Projetos de casas térreas – 65 ideias modernas para se inspirar!

Os projetos de casas térreas, por incrível que pareça, estão voltando com tudo. Se antigamente eram os principais tipos de construções até mesmo nas grandes cidades, hoje em dia vivemos um boom de sobrados, além de edifícios residenciais e comerciais.

Em meio a tantos prédios, há muitas pessoas que buscam retornar às casas de um andar só por inúmeros motivos. Elas tendem a ser mais aconchegantes, seguras para crianças e idosos, bem como simples de construir.

Planta de casa térrea

Casas térreas são muito procuradas atualmente!

Esse tipo de casa, a saber, pode ser projetada de uma forma mais prática, pois não demanda uma estrutura complexa assim como os sobrados. É um modelo quer pode ser um investimento para metrópoles, interior ou litoral, ou seja, em qualquer estilo de cidade.

É comum, inclusive, que as casas populares construídas pelos governos sejam térreas, pois são feitas a partir de projetos simples, de baixo orçamento e rápidos – pelo menos na teoria, vale dizer.

É importante frisar também que não é por que se trata de um projeto de um andar somente que o resultado é uma casa muito simplória. Há casas de todos os estilos, para qualquer gosto e necessidade, das mais básicas às luxuosas.

Projetos de casas térreas

As casas térreas podem ter diversos estilos!

Se você está interessado (a) em construir uma casa térrea, não se esqueça de produzir plantas para facilitar o entendimento pelos profissionais que vão liderar esse projeto.

Lembrando que há plantas baixas, em 2D, e atualmente há as tridimensionais, que dão uma ajuda e tanto na construção de qualquer edificação. Ambas são importantes para que tudo dê certo nesse processo, pois vai envolver a marcação da fiação, cabeamentos, posições de aberturas, dimensões dos cômodos, entre outros detalhes.

Planta de casa térrea

Aposte em uma planta para dar tudo certo em seu projeto!

E para lhe incentivar nesse quesito, trouxemos uma série de plantas e imagens de casas térreas. Elas servirão como inspiração para você elaborar esse projeto, de preferência junto a um arquiteto e um engenheiro para que tudo corra bem.

Confira com a gente nosso post completo para saber tudo sobre casas térreas, modelos de plantas, composições mais tradicionais e as mais modernas. Vamos lá?

Projetos de casas térreas

Busca projetos de casas térreas? Confira nosso post completo!

Fotos e modelos de projetos de casas térreas

Ao elaborar um projeto de qualquer casa, é preciso considerar uma porção de fatores. Afinal, é algo que demanda muitos gastos e um pensamento no futuro. Afinal, qual é o objetivo com a construção dessa residência?

Primeiramente você deve pensar no intuito desse projeto: é para você morar? Para alugar? Para algum parente morar? Para vender? Para um empreendimento? Tenha isso em mente, pois é muito motivador ter um propósito.

Aliás, a planta consta detalhes que podem ser modificados de acordo com o tipo de construção, com a quantidade de pessoas que irão morar, com os tipos de cômodos que devem ter, etc.

Projetos de casas térreas

Considere o seu orçamento antes de embarcar na construção de uma casa!

  • Orçamento

Um fator crucial é levar em conta o seu orçamento disponível. Quanto você tem para gastar com essa construção? Não é novidade nenhuma que qualquer obra requer um bom dinheiro, afinal, materiais de construção e mão-de-obra estão em alta no mercado e é difícil conseguir um preço camarada.

A saber, projetos de casas térreas costumam custar menos que sobrados, por exemplo. Porém, vale a pena pesquisar e até penchinchar em alguns casos, sempre considerando a qualidade de quem ira fazer os serviços necessários – o barato às vezes pode sair caro, então antes de fechar negócio certifique-se da procedência de tudo.

Projetos de casas térreas

Construa uma casa pensando em suas reais necessidades!

  • Tamanho do terreno e da casa

Você tem um terreno à disposição, mas deve saber que muitas vezes não é possível utilizar ele inteiro para a construção da casa, de fato. É necessário que se tenha a autorização da prefeitura, dos órgãos regulamentadores para colocar em prática essa obra, sobretudo quando é em região de flora e fauna nativa.

Além disso, é bacana criar um projeto que se tenha uma área comum para circulação no entorno, garantindo uma casa mais agradável tanto física quanto visualmente.

Já o tamanho da casa ficará ao seu critério, que deve buscar sempre atender às necessidades primordiais. Podem ser casas com cômodos amplos, com um, dois, três ou até mais quartos dependendo do tamanho do terreno. O normal é que se tenha quarto, cozinha, banheiro, sala e uma área de serviço.

Projetos de casas térreas

Casas térreas são consideradas mais confortáveis e cômodas

De acordo com especialistas em arquitetura, é indicado que em caso de residências com dois quartos ou mais se tenha mais de um banheiro. Pode ser, por exemplo, uma suíte e um lavabo adicional.

Mas claro que tudo depende da dimensão dessa área. Há como se projetar uma casa pequena, mas que supra todas as suas necessidades.

Vale dizer também que, muitas vezes, quem tem muito espaço para construir tem mais dificuldade nesse sentido, pois sente que deve preencher todo e qualquer cantinho. Mas não é bem assim! Dê valor para aquilo que você realmente vai usar e é essencial para o conforto.

A seguir você pode conhecer muitas ideias de projetos de casas térreas para se inspirar 🙂

Projetos de casas térreas pequenas

Começaremos a mostrar as casas pequenas. Esse tipo de casa é um dos mais procurados atualmente, principalmente por famílias com até quatro integrantes. Geralmente são no formato de estúdio ou então kitnet, com um quarto e sala, bem como com dois quartos.

Para que essa casa seja um refúgio confortável, é importantíssimo considerar o tamanho de cada cômodo e também o acesso para um e outro. As passagens devem ser espaçosas o suficiente e, além disso, é preciso que haja ventilação.

Projetos de casas térreas pequenas

Pense em uma casa pequena, porém aconchegante

O fator iluminação também é determinante para que uma construção assim não fracasse. É muito comum vermos casas pequenas e térreas que não são beneficiadas pela iluminação solar, o que as deixa muito frias e suscetíveis e a mofo.

Você pode escolher uma casa com poucos cômodos, porém todos aconchegantes e uma área externa mais avantajada se o seu terreno permitir. É uma dica para quem visa mais qualidade de vida, ter espaço para ficar com a família e para as crianças curtirem.

Lembrando que uma casa ser pequena não significa que será simplória ou humilde. Você pode investir em materiais de alta qualidade, última geração, priorizando a sustentabilidade, mesmo tendo pouca área para construir. Pense nisso!

Fique por dentro de plantas e fachadas de casas térreas pequenas:

Projetos de casas térreas pequenas

Busca uma casa simples? Essa pode ser uma planta ideal

Projetos de casas térreas pequenas

Sempre considere como será a área de lazer

Projetos de casas térreas pequenas

Não se esqueça da vaga de garagem, mesmo que a casa seja pequena

Projetos de casas térreas pequenas

Antes de construir sempre idealize um projeto

Projetos de casas térreas pequenas

As fachadas modernas estão na moda atualmente

Projetos de casas térreas pequenas

Dica para você que precisa somente de um quarto

Projetos de casas térreas pequenas

Casa ótima para quem tem filhos

Projetos de casas térreas pequenas

Pense certinho na divisão dos cômodos

Projetos de casas térreas pequenas

Casas térreas pequenas demandam um custo mais enxuto

Projetos de casas térreas pequenas

Sugestão de casa térrea de 1 quarto

Projetos de casas térreas pequenas

Casa ideal para família com 2 filhos

Projetos de casas térreas pequenas

O projeto varia de acordo com o tamanho, bem como formato do terreno

Projetos de casas térreas pequenas

As casas pequenas feitas com com contêiners estão em alta!

Projetos de casas térreas pequenas

Panorama de um projeto básico de casa térrea

Projetos de casas térreas pequenas

Mesmo com baixo orçamento você consegue uma casa pequena espetacular

Projetos de casas térreas pequenas

A escolha do telhado faz toda a diferença

Projetos de casas térreas pequenas

Ideia de casa térrea moderna e surpreendente

Projetos de casas térreas pequenas

Favoreça a iluminação natural em sua casa

Projetos de casas térreas modernas

As casas modernas estão super na moda atualmente e as térreas também entram com tudo nessa tendência. Um detalhe que é muito presente nesses projetos é o telhado embutido, que garante um visual bem arrojado e diferenciado.

Além disso, também é comum investir em materiais de alta qualidade e atuais, muitas vezes mais caros que os tradicionais, porém, que oferecem um excelente custo x benefício. Os revestimentos mais usados para as fachadas são os porcelanatos e as pedras, além de alguns cerâmicos que imitam madeira ou mármore.

O projeto de iluminação também influencia bastante no resultado moderno de uma casa térrea. Os spots de luz embutidos são muito requisitados até para as áreas externas.

Projetos de Projetos de casas térreas modernastérreas pequenas

Telhados embutidos estão entre as tradições modernas

Quanto à área interna, a tendência dos materiais de última geração e que conferem aconchego e harmonia a qualquer espaço permanece e é crucial. Tente combinar o estilo dos ambientes, priorizando o conforto térmico e acústico.

Lembrando que até mesmo as casas térreas pequenas podem ter a estrutura e decoração modernas. Para conseguir um projeto assertivo, recorra a profissionais da área que tenham experiência com esse tipo de projeto.

Leia mais sobre o tema: Fachadas de Casas Modernas – 90 Inspirações Para Se Surpreender! 

Veja abaixo uma série de casas térreas modernas inspiradoras:

Projetos de casas térreas modernas

A fachada pode contar com elementos coloridos

Projetos de casas térreas modernas

O design da casa pode ser diferenciado

Projetos de casas térreas modernas

Está na moda atualmente investir em casas inspiradas na tradição norte-americana

Projetos de casas térreas modernas

Casa térrea com telhado embutido

Projetos de casas térreas modernas

Quer uma piscina? Pode ser uma ideia para seu projeto de casa térrea!

Projetos de casas térreas modernas

Planta de casa moderna com jardim nos fundos

Projetos de casas térreas modernas

Casas modernas combinam com piscina

Projetos de casas térreas modernas

Espaço de lazer localizado no fundo!

Projetos de casas térreas modernas

Se quer uma casa moderna capriche na escolha dos ambientes

Projetos de casas térreas modernas

Cozinha americana e piscina são ícones de casas modernas

Projetos de casas térreas modernas

É bacana ter mais de uma vaga de garagem

Projetos de casas térreas modernas

O deck de madeira moderniza a área da piscina

Projetos de casas térreas modernas

Aproveite a vegetação que há no terreno

Projetos de casas térreas modernas

A modernidade já ilustra a fachada da casa térrea

Projetos de casas térreas simples

Busca por uma casa simples? Então aqui é o tópico certo! Como dissemos, as casas térreas, a depender do projeto, demandam uma construção mais simplificada e rápida.

Se você quer uma casa que não tenha muitas “firulas”, ou seja, sem muitos cômodos adicionais, sem uma estrutura moderna e diferente do convencional, e claro, sem dois andares, pode aproveitar plantas simples de inspiração.

Esse formato de casa é uma boa ideia para pessoas que desejam construir sem gastar muito. Para diminuir ainda mais os gastos prefira materiais mais tradicionais e econômicos, como os revestimentos cerâmicos e tintas para as paredes, por exemplo.

Casas térreas simples são muito requisitadas e até indicadas para idosos, sobretudo aqueles que vão morar sozinhos nela. É bacana que esse ambiente para eles seja extremamente confortável, sem obstáculos, escadas ou desníveis.

Inspire-se com algumas sugestões de projetos de casas térreas simples:

Projetos de casas térreas simples

Casa térrea com composição simples

Projetos de casas térreas simples

Casa simples ideal para família com 4 pessoas

Projetos de casas térreas simples

Dica para você quer apostar no simples

Projetos de casas térreas simples

Mesmo simples a casa pode ficar agradável e linda!

Projetos de casas térreas simples

Fachada simples para sua casinha, mas muito confortável!

Projetos de casas térreas simples

Mesmo usando materiais simples você consegue um resultado lindo

Projetos de casas térreas simples

Três projetos de casas térreas simples

Projetos de casas térreas simples

Essa casa simples é inspirada em muitos projetos norte-americanos

Projetos de casas térreas simples

Casas térreas são muito indicadas para idosos

Projetos de casas térreas simples

Inspiração para economizar e construir com assertividade

Projetos de casas térreas simples

Construa sua casa priorizando as necessidades da família!

Projetos de casas térreas simples

Cores neutras combinam com projetos simples

Projetos de casas térreas simples

Planta simples para casa térrea

Projetos de casas térreas simples

Casas com 2 quartos são as mais usadas atualmente

Projetos de casas térreas simples

A sala pode ser compartilhada com a cozinha

Projetos de casas térreas simples

A casa é muito bem dividida

Projetos de casas térreas com 3 quartos

Por fim falaremos de projetos de casas térreas com 3 quartos. Elas são muito procuradas por famílias com quatro ou mais integrantes, porém, podem se adequar a qualquer tipo de composição familiar.

É comum que se apostem em uma residência como essa para abrigar um casal, um filho (ou dois) e fazer um escritório ou quarto de hóspedes, por exemplo.

Quando se tem três quartos é importante pensar na posição e no tamanhos desses cômodos particulares. Garanta a privacidade de cada um, compondo também com banheiros em local estratégico.

É recomendado que se faça pelo menos uma suíte e disponha mais um banheiro de uso social. Assim a rotina dentro da casa fica mais agradável, até mesmo quando se recebe visitantes.

Quando se tem mais pessoas morando, há a necessidade de criar mais espaço nos cômodos sociais, como na sala e na cozinha, por exemplo. Porém, tudo vai depender da dimensão do terreno.

Leia mais sobre o tema: Plantas de casas com 3 quartos: 37 inspirações e projetos grátis!

Veja modelos interessantes de casas térreas com 3 quartos:

Projetos de casas térreas com 3 quartos

Projetos de casas térreas com 3 quartos

Projetos de casas térreas com 3 quartos

Quer uma casa com 3 quartos? Veja exemplo para seguir!

Projetos de casas térreas com 3 quartos

O terceiro quarto pode ser transformado em estúdio, closet, escritório…

Projetos de casas térreas com 3 quartos

Casas térreas com 3 quartos precisam de um terreno maior

Projetos de casas térreas com 3 quartos

Divida bem a casa, isolando os quartos das áreas comuns

Projetos de casas térreas com 3 quartos

Nesse projeto há somente um banheiro

Projetos de casas térreas com 3 quartos

No entanto, o ideal para 3 quartos é que se tenha pelo menos 2 banheiros

Projetos de casas térreas com 3 quartos

Projeto super bem divido com 3 quartos

Projetos de casas térreas com 3 quartos

Casas térreas também são excelentes para famílias com crianças

Projetos de casas térreas com 3 quartos

Essa casa é pequena, mas tem os quartos necessários

Projetos de casas térreas com 3 quartos

A casa também pode ter espaços amplos

Projetos de casas térreas com 3 quartos

Considere o espaço para circulação de pessoas

Projetos de casas térreas com 3 quartos

Pense no isolamento dos quartos com uma porta / divisória

Projetos de casas térreas com 3 quartos

Casa térrea com 3 quartos básica!


E então, o que achou de nossas ideias de projetos de casas térreas? Esperamos que tenha gostado e se inspirado para colocar a mão na massa em sua obra.

Aproveite para ler também:

Quarto com suíte – 50 ideias e projetos lindos para você se inspirar!

Plantas e projetos de casas populares grátis: 50 modelos incríveis!

Casas duplex: plantas e projetos grátis!

Até uma próxima vez!

Você pode gostar...