Como instalar antena digital: 4 passos fáceis de seguir【2024】

A mudança de tecnologia no envio de imagens das emissoras de TV fez todos os brasileiros necessitarem de uma antena digital. A modificação se fez necessária para uma melhoria da imagem, mas para ter acesso todos precisam saber como instalar antena digital. O passo a passo é simples e você confere a seguir.

como instalar antena digital

Saiba mais sobre a antena digital

Antena digital é o acessório responsável por captar o sinal de televisão enviado diretamente via satélite para a sua TV. Este tipo de tecnologia vem em contraponto à tecnologia analógica, a qual enviava as imagens por meio de codificação de forma binária. Ele permite a exibição de até quatro canais ao mesmo tempo, um marco diferenciado no mercado.

O Brasil começou a testar essa tecnologia desde 2008 da TV Câmara, transmissão oficial da Câmara dos Deputados de votações de projetos antes de ir ao Senado e com uma programação própria. E aos poucos as emissoras foram mudando de tecnologia a partir de 2016, com o desligamento total em 2018.

Ainda há cidades sem o uso de antena digital em casa? Sim! Algumas interioranas por ai recebem o sinal analógico. Contudo, a previsão de mudança total está próxima: 2023.

Tipos de Antena Digital

Existem dois tipos de antena digital: interna e externa. Ambas possuem um receptor de sinal com um controle remoto independente, mas há diferenças.

O modelo externo deve ter uma antena instalada do lado de fora. Ela é menor e muito mais prática que o modelo analógico, podendo ser colocada no mesmo lugar da sua antena anterior. Um cabo é conectado entre ela e a TV para receber o novo sinal.

O modelo interno é composto de dois acessórios: uma antena e o receptor de sinal com controle remoto. O que muda mesmo é a forma de instalação. Enquanto a antena externa deve ser colocada em cima ou em um local com muito movimento em casa a interna é em cima ou do lado da TV. O ideal é ser encaixada no canto mais alto de sua sala, mas não necessariamente. O receptor de sinal é menor que um aparelho de DVD e pode ser colocado em qualquer lugar.

antena digital interna ou externa

Como instalar antena digital – Passo a passo

Antena externa

Este é o modelo que fica dentro casa. O passo a passo é:

1 – Escolha o lugar – O primeiro passo de como instalar uma antena digital é escolher o melhor lugar do ponto mais alto da casa para fixar o item. Quanto mais alto melhor e isso quer dizer um ponto sem interferência de outros prédios. Pode ser lado a lado com a sua antena de TV a cabo, caso tenha.

Na escolha do lugar você deve pensar também em interferências no sinal por outros prédios. O lado que tenha mais prédios ao lado será o melhor na recepção do sinal.

2 – Fixar a base da antena externa – O modelo de antena externa necessita ser fixado no chão. Neste caso é preciso manusear uma furadeira e ter em mãos parafuso e bucha. O tamanho adequado depende da sua antena, então antes de comprar (caso não estejam inclusos na caixa do produto) você precisa se dirigir até um armazém e comprar.

A parte externa da antena pode vir montada ou não, depende um pouco do modelo. Em alguns casos ela exige uma montagem à parte e vem com o manual, em outros

3 – Conecte o cabo na antena e na TV – Na sua TV terá um espaço específico para encaixar o único fio disponível na embalagem, o responsável pelo envio do sinal da antena para a TV. O nome deste cabo é RG6, o qual pode ser comprado à parte em lojas de produtos para eletrônicos ou assistências técnicas de televisão digital.

4 – Acesse no menu a busca do sinal e sintoniza a sua TV – com o cabo conectado corretamente na TV você precisa acessar o menu de sincronia de canais. A partir de então a busca será feita através de sua antena e os canais ficarão disponíveis.

Antena Interna

A antena interna é pequena e alguns modelos cabem na palma da mão, deixando o modelo ainda mais convidativo para a compra. Quem não pode subir na casa ou não possui destreza com furadeiras e não quer gastar contratando um técnico pode optar por um modelo interno e muito simples de usar. Você precisa:

1 – Escolher um ponto legal e alto da sua sala – A antena pode ser colocada em cima de sua TV, mas quanto mais alto e próximo da janela melhor. O sinal é externo e o receptor deve ter a menor quantidade de paredes e interferências possível.

2 – Ligue o cabo do receptor à sua TV – há um ponto específico o qual ele o cabo de recepção fica ligado. Ele deve ser conectado na TV facilmente. Será o mesmo ponto onde estava ligada a sua antena de sinal analógico anteriormente.

3 – Faça a busca no sinal na sua TV – uma vez que a parte física está instalada é só partir para sincronizar os canais. Isso permite o acesso rápido apenas rolando pelos canais ou criar atalhos no controle remoto. Esta é uma das partes de como instalar antena digital mais importante.

4 – Faça uma nova busca em alguns meses – alguns sinais mudam de frequência com o tempo, outros surgem e por este motivo é interessante fazer uma busca periódica para sincronizar novos canais. As vezes a emissora muda um ponto de frequência e causa uma melhora gigantesca, por isso a busca a cada dois ou três meses por novos sinais e canais é indicado.

Com o passo a passo de como instalar antena digital externa ou interna ficou muito mais fácil de realizar a atividade em casa, não acha? E bem mais simples! Mãos à obra e qualquer dúvida é só deixar em nossos comentários abaixo.

 

 

Você pode gostar...