Substrato para Orquídeas – Tipos + Como Escolher e Usar

Você sabe como escolher substrato para orquídeas? O material orgânico ou inorgânico não deve ser confundido com terra, e é uma proposta de composto com configurações e proporções diferenciadas para que a orquídea possa se fixar e crescer em condições que simulam a de um ambiente natural.

A escolha do substrato para orquídeas deve prover nutrientes e umidade suficiente para que a planta possa se desenvolver saudável.

Para fazer a escolha certa da composição, trouxemos dicas de como escolher substrato para orquídeas e proporções adequadas para o cultivo de diferentes espécies.

 

Como escolher o substrato ideal? #dicas

Para fazer a melhor escolha de substrato para orquídeas, é importante se atentar a alguns fatores que deem condições adequadas para o desenvolvimento da planta.

  • O substrato deve ser bem aerado, garantindo espaço para que as raízes possam se desenvolver sem retenção de água, o que poderia levar ao apodrecimento das raízes.
  • Ao cultivar a planta em vaso de plástico, é importante utilizar um substrato mais arejado, já que o vasinho plástico tende a diminuir a evaporação da água.
  • Para as orquídeas cultivadas em espaços que ficam expostos a chuva, é importante dar preferência por substratos que não retenham tanta água, evitando que o solo fique encharcado.
  • Para o cultivo de orquídeas em estufas cobertas, os substratos devem reter mais umidade, já que nesse caso, é possível fazer um controle de irrigação.

Tipos de substrato para orquídeas

O substrato para orquídeas é uma composição de várias misturas, que podem ser orgânicas ou inorgânicas, e algumas das melhores opções que podem fazer parte da composição do solo são:

  • Fibra de coco: esse é um tipo de substrato bastante utilizado por ter baixo custo, já que é feito a partir de sobras e materiais que seriam descartados. O substrato pode ser encontrado em forma de pó, chip, tiras ou painéis. Esse tipo de substrato não é recomendado para regiões mais úmidas, já que tende a reter mais água.
1 tipo de substrato para orquidea Farmlyn Creek

Via: Farmlyn Creek

  • Casca de pinus: as cascas trituradas da árvore de pinus são originárias de reflorestamento de Pinus elliotti, e é uma ótima opção para a composição do solo de orquídeas. Esse tipo de substrato dá boa fixação a planta por conta de sua rugosidade. As versões com cascas grandes e grossas tendem a diminuir a absorção de água e adubo, já as cascas menores podem reter mais água e adubo.
2 dica de substrato para orquideas Etsy

Via: Etsy

  • Carvão vegetal: o substrato é uma das opções mais baratas para o cultivo de orquídeas. O carvão vegetal é um bactericida natural e pode ajudar a repelir algumas pragas, como caramujos e lesmas. Esse tipo de substrato tende a secar mais rápido em locais de clima seco, por isso, deve ser misturado com outra opção de substrato que retenha mais umidade. O uso do carvão como substrato não deve ser de reaproveitamento após queimado.
3 substrato de orquidea Grow Tropicals

Via: Grow Tropicals

  • Nó de pinho: a opção é formada por nós de pinho, que costumam sair de galhos de araucária. Esse tipo de substrato tem alta durabilidade e não possui substâncias tóxicas, mas pode ter custo mais alto e difícil de encontrar.
4 como escolher substrato de orquidea Pinterest

Via: Pinterest

  • Casca de peroba: o substrato é originário de madeira nobre de peroba e apresenta como características casca rugosa, grande durabilidade, retenção baixa de água e uma ótima opção para o plantio de orquídeas na vertical. O principal ponto negativo desse tipo de substrato é o alto custo.
5 tipos de substratos de orquidea Pinterest

Via: Pinterest

  • Musgo esfagno: o musgo é uma opção de substrato que retém bastante água e nutrientes, sendo uma ótima escolha para locais mais secos, não sendo recomendado para regiões com muita chuva ou excesso de umidade.
6 substrato de orquidea Grow Tropicals

Via: Grow Tropicals

  • Isopor: a opção barata é bastante utilizada como parte da preparação de solo e tem como vantagem a facilidade de ser encontrado. O isopor é uma opção leve, que absorve pouca água e oferece um solo bem erado para orquídeas, no entanto, não é capaz de oferecer nutrientes para as plantas.
7 substrato para plantio de orquidea Dope Slimes

Via: Dope Slimes

  • Pedras (brita): a utilização de pedras é uma ótima escolha para utilizar como fundo do vaso, ajudando na drenagem. O uso de pedras, como brita, traz como vantagens alta durabilidade, baixo custo e facilidade de ser encontrada. A escolha por pedras na composição do solo não oferece nutrientes para a planta.
8 substrato barato para orquidea Varejaodabrita

Via: Varejaodabrita

Como usar substrato para orquídeas?

O processo de como plantar orquídea inclui a escolha do substrato para o solo, fazendo uma composição que seja mais próxima das condições naturais e que traga retenção de água e nutrientes suficientes de acordo com a necessidade da planta.

Para definir a composição do substrato para orquídeas é importante levar em conta características como o local de cultivo da orquídea.

Algumas opções que são mais utilizadas na preparação do substrato são combinações de:

  • 33% Isopor / 33% casca de coco / 33% carvão
  • 40% Casca de coco / 40% carvão vegetal / 20% brita lavada.
  • 50% casca de coco / 50% casca de pinus;
  • 50% chips de casca de coco / 50% de brita lavada;
  • 50% Esfagno / 50% casca de pinus;
  • 70% chips de casca de coco / 30% de brita lavada;
  • 70% Esfagno / 30% brita.

 

Agora que você já viu tudo sobre a escolha e configurações do solo para o desenvolvimento de orquídeas, já pode preparar a proporção ideal para que sua planta tenha condições de crescer saudável.

Você pode gostar...