Decoração com Azulejo – 69 Ambientes Fascinantes & Dicas Implacáveis!

Se antes azulejo era visto apenas como um revestimento para paredes, hoje em dia a peça já se tornou item decorativo, e é cada vez mais comum ver projetos onde o destaque é a decoração com azulejo.

E para quem ainda tem dúvidas de como usar e abusar dos mais variados tipos de azulejos para agregar à decoração, no post trouxemos ideias inspiradoras para arrasar na decoração com esse revestimento.

modelos

Fotos e Dicas de Decoração com Azulejo

Retrô / Vintage

cozinha retrô

Existem inúmeras maneiras de usar azulejo retrô/ vintage nos projetos decorativos, e a ideia aqui foi de incluir o revestimento como base para a cozinha retrô.

No projeto, o azulejo azul estampado é uma marca da década de 70, e traz essa inspiração para revestir a parede entre armários da cozinha.

O azulejo ganha ainda mais destaque diante dos armários vermelhos, que também seguem a proposta retrô, e ficam em plena harmonia com o revestimento da parede.

Sendo assim, a cozinha fica uma releitura das clássicas cozinhas da década de 70, compostas por cores vibrantes e muito estilo.

banheiro vintage

O modelo vintage reveste a bancada do banheiro

modelos vintage e retrô

De Metrô / Subway Tiles

azulejo de metrô branco

O azulejo de metrô ou subway tiles, como também é chamado, é um tipo de revestimento bem conhecido das antigas estações de metrô norte americanas, e até mesmo de revestimento de fábricas.

E esse revestimento não ficou restrito ao uso industrial, pelo contrário, foi ganhando espaço mundo afora e aqui no Brasil é uma tendência super forte do mundo arquitetônico.

Como ideia para incluir o revestimento da moda no projeto, a inspiração aqui foi para o banheiro em estilo moderno, que ganhou subway tiles na cor branca como revestimento para a área interna do box.

O revestimento com brilho cria um efeito lindo para esse espaço e adiciona um visual mais moderno para o projeto.
banheiro rosa

azulejo metrô rosa

O revestimento dá um toque de cor ao projeto da cozinha

cozinha com azulejo subway

Adesivo

azulejo adesivo

Para quem está pensando em dar uma remodulada em um ambiente acrescentando o detalhe decorativo de azulejo, mas não quer o quebra-quebra e a poeira de obra, pode apostar numa ideia simples e barata – azulejos adesivos.

Esse tipo de azulejo não chega a ser um revestimento, e na verdade é um adesivo para ser colado sobre uma parede ou outro revestimento, dando a ideia de um novo azulejo.

Neste projeto do banheiro, as paredes são revestidas de peças retangulares brancas e para criar um destaque, a ideia foi de acrescentar azulejos adesivos na parte acima da bancada, dando uma nova cara ao banheiro.

cozinha decorada

Os adesivos lembram ladrilhos hidráulicos

modelos adesivos

Antigos

sala de jantar decorada

Se a ideia é fazer uma parede decorativa com revestimentos antigos, uma boa ideia é usar um mix de peças diferentes, criando uma parede linda e cheia de estilo.

Como inspiração para essa parede decorativa, este projeto da sala de jantar traz a ideia de uma maneira linda!

A parede usa revestimentos do mesmo tom e em duplas, mas é um mix de estampas, criando uma parede super criativa.

O resultado fica super original e foge da tradicional ideia de usar papel de parede na decoração. E fugindo também da ideia de que esse revestimento é apenas para cozinha e banheiro.

cozinha preta e branca

O revestimento da parede é um mix de preto e branco

modelo de azulejos antigos

Os modelos antigos formam um painel decorando a parede

Portugueses

banheiro com azulejo português

Inspirado nos clássicos revestimentos portugueses, que trazem desenhos em azul e por isso do nome “azulejo”, esse tipo de peça ainda rende ótimos usos, como é o caso deste projeto de banheiro moderno.

Na proposta, o ambiente tem piso de mármore e traz como destaque a parede com revestimentos estilo português, que é o grande destaque do projeto.

A parede em azul e branco é destaque no ambiente, por isso o restante do espaço traz cores neutras e sem muita intensidade, deixando o ponto auge para a parede revestida ao estilo português.

lavanderia decorada

O azulejo azul na lavanderia dá destaque para a parede

banheiro com azulejo português

O lavabo tem estilo moderno

Estampado

azulejo floral

O revestimento não precisa ser apenas uma maneira de proteger e revestir paredes de cozinha e banheiro, pelo contrário, pode ser o destaque do ambiente e até mesmo uma forma decorativa para paredes.

Como proposta de usar azulejo como decoração, este projeto traz a parede da sala de jantar com um mural feito a partir de revestimentos que formam uma estampa floral.

O mural tem fundo preto e flores coloridas, e funciona lindamente na sala de jantar como um grande quadro decorativo.

banheiro azulejo estampado

A estampa do revestimento é um mix de preto e branco

cozinha decorada

O revestimento tem estampa de frutas e legumes

Geométrico

decoração lavabo

Assim como outros elementos arquitetônicos, os revestimentos também podem estar em alta nos projetos, e um modelo que está em alta é a versão com estampas geométricas.

Neste caso, a ideia foi fazer um lavabo moderno, onde o azulejo de estampas geométricas em azul e branco é  destaque do ambiente.

A parede revestida com esse modelo adiciona não só o estilo que está em alta ao projeto, mas também dá um toque de cor, incluindo um tom de azul ao lavabo que traz bastante do estilo industrial por conta do cimento queimado.

azulejo geométrico

O formato do revestimento dá formas geométricas ao desenho

parede colorida

O revestimento tem desenhos de triângulos

azulejo geométrico

Hidráulico

ladrilho hidráulico banheiro

Na linha de revestimentos para banheiro, uma peça que tem sido bastante usada é o ladrilho hidráulico, que lembra antigos azulejos.

Neste projeto de banheiro com cimento queimado, o ponto de cor fica por conta do mix de estampas e cores dos ladrilhos hidráulicos, onde cada peça tem um estilo, mas que no resultado fica super harmonioso.

Na proposta, o uso do revestimento não se restringe apenas na decoração de paredes, mas também seu uso como piso para a área do box.

azulejo hidráulico chão

O ladrilho hidráulico foi usado na parede e no chão

parede decorada

A parede é um mix de ladrilhos hidráulicos

ideias para usar ladrilho hidráulico

Em 3D

banheiro clean e moderno

E para garantir um efeito clean e moderno ao projeto do banheiro, não é preciso abrir mão de um revestimento branco, mas nesse caso invista nas texturas, que podem aparecer através de um azulejo 3D, onde as texturas são o grande destaque desse tipo de revestimento.

Como ideia para o usar o revestimento 3D no banheiro, a proposta aqui traz um banheiro todo branco onde algumas paredes foram revestidas com esse tipo de peça, e que dão um efeito lindo ao projeto.

revestimento banheiro

O revestimento 3D foi usado na área interna do box

azulejo 3D

Azul

azulejo azul marinho banheiro

Para quem está considerando fazer um banheiro azul, uma ótima maneira de acrescentar a cor ao projeto é na escolha do revestimento, e que neste caso trouxe peças em azul marinho para revestir parte das paredes.

O azulejo azul marinho de formato quadrado e com brilho é o grande destaque do banheiro moderno.

No entanto, como a cor é bem escura, pode acabar escurecendo o ambiente. Para contrapor isso, a ideia foi de usar móveis brancos e outras paredes mais claras, como a parede feita de pedras.

decoração azul cozinha

A cozinha azul tem chão de cimento queimado

cozinha azul

A parede tem revestimento azul claro

Amarelo

banheiro moderno

E se a ideia é ter um elemento moderno e colorido como parte da decoração do banheiro, o azulejo amarelo pode o ponto auge desse ambiente.

Neste projeto, o revestimento amarelo traz estampa delicada em preto, formando pequenas bolinhas em todo o desenho do revestimento.

Como a cor é um ponto de destaque, a ideia foi de usar o revestimento com cautela, mantendo apenas uma pequena parede com essas peças, e o restante do banheiro em branco.

cozinha amarela

O revestimento tem desenhos amarelos

azulejo amarelo cozinha

A cozinha tem estilo vintage

Branco

azulejo sextavado

Para quem ainda traz o revestimento branco como uma peça essencial para o projeto, mas não quer ser tão tradicional, vale a ideia de investir em um formato diferenciado para o revestimento, como essa proposta que as peças têm formato hexagonal.

As peças com formato hexagonal mantêm o estilo clean e de cores claras do banheiro, mas dá um toque mais moderno ao espaço, já que o rejunte escuro destaca o formato de casa peça, deixando a parede com um visual moderno.

cozinha branca

Nas paredes, revestimento branco simples

decoração industrial

O banheiro tem estilo industrial

Bege

banheiro bege

Se a ideia é investir na decoração com azulejo, mas de um modo mais clean, este banheiro é a inspiração perfeita!

O projeto traz um banheiro com cores neutras, sendo que as paredes foram revestidas com peças em tom de bege, o que dá um leve toque de cor, mas sem pesar.

Para destacar o bege das paredes, a ideia foi usar piso e peças cerâmicas brancas, mantendo o resultado clean e moderno do projeto.

cozinha bege

A cozinha é toda em tons de bege

banheiro pastilha

Combinando com os azulejos, o banheiro tem detalhes em pastilhas bege

Turquesa

cozinha moderna

A cor turquesa está no auge, e não é incomum ver projetos que incluam a cor como detalhe decorativo. No entanto, nesta proposta, a cor turquesa aparece como cor base para uma cozinha moderna.

Para trazer a cor nas paredes, a ideia foi apostar no revestimento azul turquesa estampado em marrom, combinando com a cor dos móveis planejados.

As paredes revestidas com esse azulejo dão um efeito incrível à cozinha, e o resultado é um projeto super agradável e com um visual mais contemporâneo.

banheiro turquesa

O azulejo deste banheiro é o mesmo usado no projeto anterior

banheiro tuquesa

Coloridos

cozinha rústica

Para quem está em dúvida em qual cor de revestimento usar, uma boa ideia é fazer uma parede colorida com revestimentos de mesmo estilo, mas em cores diferentes.

Como ideia para esse uso, essa cozinha com armários em madeira rústica traz a faixa de azulejos coloridos entre o armário e a prateleira elevada.

Como o projeto tem um estilo mais rústico, a aposta foi por escolher um revestimento sem brilho e com efeito opaco, deixando o colorido mais suave e combinando perfeitamente com os armários rústicos de madeira.

parede colorida cozinha

banheiro com piso colorido

Os azulejos em tons de azul foram usados como piso

ideias com azulejos coloridos

 

Com tantas ideias, agora é hora de planejar a reforma ou a obra e investir nesse revestimento como um detalhe decorativo.

Você pode gostar...