Chá de Mulungu – Como Fazer? + Benefícios e Tudo Sobre!

O que é chá de mulungu? Para que serve? Quais são os benefícios e como fazer passo a passo? Fato é que esse nome é bem diferente e pouca gente sabe quais são as indicações dessa erva.

O mulungu é uma planta muito conhecida em determinadas regiões do Brasil, sobretudo pelas suas propriedades terapêuticas. Pode ser usada tanto para chá quanto disposta em cápsulas para facilitar o consumo.

Para entender do que se trata e tudo sobre mulungu, preparamos este guia completo e esclarecedor. Entenda a função e por que se tornou o queridinho do ramo medicional e fitoterápico.

o que e mulungu

Aprenda e entenda tudo sobre o chá de mulungu – Pinterest

Dúvidas frequentes – FAQ

Primeiramente, mulungu é o nome popular da planta Erythrina mulungu, típica de regiões do Brasil como o cerrado e a caatinga. Também pode ser encontrada em alguns locais da Mata Atlântica e da Amazônia.

Além disso, é bastante comum em países da América Central e do Sul, geralmente cultivada até como árvore ornamental em muitos lugares.

Pois é, o mulungu é uma árvore linda que se destaca pela beleza de suas flores avermelhadas, um clássico no paisagismo que alcança até 15 metros de altura. Da mesma forma, é comum no ramo medicinal devido às suas propriedades.

Para se ter ideia, além do conceito fitoterápico, ainda é usado para produção de inseticidas. Tem uma ampla gama de usos na indústria, que aproveitam suas propriedades na fabricação de produtos, de tinturas, de chás, de comprimidos, enfim.

arvore do mulungu

No cerrado, o mulungu se destaca como uma bela árvore – Pinterest

Chá de mulungu emagrece?

A grande questão das pessoas que procuram essa erva é: chá de mulungu emagrece? Hoje em dia, grande parte de plantas são recomendadas para perder peso.

O mulungu, porém, não é indicado para essa finalidade! Para se ter ideia, é uma planta que possui propriedades calmantes e sedativas. Por isso, é indicada para combater a insônia, o estresse e a ansiedade. 

Segundo especialistas, ao tomar chá de mulungu, a pessoa se sente mais tranquila. Sendo assim, pode acabar comendo pouco, de forma regrada. Nesse caso, o emagrecimento é algo que acontece naturalmente, devido ao baixo consumo de alimentos.

Entretanto, se você não sofre com ansiedade extrema, estresse e quaisquer desses sintomas, é ideal buscar opções mais efetivas para perder peso, já que o mulungu não serve especificamente para isso.

Entre as recomendações do chá de mulungu, estão: aliviar sintomas de estresse, combater a insônia, deixar as pessoas mais calmas e pouco ansiosas, regular a pressão arterial, aliviar dores reumáticas e cólicas menstruais.

mulungu como fazer o cha

Pinterest

Chá de mulungu funciona para ansiedade?

Sim, essa é a sua principal indicação! De acordo com médicos, o chá de mulungu é uma das melhores alternativas para diminuir a ansiedade, um problema que acomete diversas pessoas.

Se você não consegue mais lidar com esse estado, se a ansiedade está afetando o seu sono e as suas atividades diárias, é essencial recorrer a essa e outras alternativas.

Muito comum na medicina popular, o mulungu funciona como sedativo e calmante natural. Além de atenuar sintomas de ansiedade, neurose, compulsões e síndrome do pânico, ainda possui efeito antidepressivo.

cascas de mulungu

Pinterest

Chá de mulungu dá sono?

Por ser indicado para relaxar e acalmar, é possível que o chá de mulungu aumente o sono, por isso é recomendado até para combater a insônia.

Especialistas garantem que esse efeito acontece devido à hipaforina, um composto com efeito sedativo e calmante do sistema nervoso central.

Se você sofre de sintomas leves de insônia e precisa desacelerar, ficar menos ansioso e mais calmo, o mulungu é uma indicação natural e muito eficaz.

Por isso, o melhor horário para consumir o chá é durante a noite, antes de dormir, para ter todo o efeito das propriedades dessa erva.

mulungu cha

Pinterest

Mulungu abaixa a pressão?

Na verdade, pelo efeito tranquilizante, o mulungu abaixa a pressão em alguns casos, mas serve mais para regular a pressão arterial.

Especialistas garantem que a planta possui compostos conhecidos como eristristemina e a erisotiopina, que possuem propriedades hipotensoras e ajudam a deixar a pressão equilibrada, evitando sobretudo a hipertensão.

Mas, na dúvida, é sempre recomendado consultar o seu médico antes de fazer o uso do chá de mulungu, sobretudo se você sofre com problemas de pressão.

mulungu casca

Pinterest

Existem contraindicações?

Quais são as contraindicações? Posso tomar chá de mulungu tranquilamente? De acordo com nutricionistas, alguns grupos de pessoas precisam ficar atentas:

  • Crianças e adolescentes não devem consumir o chá;
  • Mulheres grávidas e lactantes;
  • Pessoas com insuficiência cardíaca e arritmia;
  • Quem usa medicamentos antidepressivos;
  • Pessoas que usam remédios anti-hipertensivos.

Ademais, reiteramos: é sempre indicado consultar um médico antes de consumir o chá de mulungu, sobretudo se você faz uso de algum medicamento, possui alguma doença ou outra condição.

Para que serve? – Benefícios do chá de mulungu

Afinal, quais são os benefícios do chá de mulungu? Para que serve essa erva tão comum no Brasil?

  • É indicado para casos de depressão, de ansiedade, de insônia e demais transtornos emocionais, devido ao efeito calmante e sedativo;
  • Ajuda a regular a pressão arterial, evita a hipertensão e ainda é benéfico para o sistema cardiovascular (saúde do coração);
  • Combate o estresse e garante um bom sono, perfeito para quem é muito agitado e não está conseguindo dormir;
  • Protege o fígado de doenças, sobretudo a temida hepatite;
  • Atenua dores de cólicas menstruais e cólicas em geral, acabando com inchaços e com aquelas dores latejantes insuportáveis;
  • Tem ação antibacteriana e protege o sistema imunológico de doenças;
  • A erisodina presente no mulungu tem forte ação narcótica que ajuda a combater o vício em cigarro. Por isso, a erva é ideal para quem quer largar o tabagismo;
  • Alivia dores reumáticas, ajuda no bom funcionamento do sistema urinário e tem ação antiinflamatória, contra dores em geral.
mulungu arvore

A árvore mulungu é comum no Brasil – Pinterest

Como fazer chá de mulungu? – Dicas e receitas

Se você está encantado pelo chá de mulungu, aprenda a fazer passo a passo para consumir sempre!

A receita é bem simples e convencional. Geralmente, você encontra a erva pronta para o uso em lojas de produtos naturais, em feiras e até em mercados.

Atente-se à qualidade da erva e à quantidade ideal de consumo de acordo com o benefício que você deseja usufruir. Os especialistas recomendam tomar sempre durante à noite, antes de dormir, cerca de 3 xícaras por dia. O consumo de forma direta pode ser feito por um mês ou segundo indicação do seu médico.

Para fazer:

  • 1 colher de chá (5 gramas) de cascas de mulungu;
  • 1 xícara (200 ml) de água.

Ferva a água em um recipiente junto com as cascas de mulungu. Deixe no fogo por cerca de 10 minutos. Desligue e coe. Deixe esfriar e beba sem adicionar mel, açúcar ou adoçante.

casca de mulungu

Cascas do mulungu, perfeitas para fazer o chá – Pinterest

Chá de mulungu com camomila

A camomila é outra erva com propriedades calmantes que ajuda a reduzir sintomas de estresse, combate a insônia e pode ser consumida junto com o chá de mulungu.

Para fazer, misture 1 colher de chá de cascas de mulungu com 1 colher de chá de flores de camomila. Ferva em cerca de 300 ml de água, coe e deixe esfriar. Beba cerca de 3 vezes ao dia, sobretudo durante a noite.

Além do chá de camomila e do mulungu, outras ervas com a mesma função são a valeriana, a erva-cidreira (melissa) e a passiflora (maracujá).

cha mulungu

Você compra o chá em diversas lojas – Pinterest

Além das cascas, o mulungu está disposto em forma de tintura e também em cápsulas. Já as flores e sementes não devem ser usadas. As sementes são altamente tóxicas e impróprias para o consumo.

De modo geral, o chá de mulungu é um ótimo complemento para o seu dia a dia, sobretudo se você está muito estressado, agitado, sem sono e ansioso. Experimente essa opção e, se tiver dúvidas, consulte seu médico ou nutricionista.

Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...