Modelos de Túmulos: Tipos de revestimentos, preços e fotos
A perda de uma pessoa querida pode impactar nossas vidas de inúmeras formas. Mas ao mesmo tempo em que o sentimento de tristeza bem forte nos atinge, tentamos fazer com que os momentos de saudade sejam feitos de maneira nobre. Para isso, é importante saber escolher entre os diversos modelos de túmulos disponíveis, pois é um dos gestos de cuidado com aquele alguém que se foi.
Características dos túmulos
Os túmulos variam de tamanho e forma, quesitos escolhidos por quem for contratar o serviço da empresa responsável. Eles funcionam como uma homenagem póstuma para que a pessoa que se foi possa ser sempre lembrada de maneira digna.
É importante saber que os túmulos caracterizam a parte exterior de uma sepultura ou jazigo (local onde são enterrados os mortos). É como uma ornamentação final para essa área, para que não aparente ser um local esquecido. Muitas vezes, o túmulo é acompanhado de uma lápide do mesmo material – é ela que contém o epitáfio, inscrição típica para registrar a morte de uma pessoa.
Eles se diferenciam também das tumbas, que pequenas construções ou câmaras que guardam o túmulo. Essas ficam parcialmente ou inteiramente no subsolo do cemitério, onde é possível adentrar nela.
Nesse post vamos te mostrar os diferentes tipos de arte tumular feitos por marmorarias, geralmente, e que com certeza você encontrará aí em sua cidade.
Fotos e Modelos de Túmulos
Há empresas especializadas em construir túmulos praticamente em todas as cidades brasileiras. Como falamos, geralmente são as marmorarias que prestam esse tipo de serviço e é com elas que você deve fazer uma cotação.
Selecionamos algumas para você conhecer mais sobre as construções de túmulos:
É importante saber que a escolha de um túmulo não é obrigatória e em alguns cemitérios que seguem padrões e não permitem a construções desse tipo, ficando somente com a lápide exposta. Mas caso o cemitério em questão não faça restrições, o túmulo pode ser uma alternativa para deixar o espaço mais apresentável.
Os preços variam de acordo com o tipo de pedra escolhido e com de empresa para empresa também, mas de qualquer forma, não é um valor muito agradável. Atualmente, tem-se cobrado cerca de R$4 mil reais para fazer um revestimento em túmulos e o preço pode subir de acordo com as especificações.
Geralmente, faz-se túmulos em granito, mármore ou cerâmica e vamos falar mais sobre eles abaixo, confira.
De granito
Os granitos são rochas ígneas, formadas de três minerais: mica, quartzo e feldspato. Possuem alta durabilidade, resistência e porosidade, podendo receber fortes impactos ou substâncias químicas sem sofrer grandes danos.
Os especialistas o elegem como a melhor escolha para construir túmulos, pois possuem características importantes para se manterem expostos ao tempo, como no caso dos cemitérios.
- São resistentes ao tempo e às absorções de água – por isso podem receber sol e chuvas fortes
- São resistentes a um possível desgaste abrasivo – por químicos e outras substâncias
- São ótimos revestimentos para pisos, portanto, quando houver necessidade de fazer manutenção dos túmulos, não haverá risco de quebrar
- Por ser durável, é indicado para revestir fachadas, pisos e bancadas
Por isso mesmo são indicados para áreas externas ou internas que recebam certa umidade, como cozinhas, lavanderias e banheiros. Vale lembrar que essa pedra não risca com facilidade.
No caso dos modelos de túmulos, quando for de granito pode ter a certeza de que será uma escolha confiável. Há uma enorme gama de cores disponíveis – sendo elas bem variadas e misturadas entre si. São os tons e as jazidas de origem que dão os nomes aos tipos de granitos.
Veja alguns modelos de túmulos de granitos:
De mármore
O mármore é uma rocha natural de origem calcária, composto por um mineral e por calcita. Ele confere bastante sofisticação quando é utilizado como revestimento, mas não possui a mesma resistência que o granito. O mármore é mais macio e maleável e por isso é menos resistente, além disso apresentam maior veios e menos brilho.
Assim como os granitos, possuem muitas cores e tonalidade, mas não são muito mescladas e sim mais homogêneas.
Se você está com dificuldades para diferenciar o mármore do granito, uma dica dos profissionais é riscar a superfície da rocha com uma faca ou outro objeto cortante uma marca de maior proporção – lembrando que o granito também risca, mas o efeito é bem menor por conta de sua dureza.
Se o modelo de túmulo escolhido for de mármore, é importante saber que essa pedra também não é muito resistente a substâncias químicas. Ela é mais porosa e absorve líquidos com facilidade e é danificada caso seja algo químico.
Ah! O preço do granito ou mármore não costuma ter grandes diferenças entre um e outro.
A limpeza feita tanto nos túmulos de granito, quanto nos de mármore, deve ser feita apenas com pano úmido e detergente neutro incolor. Não utilize água sanitária.
Veja alguns modelos de túmulos revestidos com mármore:
De cerâmica
A cerâmica utilizada para revestimentos é uma mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas, queimadas em altas temperaturas. Essa opção é muito utilizada pela Arquitetura no Brasil e no mundo.
Em diversas construções a cerâmica é escolhida para conferir mais frescor e para reduzir os custos de conservação e manutenção, já que é resistente à ação do sol e impede a corrosão de sua superfície pela umidade.
Você pode encontrar diversos modelos de revestimentos cerâmicos, os quais vão conferir beleza e facilidade de limpeza. Além disso, é muito resistente contra a ação de reagentes químicos e alguns tipos são anti escorregamento.
Veja alguns modelos de túmulos de cerâmica:
Apesar de ser um momento difícil, é inevitável, e o que precisamos fazer é cultuar a saudade da melhor maneira possível. São diversos modelos de túmulos que servem de opção para deixar o espaço de oração e memória de um ente querido mais apresentável.
Qualquer dúvida sobre os tipos de revestimentos apresentados, deixe uma mensagem para a gente.