Capa de Sofá de Crochê: 39 Modelos Incríveis & Gráfico com Receita Simples de Fazer!

As capas de sofá são um belo artifício para proteger o estofado do uso diário e até mesmo para esconder o desgaste dos assentos, e entre os modelos de proteção está a capa de sofá de crochê.

A capa de sofá de crochê além de proteger o sofá ainda acrescenta um toque artesanal à decoração, e com tantos modelos e estilos de pontos e cores, é possível encontrar uma versão de capa que mais combina com sua decoração.

E para quem está precisando de inspirações para incluir esse tipo de capa na decoração, o post traz ideias, e muito mais, como o preço de capa de sofá de crochê e tutorial com gráfico e receita.

modelos

Quanto Custa? #Preço

Se você está querendo escolher um dos modelos de capas para sofá de crochê, mas não sabe onde comprar e quanto custa, separamos modelos de capas em lojas online e preços, assim já dá para planejar quanto você vai gastar e até mesmo comprar sem sair de casa.

quanto custa

Links para comprar: Capa de barbante / Modelos sofá de 3 lugares

preço

Links para comprar: Modelo sofá de 2 lugares / 2 peças (2 e 3 lugares)

onde comprar e preços

Link para comprar: Capas para sofá 2 e 3 lugares

Fotos e Modelos de Capa de Sofá de Crochê

Com Floresmodelo com flores coloridas

Entre os modelos de capa de sofá de crochê, uma das inspirações é a decoração da capa com flores de crochê, como nesta proposta.

A ideia aqui é uma capa que protege o assento e uma para o encosto, ambas feitas com barbante cru e pontos simples, mas o detalhe fica por conta das flores feitas de barbante degradê e que decoram o barrado das capas.

As flores dão uma temática para a capa, e ainda funcionam como um detalhe decorativo para o sofá.

crochê barroco

Ideias não faltam quando o assunto são as capas para sofá, e como o crochê permite inúmeras variações, seja de pontos ou linhas, a ideia aqui é o crochê barroco.

A técnica barroca é conhecida por usar um fio especial, que é mais fofinho e parece ter pelinhos. Neste caso, o fio especial foi usado para fazer contornos alaranjados na capa, e ainda define os assentos do sofá.

Além de usar o acabamento barroco nas capas, o item ainda foi decorado com flores de barbante degradê alaranjado, combinando com a com a cor usada no efeito barroco.

capa decorada flores

As flores amarelas lembram girassóis

encosto de crochê

Além do encosto, as almofadas e o tapete também seguem o mesmo estilo

capa simples com flores

As flores foram feitas em barbante rosa

modelos com flores

Crochê Square / Quadrados

crochê square

A técnica de crochê square é uma das versões que pode ser usada para fazer capa de sofá de crochê. Neste tipo de capa, a ideia é fazer quadradinhos separados e depois uni-los para formar a peça toda.

Como proposta para uma capa de crochê de quadrados, a ideia aqui é um modelo com quadradinhos de fundo marrom e com cores vivas.

A capa se estende pelo assento e pelo encosto, e para proteger os braços do sofá, a ideia foi criar protetores de braço feitos de barbante branco.

crochê de quadradinhos

A capa de crochê square também pode ser personalizada e revestir o sofá exatamente da maneira que ele é, como mostra esta proposta.

Na ideia a capa foi feita sob medida, e veste o sofá mantendo as formas do estofado e protegendo cada parte da peça. A capa feita sob medida reveste o sofá e as almofadas separadamente, o que dá um efeito de que o sofá sempre foi desse estilo.

O modelo traz quadrados de fundo branco e com centro colorido, trazendo cor à decoração da sala.

 

capa colorida quadrados

decoração sala

As cores da capa dão intensidade à decoração

capa branca e colorida

O fundo branco dos quadradinhos destaca o colorido

Colorido

protetor de sofá

Se a ideia é incluir uma capa de sofá de crochê colorida à decoração, a dica principal é escolher as cores que vão fazer parte da capa para manter a decoração harmoniosa.

E nesta proposta do colorido, vale até mesmo investir numa paleta de cores neutras, como essa capa que é um mix de preto, cinza e branco.

A capa simples cobre o assento e o encosto do sofá, e as cores neutras são destacadas pelas almofadas coloridas que decoram o estofado.capa colorida

O colorido da capa também pode seguir uma proposta mais intensa, como mostra esse projeto, e aqui o sofá se torna o ponto de destaque da sala.

A capa cobre todo o estofado, e traz cores vivas feitas em crochê square e com pontos simples. Para unir os quadradinhos, a ideia foi de usar barbante preto, cor neutra que não interfere no colorido dos quadrados.

O resultado é um capa super intensa e que vai além de ser uma capa protetora, mas que também agrega poder decorativo ao projeto.

almofada de crochê

As almofadas combinando com as cores da capa

modelo colorido

A parte do encosto foi feita de crochê square, e o assento em estilo chevron

Simples

capa simples

Se a ideia é usar um modelo de capa de sofá de crochê que seja simples e funcional, este modelo é perfeito!

A capa de barbante cru é predominante em pontos abertos, mas traz alguns pontos fechados que formam desenhos simples ao longo da capa.

O modelo protege o assento e o encosto do sofá, mas também se estende pelos braços, dando uma proteção extra nessa parte do estofado.

modelo simples

A técnica de crochê de quadrados foi a empregada para desenvolver este modelo de capa onde os quadradinhos foram feitos em barbante de cor cru, e mantém a capa em uma cor neutra.

O modelo traz quadrados simples e com um motivo central que lembra uma flor, mas sem o destaque de barbante colorido.

A capa que tem os quadradinhos unidos foi feita para proteger o sofá de dois lugares e se estende pelo assento, encosto e pelos braços do estofado. Desse modo cobre todo o sofá, mas mantém como fundo a cor do mesmo, já que a capa tem pontos abertos.

capa branca

O barbante branco deixa a capa clean

capa protetora simples

Os pontos simples e abertos compõem a capa

capa e almofadas de crochê

As almofadas também foram feitas de crochê

crochê filé

A capa do encosto foi feita de crochê filé

Sofá de Canto

capa sofá de canto

Os sofás de cantos também podem ter uma capa especial e que seja sob medida para completar os assentos de maneira correta, como é o caso desta proposta.

A capa foi feita a partir de grandes quadrados, cada um do tamanho de um assento, e depois unidos através de barbante degradê azul.

A capa além de cobrir os assentos, também cobre os braços do sofá e ainda traz o detalhe decorativo de flores amarelas e barrado azul que vai além do assento.

modelo sofá de canto

Para quem busca uma capa mais completa que proteja além do assento, uma opção perfeita é este modelo que protege o assento e o encosto do estofado.

A capa foi feita ao estilo crochê square com quadrados grande, onde cada quadrado representa um assento e um encosto.

As cores usadas para a capa são preto, cinza e branco, e ficam em total harmonia com a cor do sofá – cinza. Para dar um pouquinho mais de destaque, no centro do crochê square tem uma flor, que em cada assento/ encosto se intercala entre as cores lilás e pink.

capa com barrado

A capa se estende pelos braços do sofá

Como Fazer Capa de Sofá de Crochê: Passo a Passo com Gráfico

Passo a passo manta / capa protetora

Materiais:

  • 3 novelos (100 g cada) da cor 746 da Cisne Sirena;
  • 11  novelos (100 g cada) da cor branca;
  • Agulha para crochê de 5,5 mm.

capa simples passo a passo

Como fazer:

Franja

Faça 1 ponto baixo em crochê e enrole o fio 2 vezes em volta de um papelão (tamanho desejado para o comprimento das franjas). Prenda os 2 fios com 1 ponto baixo e em seguida trabalhe 2 pontos baixos de espaço, repetindo o processo até formar as franjas da capa de sofá de crochê.

 

gráfico passo a passo

 

Capa

Pegue o novelo amarelo e comece com 1 correntinho de 8 pontos e em seguida feche o anel com 1 ponto baixo. Ao terminar a 3ª carreira, faça o arremate.

Continue trabalhado as carreiras seguintes (até chegar na 7ª carreira) com o fio branco. Trabalhe cada motivo (quadrado/ square) separadamente, e ao final una-os pela última carreira usando ponto baixo. Para isso, siga o gráfico com as instruções.

Para fazer a capa, conforme o gráfico, é preciso fazer 36 quadradinhos. Caso o sofá seja maior ou menor, faça a quantidade necessária de quadrados para chegar ao tamanho necessário.

Para finalizar, pegue o fio na cor branca e trabalhe 1 carreira de arcos de correntinha em volta de toda a manta. Faça 1 carreira de ponto baixo em toda a peça e coloque a franja que já foi preparada previamente.

 

 

Agora é só escolher o modelo e deixar o sofá protegido e decorado.

Você pode gostar...