tapetes em crochê

Tapetes de Crochê Simples

Com certeza você já ouviu falar que menos é mais. E é exatamente essa a ideia deste tipo de tapete de barbante.

  • O modelo sem firulas pode ser em diferentes formatos, e geralmente é feito com barbante cru, mas isso não é regra.
  • Até pode variar um pouquinho nos pontos, mas a ideia é seguir tendências mais simples e que possam ser feitos por iniciantes na prática.
  • Entre os pontos mais usados, estão o correntinha ou ponto alto para dar um pouco de relevo a peça.
  • Outra opção que se mantém na categoria iniciantes, mas dá um estilo a mais para a peça é o ponto abacaxi, um ponto que valoriza o modelo do tapete e não tem grande dificuldade.

modelos simples

Tapete de Crochê Russo

Se o modelo anterior prezava pela versão simples, a ideia do tapete de crochê russo é bem diferente e já traz uma riqueza de detalhes e mix de pontos.

  • O resultado é uma peça com camadas, pontos altos, baixos, simples, abertos e fechados. E por mais que possa parecer um tanto misturado demais, no final a peça fica linda.
  • O modelo de tapete russo é uma peça sem comparação com as versões mais simples de tapete crochê, e é uma bela aposta para quem busca um modelo que tenha mais destaque na decoração.

modelo russo

Tapete de Barbante Barroco

Uma opção bem confortável é o tapete de crochê barroco.

  • Não é uma técnica tão diferente nos pontos, e sim uma técnica que utiliza uma linha especial, que é um barbante de algodão mais fofinho e que deixa a peça mais macia.
  • Em geral, esse tipo de tapete croche costuma ser colorido e rico em detalhes e por isso chama atenção no ambiente, podendo ser um ponto de croche para tapete destaque na decoração.
  • O barbante barroco é um grande aliado para quem quer inovar e trazer um visual diferente para a peça, deixando um tapete peludinho e bastante macio.

E falando na possibilidade de um tapete felpudo, fica a ideia de fazer uma peça grande para usar na sala e substituir os clássicos tapetes felpudos.

modelo russo

A linha macia deixa os modelos mais fofinhos

Tapete de Crochê Bordado

Não basta saber a técnica e os pontos de crochê, esse tipo tem um detalhe a mais – bordados.

  • A técnica exige um pouquinho mais, afinal depois de finalizar os croches passo a passo, é hora de iniciar os trabalhos bordados que são sobrepostos a peça e criam um efeito lindo e que ficam integrados ao modelo de tapete.
  • O tipo de bordado pode variar de acordo com as diferentes possibilidades e isso cria uma gama bem variada para diferenciar o tapete de modelo.

modelos bordados

Tapete de Barbante com Bico Duplo

  • Como o próprio nome já diz, a ideia de ter dois bicos é o que prevalece neste tipo de tapete de barbante.
  • A peça parece ser composta por dois tapetes, um sobre o outro, mas na verdade, a técnica usa pontos específicos para essa junção e criar a impressão de dois barrados.
  • O tapete com bico duplo usa da técnica de bicos de crochê, mas neste caso em um acabamento duplo, dando mais destaque para o modelo quando comparado a versões mais simples e tradicionais dos tapetes.

bico duplo

Tapete com Aplicações / Flores

Este tipo é feito da maneira simples, e depois você pode aproveitar suas habilidades para fazer flores de crochê e aplicar sobre a peça, criando assim, texturas e modelo de tapetes decorados.

  • Além das flores, ainda dá para fazer folhas e ampliar a ideia da aplicação por toda a peça.
  • O modelo com flores aplicadas cria detalhes em alto relevo e isso dá destaque para o tapete, que pode fugir do visual tradicional para uma opção mais elaborada.
  • Para quem já tem um nível mais avançado, pode recorrer aos modelos em que as flores são integradas ao tapete, fazendo assim uma peça única e sem aplicações.
4 tapetes diferentes com aplicações de flores

Tapetes de croche com flores

Crochê Square / Quadrados

O crochê square ou de quadradinhos, como também é chamado, é mais uma das técnicas para fazer trabalhos.

  • Consiste em quadrados de barbante separados e que depois são unidos para formar a peça desejada.
  • O emprego mais comum desta técnica é utilizando um mix de cores. E você consegue entender o porquê ao observar a colagem abaixo, certo? Cada quadrado fica mais destacado, e a peça fica com mais cara de trabalho artesanal, lembrando retalhos.
  • Por outro lado, o tapete de crochê square também fica incrível com uma única cor, sendo o visual monocromático ideal para ambientes com estilo elegante e clean.

crochê square

Tapete de Crochê Filé

Outra técnica que pode ser usada para tapete de barbante é a técnica de crochê filé.

  • Neste tipo de tapete, os desenhos que compõem a peça a caracterizam.
  • O tapete de crochê filé é uma versão mais delicada e perfeita para quem quer um modelo de tapete que além de ser um trabalho manual, ainda traga desenhos mais definidos para o tapete.

crochê filé

Cores de tapetes de barbante

Tapete de Crochê Preto e Tons Neutros

Se ao imaginar um, você logo pensa nos modelos tradicionais com barbante cru, uma opção também neutra e que é ótima para não destacar a sujeira do dia a dia, é a versão em preto.

preto

Dá para escolher entre os modelos lisos e com pontos simples, ou variar e escolher uma versão com aplicações, que ganham um detalhe a mais na peça neutra.

Clique aqui para ir até o último tópico para ver mais detalhes sobre este lindíssimo tapete!

E claro que falando em tom neutro, não dá para deixar de lado o tapete de crochê com barbante cru. A cor natural da linha deixa o modelo simples, e fica ótimo para combinar com diferentes estilos de decor.

cor neutra

O modelo retangular pequeno foi usado em par

Esse estilo de tapete ainda é um clássico e perfeito não só para uma decoração clean, mas para trazer o visual mais característico na decoração.

cinza e redondo

O modelo com pontos altos parece ser mais grossinho

modelo cinza

A peça de cor cinza combina com o ambiente de tons neutros

Se tem uma cor que é neutra e funciona como o novo bege da decor, é o cinza; e por isso o barbante desta cor pode ser uma excelente opção para  combinar com uma sala cinza ou de outras cores e valorizar uma decor moderna sem fugir da cartela de cores neutras.

O cinza é uma variação mais suave do preto e perfeito para quem não quer ficar com um tapete que suja facilmente, mas também não abre mão de uma peça neutra e menos intensa na cor.

Tapete de Crochê Vermelho

Na linha de cores de tapetes de barbante, surge a opção de tapetes vermelhos.

O vermelho não passa despercebido por conta da intensidade da cor, e qualquer estilo de ponto se realça e fica lindo nesta cor de tapete.

passadeira vermelha

Aqui o modelo segue o estilo passadeira e tem o mix de pontos abertos e fechados, criando um efeito super estiloso. Outro detalhe bacana da peça são as laterais com losango que substituem o tradicional bico dos tapetes.

pequeno vermelho

As peças posicionadas na frente de poltronas é uma opção

Para este modelo a ideia foi seguir o modelo de tapete simples e para aumentar o destaque da peça, a escolha pelo barbante vermelho foi essencial.

banheiro vermelho

No banheiro claro, a cor vermelha se destaca

oval vermelho

Tapete de Barbante Amarelo

A cor intensa é uma aposta ótima para quem pretende ter uma peça de destaque na decoração.

amarelo redondo

Tapete para sala. O modelo redondo com bicos dá vida ao ambiente.

E neste caso o modelo redondo foi usado na sala com móveis e piso de madeira, dando destaque a decor clássica e um toque mais moderno por conta do amarelo do tapete.

amarelo com flores de crochê

A aplicação com flores deixa a peça mais delicada

Nesta proposta, a ideia foi de usar tapetes no banheiro em um jogo de banheiro.

Como o piso e as cerâmicas são de tons claros, a cor intensa foi ótima para dar mais alegria ao espaço. A peça com babados ainda ganhou aplicações com flores, que dão ainda mais destaque aos tapetinhos e deixam as peças mais alegres.

 

linha amarela

redondo

No centro, os pontos formam o desenho de uma flor

Tapete de Crochê Duas Cores

Se você gosta de uma decoração clássica, não tem erro o tapete de crochê/ barbante preto e branco. Aqui o modelo é redondo com as cores intercaladas e isso dá ainda mais destaque ao duo de cores.

A combinação das cores é neutra e fica perfeita para agregar um detalhe a mais ao espaço.

rosa e branco

O modelo redondo foi usado no quarto infantil

Se a intenção é uma peça mais delicada, a combinação de rosa claro e branco é uma ótima inspiração. Neste modelo, a ideia é ótima para tapete de quarto de bebê, porque traz suavidade e delicadeza ao ambiente.

pink e cinza

A mistura de cores é moderna

marrom e bege

O tapete traz um duo de tons terrosos

Tapete de crochê redondo preto e branco com flor no centro

Tapete simples com flor – O branco ameniza a intensidade do marrom escuro

Tapete de Crochê Rosa

E na linha dos tapetes de barbante de cor única, a inspiração aqui traz o tapete rosa como proposta decorativa.

foto de tapete de crochê redondo rosa coral

tapetes de croche para quarto infantil passo a passo

O modelo redondo tem pontos fechados e isso deixa a peça mais inteiriça e destacando a cor rosa.

Para variar um pouco dos pontos usados na confecção do tapete, a peça tem bicos em ponto diferenciado, dando acabamento ao item.

tapete com pompons

Outra inspiração para o tapete rosa é este modelo acima que mescla pontos fechados e abertos.

Essa mistura dos pontos aparece em camadas circulares, mantendo a forma do tapete e deixando a peça linda!

Um detalhe que deixa a peça atual para a decoração são os pompons nas pontas, dando um toque mais descolado ao item.

tapete pink

A cor pink do barbante deixa o tapete em destaque

quatro modelos de tapete de barbante redondo em tons de rosa

Tapetes de barbante redondo

Tapete de Barbante Azul 

Para quem está pensando em escolher um tapete para decorar o quarto dos meninos, a inspiração aqui traz um modelo de tapete redondo e azul feito a partir de pontos fechados.

quarto de menino com tapete

A peça só com pontos fechados fica linda e valoriza o trabalho artesanal.

tapete com nuvens

Entre as ideias para o azul, a inspiração traz um modelo perfeito para decorar o quarto infantil – um tapete azul com nuvens brancas.

O modelo é feito com ponto fechados e traz detalhes de nuvens em toda a peça, e fica uma proposta delicada e que lembra um céu azul.

tapete de estrela com três tons de azul alternados com branco

A peça em formato de estrela reúne diferentes nuances de azul, e tem como destaque o azul turquesa

tapete redondo azul

O modelo cria um degradê nos tons de azul

Tapete de Croche Verde 

Seguindo as ideias de cor única, uma cor menos comum, mas que também rende ideias lindas é o barbante verde.

tapete verde decoração

Neste caso, o tapete redondo pequeno traz camadas de pontos fechados intercalados a pontos abertos, o que mostra diferentes técnicas empregadas em uma só peça.

conjunto de banheiro verde

Se você busca ideias mais completas, pode se inspirar na proposta de um jogo de banheiro.

Na proposta, os tapetinhos têm o centro feito ao estilo ponto abacaxi em uma nuance de verde mais claro, enquanto o bico que dá acabamento às peças foi feito em barbante degradê verde.

tapete verde

O tapetinho simples é perfeito para ser usado na porta

tapete degradê

O modelo traz diferentes nuances de verde em pontos fechados

Tapete de Croche Branco

Ao falar em tapetes brancos, muitas vezes nos referimos ao barbante cru. Mas, na realidade, este barbante não é bem branco, não é mesmo?

Existem diversos tons de barbantes branquinhos para criar peças incríveis e clássicas.

tapete branco oval

tapete branco redondo

tapete branco

Os pontos diferenciados formam desenhos no tapete

tapete branco quarto bebê

O modelo é feito através de pontos fechado

tapete moderno

Pompons em volta da peça dão um acabamento mais divertido ao tapete

Tapete de Crochet Colorido

Nada como dar um toque de vida e diversão à decoração, com modelos coloridíssimos!

colorido com flores

A combinação de cores deixa a peça alegre

            Este modelo não é simplesmente um tapete de barbante colorido, a peça é quase uma obra de arte. A combinação das cores é um charme, mas a ideia deflores e folhas e reunir tudo isso em tapete é espetacular!

tons suaves

Seguindo um estilo mais infantil e com um colorido de tons suaves, a aposta desse modelo foi mesclar rosa, branco e verde. A composição da peça foi feita com círculos unidos.

colorido arco-íris

O modelo colorido se destacou ao lado do sofá bege

 

tapete redondo de barbante estilo mandala, vermelho, amarelo, branco e verde

Tapete croche redondo barroco – por Simone Eleotério

Os desenhos de flores se destacam perto da peça rústica

Os desenhos de flores se destacam perto da peça rústica

oval colorido

As pontas com barbante cru suavizam o colorido do centro

Formatos de tapetes de crochê:

Tapete de Crochê Redondo e Oval

Estes formatos são bem conhecidos entres os modelos e podem variar entre tamanhos grandes para ocupar um espaço central no cômodo, ou tamanhos menores para ocuparem um canto ou espaço menor do ambiente.

Nas versões menores, também vale usar mais de um no mesmo ambiente e apostar na combinação com pares.

E para quem quer seguir uma proposta de decoração moderna com tapetes pequenos, pode apostar na sobreposição das peças, formando um tapete maior.

redondo pequeno

Os tapetes de croche redondo foram usados em par na sala

Aqui o modelo redondo foi usado em par, um próximo ao outro, deixando a decoração com continuidade e em harmonia

modelo oval

redondo com desenho

Os pontos abertos formam desenhos no tapete de croche redondo

redondo grande

A linha roxa acrescenta detalhes na peça

Tapete de Crochê Quadrado e Retangular

            Para quem vai começar a técnica manual, as versões quadrado ou retangular são as mais simples, mas isso se você escolher um ponto simples, tipo correntinha.

tapete quadrado bege com pontos variados

Modelo de tapete de croche quadrado sala

Aqui o modelo apesar de quadrado é mais complexo, já que a peça é um mix de pontos abertos e fechados e é rico em detalhes.

Este modelo é bastante discreto e ideal para uma decoração de quarto de casal, já que é feito em duas cores neutras: bege (cru) e cinza.

receita de tapete de croche square

Tapete quadrado de croche. Fonte: http://circulo.com.br/

Acima, temos um belo exemplo de trabalho com square e franjas que já vem com a receita para você fazer em casa!

tapete bege com desenhos de quadrados e rosas

Tapete de crochê quadrado com flor em ponto filé

retangular

Na sala com assoalho de madeira, a cor clara do tapete se destaca

retangular grande

Os desenhos dos pontos seguem o sentido diagonal

Tapete de Crochê Leque ou Meia Lua

Uma opção diferenciada é o modelo conhecido como leque ou meia lua, e que na verdade, lembra meio tapete redondo. O modelo costuma ser usado como capacho para portas ou ao pé da cama, substituindo a clássica passadeira de barbante.

O tapete meia lua lembra uma metade de círculo, mas que não precisa necessariamente ter as pontas arredondadas, podendo ter acabamento tipo estrela, com bicos e com flores nas pontas.

meia lua com pontas

A aplicação de flores dá cor ao modelo de barbante cru

Este modelo segue o modelo meia lua, mas ao invés do contorno arredondado, a aposta foi por uma versão com pontas e aplicações de flores coloridas, o que deixa a peça mais alegre.

modelo leque

O modelo tem aplicação de flores amarelas

Se a intenção é apostar na versão tradicional e com ponta arredondada, vale se inspirar no modelo da imagem acima, com bicos e flores coloridas integradas. As flores lembram girassóis amarelos e dão um destaque elegante para o modelo feito em barbante cru.

simples leque

tipo capacho

Detalhes em barbante verde fazem o contorno da peça

Tapete meia lua de crochê cinza

Tapete de Barbante Espiral

            Para quem busca uma versão mais moderninha do clássico, uma aposta certeira é o modelo espiral, que recebe este nome por fazer movimentos ondulares, e até lembrar um espiral de caderno.

espiral

O detalhe central em vermelho destaca o formato da peça

Aqui o modelo tem pontos abertos e mix de cores. A versão com formas mais atuais ainda tem a aplicação de flores e folhas, que dão mais destaque à peça trabalhada artesanalmente.

ondas

Folhas e flores foram aplicados na peça

pink e verde

formato espiral

Pontos abertos caracterizam este trabalho

Tapete Coração

            Quem tem mais habilidade, pode apostar nas formas divertidas e até usar a peça como tema da decoração, como é o caso dos formatos de coração que podem ser empregados para decorar diferentes ambientes.

coração com flores

A flor no centro é opcional

A proposta para este modelo foi uma base com pontos fechados e abertos em barbante cru, e para dar destaque a aplicação de flores rosas decora o entorno da peça.

coração simples

A peça coral tem uma cor moderna

coração rosa

As flores aplicadas tem pérolas no centro. Perfeito para um quarto de menina.

coração pink

Continue lendo o artigo e descubra como fazer tapete de barbante de coração!

Tapete de Crochê Coruja

O formato de coruja é uma aposta ótima para quem pretende decorar o ambiente seguindo o tema. A ideia é válida para diferentes ambientes.

Dependendo das cores e detalhes, pode vir a ser um toque divertido à decoração de quarto infantil, mas engana-se quem pensa que há limite de idade para este formato – quartos de casal elegantes podem muito bem receber um tapete de crochê de coruja, para isso basta escolher um modelo neutro.

barbante cru

O formato redondo ganhou algumas aplicações para se transformar em coruja

A proposta deste modelo foi de fazer a peça em formato de coruja com barbante cru e o resultado ficou surpreendentemente moderno e chique.

formato coruja infantil

As cores suaves da peça são ideais para quarto infantil

quadrado com coruja

Os pontos fechados formam o desenho

kit banheiro coruja

Até o suporte de papel higiênico é de crochê. Tão fofo as corujinhas de olhos fechados, não?!

Tapete de Croche Estrela

Como já indica o nome, a ideia é um formato que lembra estrela, com pontas que podem ter um ângulo mais acentuado ou até arredondado.

A composição do tapete de barbante pode ser com cor única ou um mix de tons, deixando o tapete colorido e bastante alegre.

estrela pontos abertos

O destaque fica para as formas geométricas

Neste modelo as pontas são mais acentuadas e com pontos abertos. O formato de estrela também se repete no interior da peça e valoriza o modelo.

estrela vermelha

Nas pontas, a linha barroca deixa a peça macia

estrela com flores

estrela colorida

A combinação das cores deixa a peça alegre

 

Tapete Borboleta

Mais um formato temático, o trabalho com formato de borboleta é uma ótima escolha para decorar o quarto feminino ou de menina com delicadeza.

O modelo pode seguir a cor do ambiente e valorizar ainda mais o quarto, agregando informação com este formato diferenciado.

borboleta pink

Os pontos fechados caracterizam o trabalho

Como ideia para o formato de borboleta, a inspiração aqui traz duas peças feita em barbante pink.

O modelo traz as asas da borboleta e o corpinho em alto relevo, diferenciando as diferentes partes do corpo do inseto.

formato borboleta

A combinação de alaranjado e preto e o ponto escolhido casam perfeitamente com um decor mais moderninho

borboleta simples

A peça é um mix de pontos e foge do formato caricato e infantil das borboletas, sendo uma ideia mais séria que combina com ambientes adultos

Tapete Nuvem de Croche

Na lista dos modelos diferenciados, entra uma opção de tema que está bastante em alta para ser usada nos quartos infantis: as nuvens.

tapete de nuvem

Nesta proposta, o tapete de nuvem fica ao lado do berço e foi feito em barbante branco com detalhes do rostinho, deixando a peça com uma versão infantil para completar a decoração do quartinho.

tapetinho marrom de nuvem com rostinho

A nuvem foi feita em barbante marrom

tapete nuvem modelo

O tapetinho oval ganhou semi círculos para formar a peça com formato de nuvem. Mais fácil do imaginamos, não?

tapete simples nuvem

Nuvem simples e branca

Tapete de Croche Urso

São várias as possibilidades de transformar um simples tapete de barbante em uma nova peça, e a ideia aqui surge a partir do tapete redondo, que é usado como base para formar o rostinho do urso.

tapete de crochê de urso rosa em quarto de bebê

tapete infantil urso

Os detalhes do rostinho também foram feitos em barbante

tapete ursa

O rosto da ursinha é formado a partir de um tapete redondo de pontos fechados

tapete temático

O formato de urso é ideal para decorar o quarto infantil

três modelos de tapete com rosto de urso marrom e cinza

Fofinho, não?

Tapete de Barbante com Listras 

Quem pensa nesse item como uma peça clássica e normal, está criando um paradigma bem errado.

tapete de crochê listrado tricolor com sofá cinza combinando

A possibilidade de variar nos estilos usando o barbante como material base é incrível, e uma das ideias é o trabalho com listras de diferentes cores, criando um tapete moderno para a sala.

modelo com listras

As listras coloridas são feitas de barbante degradê

tapete arco-íris

O modelo reúne as cores do arco-íris em listras

tapete preto e branco listras

O tapete de barbante retangular com listras pretas e brancas é clássico, podendo ser usado na sala, cozinha ou até em quartos masculinos

Tapete com Formas Geométricas

Na linha dos tapetes modernos feitos de crochê, fica a ideia de fazer modelos que tragam formas geométricas em sua composição, como o que vemos abaixo.

tapete geométrico

O tapete é formado por triângulos de cores neutras, dando um visual super em alta para o item.

tapete de croche quadrado 3D

As figuras deste tapete de barbante quadrado causam a ilusão de cubos em 3D

tapete de hexágonos

O tapete é formado a partir de hexágonos. Veja como combina graciosamente com a cadeira Eames, que é super moderninha

tapete colorido geométrico

Passadeira de Crochê

E para quem prefere os formatos mais tradicionais, pode escolher por uma passadeira, um tipo de tapete retangular e comprido.

passadeira bordada

Belo exemplo de bico de croche para tapete retangular

Nesta versão, o tapete de barbante cru é simples, mas ganha destaque por conta do bordado alaranjado que agrega muito mais estilo à peça.

passadeira cinza com estrelas brancas e pretas espaçadas

A passadeira cinza tem aplicação de estrelas. Mais um exemplo moderno e divertido!

passadeira quarto bebê

A passadeira com chevron amarelo e cinza tem tudo a ver com um quartinho de bebê. A dica para não deixar o ambiente cansativo é manter a parede lisa com uma cor neutra, podendo decorá-la com adesivos ou quadrinhos, ou então aplicar um papel de parede com estampa diferente do tapete – que é o caso da foto!

Passadeira de croche com grafico. Fonte: Revista Barbante – Passadeiras e Tapetes

passadeira cozinha

Outros

Para quem tem habilidade com as agulhas de crochê e quer inspirações de formatos diferenciados para decorar a casa, algumas opções são:

  • Caveira mexicana
  • Macaquinho
  • Urso
  • Joaninha
tapete de crochê de caveira mexicana

Trabalho ideal para casa com estilo jovem

kit banheiro macaco

tapete vermelho e preto em formato de joaninha

Joaninha também é um tema que está na moda

Como usar na decoração:

            Se você ainda tem dúvidas de como usar  na decoração, siga as dicas e veja que é possível apostar no modelo para compor o projeto decorativo em diferentes ambientes da casa.

Tapete de Crochê para Cozinha – Passadeira de crochê

Esta passadeira de croche filé com duas rosas é clássica e relativamente fácil, conforme mostra o gráfico.

tapete de croche file retangular de rosas com grafico

Passadeira de croche para cozinha com grafico

decoração cozinha

No centro, há aplicação de flores alaranjadas

Para a decoração da cozinha corredor com predominância de branco, a aposta foi pela passadeira de barbante cru com detalhes e aplicações de flores em barbante amarelo, dando um toque de cor ao ambiente, que é todo clean.

passadeira

O modelo com barbante cru é neutro e não pesa o ambiente

Neste caso, a aposta foi por usar duas peças em barbante cru. O modelo retangular e maior foi usado rente à bancada da pia e a outra peça foi colocada próxima do fogão.

jogo cozinha croche barbante barroco

Na cozinha você também pode optar pelo formato oval. No conjunto acima foram usadas linha crua e barroca em tons de roxo e lilás.

Tapete de Crochê para o Banheiro

Na proposta abaixo, a ideia foi recorrer ao estilo barroco com detalhes alaranjados. A peça usada no banheiro ganhou um toque mais macio por conta do barbante barroco. É uma ideia interessante para tornar o jogo não apenas decorativo, mas também funcional.

tapete barroco banheiro

No canto, vaso decorativo com flores artificiais, combinando com o jogo de barbante

Os kits para banheiro também são ótimas escolhas. No geral, o jogo é composto por:

  1. Tapete rente ao vaso;
  2. Tapete rende a bancada da pia;
  3. Extras (tampo de vaso, porta papel higiênico e capa para caixa acoplada).

modelos kits banheiro

Tapete de Crochê para Quarto de casal

Nesta proposta, o quarto foi decorado com tons neutros, assim como a parede cinza. E para deixar o espaço mais aconchegante, mantendo a classe, a escolha foi por um tapete de barbante cru.

modelo redondo quarto

O mix de texturas e cores suaves deixa a decoração rica

peças de crochê

Na cama, colcha e almofadas são de crochê

Se a ideia é montar uma decoração colorida, este quarto de casal é perfeito. Aqui o tapete colorido é a união de pequenos tapetes redondos, o que resulta em um ambiente jovem e alegre, amenizando o visual rústico da cama de madeira.

Tapete de Crochê para Quarto de bebê e infantil

Para a decoração do quarto de bebê, a aposta foi por um modelo redondo no centro do ambiente. A mistura de tons terrosos, pasteis e claros é ideal, pois deixa o ambiente calmo e ao mesmo tempo confortável para o pequeno.

quarto de bebê

Ao lado do berço, poltrona com design moderno

quarto montessori

Bandeirolas decoram a parede. Veja mais ideias de tapetes para o quarto do seu baby, clicando aqui!

No quarto montessoriano acima, as cores claras e a combinação de rosa, bege e cinza se repetem no modelo redondo de tapete usado no centro do ambiente.

tapete de croche de elefante cinza

Tapete de crochê russo em formato de animal

Este tapete de elefante é uma ideia bastante diferente e divertida para ser usada em quartos infantis. Infelizmente, não temos o gráfico para disponibilizar, mas você pode comprá-lo acessando este site. Apesar das instruções escritas estarem em inglês, o material vem também com o gráfico para você se espelhar.

Tapete de Crochê para Sala

Se a ideia é uma decoração descolada e alternativa para a sala, esse projeto é uma ótima inspiração.

decoração alternativa sala

O projeto é interessante, pois a frieza do acabamento de cimento queimado no piso e no forro é amenizada pela quantidade de elementos de conforto: rede, tapete, almofadas, cores e iluminação quente difusa.

O tapete redondo e grande de barbante foi usado no centro com almofadas, configurando uma proposta bem despojada para relaxar, ler um livro ou receber amigos para uma boa proza. Não é todo mundo que dispõe de espaço para ter duas salas, uma de TV e uma de estar… mas fica de inspiração!

sala colorida

Tapete de barbante para sala com múltiplas cores também servindo como ponto de destaque. Nesse caso, é preciso cuidar com a decoração das paredes e tons de móveis, de modo que o decor não fique pesado.

A estante de livros com uma poltrona formam um cantinho de leitura

A estante de livros com uma poltrona formam um cantinho de leitura

Como Fazer Tapetes de Crochê – Passo a Passo com Gráficos

Modelo 1 – Tapete de croche com flores vermelhas

Se você gosta de ver como fazer, separamos uma receita do blog Crochê Passo a Passo, para lhe ensinar este lindo modelo simples e com flores.

Tapete de barbante com detalhes em flores finalizado

Tapete de croche com gráfico – Tutorial a seguir

Materiais para a confecção

  • 1 rolo de barbante Apolo nº 6 (cor branca)
  • 1 novelo de linha Barroca cor 9520 (vermelho mesclado)
  • 6 botões com 1 cm de diâmetro (cor vermelha)
  • Agulha de crochê 4 milímetros

Receita do tapete de crochê

gráfico com passo a passo

Tapete de barbante com flor passo a passo com gráfico

 Como Fazer o Tapete

  1. Com o barbante de cor branca faça 49 correntinhas, conforme o gráfico acima, e vá trabalhando em carreiras circulares.
  2. Atente-se ao gráfico para observar o momento da troca de cores de barbante.
  3. Quando chegar em 21 carreiras, finalize o tapete e arremate.

Como Fazer a Flor Pequena

  1. Com o fio Barroco, faça 5 correntinhas.
  2. Feche com um ponto baixíssimo, conforme o gráfico 2.
    Quantidade: 4 unidades

Como Fazer a Flor grande

  1. Ainda usando o barbante Barroco vermelho mesclado, faça 5 correntinhas.
  2. Feche novamente com um ponto baixíssimo, seguindo as orientações do gráfico 3.
    Quantidade: 2 unidades

Acabamento

Para finalizar, pregue as flores na peça e costure os botões no centro das flores, como se fosse o miolo.

Modelo 2 – Delicado Tapete de Barbante Passo a Passo

Se quer uma peça com toque fofo para pisar com pés descalços, aprenda já a fazer esse tapete de crochê redondo com gráfico em tons de verde!

Tapete de barbante com flor – Fonte: http://circulo.com.br/

Materiais para a confecção

  • Agulha de 4 milímetros
  • 1 rolo de fio Barroco Decore Luxo no tom 553
  • 1 rolo de fio Barroco MaxColor 400 gramas nos tons 1289, 6290 e 5718
  • 1 rolo de fio Duna no tom 9392
  • 1 rolo de linha  Barroca Natural cru

Receita do tapete de barbante

Este é um dos modelos de tapetes de barbante barroco indicados para banheiro

Mais Gráficos e Receitas de Tapetes de Barbante

E se você adora a ideia de fazer tapetes ao estilo DIY, separamos mais receitas e gráficos de tapetes de croche para você se inspirar e colocar as ideias em prática.

Mas, antes de tudo, saiba que a dificuldade e quantos rolos de barbante para fazer um tapete vão variar de acordo com o modelo que você escolher.

Aviso aos leitores: Pedimos desculpas por não disponibilizarmos os gráficos de todos os modelos do post, pois infelizmente essas imagens foram retiradas da internet e não encontramos mais informações sobre as peças – ATENÇÃO: Caso você detenha propriedade sobre imagens aqui publicadas, ou quiser contribuir com receitas de croche em barbante, deixe um comentário que entraremos em contato! 

gráfico de tapete oval com barbante cru e barrado vermelho

Receita de tapete de barbante com gráfico para imprimir

Esta peça maravilhosa foi mostrada no início do post, mas em barbante cru. Parece complicado, mas, na verdade, basta fazer as flores e folhas e depois juntá-las para formar o tapetão, conforme mostra a receita a seguir:

Passadeira simples para quem está iniciando:

Usar flores aplicadas para fazer o acabamento entre círculos é uma ideia bem bacana para incrementar seu trabalho:

receita de tapete de barbante com três circulos e flores em volta

Tapete de croche com flores coloridas

E essa corujinha fofa?

tapete de coruja com gráfico

Receita de tapete de crochê de coruja passo a passo

O clássico oval é sempre uma boa pedida! Aqui vão dois:

gráfico de modelo simples de tapete oval

Grafico tapete barbante facil

tapete de barbante cru oval com gráfico

Tapete de croche oval passo a passo com gráfico

Passadeira de croche em barbante com gráfico:

gráfico passadeira

A seguir, dois tapetes de croche para cozinha com grafico que brincam com ilusão de ótica – O primeiro simula uma trama de fitas, e o segundo cubos.

gráfico de tapete retangular marrom

Grafico de tapete de barbante para cozinha

gráfico de tapete moderno com efeito 3D

Tapete retangular de barbante com gráfico com desenhos 3D

A receita a seguir mostra como fazer flores para aplicação:

gráfico tapete com flores

tapete de croche para cozinha passo a passo

Confira outras duas passadeiras de barbante com gráfico no estilo filé que ficam perfeitas na cozinha:

gráfico de tapete com flores em crochê filé

Tapete croche retangular grafico

tapete de croche file retangular de rosas com grafico

 

Outro modelo bem clássico de tapete de barbante para cozinha com flores no centro:

Fonte: EuroFios – www.eurofios.com.br

 

Os tapetes para banheiro estão entre as peças que mais vendem. Abaixo, um presente simples e bacana para WC social ou de suíte infantil/jovem.

gráfico tapete banheiro

O gráfico traz um modelo de tapete de barbante para banheiros

Tapete de crochê passo a passo retangular:

gráfico crochê quadrados

O gráfico traz um tapete com borda de crochê square

Fonte: www.pingouin.com.br

Tapete de croche com duas cores com grafico em estampa chevron:

gráfico de tapete com estampa zig zag e franja

Bico de croche para tapete retangular passo a passo

Confira abaixo receitas de modelos de tapetes de barbante para sala:

tapete quadrado com ornamentos em barbante cru

Tapete de croche quadrado passo a passo

gráfico de tapete preto oval

Passadeira croche barbante gráfico

Tapete de barbante com grafico quadrado que pode ser confeccionado em qualquer tamanho

tapete de croche com grafico para quarto de bebe

receita de tapete de croche square

Se você quer partir para um trabalho maior para ser usado em uma sala de TV, mas ainda não é uma artesã avançada, este modelo quadrado com grafico é ideal!

tapete de crochê quadrado laranja com gráfico

Tapete de croche quadrado para sala

Tapete redondo de croche para sala com gráfico:

modelo de tapete redondo azul com gráfico

grafico de tapetes de barbante

Tapete de crochê infantil passo a passo:

tapete de croche redondo simples roxo com gráfico

Tapete de croche para quarto de bebe com gráfico que pode ser feito em diferentes cores

Para quem deseja manter o ambiente discreto, mas sem cair na simplicidade, eis um belíssimo exemplo:

gráfico de tapete oval

grafico de croche tapetes

Que tal este modelo russo de tapete redondo de croche com grafico? Apesar de ser mais trabalhoso, o resultado é impressionante.

gráfico de tapete de croche redondo e grande

grafico tapete croche com bico delicado e pompons

barbante barroco receitas

Mais exemplos lindos e diferentes de tapete de crochê para sala ou quarto:

gráfico tapete redondo

tapete de croche chevron com gráfico passo a passo

modelo de tapete de croche octogonal com listras verde, amarelo e ocre

 

O tapete de crochê leque ou meia lua é uma excelente opção de acabamento para entradas e frentes de móveis. O trabalho a seguir foi realizado pela artesã Helena – para conhecer mais, acesse: helenacc.blogspot.com.br.

Tapete azul em leque com grafico

Tapete leque de croche com grafico

Outro gráfico de tapete de crochê leque:

Gráfico de tapete leque ou meia lua passo a passo

E para finalizar, uma linda borboleta para um quarto feminino!

gráfico tapete borboleta

Tapete crochê passo com gráfico em formato de borboleta

Como Fazer Tapetes de Crochê Passo a Passo em Vídeos:

E se você tem dificuldade para fazer tapetes de barbante com gráfico apenas, e precisa de uma ajudinha extra em vídeo de como fazer, separamos alguns tutoriais bastante úteis!

Dá o play para aprender a fazer passo a passo tapete de croche em formato de coração!

E aí, gostou das inspirações e dicas para tapete de crochê/ barbante? Conta aqui qual seu modelo preferido!

Você pode gostar...