Chá de Hortelã – Como Fazer? + Benefícios e Tudo Sobre!
O chá de hortelã é bastante utilizado para fins medicinais e essa erva bastante conhecida e cultivada pode ser um grande aliado para o bem-estar.
Para conhecer mais dos benefícios do chá de hortelã para a saúde e aprender receitas incríveis e funcionais para um chá delicioso, é só seguir a leitura.
Dúvidas Frequentes – FAQ
Chá de hortelã emagrece?
É bem provável que você já tenha ouvido por aí que chá de hortelã emagrece, e a pergunta “emagrece quantos quilos?” é sempre muito frequente.
Infelizmente a afirmação de que chá de hortelã emagrece não é verdadeira, mas essa bebida pode sim auxiliar quem está em processo de perda de peso.
A bebida a base de hortelã pode ajudar a aumentar a absorção intestinal de alguns ativos, assim, a pessoa que está em processo de emagrecimento pode absorver melhor os ativos, contribuindo para a perda de peso.
Apesar da contribuição que o chá pode dar para a saúde, não significa que ele está ligado diretamente a perda de peso, mas pode funcionar como um auxiliador para quem já está em processo de emagrecimento.
Quais as diferenças entre a hortelã comum e a hortelã-pimenta?
Apesar de usar frequentemente apenas o termo hortelã para especificar a erva medicinal, há mais com tipo dessa espécie, e 2 versões bastante conhecidas são hortelã comum e hortelã pimenta.
- Hortelã comum: a planta conhecida também como hortelã-verde e com o nome científico de Mentha spicata, é a mais tradicional e conhecida no Brasil. A planta de folhas escuras traz ramos que podem variar de 0,4 a 1,30 m de altura e com folhas que crescem próximas do ramo. A floração dessa espécie traz coloração branca ou tons que podem variar entre lilás e rosado.
- Hortelã-pimenta: a espécie de nome científico Mentha piperita, é resultado do cruzamento da hortelã aquática e da spicata. A hortelã-pimenta cresce até 1 m de altura e tem folhas miúdas com coloração verde escura. As folhas surgem nos caules e a floração tem tons de rosa ou roxo.
Posso tomar chá de hortelã na gravidez?
Apesar de bastante benéfico para a saúde, o chá de hortelã não é uma recomendação para mulheres grávidas, já que pode causar danos ao útero.
Durante a gestação, consumo de qualquer erva medicinal ou remédio farmacológico deve ser feito sob orientação médica.
Chá de hortelã dá sono?
Em geral, o chá feito a base da erva medicinal não dá sono, mas a bebida pode trazer um efeito relaxante.
Por conta do efeito relaxante que a bebida quente e a base de erva medicinal pode trazer ao corpo, é possível consumir o chá de hortelã a noite para ter um sono mais tranquilo.
Para intensificar o chá, é possível adicionar ervas como poder mais relaxante e que ajudam no sono, como um mix de hortelã com camomila ou lavanda.
Chá de hortelã funciona para cólica menstrual?
Para quem sofre com o desconforto de cólicas menstruais, a bebida a base de hortelã pode sim auxiliar e diminuir os incômodos durante a menstruação.
O efeito relaxante desse chá pode refletir na musculatura uterina, aliviando as cólicas menstruais e agindo como um analgésico e anti-inflamatório.
Ajuda na digestão?
É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre os benefícios do chá de boldo para a digestão, mas o chá de hortelã também pode ser bastante benéfico para auxiliar no processo digestivo.
A bebida a base de hortelã pode atuar como um relaxante para os músculos do estômago e intestino, ajudando a diminuir as contrações que causam dor e mal estar por conta da digestão.
A bebida a base de erva medicinal também estimula a secreção de bile, um composto produzido pela vesícula biliar e que auxilia no melhor funcionamento do fígado, melhorando o processo digestivo.
Melhora desconforto intestinal?
A hortelã tem a capacidade de melhorar a produção de secreções digestivas e trazer efeito antiespasmódico, diminuindo as contrações intestinais e resultando em relaxamento.
Assim, bebida à base dessa erva medicinal ajuda não só no relaxamento, mas também a eliminar gases e toxinas e aliviar as dores e desconfortos intestinais.
Chá de hortelã é bom para dor de cabeça?
A bebida a base de hortelã-pimenta pode sim ser funcional para combater dores de cabeça, uma vez que age como vasodilatador e ativa a circulação do sangue, aliviando dores de cabeça e enxaquecas.
A erva medicinal com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias pode dar sensação relaxante, diminuindo a tensão nervosa e muscular, que também costumam ser causadoras de dores de cabeça.
É bom para doenças respiratórias?
A hortelã é uma erva medicinal bastante recomendada para tratar doenças respiratórias e isso acontece pois a planta medicinal possui ácido ascórbico, mentol e tinol em sua composição, elementos que promovem a ação expectorante e descongestionante, diminuindo a tosse e a congestão nasal, comuns das doenças respiratórias.
A erva medicinal também possui propriedades anti-inflamatórias e antivirais, auxiliando no tratamento de gripes e resfriados.
A presença de vitaminas e minerais, como fósforo e cálcio, também fazem com que o chá medicinal seja uma ótima opção para aumentar a imunidade.
Melhora ansiedade e dores musculares?
A presença de metal na hortelã ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo, promovendo sensação de relaxamento e funcionando como um excelente calmante natural.
Assim, a bebida quente e a base de hortelã pode ser uma ótima opção para trazer sensação de relaxamento muscular e combater a ansiedade.
Ajuda e melhorar a concentração?
A hortelã-pimenta é capaz de melhorar os níveis de energia, reduzindo a fadiga e oferecendo mais agilidade mental.
Assim, o consumo do chá medicinal ao longo do dia pode ser um auxílio para quem precisa de mais disposição.
Chá de hortelã reduz colesterol?
O consumo do chá medicinal pode melhorar o fluxo da bile, facilitando a quebra de moléculas de gordura, o que ajuda a controlar LDL, conhecido como colesterol ruim.
Dessa forma, é possível afirmar que o consumo da bebida a base de hortelã pode sim ser benéfico para combater colesterol alto.
Chá de hortelã abaixa a pressão?
Apesar de tantos efeitos benéficos à saúde, o chá medicinal não tem poder de curar a hipertensão, mas o poder relaxante da bebida pode diminuir o estresse e aliviar dores de cabeça, contribuindo para a redução da pressão arterial e melhorando a sensação de bem-estar.
Apesar do chá ter efeito relaxante e trazer sensação de bem-estar, quem sofre com variações de pressão arterial elevada, é indispensável acompanhamento médico.
Contraindicações do chá de hortelã
A hortelã é uma erva medicinal bastante cultivada em casa, mas o consumo do chá dessa erva não é recomendado a todos.
Pessoas diagnosticadas com hérnia de ato, refluxo gástrico grave, gestantes e lactantes não devem fazer uso do chá medicinal. A bebida também não é recomendada para crianças menores de 5 anos.
Para que serve? – Benefícios do chá de hortelã
O chá a base de hortelã é conhecido pelos efeitos benéficos a saúde. Para conhecer as vantagens de tomar o chá medicinal, reunimos os principais benefícios da bebida.
- Ação antibacteriana, dificultando o crescimento de bactérias no trato digestivo e na boca, resultando em bem-estar e evitando a halitose;
- Rico em antioxidantes, protegendo e reparando células dos danos causados por radicais livres;
- Auxiliador da digestão, tratando problemas digestivos e aliviando sensação de mal-estar;
- Alivia dor de gases intestinais, combatendo inchaço e flatulências;
- Alivia náuseas e enjoos, relaxando as contrações estomacais e trazendo sensação de bem-estar;
- Efeito relaxante, dando sensação de bem-estar e melhorando cólicas menstruais;
- Ação antiparasitária, ajudando a combater infecções por parasitas;
- Ação antibactericida e antifúngica, complementando o tratamento de cárie e mau hálito.
Como fazer chá de hortelã? – Dicas e receitas
Chá de hortelã tradicional
A bebida tradicional a base de hortelã traz diversos benefícios à saúde e é bem simples de preparar.
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de folhas frescas de hortelã ou 1 colher (chá) de folhas secas
- 150 ml de água
Modo de preparo:
- Leve a água para ferver;
- Quando levantar fervura, desligue o fogo e adicione a hortelã;
- Tampe o recipiente e deixe a infusão por 5 minutos;
- Coe o chá antes de beber.
Chá de hortelã com limão
A bebida a base de hortelã e limão é indicada para reduzir o estresse, auxiliar na digestão e reforçar a imunidade.
Ingredientes:
- 500 ml de água
- 15 a 20 folhas de hortelã
- 1 colher (chá) de mel
- 2 colheres (chá) de suco de limão
Modo de preparo:
- Leve a água para ferver e acrescente o suco de limão e o mel;
- Quando atingir fervura, desligue a água e adicione a hortelã;
- Mantenha o recipiente tampado por 5 minutos durante a infusão;
- Coe a bebida para o consumo.
Chá de hortelã com gengibre
A mistura de gengibre e hortelã são ótimos para fortalecer a imunidade, combatendo os sintomas de gripes e resfriados.
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de água
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- ½ xícara (chá) de folhas de hortelã fresco
Modo de preparo:
- Adicione o gengibre ralado na água e leve para ferver;
- Quando atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e adicione as folhas de hortelã;
- Deixe o recipiente tampado por 5 minutos durante a infusão;
- Depois da infusão, coe a bebida.
Chá de hortelã com mel
Para quem procura uma receita de chá de hortelã para gripe e tosse, o mix da erva medicinal com mel pode ser uma ótima opção para tratar gripes e resfriados, trazendo propriedades antimicrobianas, ajudando a combater infecções respiratórias, e diminuindo a irritação na garganta e a tosse.
Ingredientes:
- 150 ml de água
- 6 folhas picadas de hortelã
- 1 colher (sobremesa) de mel
Modo de preparo:
- Leve a água para ferver;
- Quando atingir o ponto de fervura, adicione o hortelã e o mel;
- Tampe o recipiente e deixe a infusão de 5 a 10 minutos;
- Finalize, coando o chá.
Chá de hortelã com laranja
Para quem procura uma opção de chá medicinal para tratar a febre trouxemos uma receita de bebida com hortelã e laranja.
Ingredientes:
- 150 ml de água;
- 1 colher (sopa) de hortelã picada
- 2 fatias de laranja-azeda
Modo de preparo:
- Adicione as fatias de laranja-azeda na água e leve para ferver;
- Quando atingir fervura, desligue o fogo e adicione as folhas de hortelã;
- Deixe o recipiente tampado durante 5 minutos para a infusão;
- Coe a bebida antes de tomá-la.
Chá de hortelã com canela
A canela é um alimento termogênico, assim, a digestão desse alimento demanda mais energia, o que ajuda na queima calórica. Dessa maneira, o mix de hortelã com canela é saboroso e ainda pode auxiliar quem está no processo de emagrecimento.
Ingredientes:
- 1 ½ xícara (chá) de água
- 1 canela em pau
- 2 colheres (sopa) de folhas de hortelã
Modo de preparo:
- Adicione a canela em pau na água e leve para ferver;
- Quando atingir fervura, desligue o fogo e adicione as folhas de hortelã;
- Tampe o recipiente e deixe a mistura em infusão por 5 minutos;
- Coe a bebida antes de consumi-la.
Chá de hortelã com camomila
Para que procure uma opção de bebida calmante e relaxante, o mix de hortelã e camomila é uma boa opção para trazer sensação de bem-estar.
Ingredientes:
- 200 ml de água
- 1 colher (sobremesa) de hortelã
- 1 colher (sobremesa) de camomila seca
Modo de preparo:
- Leve a água para ferver;
- Quando atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e adicione a camomila e o hortelã;
- Mantenha o recipiente tampado por 10 minutos para a infusão;
- Para finalizar, coe a bebida.
Você já conhecia todos os benefícios dessa erva medicinal? Agora que você já sabe tudo o que essa bebida é capaz de auxiliar, vale a pena preparar uma receita de chá quentinho e funcional.