Como Organizar a Geladeira – 15 Dicas que Fazem Toda a Diferença!

Parece algo simples, mas muita gente ainda não sabe como organizar a geladeira corretamente. Mantê-la limpa é crucial e até uma verdadeira questão de saúde, afinal, quanto mais cheia e desorganizada, maiores são os problemas com alimentos vencidos e que ficam ruins para o consumo – o que pode levar até a uma intoxicação alimentar.

Portanto, fazer uma faxina geral nesse aparelho será ótimo para manter tudo fresco, evitar o desperdício e garantir uma organização perfeita. A geladeira possui setores próprios para algumas versões, porém você pode otimizar a ordenação de acordo com as opções que mais consome. No geral, vale a pena recorrer a algumas dicas que fazem toda a diferença.

Acompanhe nosso post completo com 15 dicas de como organizar a geladeira. Mantenha sempre limpa, coloque tudo em seu devido lugar e evite adversidades. Confira o guia e prepare-se para se surpreender com ótimos macetes!

como organizar a geladeira

Quer muitas dicas para aprender a como organizar a geladeira? Acompanhe nosso guia completo!

Começamos com o passo a passo para limpar a geladeira. A primeira coisa a fazer é verificar tudo que há dentro da estrutura, aquilo que não serve mais para o consumo ou alimentos que já estão vencidos. Para começar, você deve esvaziá-la completamente, descongelando e deixando com um ótimo aspecto antes de começar a organização. Confira o tutorial:

  • Tire o aparelho da tomada. Enquanto descongela, verifique todos os alimentos;
  • Perceba como está cada opção, atentando-se à data de validade e o aspecto de cada uma delas;
  • Descarte tudo aquilo que não serve mais. Os alimentos bons devem ser guardados em um isopor ou bolsa térmica durante o período de limpeza;
  • Com a geladeira vazia, retire todos os compartimentos – gavetas, divisórias, prateleiras, etc;
  • Lave tudo com água e sabão neutro, esfregando bem para tirar qualquer resquício de sujeira;
  • Use uma esponja e um pano úmido para limpar toda a área interna da geladeira;
  • Caso não seja um aparelho frost free, evite tirar o gelo com aparatos pontiagudos, como facas, colheres ou similares. Espere até que descongele naturalmente;
  • Para retirar o odor ruim, use uma solução de água + bicarbonato de sódio. Use o pano para passar em todas as partes, até deixar a geladeira bem limpa;
  • Com tudo feito e o aparelho seco, você pode ligá-lo novamente;
  • A partir daí, comece a guardar os alimentos em cada local específico.
como organizar a geladeira

Realize sempre uma boa limpeza para evitar cheiro ruim e sujeira

Agora que você já sabe como é o ritual completo de limpeza, confira alguns macetes para guardar os alimentos corretamente. Assim, fica mais fácil a organização, a retirada e a conservação de todas as opções que você mais gosta.

♦ Gaveta inferior: é a parte que fica embaixo e que recebe menos refrigeração, por isso deve abrigar frutas, legumes e verduras – que não suportam temperaturas muito baixas. As frutas podem ficar soltas, as outras opções devem estar em sacolas plásticas para uma boa durabilidade.

♦ Gaveta superior: é aquela mais próxima do congelador. Mantenha carnes e outros alimentos que deseja descongelar e rotineiramente coloque embutidos.

♦ Congelador: armazene alimentos que podem ser congelados, como carnes, comidas que serão consumidas em longo prazo, sorvetes, entre outras opções. Para facilitar a organização, faça uma boa separação, guardando em potes ou plásticos etiquetados.

♦ Porta: é a parte onde ocorre a maior variação de temperatura devido ao abre e fecha da geladeira. Aqui você pode guardar temperos, bebidas e conservas.

♦ Prateleiras: aqui ficam as opções que são consumidas com frequência, como sobras e pratos prontos. Distribua em potes de plástico ou vidro para facilitar a ordenação. Na parte mais alta, armazene leite e outras bebidas, já na parte de baixo podem ficar os ovos – sim, eles devem ficar nessa parte, e não na porta como muita gente pensa.

como organizar a geladeira

1- carnes que serão consumidas rapidamente; 2- ovos no compartimento de papelão; 3- restos de comida em potes; 4- queijos sempre bem embalados; 5- frutas; 6- verduras e legumes; 7- sucos, bebidas abertas, temperos e molhos; 8- sorvetes, empanados, carnes em geral.

15 Dicas de Como Organizar a Geladeira

Curtiu nosso tutorial de limpeza e ordenação por setor? Confira agora 15 dicas de como organizar a geladeira e comece a promover uma transformação geral em seu refrigerador, com certeza ótimo realizar essa faxina completa!

♦ Use potes para armazenar os alimentos: a melhor maneira de organizar a geladeira é usar potes funcionais para guardar alimentos. Assim, eles não ficam soltos no local e você ainda otimiza o espaço. Guarde em recipientes transparentes, sobretudo os perecíveis, molhos, cremes e frutas.

♦ Verduras, legumes e frutas não devem ser lavados antes do armazenamento. Você só deve fazer isso antes do consumo. Caso contrário, eles irão se deteriorar mais rápido.

♦ Ovos não devem ficar na porta da geladeira: a oscilação de temperatura devido ao abre e fecha da geladeira é ruim para esses alimentos, que devem ficar na caixa original de papelão, dispostos nas prateleiras centrais. Assim, se conservam por muito tempo, sem problemas.

♦ Atente-se sempre à data de validade dos produtos. Sempre que fizer uma nova compra, guarde os produtos na parte de trás, deixando os antigos na frente para que sejam consumidos primeiros. Assim você evita o desperdício.

Como organizar a geladeira

Se achar conveniente, coloque uma etiqueta com a data de validade dos produtos

♦ Nunca guarde latas abertas. Com a baixa temperatura, esse material pode enferrujar rapidamente. Coloque o alimento em um pote transparente, de preferência etiquetado.

♦ Evite colocar recipientes com panos ou papéis na geladeira. Eles impedem a circulação de ar e elevam os gastos com energia elétrica.

A limpeza deve ser periódica. Se você precisa saber corretamente como organizar a geladeira, comece fazendo uma faxina geral no aparelho, seguindo o passo a passo que explanamos no tópico anterior do post.

♦ Evite misturar as coisas, esse hábito é o que mais contribui para a desordenação na geladeira. Coloque cada alimento em seu lugar, com essa rotina tudo fica sempre organizado. Além de trabalhar essa ação, eduque as pessoas que moram com você também, com o tempo todos aprendem e tudo fica bem equilibrado.

♦ Alguns alimentos, como carnes e peixes, precisam sempre de atenção especial. Guarde sempre em um pote visível e fique de olho na data de validade para que não exalem cheiro e estraguem. Se não for congelar, o ideal é consumir em até dois dias – dependendo da opção. Quando for descongelar, coloque na gaveta superior com um pote por baixo para que não goteje sangue e água nos alimentos que estão nas prateleiras de baixo.

♦ Manteiga, queijos e laticínios devem ficar fechados. A umidade e a circulação de ar acabam deixando esses alimentos rançosos e até impróprios para o consumo.

♦ Sucos naturais precisam de mais refrigeração, ao contrário dos industrializados. Portanto, deixe sempre na prateleira mais alta e consuma o quanto antes. Como eles não têm conservantes, podem ficar com gosto e aparência ruim. Já água e refrigerantes podem ficar na porta sem problemas.

♦ A regra do suco natural é a mesma para o leite. Mantenha sempre o mais resfriado possível para que não perca suas propriedades e não estrague. Por isso, nunca deixe na porta da geladeira.

como organizar a geladeira

Não deixe as verduras soltas na gaveta. Coloque em um saco plástico – não precisa amarrar totalmente – e atente-se sempre ao seu aspecto. Lave apenas na hora de consumir.

♦ Alimentos embutidos, como salame e calabresa, por exemplo, possuem alta quantidade de conservantes. Sendo assim, dispensam muita refrigeração. Deixe nas prateleiras mais baixas da geladeira, mas fique sempre atento em sua data de consumo após abertos.

♦ Pelo menos uma vez por semana, verifique como está sua geladeira, se há excessos ou opções que não serão mais consumidas. Observe com frequência, assim você aprende facilmente a como organizar a geladeira e a mantém sempre ordenada.

Dica bônus: Não precisa deixar a geladeira lotada, aliás, esse hábito é péssimo. Estabeleça um cronograma adequado de compras para garantir a leveza em todos os compartimentos do aparelho. Uma geladeira cheia parece linda nas fotos, mas na real não é bem assim que deve permanecer. Fique atento!

Você sabia? Esses alimentos não devem ser armazenados na geladeira: tomate, café, mel, batata, óleo, azeite, alho, cebola, maçã, pão, melão e melancia (ao menos que estejam cortados e guardados em um pote).

como organizar a geladeira

Pelas imagens dá para ver que essa ordenação não é complexa. Basta seguir as dicas para mantê-la sempre limpa e organizada!

Fotos e Ideias de Geladeira Organizada

Depois de conferir nossas dicas de como organizar a geladeira, confira agora algumas fotos e ideias interessantes que você pode seguir em sua casa ou estabelecimento. Selecionamos muitas imagens bacanas que inspiram e mostram que esse aparelho pode ficar ordenado sempre!

como organizar a geladeira

Cada alimento em seu compartimento: um método excelente para organizar a geladeira

como organizar a geladeira

Potes fazem toda a diferença e ainda otimizam o espaço

como organizar a geladeira

como organizar a geladeira

Pique os alimentos e guarde em recipientes, ficará bem melhor, sobretudo visualmente

como organizar a geladeira

Não é porque a geladeira é grande que os alimentos devem ser armazenados de qualquer jeito

como organizar a geladeira

E nem pensar em deixar o aparelho lotado de coisas!

como organizar a geladeira

Uma boa ideia para comércios, o que acha?

como organizar a geladeira

Se possível, coloque etiquetas nos potes e compartimentos

como organizar a geladeira

Com essas imagens, dá para aprender a como organizar a geladeira perfeitamente

como organizar a geladeira

Aproveite as dicas para organizar a geladeira e o freezer de seu comércio também!

como organizar a geladeira

Veja como é um passo a passo fácil e simples de seguir

 

como organizar a geladeira

Coloque cada coisa em seu lugar. Evite misturar e deixar alimentos em locais inadequados

como organizar a geladeira

Temperos, condimentos e bebidas devem ficar sempre na porta da geladeira

como organizar a geladeira

Que tal nossas dicas de como organizar a geladeira? Assim fica mais fácil, não é?


Esperamos que tenha gostado de nosso guia e já saiba como organizar a geladeira perfeitamente. Anote as dicas e siga o tutorial, assim você deixa o espaço todo limpo e ordenado, otimiza o consumo de alimentos e garante uma total harmonia. Tem dúvidas? Comente. Boa sorte e até a próxima!

Você pode gostar...