Chá para Emagrecer – 8 Melhores Tipos e Como Fazer Fácil!

O chá para emagrecer é uma das alternativas para quem deseja controlar a fome e aumentar o metabolismo, resultando na perda de peso. 

É importante frisar que o chá sozinho não irá fazer milagres. Será preciso uma dieta balanceada com alimentos saudáveis. 

Chá para emagrecer

Fonte – Área Mulher

Vale destacar que o chá para emagrecer trará outros benefícios para o corpo humano, pois eles ajudam a aquecer e relaxar o corpo, além de eliminar toxinas que ajudam na perda de peso. 

Outro ponto importante para melhor resultados é a inclusão de exercícios físicos no dia a dia. 

Chá para emagrecer

Fonte – Athletica Nutrition

Se você quer saber tudo sobre chá para emagrecer e ficar por dentro de vários tipos e dicas sobre como fazer. Acompanhe o post e saiba mais! 

Melhores tipos de chá para emagrecer caseiro

Existem vários tipos de chá para emagrecer caseiro que podem te ajudar a perder calorias. 

Todavia, é importante antes de tomar qualquer chá, realizar uma consulta com seu médico de confiança para não prejudicar sua saúde. 

Chá para emagrecer

Fonte – Barão Erva Mate e Chás

Afinal, para cada tipo de chá será preciso usar uma quantidade adequada, receitado pelo seu médico para não ter possíveis complicações. 

Vale frisar que qualquer tipo de chá deve ser preparado com moderação, pois todas as substâncias precisam ser metabolizadas. 

Chá para emagrecer

Fonte – Conquiste sua vida

Abaixo separamos os melhores tipos de chá para emagrecer que podem ser um aliado no dia-a-dia. Acompanhe! 

  • Chá verde: O chá verde é um dos principais quando o assunto é a perda de peso, pois ele tem um enorme efeito diurético, corroborando para a eliminação de líquidos, assim como no funcionamento dos rins. 
  • Chá mate: Essa erva possui propriedades que ajudam a abrir o apetite e relaxar o sistema nervoso central. No entanto, possui uma boa quantidade de cafeína e por isso o consumo deve ser moderado. 
  • Chá de hibisco: A bebida é uma ótima opção para quem deseja desinchar por conta do uso contínuo de alguns medicamentos. O chá ajuda na eliminação de líquidos, assim como reduz a pressão arterial. 
  • Chá de gengibre com abacaxi: A combinação de gengibre e abacaxi corroboram para o aceleramento do metabolismo. Por conta disso, eles ajudam no gasto de energia e no bom funcionamento do intestino, pois é rico em fibras.
  • Chá preto com laranja e canela: O chá preto é um grande aliado para quem deseja perder a barriga, justamente pelas propriedades antioxidantes. Trata-se de uma opção rica em flavonoides e por isso é uma ótima opção para quem deseja perder a barriga.
Chá para emagrecer

Fonte – Diário do Nordeste

Leia também – Chá de Canela – 9 Benefícios e Como Fazer Fácil!【2022】

Chá para emagrecer e perder a barriga

São várias as opções de chá para emagrecer e perder a barriga. Conforme listamos acima, eles ajudam na eliminação de líquidos e no melhor funcionamento do organismo. 

Podemos citar como principais chás para perder a barriga o chá verde, chá mate, chá preto, chá de hibisco, chá de gengibre, chá de carqueja, chá de cúrcuma com limão, chá de feno grego com alcachofra. 

Chá para emagrecer

Fonte – Diário do Nordeste

Atenção: Não é recomendado o consumo de chá para emagrecimento sem o acompanhamento de um profissional de saúde. Consulte seu médico para saber as melhores indicações.  

Além disso, para que os resultados sejam ainda melhores será preciso uma dieta balanceada, aliada a prática de exercícios físicos diários. 

Chá para emagrecer

Fonte – Diário do Nordeste

Leia também – Chá de Hortelã – Como Fazer? + Benefícios e Tudo Sobre!

Chá para emagrecer amamentando

O consumo de chá emagrecedor não deve ser realizado. Pois, a maioria das ervas com essa finalidade possuem propriedades que podem ser prejudiciais para saúde do bebê. 

Além disso, a mãe que está amamentando precisa de uma boa reserva de nutrientes. 

Chá para emagrecer

Fonte – Dicas de Treino

Dessa maneira, é recomendado que ela mantenha uma alimentação rica em vitaminas e minerais com três refeições completas todos os dias. 

Afinal, ela precisa repor as energias com o objetivo de nutrir o seu filho. 

Chá para emagrecer

Fonte Dicas de Treino

Vale destacar que o próprio ato de amamentar facilita bastante a perda de peso de forma natural. 

Para reforçar os resultados converse com seu médico sobre a liberação para a prática de exercícios físicos. 

Chá para emagrecer

Fonte – Dicas de Treino

Leia também – Chá de Hibisco – Emagrece? + Benefícios e Como Fazer!

Chá para emagrecer na menopausa

O chá para emagrecer na menopausa é uma ótima opção para mulheres que desejam perder peso neste período. 

A chegada da menopausa é marcada por vários sintomas como: ondas de calor, mudança brusca de humor, ausência de menstruação, cansaço, suores noturnos e insônia. 

Chá para emagrecer

Fonte – Fashion Bubbles

Todos esses fatores podem colaborar para uma dieta desregulada, assim como uma piora no metabolismo e como consequência o ganho de peso. 

Desse modo, separamos algumas dicas de chá para emagrecer na menopausa que podem te ajudar nesse período. Veja! 

Chá para emagrecer

Fonte – Folha GO

  • Chá de canela: A canela ajuda no controle da insulina, ajudando na redução de açúcar no organismo. Além disso, o chá de canela também é rico em antioxidantes, ajudando na proteção das células, assim como possui ações anti-inflamatórias fundamentais no combate à obesidade e inflamações gerais.
  • Chá Verde: Contém cafeína e catequinas resultando em uma boa ação termogênica. Melhorando o metabolismo do corpo humano. Além disso, o chá verde possui polifenóis que ajudam na queima de gordura, corroborando diretamente para o emagrecimento na menopausa.
  • Chá de Valeriana: A insônia é um dos sintomas causados pela menopausa. O chá de valeriana possui propriedades relaxantes que corroboram para melhorar o sono. Por conta disso, é uma ótima opção para quem deseja perder peso na menopausa.
  • Chá de Cavalinha: A menopausa também aumenta a retenção de líquidos pelo corpo humano, além do desequilíbrio hormonal. Dessa maneira, o chá de cavalinha pode ajudar por conta de suas propriedades diuréticas e termogênicas. 

 

Atenção: Não é recomendado o consumo de chá para emagrecimento sem o acompanhamento de um profissional de saúde. Consulte seu médico para saber as melhores indicações.  

Chá para emagrecer na gravidez

O consumo de chá emagrecedor na gravidez não é recomendado de forma alguma pela classe médica. 

Isso acontece porque na gestação não há indicação de fazer qualquer dieta restritiva ou rigorosa que tenha o intuito de perder peso. 

Chá para emagrecer

Fonte – Le Manjue

Todas as grávidas, incluindo aquelas que estão acima do peso ou possuem algum grau de obesidade, devem manter uma alimentação rica em nutrientes, bem variada e equilibrada todos os dias. 

A perda de peso pode ocorrer de maneira natural, por conta da absorção de nutrientes pelo bebê e o gasto de energia que ocorre na gravidez. 

Chá para emagrecer

Fonte – Notícias ao minuto

Porém, a gestante não deve seguir um regime alimentar visando especificamente emagrecer no período gestacional. 

Afinal, isso pode ser prejudicial para a gravidez como um todo, principalmente para o desenvolvimento do feto. 

Chá para emagrecer

Fonte – Nutricionista Esportiva Águas Claras

Atenção: Consulte seu médico obstetra e nutricionista para manter uma alimentação saudável durante a gravidez. 

Leia também – Chá de Camomila – Para que Serve? + Como Fazer!【2022】

Chá para tomar à noite antes de dormir

Pouca gente sabe, mas uma boa noite de sono é um grande aliado na luta para perder peso. 

Afinal, uma boa noite de sono corrobora para melhora do metabolismo e consequentemente para a perda de peso. 

Chá para perder peso

Fonte – Plano de Saúde

Por isso, ingerir chá antes de dormir se tornou uma opção para quem deseja diminuir o estresse e descansar tranquilamente. 

Abaixo selecionamos alguns tipos de chá para tomar antes de dormir que podem ajudar na perda de peso. 

Chá para perder peso

Fonte – Remédio Caseiro

  • Chá de hortelã: O hortelã ajuda no alívio da dor de cabeça e coriza, além de melhorar a energia corporal. A planta também corrobora para uma melhor noite de sono, melhorando o metabolismo e consequentemente na perda de peso.
  • Chá de canela: A canela possui propriedades anti-inflamatórias ajudando na redução do estresse físico. Além disso, o chá também ajuda na redução de açúcar no sangue e consequentemente na perda de peso.
  • Chá de camomila: A camomila possui propriedades calmantes e corrobora diretamente no combate ao estresse. A erva também diminui as dores musculares, náuseas e cólicas, além de controlar a má digestão. Dessa forma, o chá de camomila é uma ótima opção para melhorar o funcionamento do organismo, conquistar uma boa noite de sono e consequentemente perder peso.
  • Chá de Rooibos: A planta possui um alto poder antioxidante e anti-inflamatório, além de ajudar o corpo humano no fortalecimento do sistema imunológico e no desenvolvimento da obesidade e diabetes. Além disso, o chá de rooibos possui efeito calmante sendo uma ótima opção para quem deseja ter uma boa noite de sono. Por conta dessas propriedades é uma ótima opção de chá para emagrecer.
  • Erva doce: A planta é uma ótima opção para o alívio de gases, enjoo, cólicas e má digestão. O chá é rico em flavonoides e ácidos benéficos para o corpo humano. O chá ajuda a melhorar a digestão, assim como no alívio das dores de cabeça e no fortalecimento do sistema imunológico e por isso é uma ótima opção para quem deseja perder peso. 

Atenção: Não é recomendado o consumo de chá para emagrecimento sem o acompanhamento de um profissional de saúde. Consulte seu médico para saber as melhores indicações.  

Como fazer chá para emagrecer? – Dicas e receitas

O chá para emagrecer é uma opção para quem deseja perder peso de maneira natural. 

No entanto, é preciso que a dieta seja saudável e a prática de exercícios físicos será fundamental para potencializar os resultados. 

Chá para perder peso

Fonte Vida Ativa

Abaixo selecionamos diversas dicas e receitas de chá para emagrecer que podem te ajudar no processo. Acompanhe! 

Chá para perder peso

Fonte – Vortexmag

Chá verde 

Ingredientes: 300ml de água, chá verde. 

  • Ferva 300ml de água
  • Coloque uma ou duas colheres de chá, do chá verde
  • Abafe o recipiente e deixe tampado por 10 minutos
  • Coe a bebida
  • Pronto o chá está pronto e pode ser consumido. 

Chá de Hibisco com canela

Ingredientes: Hibisco seco, canela em pau e água. 

  • Ferva 500ml de água
  • Acrescente 3 colheres de sopa de hibisco seco 
  • Coloque uma canela em pau
  • Tampe o recipiente e deixe repousando por 10 minutos
  • Coe 
  • Pronto o chá está pronto para consumo. 

Chá mate 

Ingredientes: Chá mate e água 

  • Ferva 300ml de água
  • Acrescente 1 colher de sopa de folhas torradas de chá mate 
  • Coe
  • Pronto o chá mate está pronto para consumo
  • Se preferir acrescente limão.

Chá de feno grego e alcachofra 

Ingredientes: Sementes de feno grego, folhas secas de alcachofra, água. 

  • Ferva 1 litro de água
  • Desligue o fogo e acrescente 1 colher de chá de feno grego
  • Acrescente 1 colher de chá de folhas secas de alcachofra 
  • Tampe e deixe repousando por 10 minutos 
  • Coe o chá
  • Pronto, espere ficar morno e beba até 3 vezes por dia antes das refeições. 

Chá de cúrcuma com limão

Ingredientes: Cúrcuma em pó, limão, água. 

  • Ferva 300ml de água 
  • Acrescente ao recipiente 1 colher de café de cúrcuma em pó
  • Tampe e deixe repousando por 10 minutos
  • Acrescente 1 colher de suco de limão 
  • Pronto, espere o chá ficar morno e beba até 3 xícaras por dia antes das refeições. 

Chá preto com limão e canela

Ingredientes: Folhas secas de chá preto, limão, 1 canela em pau, água. 

  • Ferva 300ml de água 
  • Acrescente duas colheres de chá de folhas secas de chá preto
  • Esprema meio limão 
  • Acrescente 1 canela em pau
  • Coe o chá
  • Pronto, espere o chá ficar morno e beba de 1 ou 2 xícaras por dia.

Chá de gengibre com abacaxi e limão

Ingredientes: Água, gengibre, abacaxi e limão 

  • Ferva 1 litro de água 
  • Adicione casca de abacaxi e esprema 1 limão 
  • Corte o gengibre fatiado e sem casca e acrescente ao recipiente
  • Tampe e deixe repousando por 15 minutos
  • Coe e beba entre as refeições do dia. 

Chá branco 

Ingredientes: Folha seca de chá branco, água.

  • Ferva 300ml de água
  • Acrescente uma colher de sopa de chá branco
  • Tampe e deixe descansando por 5 minutos 
  • Coe e espere até o chá ficar morno para o consumi-lo. 

Se preferir acrescente canela ou gengibre e hortelã ou limão para deixar a bebida mais refrescante. 

Chá para perder peso

Fonte – nCultura

Atenção: Não é recomendado o consumo de chá para emagrecimento sem o acompanhamento de um profissional de saúde. Consulte seu médico para saber as melhores indicações.  

E então, gostou de saber um pouco mais sobre chá para emagrecer? Compartilhe com quem precisa saber disso e deixe um comentário! 

Não deixe de ler também –  Chá de Alecrim – Benefícios, Receitas e Tudo Sobre!【[2022]】

Você pode gostar...