Azulejos Portugueses – 25 Inspirações & Dicas para Usar na Decoração!
Elementos decorativos de tradição milenar, os azulejos portugueses se popularizam na Península Ibérica por influência dos árabes, que ornamentavam as paredes de seus palácios por meio de um jogo geométrico complexo. Fascinados por essa técnica, artesãos portugueses acabaram simplificando-a e adaptando-a para os padrões ocidentais; o resultado dessa prática eventualmente daria origem aos azulejos portugueses que conhecemos hoje.
Esse revestimento formado por peças de porcelana, geralmente usado em cozinhas e banheiros, garante história e cultura para o ambiente, além de torná-lo visualmente mais atrativo. Misturando tons de azul e branco, os azulejos portugueses se baseiam em formas geométricas, florais ou até mesmo cenas pintadas para trazer leveza e requinte à decoração.
Dentre as grandes vantagens dos azulejos portugueses, podemos destacar sua qualidade impermeabilizante e o baixo custo, o que faz dele um ótimo revestimento para ambientes úmidos.
A seguir você encontra 25 inspirações de azulejos portugueses acompanhadas de dicas para que este estilo seja aplicado da melhor forma possível na decoração!
Fotos e Dicas de Decoração com Azulejos Portugueses
Os azulejos portugueses são usados há séculos na decoração de praças e parques de Portugal, sendo uma marca registrada do país que é automaticamente reconhecida no instante em que batemos o olho. Quando usada na decoração de interiores, esse estilo costuma ser aplicado em ambientes como cozinhas, banheiros e por vezes áreas externas.
Sua aplicação exige um planejamento elaborado, já que a harmonia entre as formas é fundamental para que a composição seja coerente. Os azulejos portugueses podem ser utilizados tanto para o revestimento completo de uma parede quanto de pequenas áreas como faixas decorativas, que se adequam perfeitamente à proposta sútil dessas peças.
Caso você opte por uma decoração mais completa, é possível combinar os azulejos portugueses com outras peças da decoração, como vasos e louça. Existem muitos elementos decorativos baseados nesse estilo que podem ajudar na composição do ambiente para um resultado ainda mais bonito.
Cozinha
A cozinha é o ambiente da casa onde os azulejos portugueses são mais comuns. Seus tons de branco e azul são ideais para a cozinha pois ressaltam a sensação de leveza e dão a ela um toque mais clean.
Quando instalado na cozinha, esse revestimento costuma ser posicionado acima da bancada e, em casos mais específicos, entre o exaustor e o fogão, funcionando como uma espécie de quadro que dá mais vivacidade a uma área que geralmente não recebe muita atenção.
Se preferir ir além dos modelos convencionais, é possível seguir uma linha decorativa baseada na variação de tons. Este estilo se assemelha aos azulejos portugueses no que diz respeito à dimensão e uso das formas geométricas, mas diferencia-se pela quantidade elevada de cores, baseada sobretudo em tons mais fortes como o amarelo e o vermelho.
A instalação de azulejos portugueses em formato retangular entre o fogão e o exaustor é uma ótima forma de decorar a cozinha.
Azulejos portugueses de diferentes tipos e cores em uma mesma área criam um constaste interessante.
Banheiro
É muito comum revestir as paredes do banheiro com algum tipo de azulejo, sendo o azulejo português uma das opções favoritas para essa situação. Isso se deve ao fato de sua utilização trazer tanto benefícios estéticos quanto funcionais. Quando aplicado no banheiro, os azulejos portugueses proporcionam um visual que remete a leveza e calmaria, além de proteger a parede da água das cubas e do chuveiro.
Do mesmo modo que pode ser aplicado nos banheiros, este revestimento também pode ser encontrado em lavabos, uma área semelhante, mas que geralmente é destinada às visitas. Estes dois ambientes costumam ser pequenos e, por isso, precisam de muita atenção no que diz respeito à decoração. A aplicação dos azulejos portugueses no banheiro ou lavabo pode resultar em decorações verdadeiramente incríveis quando bem executadas.
Quanto à dimensão e cor do azulejo, tons azuis e brancos em peças de 15×15 cm podem ser a melhor opção.
A banheira posicionada entre três paredes com azulejos portugueses traz benefícios como uma maior sensação de paz e tranquilidade.
Além de formas geométricas, também é bastante comum que a decoração com azulejos portugueses forme pinturas belíssimas!
Áreas Externas
Ainda que os azulejos portugueses sejam mais populares na decoração de interior, também é possível utilizá-los em áreas externas. Elas combinam muito bem com ambientes de piscina ou churrasqueira, podendo ser utilizados tanto para conferir um ar mais rústico quanto delicado.
Outras áreas que utilizam os azulejos portugueses com bastante frequência são os jardins, que se aproveitam das cores presentes nas peças para criar um certo contraste com as áreas verdes. Em cidades turísticas, esse revestimento também pode ser observado na fachada de igrejas e casas, muitas vezes devido à influência arquitetônica da era colonial.
Uma alterna ao revestimento completo de paredes, é a utilização dos azulejos portugueses em faixas decorativas.
Os azulejos portugueses são revestimentos repletos de história que nunca saem de moda. Sua beleza ao mesclar tons de azul e branco a formas geométricas meticulosamente elaboradas exerce um efeito muito positivo na decoração de ambientes. Dentre as inspirações apresentadas no post, qual é a sua favorita? Conte para nós nos comentários! Para outras dicas como essa, acesse nossa categoria de Pisos e Revestimentos.