Tecnocimento【2024】– O que é | Tipos e Cores | Vantagens
Você já ouviu falar em tecnocimento? Esse tipo de acabamento tem sido uma tendência nos projetos arquitetônicos e pode ser uma maneira de transformar ambientes internos e externos e substituir os tradicionais revestimentos.
Para conhecer mais dessa proposta que tem se tornado uma referência de modernidade e estilo, é só continuar a leitura e entender o que é e as características desse tipo de acabamento, além de ver ideias incríveis de aplicação de tecnocimento em diferentes estilos de projetos e ambientes.
O que é tecnocimento?
Com aparência bastante similar ao cimento queimado, o tecnocimento se diferencia por ser um acabamento com composição mais completa e feita a base de cimentos especiais, pó de limestone, mármore, quartzo, além de aditivos de performance.
O revestimento cimentício tem proposta de ser semirígido e monolítico, ou seja, não apresenta juntas e nem recortes.
A aplicação desse tipo de acabamento é rápida e pode ser utilizada em pisos, paredes, tetos e até mesmo em bancadas.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer outro tipo de material, o acabamento com aparência cimentícia tem suas vantagens e desvantagens. Para entender os prós e contras desse tipo de material, reunimos tudo o que você precisa saber para tomar a decisão de uso desse tipo de acabamento.
Vantagens:
- Continuidade: o fato do acabamento ser monolítico resulta em uma superfície sem juntas e recortes, o que dá a ideia de continuidade e um efeito visual de amplitude.
- Versatilidade: a versatilidade de aplicação desse tipo de acabamento é ampla, possibilidade de aplicá-lo em diferentes superfícies como piso, teto, parede e bancada, garantem diversas opções de usos para o material.
- Resistência: o acabamento tem alta resistência abrasiva e mecânica, o que permite a utilização em áreas de grande tráfego, incluindo projetos de pátios, garagens, calçadas, corredores e projetos comerciais.
- Estética: a proposta estética do acabamento é um grande ponto positivo, trazendo um visual cimentício com uma proposta moderna e de pegada industrial.
- Secagem: o processo de secagem do acabamento é bastante rápido e isso é um ponto positivo, já que torna a opção uma boa escolha para quem quer uma transformação rápida.
Desvantagens:
- Rachaduras e trincos: os relatos de rachaduras e trincos no tecnocimento são comuns, mas isso ocorre quando o acabamento é aplicando por um profissional não que não tenha conhecimento no material ou em uma superfície que já tenha problemas.
- Preço: o preço do acabamento pode não ser um dos pontos mais atrativos e em comparação ao cimento queimado, que traz uma aparência bastante parecida, o tecnocimento tem custo mais caro.
Tipos de cores e acabamentos
O tecnocimento pode ser encontrado em 3 tipos de acabamentos – semifosco, acetinado e brilhante.
A marca NS Brazil oferece uma variedade de 16 cores, que incluem desde opções mais clássicas, como o tradicional tom de concreto, a variações que vão de tons off-white a opções coloridas, ou até mesmo a tons mais intensos.
Fotos de tecnocimento na decoração
Para quem gosta da proposta de utilizar um acabamento diferenciado e que traga personalidade ao projeto, o acabamento cimentício pode ser uma ótima proposta.
Para exemplificar e inspirar o uso, reunimos diferentes projetos que apostaram nesse tipo de acabamento como uma opção para substituir revestimentos tradicionais.
1. Projeto com piso cimentício em estilo moderno
2. Banheiro com tecnocimento branco nas superfícies e bancada
3. Sala moderna com acabamento estilo cimento queimado nas paredes
4. Varanda com acabamento cimentício off-white no piso
5. Projeto com acabamento cimentício nas paredes e teto
6. Varanda com piso cimentício colorido
7. Escada moderna com acabamento que lembra cimento queimado
8. Sala com piso em estilo industrial
9. Sala de jantar moderna com piso cimentício
10. Banheiro pequeno e moderno com parede em estilo cimentício
11. Varanda gourmet com acabamento estilo cimento queimado na churrasqueira
12. Lavabo moderno com acabamento cimentício nas paredes
13. Cozinha moderna com piso de acabamento que lembra cimento queimado
14. Sala moderna com paredes de acabamento cimentício
15. Projeto moderno com piso de acabamento sem cortes e juntas
16. Projeto com piso contínuo que lembra cimento queimado
17. Sala ampla com piso cimentício em tom de cinza
18. Área externa com acabamento cimentício no piso
19. Salas integradas com piso de acabamento moderno
20. Sala de jantar com parede em estilo cimento queimado
21. Paredes revestidas com acabamento cimentício
22. Sala ampla com piso sem juntas e em estilo moderno
23. Espaço moderno com piso que lembra cimento queimado
Como é feita a aplicação?
A aplicação do tecnocimento é simples, mas isso não dispensa a contratação de um profissional que tenha conhecimento no material para evitar manchas e trincas futuras.
Para entender como é feito o processo de utilização desse acabamento, trouxemos um passo a passo das etapas que fazem parte da execução.
- Garanta que a superfície de aplicação esteja limpa, nivelada e sem manchas de gordura ou óleo;
- Prepare a massa de acordo com as orientações do fabricante;
- Faça a aplicação da massa sobre a superfície como uma massa corrida, utilizando desempenadeira de aço;
- Espere a primeira camada secar e aplique uma segunda demão, deixando uma cobertura homogênea e com espessura de aproximadamente 2 mm;
- Espere a secagem total, que leva em torno de 24 horas, e em seguida lixe e limpe a superfície;
- Para finalizar, aplique uma resina recomendada para esse tipo de acabamento, garantindo a proteção da superfície cimentícia.
Quanto custa em média? #preço
O preço do tecnocimento pode variar, e a média de valores costuma ficar entre R$ 60 a R$ 100 m².
Agora que você já conhece esse tipo de acabamento que pode transformar a decoração, já pode considerar a opção como uma proposta para transformar diferentes ambientes.