Chá de Gengibre – 4 Receitas e Seus Benefícios!【2024】

O chá de gengibre é uma opção muito famosa indicada para uma série de tratamentos. Além disso, conta com um gosto forte característico que encanta as pessoas.

Não é de hoje que o gengibre chama atenção pela versatilidade, seja na Fitoterapia ou na Culinária. Mas, você conhece todos os seus benefícios?

Para entender melhor sobre esse ingrediente, suas indicações e muitas receitas, acompanhe o conteúdo completo e inspire-se.

como fazer o cha de Gengibre

Saiba tudo sobre o chá de gengibre | Pinterest

Dúvidas frequentes – FAQ

O gengibre é uma planta herbácea conhecida pelo nome científico Zingiber officinale, originária da Ásia. Muito consumido na Índia e na China, se adapta perfeitamente ao clima tropical, por isso também é amplamente cultivado no Brasil.

As principais características do gengibre são o gosto e o cheiro. Pouca gente sabe, mas a parte aproveitada é o caule subterrâneo, retirado da terra junto com as raízes da planta.

Gengibre in natura

Pinterest

Desde tempos remotos, é considerado uma iguaria e conquistou os europeus junto com outros temperos asiáticos. Por isso, pode ser usado tanto em receitas quanto em chás.

De fato, chama atenção pelo sabor picante, pelas propriedades benéficas e amplas formas de uso: seco, in natura, cristalizado, em conserva, enfim. Versatilidade não falta!

como preparar Gengibre

Pinterest

Chá de gengibre emagrece?

O chá de gengibre ajuda a emagrecer porque é termogênico e diurético.

Os termogênicos são ótimos para acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura. Já os diuréticos ajudam na eliminação dos líquidos corporais.

Por isso, essa combinação é perfeita para a perda de peso, aumentando o gasto calórico e eliminando os quilos indesejados.

Para garantir esse benefício, é ideal tomar cerca de 3 copos de chá de gengibre por dia. Além disso, manter uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

Gengibre cha ideias

Pinterest

Chá de gengibre aumenta a pressão?

Tomar muito chá de gengibre pode aumentar a pressão arterial? Na verdade, isso não passa de um mito. Segundo especialistas, a planta realiza o efeito contrário.

De acordo com suas propriedades, o gengibre ajuda até a reduzir a pressão, graças aos seus compostos fenólicos.

Da mesma forma, é um poderoso anticoagulante e anti-inflamatório capaz de relaxar os vasos sanguíneos, favorecendo a dilatação e evitando AVC, trombose e problemas cardiovasculares.

Como o gengibre é capaz de diminuir a pressão arterial, consulte o médico antes de consumir.

Gengibre cha e po

Você pode consumir o gengibre em chá, pó e até em óleo essencial | Pinterest

Chá de gengibre é bom para tratar gripe e garganta inflamada?

O gengibre é uma das melhores soluções para combater a gripe e a garganta inflamada. Isso se deve a uma propriedade chamada gingerol, que tem ação anti-inflamatória. Com isso, ajuda a proteger o organismo de vírus e bactérias.

Além disso, a ação antibiótica favorece a saúde da garganta. Em pouco tempo, é capaz de desinflamá-la, ainda mais em combinação com outras opções naturais e potentes.

como fazer cha com gengibre

É muito fácil preparar um chá de gengibre | Pinterest

Da mesma forma, o gengibre é rico em vitaminas e minerais que melhoram o sistema imunológico, mantendo longe os sintomas da gripe.

Você pode tomar o chá e também consumir o gengibre in natura, assim como usar sprays que possuem o ingrediente na composição – geralmente com própolis, mel, limão, entre outros compostos.

Gengibre ideias

Pinterest

Chá de gengibre ajuda contra enxaquecas?

Segundo especialistas, o gengibre é um dos melhores alimentos para combater enxaquecas. Ele é usado há séculos para essa função, além de combater náuseas e distúrbios nervosos.

Para se ter ideia, a função é parecida com a da aspirina. Então, em vez de remédio, você pode apostar no gengibre quando estiver sofrendo com dores de cabeça.

A ação anti-inflamatória do gengibre é capaz de atenuar as dores. Tudo isso foi comprovado em vários estudos, principalmente no consumo do chá.

planta Gengibre

Pinterest

É verdade que chá de gengibre limpa o útero?

Muita gente acredita que o chá de gengibre é capaz de limpar o útero. De fato, é uma das melhores opções para essa função.

De acordo com especialistas, é um chá recomendado para mulheres que precisam eliminar resíduos do revestimento uterino, ou seja, pedaços de endométrio.

cha de Gengibre

Pinterest

Sendo assim, o consumo deve ser realizado após a menstruação ou depois da gestação. Do mesmo modo, o gengibre ajuda a aumentar a circulação do sangue e tonificar a musculatura uterina.

Se você também pretende engravidar, é uma boa ideia tomar chá de gengibre para preparar o útero para a gestação. Além disso, seu organismo fica desintoxicado. Por fim, também é indicado para combater cólicas menstruais e focos de endometriose.

como fazer cha de Gengibre

Pinterest

Chá de gengibre tira o sono?

Sim, graças ao seu efeito antioxidante, o gengibre é capaz de acelerar o metabolismo. Por isso, tira o sono e não deve ser consumido durante a noite.

Prefira tomar o chá durante o dia: uma xícara pela manhã, uma antes do almoço e outra durante a tarde. Assim, você terá todos os benefícios e não sofrerá com insônia.

Gengibre o que e

Pinterest

Para que serve? – Benefícios do chá de gengibre

Quais são os benefícios do chá de gengibre?

  • O gengibre é fonte de gingerol, composto com propriedades termogênicas e antioxidantes que combatem radicais livres e aceleram o metabolismo, favorecendo a perda de peso;
  • É um ótimo antiespasmódico, relaxando os músculos e acabando com a má digestão;
  • Anti-inflamatório, é capaz de prevenir doenças e a temida pressão alta;
  • Combate a azia, dimunui a acidez estomacal e os gases intestinais;
  • O zingibereno é um composto fólico que protege o pâncreas contra os radicais livres e ajuda a prevenir o corpo da diabetes;
  • Suas propriedades também são capazes de combater náuseas e vômitos;
o que e Gengibre

Pinterest

  • Uma ótima opção para limpar o útero após a gestação e a menstrução. Além disso, gengibre é bom para combater as cólicas menstruais;
  • Por dar um jeito nos radicais livres, é uma opção que ajuda no combate a vários tipos de câncer;
  • Tem efeito vasodilatador e diminui a pressão. Por isso, o gengibre pode ser consumido por pessoas com pressão alta tranquilamente;
  • Combate infecções devido ao seu efeito antibactericida, sendo uma ótima opção para acabar com os sintomas da gripe e da garganta inflamada;
  • Alivia dores musculares e previne doenças cardiovasculares.
Gengibre cha

Pinterest

Como fazer chá de gengibre? – Dicas e receitas

Fazer o chá de gengibre é muito simples! A receita padrão leva 180 a 200 ml com cerca de 3 cm de gengibre fresco, em pedacinhos ou ralado.

Ferva bem a água por cerca de cinco minutos e adicione o gengibre. Deixe em infusão, coe e consuma quente ou frio.

Outra forma é colocar uma colher de sopa de gengibre em pó em 1 litro de água fervente. Misture bem e tome durante o dia.

Para um combo mais forte, experimente fazer o chá de gengibre com outros ingredientes.

Chá de gengibre com limão

  • 1 litro de água;
  • 1 limão;
  • 2 colheres de sopa de gengibre fresco em rodelas

Para fazer, ferva a água por cerca de cinco minutos. Depois, adicione o gengibre e deixe em infusão. Lave bem o limão e corte em rodelas sem descascar. Adicione na panela e ferva por mais cinco minutos.

Desligue e deixe em infusão. Coe e consuma quente ou frio. Não precisa adicionar mel nem açúcar, essa é uma opção indicada para atenuar os sintomas da gripe.

Gengibre e limao

Chá de gengibre com limão | Pinterest

Chá de gengibre com canela

  • Meio litro de água;
  • 1 colher de sopa de canela em pó;
  • 1 colher de sopa de gengibre picado

Ferva a água por cerca de cinco minutos. Adicione o gengibre e a canela. Deixe ferver por mais cinco minutos, desligue o fogo e deixe em infusão. Coe, consuma quente ou frio.

Chá de gengibre com mel

Essa é uma opção para consumir durante a manhã ou antes do almoço, além de indicada para atenuar os sintomas da gripe, do resfriado e da garganta inflamada.

Faça o chá de gengibre de modo tradicional. Após a infusão, adicione algumas gotinhas de mel. O chá vai ficar doce e perfeito para ser consumido quente.

Gengibre

Pinterest

Chá de gengibre com alho

Enfim, o chá de gengibre com alho é outra opção potente. Se você quer um ótimo combo antioxidante, misture os dois ingredientes e comece a consumir já.

Para fazer, ferva cerca de um litro de água. Adicione uma colher de sopa de rodelas de gengibre e deixe ferver por cinco minutos. Em seguida, coloque o um dente de alho e ferva por mais cinco minutos.

Deixe em infusão e coe antes de consumir. Trata-se de um chá bem forte, sobretudo em relação ao gosto, mas ótimo para a saúde. Para melhor aproveitamento das propriedades, evite adoçar.

cha gengibre com alho

Pinterest


Gostou de saber mais sobre o chá de gengibre? Tem dúvidas? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...