Chá Mate Caseiro – Como Fazer e Seus Benefícios!【2024】

O chá mate caseiro é um verdadeiro clássico. Uma bebida típica da América do Sul que faz muito sucesso no Brasil, principalmente na região sul.

Além de um sabor característico, possui uma série de benefícios para a saúde, uma opção fácil de fazer e que pode ser consumida diariamente.

Mas, será que chá mate ajuda a emagrecer? Há contraindicações? Quais são as maiores vantagens dessa erva? Para entender tudo, é fundamental ler este conteúdo completo. Saiba tudo sobre mate caseiro e surpreenda-se!

o que e erva mate

A erva-mate é um clássico no Brasil – Pinterest

Dúvidas frequentes – FAQ

O que é chá mate? Na verdade, o chá é derivado da erva-mate, a famosa Ilex paraguariensis, que também é conhecida como mate ou congonha.

A planta é típica de vários países sulamericanos, como Brasil, Uruguai, Bolívia e Argentina, por isso é consumido em larga escala em nossa região.

Popular sobretudo no sul, é protagonista de bebidas como o chimarrão, servido quente ou gelado. Para se ter ideia, a planta mate é símbolo do Rio Grande do Sul e está presente na bandeira do estado do Paraná.

planta erva mate

A planta mate – Pinterest

A planta (árvore) pode atingir até doze metros de altura e pode dar lindos frutos vermelhos. Já as folhas são aproveitadas para o preparo do chá, que passam por um processo de secagem. Esse procedimento é muito antigo, usado pelos índios desde os tempos coloniais.

Ou seja, a erva-mate é apreciada desde a chegada dos portugueses ao Brasil, por isso se tornou uma das mais comuns em nosso país. Melhor que toda essa simbologia são os benefícios da planta.

mate no chimarrao

O famoso chimarrão – Pinterest

Chá mate tem cafeína?

A primeira questão que gera dúvidas em muita pessoas é a relação do chá mate com a cafeína. Segundo especialistas, a erva-mate é fonte de cafeína, portanto pode ser vista como um estimulante.

Entretanto, é mito que possui mais dessa substância do que o café. De acordo com estudos, 100 mililitros da bebida possuem cerca de 7 miligramas de cafeína.

Em todo caso, vale tomar sempre durante o dia e nunca à noite, principalmente se você sofre com insônia.

planta mate

Uma planta com alto teor de cafeína – Pinterest

Chá mate emagrece?

Chá mate emagrece? Quantos quilos é possível perder tomando esse chá?

Alguns estudos mostram que o mate possui ação termogênica e diurética. Ou seja, é capaz de acelerar o metabolismo e promover a queima de gordura, além de acabar com a retenção de líquidos e os inchaços.

Outro benefício é retardar o esvaziamento gástrico e promover a saciedade. Com isso, reduz o apetite e evita que você exagere na hora das refeições.

De acordo com especialistas, tomar 1 litro de chá mate caseiro por dia é ótimo para emagrecer, sempre como um complemento com atividades físicas e uma alimentação balanceada.

Muitos relatos mostram que é possível eliminar até 5 quilos em um mês consumindo erva-mate. Obviamente, sempre em uma rotina regrada, em um conjunto de ações que visam a perda de peso.

como fazer cha mate

O mate é muito consumido na região sul do país – Pinterest

Pode tomar na gravidez?

Quem está grávida pode tomar chá mate? Segundo profissionais de saúde, a gestante pode consumir a bebida de forma moderada.

O fato de ser uma fonte de cafeína pode estimular o sistema nervoso central, por isso o excesso acaba sendo prejudicial ao andamento da gestação. Além disso, a erva pode prejudicar a absorção de alguns nutrientes dos alimentos.

Por isso, é recomendado tomar pouco chá mate, preferencialmente longe das principais refeições. Em todo caso, a ideia é consumir apenas chás mais leves ou à base de frutas. Na dúvida, consulte um médico ou um nutricionista.

erva mate

Pinterest

Chá mate faz mal para os rins?

Alguns especialistas relatam que, devido a presença do fosfato, o chá mate não é indicado para pessoas que possuem problemas renais.

Por isso, é bom evitar o consumo, pois favorece o aparecimento de cálculos renais, sobretudo em quem possui tendência a ter pedra no rim e outras adversidades.

Em todo caso, é importante fazer exames e consultar o médico antes do consumo. Lembre-se que não é por ser natural que o chá pode ser consumido tranquilamente.

chimarrao

Pinterest

Chá mate aumenta a pressão?

Devido à cafeína, o chá mate não é recomendado para pessoas com pressão alta. Essa substância atua como estimulante e pode aumentar a pressão arterial.

Sendo assim, se você tem hipertensão ou está propenso a isso, pense em consumir outros tipos de chás e receitas, principalmente se deseja emagrecer.

erva mate triturada

Erva-mate triturada – Pinterest

Existem contraindicações?

Quais são as contraindicações no uso da erva-mate? De fato, alguns grupos e pessoas não devem fazer uso dessa planta.

  • Pessoas que sofrem com insônia e têm dificuldade para dormir.
  • Mulheres grávidas e em período de amamentação
  • Crianças
  • Quem sofre com ansiedade
  • Pessoas com pressão alta
  • Pessoas com propensão ou com problemas renais
  • Quem tem diabetes (em todo caso, consulte o médico)
consumo do mate

Pinterest

Para que serve? – Benefícios do chá mate

Quais são os benefícios do chá mate caseiro? Para que serve?

  • O chá mate ajuda a emagrecer por ter efeito diurético e termogênico, acabando com a retenção de líquidos e favorecendo a queima de gordura;
  • Possui diversos antioxidantes, responsáveis por eliminar radicais livres, prevenir o envelhecimento das células e doenças graves como o câncer;
  • Ajuda a diminuir o colesterol ruim, infarto e doenças cardivasculares;
  • Retarda o esvaziamento gástrico, gera sensação de saciedade e diminui o apetite;
  • Tem efeito antifúngico, interessante para prevenir infecções e enfermidades;
  • É rico em vitaminas do complexo B;
  • Melhora a disposição e garante mais energia no dia a dia, tal como o chá verde e o café;
  • As vitaminas e minerais presentes na erva-mate são importantes para fortalecer o sistema imunológico e facilitar a circulação do sangue.
erva mate consumo ideias

Pinterest

Como fazer chá mate? – Dicas e receitas

Como fazer chá mate caseiro? Segundo especialistas, a quantidade recomendada para consumo é de 3 xícaras de 200/300 ml por dia.

Beba sempre durante o dia e evite tomar durante a noite, pois o chá tem um efeito energético que pode prejudicar o sono.

Vale destacar que o chá mate vendido pronto no supermercado não tem a mesma concentração do chá natural, que é sempre a melhor opção. Já as cápsulas e o extrato devem ser avaliados conforme a quantidade de mate presente na composição.

De modo geral, para fazer o chá tradicional, adicione 1 colher de sopa de erva-mate em 200 ml de água fervente. Deixe em infusão, coe e consuma quente ou frio.

Veja outras opções de consumo desse chá tão apreciado.

Chá mate com limão

O limão é um ingrediente perfeito para dar um plus no chá mate, sobretudo para dar gosto na bebida gelada. Para ter os efeitos da erva, nunca adoce, nem com açúcar e nem com mel.

Para fazer, coloque 2 colheres de sopa de erva-mate em 1 litro de água. Deixe ferver por cinco minutos e adicione duas rodelas de limão. Deixe ferver por mais cinco minutos. Consuma frio.

Outra ideia é fazer o chá mate tradicional, deixar esfriar e bater no liquidificador com o suco de dois limões. Deixe gelar e consuma durante o dia.

cha mate com limao

Aprenda a fazer o mate com limão – Pinterest

Chá mate com leite

Uma forma tradicional de consumo é o chá mate com leite. É uma bebida gelada muito apreciada que pode substituir o café e também o chocolate.

Para fazer, os ingredientes são:

  • 500 ml de chá mate sem açúcar 
  • 4 colheres de sopa de leite em pó Ninho
  • 1 colher de café de chocolate em pó
  • Mel para adoçar (se quiser)

Coloque o chá, o mel e o chocolate em pó no liquidificador. Enquanto bate, vá adicionando o leite em pó aos poucos, até a bebida ficar bem cremosa. Use o chá pronto gelado ou mantenha na geladeira para consumir durante o dia.

Chá mate com gengibre

O gengibre é um potente ingrediente perfeito para o sistema imunológico e ótimo para favorecer a perda de peso. Por isso, muita gente indica adicionar ao chá mate caseiro.

Para fazer, ferva a água e adicione 1 colher de sopa de erva-mate. Depois, coloque uma colher de sopa de lascas de gengibre e deixe ferver por mais cinco minutos. Consuma quente ou frio.

Chá mate gelado

Por fim, o chá mate gelado é outra opção para consumir durante o dia. Você pode colocar em uma garrafinha e tomar a quantidade recomendada – cerca de 1 litro e meio ou conforme indicação do seu médico ou nutricionista.

Para fazer, basta preparar o chá de modo tradicional ou com algum ingrediente auxiliar (limão ou gengibre) e deixar gelar. Assim, fica igual à versão comprada nos mercados.

Vale destacar que, para ter o efeito emagrecedor e todos os benefícios, o chá mate não deve ser adoçado. Já a opção do mercado é gostosa, mas não substitui a erva natural.

mate cha

Pinterest


Enfim, gostou de saber mais sobre o chá mate caseiro? Vai aderir a essa bebida? Conte pra gente! Boa sorte e até a próxima!

Você pode gostar...