Confeitaria Pequena – Como Montar e Decorar a Sua?【2021】

Você já pensou em montar uma confeitaria pequena? A possibilidade de empreender na área de doces é uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro conquistando o paladar dos clientes com receitas deliciosas, e para começar esse negócio é preciso seguir algumas dicas para ter um empreendimento sólido e lucrativo.

Para quem pensa em montar uma confeitaria pequena, trouxemos dicas para entrar nesse negócio e fazer com que a atividade seja um sucesso, garantindo um empreendimento que se destaque dos concorrentes e que traga lucros.

confeitaria pequena

Como montar uma confeitaria pequena? #dicas

Planejamento

A etapa de planejamento é o primeiro processo para a abertura de uma confeitaria pequena, e essa etapa estuda a abertura do negócio e a viabilidade do mesmo.

A etapa de planejamento pode ajudar a definir um estilo para o empreendimento, atuando no ramo de doces clássicos, gourmet, finos, personalizados, entre outros.

O processo de planejamento também pode contar com um plano de negócios, documento que ajuda a analisar os objetivos e maneiras de alcançá-los, garantindo o sucesso do empreendimento.

No plano de negócios também é importante fazer a análise e identificar o público-alvo, o que é necessário para montar um negócio direcionado e mais viável; além de planejar e escolher nomes para confeitaria, definindo sua marca.

Assim, a etapa de planejamento envolve elaborar planos e estratégias para abertura de um negócio sólido e lucrativo.

Localização

Para abrir o empreendimento é necessário definir uma localização adequada para a confeitaria, escolhendo um ponto comercial de acordo com o público-alvo.

Para definir a localização, a importância de ter o público-alvo definido é essencial, pois assim fica mais fácil de identificar locais para alcançar o público-alvo do seu negócio, levando em consideração características desse público, como hábitos de consumo, faixa etária, entre outras.

Dessa maneira, ter em mente o seu público-alvo ajuda definir o ponto ideal da sua confeitaria, garantindo que o comércio seja de fácil acesso para esse público.

Um exemplo para definir a localização de acordo com o público-alvo é a ideia de criar uma confeitaria com doces finos e de custo mais elevado, que tem como pretensão atingir um público de poder aquisitivo maior, e nesse caso a escolha do local deve levar em conta locais de circulação desse público, evitando bairros mais simples e que não sejam compatíveis com o seu tipo de negócio.

Investimento

Para montar uma confeitaria pequena é preciso fazer investimento, e esse valor pode variar de acordo com diversos fatores de acordo com as necessidades do seu empreendimento.

O investimento para montar um negócio inclui a preparação do espaço estruturalmente, criando áreas de estoque, produção, sanitários, venda e consumo.

Além de preparar estruturalmente esses espaços, também é importante investir em uma decoração para deixar o espaço mais atrativo para os clientes.

O investimento inicial para abertura também envolve a compra de equipamentos, maquinários e itens essenciais para fazer os produtos, e alguns dos itens necessários são:

  • bancadas e mesas;
  • batedeiras;
  • liquidificador;
  • forno;
  • fogão;
  • geladeira;
  • freezer;
  • formas e assadeiras;
  • panelas;
  • utensílios de cozinha.

Dessa maneira, é preciso considerar os equipamentos que serão necessários de acordo com os seus produtos para fazer um investimento certeiro, garantindo que você tenha os itens necessários para desenvolvimento das receitas.

Fornecedores

Uma das etapas de planejamento para a abertura de uma confeitaria pequena é a definição de fornecedores para o seu negócio.

Nesse caso, é preciso e elencar os doces que serão desenvolvidos e os ingredientes necessários para cada receita, escolhendo fornecedores que tenham os ingredientes que serão utilizados na cozinha do seu negócio.

Além de considerar fornecedores com insumos para o seu negócio, também é importante levar em conta fornecedores que tenham produtos de boa qualidade, bons preços e responsabilidade.

Legalização

Mesmo com a proposta de montar um negócio pequeno, é importante ter uma empresa regulamentada, passando mais confiabilidade aos clientes e atuando dentro da lei.

Dessa maneira, é essencial a emissão de um CNPJ e também de alvarás, como alvará do corpo de bombeiros, da vigilância sanitária e da prefeitura municipal.

A necessidade de documentos para abertura e legalização do negócio podem variar de município para município, por isso, é importante certificar-se dos documentos necessários como a prefeitura local.

Colaboradores

Uma das últimas etapas para montar um negócio é a contratação dos colaboradores, levando em consideração a necessidade do empreendimento.

Os colaboradores podem ser contratados para diferentes funções, como atendimento e serviço, ou preparo dos doces.

Para quem pretende contratar colaboradores, é importante oferecer cursos e treinamentos para garantir a qualidade dos produtos e a qualidade no atendimento, tornando seu negócio uma referência.

Decoração de confeitaria pequena

Decoração simples de confeitaria pequena

decoracao simples de confeitaria em cor de rosa

Como inspiração para montar uma confeitaria pequena e simples, a proposta aqui é uma ideia de espaço simples e com um toque de cor.

Para a decoração com aconchegante do espaço, a ideia foi de pintar as paredes em um tom de rosa claro, adicionando um pouco de cor e sem deixar o espaço carregado demais.

O projeto da confeitaria ainda traz vitrines em vidro e estufas expondo os produtos, o que facilita a visualização dos clientes e pode impulsionar as vendas.

 

decoracao simples de confeitaria pequena

O espaço traz fotos de doces decorando as paredes

confeitaria simples com parede rosa

A decoração simples traz uma parede em tom de rosa decorada com quadrinhos

confeitaria pequena com estilo simples e parede preta

A proposta traz uma parede de fundo na preta e móveis coloridos

decoracao simples para confeitaria

Decoração rústica de confeitaria pequena

confeitaria com estilo rustico e detalhes em madeira

A decoração da confeitaria também pode seguir uma proposta rústica, como mostra esta inspiração para um espaço pequeno e repleto de estilo!

O projeto decorativo com estilo rústico traz parede lousa ao fundo e elementos em madeira, lembrando pallets decorando a parede.

O espaço mantém o uso das cores pretas e elementos em madeira, trazendo um mix entre o rústico e o moderno e deixando a proposta decorativa interessante

Para dar um toque mais aconchegante ao espaço, a ideia foi de incluir iluminação amarela, trazendo uma proposta aconchegante em meio aos elementos de cores mais escuras e aos detalhes em madeira.

 

decoracao rustica de confeitaria pequena

O espaço tem elementos rústicos e vintage

confeitaria com parede de tijolo aparente

A parede de tijolinhos aparentes garante ares rústicos ao projeto

confeitaria rustica com mesas

Os móveis e elementos em madeira dão o toque rústico ao espaço

decoracao rustica para confeitaria

Decoração aconchegante de confeitaria pequena

confeitaria pequena decorada com paredes de boiserie

A proposta decorativa para uma confeitaria pequena também pode seguir o estilo aconchegante, como mostra esta proposta de projeto com tons suaves, como verde claro e branco.

Para a decoração da confeitaria, a ideia foi de usar um mix de verde branco nas paredes, e apostar em móveis brancos para complementar o projeto e manter a predominância das cores claras, deixando o ambiente acolhedor.

Na composição do espaço, há estantes com itens decorativos e mesinhas com cadeiras, criando uma área confortável e aconchegante para consumo no local.

Entre os detalhes decorativos ainda há elementos de iluminação, como lustres e pendentes que fazem parte do projeto decorativo.

 

confeitaria aconchegante e em tons de rosa

A decoração traz parede rosa claro e piso retrô de pastilhas

decoracao de confeitaria com cores claras

Os móveis brancos e tons claros deixam o espaço aconchegante

decoracao de confeitaria aconchegante com parede rosa

O espaço foi decorado com tons pastel

decoracao aconchegante para confeitaria pequena

Decoração moderna de confeitaria pequena

estilo moderno para decoracao de confeitaria pequena

A confeitaria também pode seguir um projeto decorativo moderno, como mostra esta inspiração que reúne diversos elementos contemporâneos.

O espaço é um mix de materiais e texturas, incluindo parede ripada em tom de rosa, acabamento em cimento queimado, estante em ferro, parte do piso imitando madeira e parte do piso em pedra, além de outros elementos que se misturam e criam um mix interessante e moderno para o projeto.

Alguns dos elementos que ajudam a modernizar o espaço são as luzes tubulares dispostas em diferentes posições, criando uma espécie de desenho suspenso com a iluminação; o neon de bolo decorando uma das paredes; e o toque colorido dos móveis e elementos que compõem o espaço.

Para equilibrar a decoração da confeitaria e dar um toque mais acolhedor, a ideia foi de incluir plantas, trazendo um toque verde e aconchegante para o espaço.

 

doceria pequena com parede de cimento queimado

O espaço moderno traz pendentes redondos em cor cobre

doceria pequena com parede lousa

A parede lousa dá um toque atual ao projeto

confeitaria com decoracao colorida

A proposta moderna traz parede azul ao fundo e revestimento colorido no balcão

decoracao moderna para confeitaria pequena

Decoração criativa de confeitaria pequena

ideia criativa para confeitaria pequena

Há inúmeras maneiras de criar uma decoração criativa para uma confeitaria pequena, e uma ideia fora do convencional e bastante criativa é esta proposta de usar uma Kombi como balcão da confeitaria.

A kombi cortada foi utilizada como base para atender os clientes e expor os produtos, criando uma proposta interessante através do automóvel que mistura tons de branco e verde menta.

Além da ideia bastante criativa com a Kombi, o espaço ainda ganhou um letreiro iluminado com a palavra “sweets”, termo em inglês que significa “doces”.

 

confeitaria com parede de blocos estruturais

A decoração criativa traz parede de blocos com pintura decorativa

decoracao criativa e diferente para confeitaria pequena

O projeto criativo traz teto com itens rosa pendurados

decoracao criativa para confeitaria pequena

Agora é aproveitar as dicas do post para planejar o negócio e montar a confeitaria para oferecer doces que conquistem o paladar dos clientes e se destaque no mercado.

Você pode gostar...