Modelos de lavanderias: 72 projetos de área de serviço!

A lavanderia é um cantinho que sempre acaba ficando esquecido do restante da casa, mas como o cômodo faz parte do projeto, nada melhor que escolher um dos modelos de lavanderias mais apropriado para o seu projeto e assim considerar uma decoração que seja compatível com o restante da residência.

Há vários modelos de lavanderia e isso inclui menos ou mais espaço, interna ou externa, entre outros fatores que determinam o estilo e as configurações do ambiente. Para cada tipo de lavanderia existem dicas essenciais que fazem com que o espaço seja melhor aproveitado e torne-se mais atraente.

            Quer ver as dicas e inspirações de lavanderias? Vamos ao post!

 

Área de serviço interna independente 

            Entre os modelos de lavanderias, a versão independente é aquela em que está ligada a casa, mas possui um cômodo separado e exclusivo para a área de serviço.

Algumas vantagens de ter esse ambiente separado são:

  • O ambiente separado permite uma baguncinha extra; não que seja correto, mas as vezes na correria do dia a dia a lavanderia acaba ficando bagunçada mesmo.
  • Com a separação dos ambientes, a lavanderia acaba tendo um espaço exclusivo, o que pode tornar mais fácil a organização do espaço.
  • Como os ambientes são independentes, não há uma regra em seguir a mesma decoração de outro ambiente, e assim há possibilidade de escolher uma decor diferenciada para a lavanderia.
Decoração clara

O varal de teto é ideal para o espaço pequeno

Neste projeto de lavanderia independente, a aposta foi por valorizar o espaço menor com cores claras. Para isso, os armário planejados brancos ganharam bancada de granito claro, mantendo total harmonia com as paredes e piso.

 

Mais fotos

 

Decoração com pastilhas

Na parede, revestimento de pastilhas verdes adicionam cor ao ambiente

Cores lavanderia

A bancada de pastilhas combina com a tinta usada na parede e no cobogó

Pastilha inox

Pastilhas vermelhas decoração

As pastilhas vermelhas dão cor para a decoração

Lavanderia com prateleiras

Plantas dão um toque verde ao espaço

Lavanderia com armários

Armários planejados aproveitam melhor o espaço

Lavanderia independente

Com despensa

            Entre os modelos de lavanderias, também existem as opções compartilhadas, como é o caso das lavanderias com despensa. A ideia de dividir esses espaços é ótima, mas requer cuidados com a disposição dos itens de despensa, principalmente se for uma despensa de alimentos. Evite deixar na lavanderia, alimentos que requerem espaço mais seco, como farinha, e também divida os armários, de modo que alimentos não fiquem próximos de produtos de limpeza.

Área de serviço decorada e organizada

O granito foi usado na bancada e no piso

A melhor maneira de ter uma lavanderia com despensa é usando armários no ambiente. Os móveis, além de ajudarem na decoração, ainda são ideias para manter a lavanderia organizada. Neste caso, os armários de vidro são com portas jateadas e foram feitos a partir de um projeto de móveis planejados.

Organização armário

A parede foi revestida com pastilhas roxas

Este projeto mostra um ponto importante para quem tem lavanderia com despensa – além de ter os armários, o móvel ainda foi organizado com cestinhas, deixando tudo separado conforme o uso e mantendo a devida organização da área de serviço.

 

Mais fotos

Lavanderia com despensa

Os espaços nos armários foram nomeados de acordo com cada tipo de item que fica guardado nas divisórias

Lavanderia organizada e embutida

Cor parede lavanderia

Nas prateleiras, as cestas ajudam a manter a organização

Armários área de serviço

Os armários com nichos ajudam a organizar melhor a despensa

Lavanderia na cozinha

            Entre as opções e modelos de lavanderias, tem se tornado cada vez mais comum incluir o espaço de lavar roupas na cozinha. Isso acontece por conta dos projetos que deixam cada vez menos ou nada de espaço para a área de serviço; então, a melhor solução acaba sendo integrar esses ambientes.

Para quem está planejando uma cozinha com lavanderia, aqui vão algumas dicas:

  1. As máquinas lava e seca são opções práticas para a falta de espaço, e dispensam o uso de varal.
  2. Caso opte por usar varal, é ideal escolher um modelo que possa ficar escondido enquanto não estiver em uso, caso contrário, pode deixar o visual da cozinha um tanto bagunçado.
  3. Se você vai estender a roupa no varal, fica a dica de escolher um momento em que não vai cozinhar, caso contrário, suas roupas ficarão com cheirinho de comida.

Cozinha corredor com lavanderia

Este projeto que une lavanderia a cozinha, é uma ótima inspiração. O ambiente foi devidamente planejado com armários que aproveitam o espaço, e a cor amarela ajuda a iluminar o pequeno ambiente, deixando-o alegre.

 

Mais fotos

Cozinha amarela

A bancada se estende por todo ambiente, e por isso, a máquina com abertura frontal torna-se a melhor opção

Piso de cimento queimado

O ambiente possui decoração estilo industrial

Cozinha piso madeira

Armários de madeira valorizam a cozinha cinza

Parede lousa decoração

Cozinha pequena

Para a bancada, nanoglass pink

Cozinha vermelha

Na parede, vidro serigrafado branco

Bancada preta cozinha

Lavanderia na cozinha

Quadros decoram a parede

Cozinha com lavanderia

Para apartamento pequeno 

            Os modelos de lavanderias em apartamentos costumam ser de tamanhos bem reduzidos, e isso pede que o ambiente seja bem planejado para não ficar apertado ou com um estilo bagunçado. Para driblar a falta de espaço, vale apostar em móveis planejados e cores claras para iluminar o ambiente.

Decoração clean

O tanque moderno é com cuba de apoio

Um ótimo exemplo de lavanderia em apartamento é este ambiente. Aqui a bancada branca se estende pelo ambiente e aproveita cada espacinho. A cortina branca também é uma ótima aposta para controlar a entrada de luz, sem deixar a decoração pesada.

Porta de vidro

O detalhe da parede amarela na cozinha, dá destaque ao ambiente

Um caso bem comum nos projetos de apartamentos, é a lavanderia pequena seguida da cozinha; como é este caso. Uma maneira de separar os ambientes é usando uma porta de vidro, que não deixa com a cozinha perca a iluminação, e ainda separa os espaços, permitindo que a roupa esteja no varal enquanto você cozinha.

 

Mais fotos

 

Lavanderia com tanque

A cortina veneziana controla a entrada de luz solar

Projeto com ladrilho hidráulico

Lavandeira corredor

Na bancada, plantinha para decorar

Lavanderia planejada apartamento

O nicho na parede aproveita o espaço vertical

Decoração lavanderia apartamento

A ampla janela de vidro mantém o ambiente iluminado

Lavanderia apartamento

Escondida / Embutida 

            Se você busca um projeto moderno para a área de serviço, os modelos de lavanderias embutidas ou escondidas são ótimas apostas. A ideia nesse tipo de projeto é de esconder a lavanderia enquanto essa não estiver em uso; para isso, o mais comum, são as portas de correr, que “fecham” a área de serviço.

Sacada com barzinho

O tapete dá cor ao espaço e o deixa aconchegante

Neste projeto, a área de serviço foi planejada para a sacada, que também serve como um espaço relax com barzinho. Para não descaracterizar o espaço, a porta de madeira de correr foi a escolha para manter a lavanderia escondida e assim deixar o ambiente relaxante.

Lavanderia embutida banheiro

A bancada de madeira tem cuba esculpida

Para este projeto, a lavandeira foi incluída no banheiro, mas ao estilo embutida. Quando as portas estão fechadas, o armário branco e discreto passa despercebido e assim o banheiro fica tradicional.

 

Mais fotos

Lavanderia escondida área externa

Na área externa, parede cor alaranjada

Armário com lavanderia

Área de serviço escondida

A porta de correr de madeira caracteriza o espaço

Armário planejado

O armário divide espaço com uma área para café e outra para lavanderia

Cozinha cinza decoração

A cozinha tem armários em cinza

Lavanderias escondidas / embutidas

Lavanderia no banheiro

            Tem sido cada vez mais comum os projetos que excluem totalmente o espaço da área de serviço, e por isso a necessidade de acomodar a máquina de lavar em outro ponto da casa. Uma solução para o projeto são os modelos de lavanderias no banheiro. Isso mesmo, você pode aproveitar o espaço extra no banheiro para colocar a máquina, mas nada de varal nesse espaço, além de ser úmido e não secar a roupa, o varal ainda tende a deixar a decoração bagunçada.

Banheiro moderno

Na parede cinza, quadrinho colorido

Para este projeto, a ideia foi de fazer uma espécie de lavanderia embutida. Para isso, a máquina foi instalada em um cantinho da parede e um toldo que pode ser fechado esconde a área de serviço que fica dentro do banheiro. O espaço acima da máquina ainda foi utilizado para a instalação de cestinhas que ficam com produtos e itens de limpeza.

 

Mais fotos

Banheiro moderno com máquina de lavar

As prateleiras ajudam a manter a organização

Máquina de lavar no banheiro

A bancada é de madeira

Decoração azul banheiro

Prateleiras de vidro foram instaladas na parede

Banheiro com área de serviço

A faixinha de pastilhas da parede, combina com o piso também de pastilhas

Lavanderia no banheiro

O box de canto aproveita o espaço

Decoração banheiro com lavanderia

Lavanderia no banheiro

Área de serviço externa

            A área de serviço externa é uma característica de casas e sobrados, e tem como principal vantagem a possibilidade de secar a roupa no sol e ao vento, fato muito valorizado por quem mora em apartamento.

Lavanderia simples e colorida

A combinação de cores é alegre

Se você está planejando o ambiente, considere o tamanho do espaço disponível que você tem e um ponto para instalação do varal, lembrando que é bom contar também com um varal interno, que pode ser de chão ou de teto, para os dias de chuva.

Organização área de serviço simples

Baldinhos na parede funcionam como sapateira

 

Para este projeto da área de serviço, um pequeno espaço ao fundo do quintal foi coberto e a escolha das cores deu um toque alegre para a decoração. Na composição do espaço, há cesto de roupas, armários e itens de lavanderia, com baldes e tábua de passar.

 

Mais fotos

Lavanderia simples com armários

Os armários deixam o espaço organizado

Área de serviço externa

Lavanderia externa decorada

As samambaias penduradas valorizam a decoração

 

Com churrasqueira 

            Se você já está planejando um espaço para a churrasqueira, pode aproveitar a área para um ambiente compartilhado com a área de serviço. E para manter o projeto adequado, o ideal é manter sempre a lavanderia organizada para não interferir no espaço da churrasqueira. Ah, e claro, que quando estiver rolando aquela carninha, nada de roupas no varal!

Edícula com churrasqueira e lavanderia

Na parede, decoração com ladrilhos hidráulicos coloridos

Para este espaço a aposta foi por fazer uma bancada com armários que se estende por todo o ambiente. As máquinas de lavar foram instaladas no espaço da bancada, e dividem o espaço com a área da churrasqueira.

Churrasqueira moderna

O armário tem revestimento de madeira de demolição

Nesta proposta, a união de churrasqueira e lavanderia foi em um espaço bem menor e ainda assim ficou ótimo. Para aproveitar o espaço, a bancada se estende por cima da máquina, que tem abertura frontal.

 

Mais fotos

Revestimento churrasqueira

A churrasqueira pré moldada foi revestida com cerâmica que imita tijolo a vista

Área de serviço externa e pequena Decoração lavanderia com churrasqueira

Churrasqueira externa

A porta de madeira esconde o espaço da máquina de lavar

 

Agora que você já viu dicas e modelos de lavanderias, já pode escolher um tipo de projeto que melhor se adequa ao seu espaço.

 

 

 


Você pode gostar...