Pátina – O que é? + 35 inspirações belíssimas e como fazer fácil!

Se você tem um móvel que gosta muito e ele está precisando de uma cara nova, a pátina é uma solução simples e super barata capaz de mudar completamente o visual. Essa é uma técnica antiga querida por muitas pessoas, porém nem todo mundo sabe a forma correta de realizar. E você sabe o que é pátina? Gosta do estilo?

É importante ressaltar que a pátina é uma técnica que faz referência ao composto químico que é formado de forma natural na superfície de objetos metálicos por meio da ação do tempo e do clima.

O efeito pátina é tão interessante visualmente que passou a ser reproduzido de forma artificial por muitos artistas franceses no século XVIII, data essa em que as primeiras referências da técnica surgiram.

Em 1990 a pátina se tornou tendência de decoração no Brasil, porém com o passar do tempo acabou sendo um pouco esquecida. Atualmente, a técnica voltou com novos estilos e se tornou uma das queridinhas da decoração.

Para se inspirar separamos nesse post 35 ideias absurdamente lindas de pátina em diferentes tipos de móveis, além de um passo a passo completo para aprender como fazer em casa!

O que é pátina?

Basicamente, a pátina é uma técnica na qual é feita a aplicação de camadas de tinta sobre um móvel, no qual posteriormente é lixado para que a madeira fique aparente, dando ao móvel um aspecto visual de estar velho e desgastado devido à ação do tempo.

Apesar de ser uma técnica mais utilizada em móveis, a pátina também pode ser aplicada em paredes, batentes e até mesmo portas.

É válido ressaltar que nem toda pátina é igual. Existem diferentes formas de aplicar a técnica que acabam se diferenciando pelo resultado final.

Fotos e ideias de pátina na decoração

A pátina é uma técnica que possui muitas variações de estilo, cores e técnicas, você pode inclusive misturá-las para conseguir um efeito super original no seu móvel.

Ideias de pátina1

Ideias de pátina2

Para se inspirar separamos a seguir por categorias diferentes modelos de pátinas em diferentes tipos de móveis. temos certeza que entre as ideias que separamos você vai encontrar a técnica perfeita para a mudança visual que deseja trazer para o seu móvel.

 

 

Ideias de pátina3

Ideias de pátina4

Ideias de pátina5

Pátina provençal

A pátina provençal é o que muitos artesãos consideram como a mãe de todas as outras pátinas, isso se dá por este ter sido o primeiro modo de aplicação de pátina criado, além de ser a opção mais simples de fazer.

Na pátina provençal toda a superfície do móvel é pintada, porém são as quinas e bordas que ganham a aparência mais desgastada. Outro detalhe importante com relação a essa técnica é a cor da tinta utilizada que sempre é a cor branca ou outra opção de cor bem clarinha sobre um fundo marrom escuro que nos remete a cor original da madeira.

A pátina provença é uma técnica que traz para o móvel um ar super delicado e romântico, sendo uma boa opção principalmente para móveis de salas ou quartos de casal.

Para se inspirar veja a seguir diferentes ideias de pátina provençal.

Pátina Provençal: branca

Cômoda com pintura branca e puxadores dourados.

Criado mudo com pintura provençal.

Pátina branca em cômoda41

Pátina branca em criado mudo40

Pátina colorida

A pátina colorida como o próprio nome sugere, é uma opção da técnica na qual não existem restrições de cores. Geralmente, cores vivas e marcantes são as mais utilizadas.

Especialmente essa técnica fica ótima quando utilizada para realçar um móvel na decoração criando um ambiente mais divertido.

Para se inspirar separamos a seguir diferentes ideias de pátina colorida.

Pátina Provençal: colorida

Cômoda com pintura colorida.

Pátina colorida: mesa de madeira

Mesa de madeira rústica colorida.

Pátina colorida: cômoda

Criado mudo de madeira colorido decorado com quadro.

Pátina colorida: mesa de jantar

Mesa de madeira com cadeiras coloridas.

Pátina colorida: barzinho

Adega de madeira colorida.

Pátina colorida: cômoda grande

Pátina colorida: mesa com bancos

Pátina colorida: mesa pequena

Algumas pessoas confundem a pátina colorida com a pátina mexicana, pois as duas técnicas tem como principal característica a diversidade de cores. A diferença entre as duas técnicas é que na pátina mexicana as cores são mescladas e misturadas de uma só vez, sendo o fundo bem colorido e a superfície mais clara.

Essa é uma ótima opção para quem deseja evidenciar as principais características de um móvel que esteja bem desgastado. Geralmente, as cores mais usadas nessa técnica são laranja, amarelo e vermelho, porém essa não é uma regra e você pode utilizar todos os tipos de cores que desejar.

Pátina colorida: cristaleira

Cristaleira vintage colorida.

Pátina em madeira

A pátina em madeira é uma ótima opção de pintura para móveis antigos. Principalmente em móveis de madeira a técnica é muito utilizada para a recuperação visual que muitas vezes se encontra desgastada, com lascas ou até mesmo buracos. O resultado da técnica é tão incrível que é possível fazer um móvel simples e sem adornos ficar sofisticado.

Para se inspirar separamos a seguir diferentes modelos de pátina em madeira.

Pátina Provençal: azul claro

Cômoda para quarto feminino com pintura azul bebê.

Pátina Provençal: verde

Cristaleira com pintura cinza.

Pátina Provençal: azul

Penteadeira com pintura azul claro.

Pátina em madeira: amarela

Pátina em madeira: verde

Pátina em madeira: laranja

Pátina em madeira: comôda colorida

Pátina em madeira: cômoda verde

Pátina em madeira: mesa redonda colorida

Pátina em MDF

Como sabemos móveis de madeira tendem a ser caros, principalmente se tratando de modelos antigos. Atualmente, muitas empresas que fabricam móveis em MDF estão criando peças com estilo vintage, ou seja, se você deseja ter uma peça com estilo mais antigo na sua decoração essa pode ser uma ótima opção.

Um detalhe importante com relação ao MDF é o tipo de lixa utilizada na peça. Para produzir alguns arranhões e deixar o resultado bem realista, nossa dica é fazer uso de uma lixa amarela.

Para se inspirar veja a seguir ideias incríveis de pátina em MDF.

Pátina em MDF: porta jóia colorido

Um detalhe importante sobre a técnica é que essa é uma técnica de pintura que pode ser aplicada em diferentes objetos, não apenas em móveis. Na inspiração que separamos podemos ver o resultado do incrível alcançado em um porta talheres.

Pátina em MDF: comôda colorida

Pátina em MDF: caixa de flores rosa

Pátina em MDF: porta chaves

Pátina em MDF: porta jóias

Pátina em MDF: porta bijuteria azul

Pátina em MDF: mesa provençal amarela

Como fazer pátina? – Passo a passo

Antes de ir ao passo a passo para aprender como fazer pátina é importante se atentar as seguintes dicas para obter um resultado incrível no seu móvel, sendo elas:

  • A limpeza e lixamento do móvel são etapas importantes durante aplicação da técnica. É importante se certificar que todas as partes do móvel foram lixadas da forma correta, dessa forma a camada de tinta será aplicada sem correr o risco de haver sujeiras ou farpas.
  • Depois de lixar o móvel é importante passar um pano limpo e macio para que fique bem limpo.
  • É muito importante respeitar o tempo de secagem recomendado para cada camada de tinta, pois isso vai garantir um resultado incrível para sua pintura.
  • Com relação as tintas mais utilizadas para aplicação da pintura as melhores opções são: PVA, tinta própria para artesanato e esmaltes sintéticos a base de água.
  • Você pode optar por qualquer cor para realizar a pintura, porém a cor branca é utilizada especialmente por quem deseja criar o efeito provençal.
  • Para destacar as bordas nossa dica é utilizar uma lixa fina.
  • Tons, esverdeados,laranjas e azuis são algumas opções muito utilizadas para técnica, pois são cores que geralmente o metal adquire no processo de envelhecimento, portanto para que sua pátina fique ainda mais realista você pode apostar nessas opções.

Agora que você já conferiu as principais dicas para obter um resultado incrível com a sua pátina, pode conferir o passo a passo completo no vídeo que separamos a seguir.

 

Gostou das nossas ideias para pátina? Quais tipos da técnica mais chamaram sua atenção? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.

Você pode gostar...