Chá de picão-preto – O que é, Benefícios e Como Fazer!

Está pesquisando sobre o chá de picão-preto? A bebida é feita através de folhas da planta conhecida cientificamente como Bidens pilosa. 

Em alguns lugares do Brasil, ela também pode ser conhecida como picão, erva-picão, carrapicho, entre outros nomes. 

chá de picão-preto

Fonte – Pinterest

Trata-se de uma planta muito comum no planeta em regiões de clima tropicais e subtropicais. Ela é uma espécie de vegetal da América do Sul.  

Para se ter uma ideia, o chá de picão-preto é utilizado em algumas culturas como remédio natural que serve para uma série de condições, como inflamações, infecções, dores e até mesmo para fortalecer o sistema imunológico. 

Fonte Blog Aegro

Fonte – Blog Aegro

No entanto, antes de consumir o chá de picão-preto é importante consultar um profissional da saúde para que ele indique o consumo adequado para a sua situação específica. 

Se você quer saber tudo sobre o chá de picão-preto, onde comprar, para que serve e como fazer. Acompanhe o restante do post e fique por dentro do assunto! 

chá de picão-preto

Fonte – blog syngenta digital

Dúvidas frequentes – FAQ

Muitas pessoas têm dúvidas antes de começar a ingerir uma bebida com base nas plantas, como é o caso do chá de picão-preto. 

Para te ajudar, selecionamos algumas questões relacionadas ao chá que podem ser de grande valia para quem pretende incluí-lo na dieta. Acompanhe! 

chá de picão-preto

Fonte – Pinterest

Chá de picão-preto emagrece?

O chá de picão-preto pode ajudar no processo de emagrecimento, pois possui propriedades diuréticas. Ou seja, ele reduz o inchaço, diminuindo a retenção de líquidos pelo corpo, eliminando-os através da urina. 

Vale destacar que a bebida também é bastante nutritiva e rica em ferro, potássio, magnésio e vitamina A, C e E. 

Fonte Pinterest 2 53

Fonte – Pinterest – Medicina Natural

No entanto, antes de ingerir a bebida é preciso consultar um médico, para que ele analise seu quadro clínico e veja se você realmente pode tomar o chá de picão-preto e receitar as quantidades para o consumo. 

Serve para tratar icterícia do bebê?

Muitas pessoas têm dúvidas se o de picão-preto serve para tratar icterícia em bebês. A verdade é que a planta é um medicamento natural e ajuda no tratamento da doença. A icterícia é causada pelo aumento da bilirrubina. Ou seja, deixa a pele amarelada, assim como as mucosas e os olhos. 

A saber, no caso dos bebês, muitas pessoas optam pelo banho morno 2 vezes ao dia com picão-preto para tratar a condição. Além disso, para mães que estão amamentando é comum que elas tomem o chá de picão-preto para que as propriedades medicinais sejam passadas para os bebês através do leite materno.

Fonte Pinterest 3 52

Fonte – Pinterest – Cultivarpanc.com,br

Todavia, antes de começar qualquer tratamento, seja com o banho em bebês ou na ingestão do chá, converse com um pediatra de confiança para que ele indique o melhor tratamento para a saúde do bebê. 

Onde comprar picão-preto?

O picão-preto é uma planta que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais (físicas ou online), feiras livres e até mesmo em alguns supermercados. 

No Brasil, o picão-preto é considerado por muito agricultores como uma erva-daninha, pois ela consome muito líquido do solo, o que pode prejudicar a plantação de outros alimentos. 

chá de picão-preto

Fonte – Pinterest – Hojenomato

Entretanto, com os benefícios comprovados para a saúde, o seu consumo é crescente e tem despertado o interesse de muitas pessoas. 

Para que serve? – Benefícios do chá de picão-preto

Está querendo saber para que serve o chá de picão-preto? Esta planta medicinal possui propriedades anti-inflamatórias, anti-diabéticas, antioxidantes, diuréticas, antisépticas, entre outras. 

Abaixo selecionamos alguns dos benefícios do chá de picão-preto. Acompanhe! 

  • Reduz o inchaço: o chá de picão-preto possui propriedades diuréticas e por isso ajuda na diminuição do inchaço corporal, através da eliminação de líquidos através da urina. 
  • Ação antioxidante: a bebida também possui propriedades antioxidantes. Ou seja, combate radicais livres no organismo evitando o desenvolvimento de algumas doenças e retardando o envelhecimento precoce. 
  • Tratamento da icterícia: o chá de picão-preto também auxilia no tratamento da icterícia, condição causada pelo aumento da bilirrubina no organismo, deixando a pele amarelada, assim como as mucosas e os olhos. 
  • Alívio de picadas de insetos: o chá de picão-preto pode servir para aliviar picadas de insetos por conta das suas propriedades anti-inflamatórias. Faça uma compressa com o chá morno e aplique nos locais onde a pele foi picada. 
  • Hemorróidas: o chá também pode ser uma opção para quem sofre com hemorróidas. Além de ingerir, é indicado tomar banho de assento para reduzir a inflamação no local e diminuir o incômodo.  
  • Doenças do trato respiratório: o chá de picão-preto possui propriedades anti-inflamatórias e por isso é um grande aliado para quem sofre com dores de garganta, faringite e amigdalite, por exemplo. Além disso, ele promove a desobstrução das vias aéreas, permitindo uma melhor respiração. 
  • Alívio de sintomas de doenças gastrointestinais: a bebida também pode ajudar quem sofre com úlcera e gastrite, pois ela reduz o volume do suco gástrico e sua secreção, combatendo a azia e o refluxo. 
  • Auxilia no controle da pressão arterial: para quem sofre com hipertensão o chá de picão-preto pode ajudar no controle da pressão arterial. Afinal, sua ação diurética acaba com o acúmulo de fluídos, reduzindo o esforço do coração na hora de bombear sangue. Todavia, o chá apenas auxilia e jamais deve ser consumido no lugar de remédios prescritos por um médico. 
  • Diabetes: a bebida também ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, ajudando quem sofre com diabetes. No entanto, é recomendado que o chá de picão-preto seja prescrito e acompanhado por um profissional da saúde. Por isso, se você sofre com diabetes, jamais ingira o chá antes de conversar com o seu médico.
  • Malária: o consumo desta planta medicinal ajuda a inibir que o Plasmodium sp. se espalha no sangue, parasita responsável pela doença. 
  • Infecção urinária: suas propriedades anti-inflamatórias e microbianas ajudam na ação contra bactérias responsáveis por infecções do trato urinário. 

É importante destacar que mesmo com todos esses benefícios o chá de picão-preto deve ser consumido com a supervisão e prescrição de um médico. Pois somente um profissional da saúde será capaz de analisar seu quadro clínico e indicar ou não o consumo da bebida. 

Fonte Pinterest 5 51

Fonte – Pinterest

Como fazer chá de picão-preto? – Dicas e receitas

Abaixo selecionamos uma dica de receita para preparar o chá de picão-preto. Veja! Para preparar o chá de picão-preto, você vai precisar das folhas secas da planta Bidens pilosa. Aqui está uma receita básica. 

chá de picão-preto

Fonte – Pinterest

Ingredientes

  • 1 ou 2 colheres de chá de folhas secas de picão-preto
  • 250 ml de água fervente

Modo de preparo

  1. Ferva a água em uma panela ou chaleira;
  2. Coloque as folhas secas de picão-preto em uma xícara;
  3. Em seguida, coloque a água fervente sobre as folhas na xícara;
  4. Cubra a xícara com uma tampa e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Este procedimento permitirá que os compostos ativos das folhas acabem liberados na água;
  5. Coe. Você pode fazer isso usando um coador de chá ou uma peneira;
  6. Se preferir, adoce o chá com mel, açúcar ou adoçante a gosto;
  7. Lembre-se de que ao adicionar açúcares pode afetar os benefícios à saúde da bebida, então o ideal é ingeri-lo sem açúcares;
  8. Deixe o chá esfriar um pouco;
  9. Sirva.

É importante frisar que antes de qualquer consumo do chá de picão-preto é preciso consultar um médico. Sobretudo mães lactantes e pessoas que utilizam algum medicamento de maneira contínua. Pois é preciso verificar se a interação entre o chá e os medicamentos não trazem riscos para a saúde humana. 

chá de picão-preto

Fonte – Pinterest

E então, gostou de conhecer mais sobre o chá de picão-preto e seus benefícios? Compartilhe com quem precisa saber disso e deixe um comentário! 

Não deixe de ler também – Chá de Alface – Benefícios, Contraindicações e Receitas!

Você pode gostar...