Modelos de cerâmica – 45 Ideias e dicas para acertar na escolha!

Há uma variedade de modelos de cerâmica, e esse é um tipo de revestimento bastante utilizado nos projetos arquitetônicos, e traz vantagens como a de não ter manutenções específicas e ótimo custo-benefício.

Saber como escolher modelos de cerâmica é essencial para que o projeto tenha resultados satisfatórios, e nesse caso, há uma infinidade de modelos e tipos de revestimentos que trazem as vantagens da cerâmica, incluindo o fato de ser um revestimento frio e uma ótima opção para regiões quentes, mantendo a temperatura agradável.

Para saber como escolher modelos de cerâmica e conhecer mais sobre esse tipo de revestimento, é só seguir a leitura para garantir a escolha correta durante o projeto.

 

Principais tipos e modelos de cerâmica

Cerâmica amadeirada

O revestimento cerâmico amadeirado é uma das opções, e traz como principal característica o fato de imitar madeira, mas com as vantagens de ser um revestimento frio e sem a necessidade de manutenções que a madeira exige.

O revestimento amadeirado tem ótimo custo-benefício e pode ser uma opção para trazer o visual da madeira para revestir pisos ou paredes.

A escolha da do revestimento cerâmico que imita madeira deve levar em conta o espaço, e a ideia do visual de madeira fica linda tanto para ambientes internos, como externos.

1. Área da piscina com revestimento cerâmico amadeirado ao redor

1 ceramica amadeirada PF Pisos Azulejos

Foto: PF Pisos Azulejos

Cerâmica que imita pedra

O revestimento cerâmico também pode ser uma versão que imita pedra, trazendo todas as vantagens da cerâmica, mas com o diferencial do visual lembrar a aparência de pedras naturais.

O revestimento que imita pedras pode ter diferentes estilos e fazer referência a diferentes propostas de pedras com visuais mais brutos ou lembrando filetes de pedras.

O revestimento com visual de pedras pode ser uma opção para diferentes espaços e o uso pode se estender ao piso, paredes e fachadas de casas.

2. Espaço com piso frio que imita o visual de pedras naturais

2 ceramica que imita pedra Gravilla Acabamentos

Foto: Gravilla Acabamentos

Cerâmica antiderrapante

Entre as variações de revestimentos cerâmicos, uma das possibilidades é o revestimento com acabamento antiderrapante.

A cerâmica antiderrapante tem como principal característica uma superfície mais rústica e abrasiva, tornando o revestimento menos escorregadio.

Esse tipo de revestimento costuma ser bastante utilizado como piso e é recomendado para áreas molhadas, como quintais e varandas, garantindo que o piso antiderrapante dê mais segurança para esses espaços.

3. Varanda com piso cerâmico com acabamento antiderrapante

3 ceramica antiderrapante Viva Decora

Reprodução: Viva Decora

Cerâmica esmaltada

A cerâmica esmaltada é uma das variações de tipos de revestimento, e nesse caso, o item recebe uma camada de esmalte, que resulta em um revestimento com acabamento mais brilhante e que reflete a iluminação.

O acabamento esmaltado costuma deixar o piso mais liso e pode não ser uma boa opção para áreas molhadas, já que pode se tornar mais escorregadio.

O acabamento brilhante e que reflete a iluminação dão características únicas ao piso esmaltado e essa pode ser uma opção para diferentes ambientes.

4. Revestimento esmaltado e com efeito de brilho

4 ceramica esmaltada Leroy Merlin

Reprodução: Leroy Merlin

Cerâmica não esmaltada

O revestimento cerâmico não esmaltado recebe esse nome já que não recebe a camada de esmalte, o que deixa o revestimento com um estilo mais rústico.

A cerâmica não esmaltada é uma das variações entre os tipos de acabamento para o revestimento, e o fato de não ter a camada de esmalte pode deixar o piso mais poroso e suscetível a absorção de água e surgimento de manchas.

O revestimento não esmaltado é uma ótima escolha para quem quer um projeto com características rústicas, trazendo o visual de um piso sem brilho.

5. Piso sem acabamento esmaltado e com visual rústico

5 ceramica nao esmaltada Blog Casa Show

Reprodução: Blog Casa Show

Dicas de decoração com cerâmica

Cerâmica para piso

A escolha da cerâmica como piso é uma das propostas mais comuns e traz diversas vantagens, incluindo o ótimo custo-benefício do revestimento.

Para definir a cerâmica como piso, é importante se atentar a classificação do revestimento de acordo com o PEI (Porcelain Enamel Institute), que mede a resistência do piso em relação ao desgaste.

A classificação de acordo com o PEI tem 5 níveis e cada um desses níveis caracteriza a resistência do piso e pode indicar o uso para uma área específica.

  • PEI 1: piso cerâmico de baixa resistência, geralmente recomendado para locais com menor circulação de pessoas e com uso de calçados de solados macios.
  • PEI 2: revestimento cerâmico de resistência média, que pode ser indicado para o uso em cômodos de projetos residenciais, evitando áreas de maior circulação.
  • PEI 3: piso cerâmico com resistência média a alta, sendo uma indicação de uso para diferentes ambientes de projetos residenciais.
  • PEI 4: revestimento de alta resistência e com recomendação de uso para áreas com maior circulação de pessoas, incluindo locais com acesso de grande público.
  • PEI 5: piso cerâmico com altíssima resistência e que pode ser empregado em locais abertos ou com grande circulação de pessoas.

6. Sala simples com piso cerâmico em cor clara

6 salas integradas com piso ceramico Carla Mendes

Foto: Carla Mendes

7. Salas integradas com piso cerâmico branco

7 sala pequena com piso ceramico Casinha de Brinquedo

Foto: Casinha de Brinquedo

8. Sala de televisão com piso frito em tom off-white

8 piso de ceramica casinhaalugada 791

Foto: casinhaalugada791

9. Sala de estar com piso frio e branco

9 piso ceramico simples casadajobarbosa

Foto: @casadajobarbosa

10. Ambiente com piso frio em tom de bege

10 projeto com piso ceramico Westwing

Foto: Westwing

Cerâmica para parede / muro

O revestimento cerâmico também pode ser uma opção para paredes e muros, trazendo uma opção diferenciada para o acabamento do espaço vertical.

A escolha do revestimento cerâmico para paredes e muros traz uma infinidade de modelos, e as versões que imitam pedra, estilo amadeirado e tijolinhos ,costumam ser bastante escolhidos para adicionar uma proposta decorativa e com a referência de um acabamento diferenciado.

O uso da cerâmica em paredes e muros pode ser de diferentes maneiras e algumas possibilidades são a de criar uma espécie de painel, cobrir a parede toda ou em faixas.

11. Muro decorado com revestimentos cerâmicos que imitam pedras e madeira

11 ceramica decorando parede Pinterest

Foto: Pinterest

12. Muro com painel de revestimento que imita pedra natural

12 parede revestida com ceramica que imita pedra Pinterest

Foto: Pinterest

13. Decoração de muro com revestimento que imita filetes de pedras

13 muro com revestimento ceramico

Reprodução: Lilian Simões Arquitetura

14. Parede decorada com revestimento que lembra pedra branca

14 parede com ceramica branca casaangel322

Foto: @casaangel322

15. Parede com revestimento que lembra pedras em tons terrosos

15 parede decorada com revestimento ceramico casadataidecor

Foto: @casadataidecor

Cerâmica para banheiro

O revestimento cerâmico também pode ser uma opção para banheiro, trazendo uma opção de revestimento que possa ser utilizado no piso ou em paredes.

A escolha de usar a cerâmica em pisos e paredes do banheiro pode manter o mesmo tipo de revestimento para as duas propostas ou trazer revestimentos diferentes e que fiquem harmônicos entre si.

A escolha de revestimento para banheiro deve levar em conta uma cerâmica seja resistente e menos escorregadia, principalmente para pisos, evitando que em contato com a água o revestimento possa causar acidentes.

16. Banheiro com revestimento cerâmico branco no piso e nas paredes

16 banheiro com ceramica no piso e nas paredes Pinterest

Foto: Pinterest

17. Banheiro com revestimento amadeirado no piso e paredes com revestimento bege

17 banheiro com ceramica

Foto: Pinterest

18. Banheiro com cerâmica bege no piso e paredes com revestimento que imita pedra

18 banheiro com ceramica Pinterest

Foto: Pinterest

19. Banheiro com revestimento off-white no piso e nas paredes

19 banheiro com piso ceramico pequeno Pinterest

Foto: Pinterest

20. Banheiro com piso cerâmico antiderrapante

20 banheiro com piso ceramico

Reprodução: Minha Casa

Cerâmica para cozinha

A escolha de revestimento cerâmico para cozinha pode se estender para o piso e para as paredes, definindo revestimentos que atendam essas duas propostas.

O piso e o revestimento das paredes podem ser iguais ou diferentes, e no caso de escolhas diferentes entre esses dois revestimentos, é importante que o resultado fique harmônico entre as peças de estilos diferentes.

Para definir o revestimento cerâmico para cozinha, é importante levar em conta a praticidade, definindo um tipo de revestimento que seja fácil de limpar no dia a dia e que não manche com facilidade.

21. Cozinha pequena com piso claro

21 cozinha com ceramica no piso Pinterest

Foto: Pinterest

22. Cozinha pequena e simples com revestimento cerâmico off-white no piso

22 piso claro para cozinha Decor Facil

Reprodução: Decor Fácil

23. Cozinha com revestimentos cerâmicos no piso e nas paredes

23 cozinha com piso ceramico branco Burguina Cobogo

Reprodução: Burguina Cobogo

24. Cozinha pequena com revestimento cerâmico não esmaltado

24 cozinha pequena com piso nao esmaltado Pinterest

Foto: Pinterest

25. Cozinha com piso cerâmico off-white

25 cozinha americana com piso ceramico Pinterest

Foto: Pinterest

Cerâmica para sala

A sala é um dos ambientes que pode ganhar revestimento cerâmico como parte do projeto, e nesse caso, é comum a escolha de um piso cerâmico como uma opção de piso frio para manter o ambiente sempre fresco.

Para definir o piso da sala, é importante levar em conta a resistência da cerâmica, que deve ser alta, já que esse é um ambiente com grande circulação de pessoas, podendo ter maior propensão  a desgaste.

O estilo da cerâmica para sala pode ser bastante variado e as opções amadeiradas costumam ser escolhas bastante frequentes, trazendo o visual da madeira, mas com a praticidade de limpeza e manutenção do piso cerâmico.

26. Sala pequena com piso cerâmico branco

26 sala pequena com ceramica no piso nossoape007

Foto: @nossoape007

27. Sala com piso cerâmico esmaltado e aparência amadeirada

27 sala com piso ceramica que imita madeira @familia soaresleao

Foto: @familiasoaresleao

28. Sala com piso que imita madeira

28 sala com ceramica que imita madeira meuape 14

Foto: @meuape_14

29. Sala pequena e simples com piso cerâmico

29 sala com piso ceramico carneiroshome

Foto: @carneiroshome

30. Sala com piso cerâmico off-white

30 sala com piso ceramico off white meuapeziin

Foto: @meuapeziin

Cerâmica para quarto

A cerâmica para quarto é uma opção de piso de fácil manutenção e limpeza, garantindo uma proposta prática para o dia a dia.

A escolha do piso cerâmico para quarto é uma ótima opção para regiões quentes, garantindo que o piso frio traga uma sensação mais refrescante ao quarto.

Para que o ambiente fique mais acolhedor, é possível escolher pisos que lembrem o estilo amadeirado ou complementando a decoração com tapetes.

31. Quarto com piso cerâmico off-white

31 quarto com piso ceramico Pinterest

Foto: Pinterest

32. Quarto feminino com piso cerâmico branco

31 quarto com piso ceramico Pinterest

Foto: Pinterest

33. Quarto de bebê com piso cerâmico de cor clara

32 quarto infantil com piso ceramico Due Projetos

Reprodução: Due Projetos

34. Quarto feminino com piso cerâmico em tom de bege

33 quarto bebe com piso ceramico Milla Holtz

Reprodução: Milla Holtz

35. Quarto de casal pequeno com piso frio

34 quarto feminino com piso ceramico Pinterest

Foto: Pinterest

Cerâmica para fachada

O revestimento cerâmico pode ser uma opção diferenciada para fachadas, trazendo uma proposta moderna ao projeto e com a possibilidade de criar detalhes através do revestimento.

A vantagem de usar cerâmica no revestimento de fachadas está na resistência do material, que não requer tantas manutenções como a pintura.

O revestimento cerâmico para fachadas pode ser utilizado de diferentes maneiras e o estilo do item pode ser determinante para completar a proposta da fachada, sendo bastante comum a escolha dos revestimentos que imitam pedras ou madeira.

36. Fachada de casa com revestimento que imita madeira

36 fachada moderna com ceramica Pinterest

Foto: Pinterest

37. Casa com muro revestido de cerâmica

37 fachda decasa com ceramica Pinterest

Foto: Pinterest

38. Fachada moderna com mix de revestimentos que imitam madeira e pedra

38 fachada com revestimento ceramico Pinterest

Foto: Pinterest

39. Fachada de casa com revestimento que imita filetes de pedras naturais

39 fachada com ceramica que imita pedra Pinterest

Foto: Pinterest

40. Casa com fachada revestida de cerâmica

40 fachada simples com ceramia Pinterest

Foto: Pinterest

Cerâmica para garagem

A escolha do revestimento cerâmico pode ser uma proposta para o piso da garagem, e nesse caso, os modelos menos suscetíveis a manchas são ótimas opções.

Para definir o piso da garagem, dê prioridade para as versões com menos brilho, que são mais práticos em relação à limpeza.

A escolha do revestimento cerâmico para piso de garagem também deve levar em conta os modelos que são menos escorregadios, evitando que em contato com água o piso possa ficar liso e causar acidentes.

41. Garagem com piso cerâmico bege

41 Piso de garagem Pinterest

Foto: Pinterest

42. Garagem com piso antiderrapante

42 garagem com piso ceramico Pinterest

Foto: Pinterest

43. Garagem com piso cerâmico em tom claro

43 garagem com piso ceramico Pinterest

Foto: Pinterest

44. Garagem com piso antiderrapante que imita pedra

44 garagem com ceramica antiderrapante Master Plate

Reprodução: Master Plate

45. Garagem com revestimento cerâmico antiderrapante

45 garagemcom piso antiderrapante Pinterest

Foto: Pinterest

 

Agora que você já viu tudo sobre o revestimento frio, já pode escolher sua opção favorita de acordo com o projeto, definindo o uso do revestimento em ambientes internos ou externos.

Você pode gostar...