Cerâmica para cozinha – Qual escolher? + 62 inspirações lindíssimas!

A cerâmica para cozinha é um tipo de revestimento bastante presente nos projetos, seja como piso ou revestimento para paredes, e a escolha por esse material é frequente por conta de diversas vantagens, como a facilidade de limpeza e a gama de estilos de cerâmicas.

E se você está em fase de obras e tem dúvidas de qual revestimento escolher para a cozinha, no post trouxemos todas as informações sobre cerâmica para cozinha e inspirações de projetos, assim dá para escolher o revestimento ideal para seu projeto.

tipos de cerâmica para cozinha

Como escolher cerâmica para cozinha? #Dicas

A escolha da cerâmica para cozinha pode envolver diversos fatores que vão além de cores e estilos, mas que engloba também qualidade, resistência e tipo de acabamento. Desse modo, para escolher o melhor tipo de cerâmica, é ideal avaliar todas essas características.

 

  • PEI: é uma sigla que refere-se ao nome do instituto Porcelain Enamel Institute, que criou um índice de resistência para cerâmicas esmaltadas. Assim, as cerâmicas esmaltadas são classificadas de PEI 1 a PEI 5, determinando a resistência do revestimento cerâmico esmaltado.
ClassificaçãoResistênciaIndicações de Uso
PEI 1BaixaO PEI 1 refere-se ao acabamento esmaltado de menor resistência, sendo que o uso deve ser em áreas de menor circulação, evitando o rápido desgaste, ou em revestimentos de parede.
PEI 2MédiaA resistência média do PEI 2 refere-se a pisos esmaltados superiores ao PEI 1, mas que ainda podem sofrer desgaste em cozinhas de alta circulação. Desse modo, o ideal é usar esse revestimento em locais de baixa circulação e em paredes.
PEI 3Média / AltaO PEI 3 é uma opção intermediária, sendo uma boa escolha em relação a custo-benefício. Esse tipo de revestimento esmaltado já apresenta uma resistência maior, e já pode ser usado como piso para cozinha.
PEI 4AltaO revestimento esmaltado de categoria PEI 4 tem resistência alta e qualidade muito boa em relação a abrasão. Por isso, é uma boa escolha para locais de maior circulação, podendo ser usado como piso de cozinha.
PEI 5AltíssimaO PEI 5 é uma categoria que define revestimentos esmaltados de altíssima resistência. Sendo assim, esse tipo de piso pode ser usado em cozinhas e áreas com maior abrasão como espaços externos.

 

  • Qualidade da cerâmica: os pisos de cerâmica são categorizados de acordo com uma classificação que vai de A a D, indicando a qualidade do piso.
ClassificaçãoCaracterísticas
Tipo AO piso de categoria A refere-se a opções de primeira linha. Essa opção é livre de defeitos e com qualidade superior.
Tipo BA opção refere-se a pisos de segunda linha, que podem trazer pequenos defeitos e que precisam ser corrigidos ou disfarçados durante a obra.
Tipo CO piso de tipo C é uma opção de terceira linha e traz defeitos e irregulardades mais aparentes, o que torna a opção de menor qualidade.
Tipo DO tipo D refere-se aos pisos chamados de “refugo”, que são pisos de baixa qualidade e com muitas imperfeições.

 

  • Cor: além de considerar a qualidade e resistência da cerâmica, outro ponto importante é em relação a estética do revestimento, e nesse caso a cor é um ponto determinante. As cores claras funcionam perfeitamente para ampliar cozinhas pequenas e dar um estilo clean, mas os tons muito claros, como piso branco, podem exigir limpeza frequentemente, já que qualquer respingo da cozinha pode ficar bastante aparente. Os tons de cerâmica mais escuro também são opções e nesse caso disfarçam melhor os respingos. Nesse caso, os tons mais escuros, como preto, são lindos, mas pedem uma iluminação mais intensa na área da cozinha, evitando que o ambiente pareça menor e escuro demais.

 

  • Acabamento: outro detalhe a se observar na escolha da cerâmica é em relação ao seu acabamento, uma vez que pisos lisos demais podem ocasionar acidentes. Assim, dê preferência para cerâmicas lisas nas paredes ou bancadas, enquanto as opções menos lisas são mais seguras para o piso.

Fotos e tipos de cerâmica para cozinha

Cerâmica para piso de cozinha

cozinha pequena com piso claro

Como inspiração de cozinha com piso de cerâmica, a proposta aqui traz uma cozinha pequena de apartamento, assim a escolha de um piso claro ajuda a dar mais luminosidade ao espaço pequeno, além de dar sensação de mais espaço.

O piso branco quadrado de tamanho médio foi usado em toda a cozinha e traz um toque de cor clara no chão, dando mais luminosidade para o ambiente.

A cor do piso funciona perfeitamente no projeto, uma vez que a cozinha é pequena, além de minimizar outros pontos de cores que aparecem no projeto, como os revestimentos coloridos na parede.

 

piso simples para cozinha

Na cozinha, piso de cacos de cerâmica esmaltada

cerâmica para cozinha piso

O piso da cozinha pequena tem tom off-white

cozinha simples com piso quadriculado

Na cozinha simples, o piso é formado por pequenas peças quadradas

cozinha com piso preto e branco

Na cozinha, o piso quadriculado tem acabamento esmaltado

cozinha corredor com piso cerâmico

O piso em tom de bege tem acabamento acetinado

modelos de piso para cozinha

Cerâmica para parede de cozinha

azulejo metrô na cozinha

Há diversas opções de revestimentos para cozinha, e para usar nas paredes uma boa pedida é a cerâmica estilo azulejo metrô.O azulejo metrô traz um toque do estilo industrial e é uma inspiração vinda de lofts americanos.

Esse tipo de revestimento para parede pode ser usado como um toque moderno do projeto, como mostra esta proposta de cozinha, que traz o azulejo metrô branco como uma proposta clean e moderna para o espaço da bancada.

Na proposta, o revestimento cerâmica reveste uma das paredes da cozinha, minimizando o colorido do armário e dando um toque moderno a cozinha.

 

cozinha com cerâmica branca na parede

Na parede, revestimento branco e simples

cozinha com revestimento branco nas paredes

Na cozinha simples, as paredes foram revestidas de cerâmica branca

cozinha pequena com paredes brancas

O revestimento para cozinha pequena, traz pequenas pastilhas quadradas e brancas nas paredes

cozinha pequena com bancada

Na parede, revestimento que lembra cimento queimado

cozinha com cerâmica estampada na parede

O revestimento da parede é moderno e traz tons de branco, cinza e preto

revestimentos para parede de cozinha

Cerâmica para balcão de cozinha

balcão de cozinha com azulejo

A cerâmica pode ser usada em diferentes propostas na cozinha, e uma das aplicações é sobre bancadas, substituindo o uso de pedras, como granito e mármore, e trazendo uma ideia diferente para o ambiente.

Como inspiração para usar revestimento para cozinha em bancadas, a proposta aqui traz os azulejos cerâmicos revestindo a banda com eletros e utensílios de cozinha.

Na proposta, os azulejos quadrados e em tons de azul contrastam com os móveis planejados em madeira e trazem um toque de estilo na composição da cozinha.

 

cozinha colorida

Os azulejos coloridos revestem a base do balcão

revestimento para cozinha moderna

A base do balcão traz revestimento em tons de azul e branco

cozinha americana com balcão

A base da bancada foi revestida com cerâmicas coloridas

bancada de azulejos coloridos

A bancada foi revestida de azulejos coloridos

revestimento para balcão de cozinha

Os azulejos da bancada são estilo ladrilho hidráulico

cozinha com ilha com revestimento cerâmico

O estilo moderno dos azulejos branco e preto revestem a ilha

Cerâmica para cozinha com desenhos

piso de cozinha com desenhos

Há diversos estilos de cerâmica para cozinha, e uma das opções é a cerâmica ao estilo retrô e com desenhos, como mostra este projeto.

Na inspiração, a cozinha tem piso estilo ladrilho hidráulico com desenhos em azul e branco, formando desenhos ao longo de todo o piso.

Como o piso com desenho é destaque no ambiente, a proposta foi de usar bastante branco no restante do projeto, de modo a suavizar o piso.

 

cerâmica para cozinha moderna

O revestimento com desenhos geométricos aparece na parede

cozinha com revestimento estampado

A cozinha tem piso e revestimento da parede com desenhos

cozinha com piso retrô

A cozinha tem piso e revestimento da parede em estilo retrô e com desenhos

cozinha pequena e colorida

O frontão da cozinha foi revestido com azulejo estilo retrô

cozinha com piso geométrico

A cozinha tem piso com tons neutros e desenhos

Cerâmica branca cozinha

cozinha pequena planejada

A cerâmica branca para cozinha é uma opção curinga para qualquer projeto, e funciona bem desde ambientes modernos até projetos simples.

Como inspiração de cerâmica branca no projeto, a proposta aqui traz uma cozinha pequena e simples, assim a cerâmica branca e quadrada aparece revestindo o piso e as paredes.

A aposta por pisos e paredes brancas dá sensação de mais luminosidade no ambiente pequeno, e assim os toque de cor podem aparecer através dos armários e elementos decorativos da cozinha.

 

cozinha com piso branco

Na cozinha pequena, piso branco e simples

cozinha retrô decorada

O revestimento branco aparece na parede e suaviza a cerâmica vermelha do piso

cozinha com azulejo branco na parede

A cozinha tem azulejos brancos e simples

cozinha pequena com azulejo branco

Nas paredes, revestimento branco

azulejo 3d na cozinha

Nas paredes, cerâmica 3D branca

revestimento branco para cozinha

Cerâmica preta cozinha

cozinha com piso de pastilha

Há diversos estilos de revestimento cerâmico preto para cozinha, e uma das possibilidades é usar pastilhas cerâmicas, como mostra este projeto para a cozinha moderna.

Na proposta, as pastilhas pretas foram usadas no piso e nas paredes da cozinha, criando uma ideia diferenciada para o projeto.

Como o ambiente tem predominância de preto, a ideia foi de manter uma cozinha bem iluminada e com pontos de cores intensas, como alaranjado e amarelo.

 

cerâmica preta na cozinha

A rodabanca é preta com rejunte branco

cozinha com pastilha sextavada

O revestimento cerâmico, aparece na rodabanca em pastilhas sextavadas de cor preta

cozinha com piso preto

A cozinha traz piso preto e simples

azulejo 3d preto

Na parede, o revestimento 3D preto é moderno e adiciona textura

cozinha com parede preta

No frontão, o revestimento é azulejo metrô preto

cerâmica para cozinha apartamento

Na cozinha americana, o revestimento preto da rodabanca é moderno

Cerâmica para cozinha industrial

cozinha pequena estilo industrial

A cozinha em estilo industrial traz diversas características das antigas fábricas e galpões, e o revestimento de pisos e paredes pode ser determinante para o estilo.

Sendo assim, este projeto de estilo industrial para cozinha traz duas ideias incríveis de revestimento – no piso as pastilhas sextavadas cobre o chão e trazem desenhos de flores formados pelas pastilhas; enquanto parte das paredes foi revestida de azulejo metrô branco.

Assim, os revestimentos cerâmicos combinam com o estilo industrial, e a proposta mostra que é possível usar revestimentos diferentes para piso e parede.

decoração industrial na cozinha

cozinha decorada com piso preto e branco

Na cozinha, piso preto e branco

cozinha com estilo industrial

Para a cozinha estilo industrial, o piso imita cimento queimado

cerâmica para cozinha industrial

Na cozinha, o frontão é em tons de cinza combinando com o cimento queimado do ambiente

cozinha com decoração industrial

A cozinha tem azulejo metrô branco com rejunte preto

cozinha industrial colorida

 

Agora é seguir as dicas e aproveitar todas as vantagens do revestimento, seja para pisos ou paredes.

Você pode gostar...