Piso para cozinha: saiba como escolher!
A escolha do piso para cozinha é algo de muita relevância na construção ou reforma, e isso porque o piso para o ambiente precisa ir além das condições estéticas e tantos outros fatores devem ser levados em consideração no momento da escolha, como respingos que podem cair no chão e deixá-lo liso, tipo de acabamento, resistência para uma área de circulação, entres outros.
Se você está em dúvida em relação aos tipos de pisos internos que são mais indicados para a área da cozinha, no post você vai ver as melhores opções e as características de cada uma, de modo a facilitar a escolha do piso para cozinha.
Qual o piso ideal para cozinha?
Essa pergunta se repete sempre, e a verdade é que o melhor piso é o que mais se adequa as suas necessidades. E para ajudar na escolha, vamos elencar algumas considerações que você deve levar em conta no momento de escolher o piso adequado.
- Frequência com que cozinha: se você vai sempre para cozinha é ideal considerar um tipo de piso que seja resistente às andanças no ambiente, e que seja possível de lavar, afinal sempre cai uma coisinha ou outra no chão e lavar a cozinha pode ser uma necessidade para os “cozinheiros de plantão”. Se escolher por uma cerâmica considere o PEI, que avalia a resistência do piso.
- Acabamento: o tipo de acabamento também é algo que merece atenção, e neste caso, você deve escolher uma opção entre modelos com acabamento polido, que tornam-se mais lisos, ou um menos liso e que evite escorregões. No caso de uma casa com idosos, evite as opções lisas, e mesmo para os mais jovens, mas que são um pouco mais “estabanados” ou já sofrem de osteoporose, os lisos não são a melhor escolha.
Levando em conta as considerações, avalie para que tipo de pessoa e qual o uso será dado a cozinha (menos ou mais intenso) e assim você vai escolher o melhor tipo de piso para cozinha.
Melhores pisos para cozinha:
Porcelanato
Os tipos de porcelanato variam de acordo com suas características e isso permite uma gama maior na hora de escolher. Esse tipo de piso é bem avaliado pelo seu visual estético e pela facilidade de limpeza, já que se assemelha a um piso frio.
Polido
As principais vantagens do porcelanato polido são:
- Facilidade de limpeza;
- Brilho;
- Alta resistência;
- Baixa absorção;
- E gama de cores.
No entanto, apesar de ser uma ótima opção esse é um tipo de piso que pode ser tornar escorregadio com respingos de água, e essa é uma situação comum na cozinha. Então antes de escolher essa versão de porcelanato para cozinha considere esse risco que o acabamento polido pode trazer; ou drible a situação com um tapete antiaderente próximo da pia, região onde tende a respingar mais água.

A bancada branca deixa a cozinha clean

Na parede, revestimento com pastilha inox

A bancada tem revestimento de madeira que combina com a parede

As pastilhas vermelhas dão destaque ao projeto
Acetinado
A versão acetinada do porcelanato é uma ótima escolha para a cozinha, isso porque, a o acabamento desse tipo de peça não é polido e isso o torna menos escorregadio. Outra característica do porcelanato acetinado é a ausência de brilho em comparação a versão polida, e isso pode ser menos cansativo visualmente, já que não reflete as luzes.
Ao optar pela versão acetinada, dá para escolher diversas cores, inclusive modelos que se assemelham ao cimento queimado, trazendo um toque do estilo industrial para a decor.

Armários com acabamento inox deixam o projeto moderno

As banquetas de acrílico transparente compõem a bancada

Na bancada, decoração com orquídea branca

A cortina rolo controla a entrada de luz no ambiente
Que imita madeira
Se a intenção é trazer um toque aconchegante para a cozinha mesmo usando piso frio, uma ótima opção são os pisos que imitam madeira, como é o caso do porcelanato.
Essa opção tem várias vantagens, e algumas delas são:
- Similaridade com a madeira, mas dispensa todo o cuidado que a madeira exige.
- Facilidade na limpeza, já que é um piso frio e permite desde um pano úmido, até a lavagem com água e sabão.
- Diferentes cores e modelos de porcelanato amadeirado, permitindo escolher uma opção que seja mais próxima do tipo de madeira que você mais gosta e que melhor combina com o projeto.

A iluminação é embutida no teto de gesso

Plantas na parede formam um jardim vertical

Pendentes garantem a iluminação para a ilha central

A parede de lousa decora a área da mesa

Pratos decorativos enfeitam a parede
Cerâmica
Se a escolha são pelos pisos cerâmicos, é importante considerar o PEI (caracteriza a resistência dos pisos) de acordo com a intensidade de uso da cozinha. Além disso, esse tipo de piso ainda tem a facilidade de limpeza e permite que seja lavado quando necessário.
Xadrez preto e Branco
O piso xadrez é a combinação de peças cerâmicas pretas e brancas e que criam quadriculados no chão, chegando a lembrar uma pista de dança.
O detalhe desse duo de cores cria um projeto mais ousado, e se você quer equilíbrio, aposte em tons neutros para o restante da decoração. Caso a intenção seja mais ousadia mesmo, não tenha medo de incluir novas cores para deixar o ambiente alegre, e tornar o piso para cozinha como parte da decoração.

A escada com prateleiras foi usada como estante

Na parede, a nova tendência que são azulejos de metrô

A geladeira retrô adiciona nova cor ao ambiente

Os armários brancos deixam a decor mais neutra

Na parede, o tijolo a vista cria um toque rústico para o ambiente
Ladrilho Hidráulico
Esse é um tipo de peça comum das casas das avós, mas atualmente o ladrilho hidráulico se tornou uma ótima aposta para os projetos contemporâneos.
As peças, que têm alta resistência, funcionam muito bem como piso para cozinha e permitem criar um ambiente rico em detalhes, de acordo com o tipo de estampa do ladrilho – geométrica, floral, psicodélico, contemporâneo ou tradicionais.
As combinações no ambiente podem acontecer de diferentes maneiras, e vale apostar desde o retrô, valorizando a origem da peça, ou em um mix de tendências com detalhes contemporâneos.

As cortinas coloridas dão um toque moderno para a decor

Os armário roxos dão para o ambiente

Armários brancos suavizam o ambiente
Vinílico
Entre os pisos flutuantes encontra-se a opção vinílica. O modelo é uma ótima aposta para quem quer um tipo de piso que imita madeira e além disso, ainda é a escolha perfeita para cozinhas integradas, já que pode ser mantido o mesmo piso na sala e cozinha.
Além de parecer com a madeira, essa opção ainda é capaz de trazer o aconchego e tem a vantagem de ter custo menor, ao ser comparado com a madeira.
Outra vantagem do piso vinílico é que há versões que podem ser instaladas em áreas úmidas e molhadas, e isso permite que você lave a cozinha quando houver necessidade.

A parede roxa traz cor para a decoração

Os ambientes integrados possuem decoração harmônica

A bancada cria uma divisória entre os ambiente
Madeira
A madeira é uma opção menos usada como piso para cozinha, mas isso é uma característica brasileira. Já em países como EUA, é bem comum ver o uso desse tipo de revestimento na cozinha; e como sempre, as tendências norte americanas acabam chegando ao nosso país, e nos projetos contemporâneos é cada vez mais comum ver cozinhas com piso de madeira.
A madeira como piso é capaz de trazer sensação de aconchego e ideal para regiões frias, impedindo que o ambiente fique ainda mais gelado. O único contraponto desse tipo de piso está relacionado a manutenção que exige mais.

Os armários azuis deixam o espaço alegre

Estantes de livros e enfeites decoram a parede

No chão, a madeira branca é uma nova tendência

A geladeira retrô decora e dá cor ao ambiente

Na parede, ladrilhos hidráulicos geométricos
Mármore e granito
As pedras naturais como mármore e granito também funcionam muito bem como piso para cozinha.
Em ambas as opções, os modelos são como pisos frios e de fácil limpeza, além de acrescentarem elegância incomparável ao projeto.
A escolha do granito costuma ser uma opção mais barata, mas os mármores nacionais também possuem preços competitivos. E o ideal é escolher um modelo que seja mais adequado ao projeto e que caiba no bolso ($$$).

A parede preta cria um ponto de destaque para os objetos decorativos

Na bancada, granito preto São Gabriel

A iluminação embutida deixa o projeto moderno

Na bancada, vaso de plantas para decorar
Fotos de combinações perfeitas: piso para chão, parede e móveis
Escolher o piso é apenas uma das etapas, depois é preciso considerar detalhes como revestimentos e decorações que fiquem em sintonia com o piso, resultando em um projeto harmônico e agradável.
Porcelanato em tudo

Na bancada, revestimento de ladrilho hidráulico
Se você optar pelo porcelanato que imita madeira para o chão, pode apostar na mesma peça para revestir as paredes e criar um ambiente aconchegante. Para o restante do espaço, aposte em cores mais iluminadas, como os armários e bancadas brancas, que quebram a predominância amadeirada e dão luminosidade.

Na mesa branca, composição com bancos de madeira
Não há uma regra que diga que o mesmo piso deve ser usado no chão e na parede, e como prova disso é esse projeto. Aqui o piso para cozinha é o porcelanato acetinado, enquanto as paredes foram revestidas com o modelo amadeirado de tom claro. O ponto de equilíbrio fica para os armários e composições em branco.
Mais fotos

Cortinas venezianas encobrem as janelas

Quadros com utensílios de cozinha decoram a parede
Pastilhas na parede

No teto, rasgos de luz
Para este projeto a escolha para revestir uma das paredes foi pela pastilha cobre, que garante destaque para o ambiente. Como forma de equílibrio, a aposta foi pelo piso sem brilho – porcelanato acetinado – e armários em branco gelo.

A placa de trânsito decora a parede
A escolha das pastilhas para cozinha foram baseadas em um projeto moderno, e por isso o revestimento preto. Na composição do restante do espaço, armários também preto, piso que imita cimento queimado, e destaque para a mesa amarela.
Mais fotos

Banquetas vermelhas e com design moderno compõem a bancada

Pastilhas em inox recobrem a parede

Na bancada, vaso com rosas vermelhas para decorar
Cimento queimado

A iluminação com rasgos de luz deixa o projeto moderno
Se a intenção é uma proposta para cozinha moderna com cimento queimado, esse projeto é uma ótima inspiração. Aqui o piso cinza reveste o chão e o estante do ambiente é composto por armários pretos e detalhes em inox.

A parede lousa é uma tendência
Nesta proposta, o cimento queimado também foi combinado com detalhes em preto na decor, mas para valorizar o espaço estreito a aposta foi por trazer cores com mais luminosidade, como a bancada amarela e armários em madeira para garantir sensação de aconchego ao ambiente.
Mais fotos

Pequenos pontos coloridos aparecem na decor, como as flores da bancada

Na parede, tijolo a vista aparente
Agora que você já tem dicas e inspirações de piso para cozinha é só escolher o modelo que mais se adequa ao seu projeto.