LADRILHO HIDRÁULICO: 60 Dicas, Modelos e Ambientes Decorados!
Se você se lembra das casas mais antiguinhas – década de 30 e 40 – provavelmente vai se lembrar também de revestimentos com ladrilhos hidráulicos. As estampas coloridas e cheias de detalhes costumavam aparecer tanto em paredes, como no piso e se você acha que a modinha ficou só na casa da vovó, engana-se. No mundo dos projetos arquitetônicos e de interiores, os recursos também vão e voltam, e claro que esse tipo de acabamento iria voltar. Então, vamos ver algumas maneiras para usar e decorar a casa!
Modelos de ladrilhos hidráulicos
- Geométrico
Esse tipo de estampa foi tendência nos anos 60 e marca o estilo retrô, por isso se você quer dar esse estilinho a decor, pode se jogar nas formas geométricas para estampar paredes e piso.
- Floral
Vai dizer que isso não lembra de vez a casa da vó? As estampas com flores e galhos que se juntam através das peças coloridas são bem marcantes e ótimas para quem quer seguir uma tendência mais delicada.
- Psicodélico
Sabe aquele tipo de imagem que parece bagunçar a vista? É disso que estamos falando! A estampa desse tipo de ladrilho parece mostrar uma imagem, mas ao olhar de novo tudo se mistura.
- Comtemporâneo
Uma releitura dos modelos antigos, essa versão mostra um pouco do retrô, mas com traços mais atuais como brilho e estampas que não faziam parte das décadas passadas.
- Tradicionais
Com cores menos intensas e estampas que se interligam nas junções, essas peças são as que mais representam o tradicional azulejo hidráulico. Ah, e se você quer manter essa característica, aposte nos modelos com tonalidade de azul que são bem característicos.
Fotos de ambientes decorados com ladrilhos
Cozinha
Nesses projetos, a característica em comum foi o uso de faixas decorativas com as peças coloridas e mix de estampas, mas a aplicação foi feita em diferentes superfícies:
- Faixa rente a bancada da pia;
- Decoração na parede;
- Faixa no chão para delimitar a área da bancada.
A estampa no modelo tradicional foi a escolha para revestir o piso e a parede rente a bancada. Em contrapartida ao estilo retrô do revestimento, a aposta foi por usar armários amarelos e com desig moderno, criando um resultado harmônico.
Para uma cozinha colorida a aposta foi por usar o revestimento em toda a parede. Ao invés de seguir uma só estampa, o projeto focou em uma mistura criativa e cheia de cor.
Mais fotos
Área gourmet
Para dar mais cor e delicadeza a bancada de granito, o revestimento coloridinho e com estampas misturadas reveste a frente do balcão e é uma ótima escolha comparada a pintura, que tende a ficar suja e difícil de limpar nessas regiões.
Neste projeto, o ladrilho geométrico foi utilizado na parede ao fundo da churrasqueira moderna de inox. O contraponto entre retrô e contemporâneo garantem um resultado super acolhedor para a área.
Ao invés de utilizar na parede, o uso do revestimento aqui foi como piso. A mistura de estampas e cores é bem interessante e cria um ótimo complemento para o cimento queimado que também faz parte do chão, dando assim um visual mais alegre para o espaço do churrasco.
Mais fotos
Lavanderia
A lavanderia pequena não é desculpa para não decorar a área. Neste caso, a aposta foi por revestir uma pequena parede, e ao invés de usar as peças formando a estampa, o item foi utilizado de maneira aleatória criando um visual mais contemporâneo.
Olha que charme esse espacinho para lavar roupas. Dá até vontade de apresentar para a visita né?! Em um das paredes o modelo tradicional e de cor azul foi utilizado como revestimento, e para completar mais um ponto de cor, a bancada foi revestida de pastilhas amarelas.
Um projeto simples e barato é esse! Ao invés de quebrar a parede para inserir um novo revestimento e substituir o tradicional azulejo branco, a ideia foi usar azulejo hidráulico adesivo, que dispensa obras e para aplicar é só colar sobre a superfície que será decorada.
Mais fotos
Banheiro
Para o banheiro com decoração rústica a estratégia foi utilizar o revestimento como piso para dar cor ao ambiente com parede de tijolo a vista e móveis antigos de madeira.
Com um visual mais atual, esse banheiro apostou no modelo decorado em azul e branco para a parede e com pontos de iluminação, que valorizam ainda mais a parede decorada e ampliam o ambiente.
Neste projeto, as paredes de cimento deixam o visual com estilo industrial, assim como os clássicos azulejos brancos que revestem o interior do box. Para dar um ponto de cor, o piso geométrico ao estilo de ladrilho.
Mais fotos
Varanda/ sacada
A sacada decorada segue a linha rústica e retrô. Para isso, no chão ladrilho geométrico em preto e branco (retrô), e na parede revestimento de madeira de demolição (rústico).
Nesta varanda, as paredes foram revestidas de madeira e os móveis de fibra sintética azul dão cor a área externa e combinam com o piso que segue o modelo de estampa tradicional e também tem detalhes em azul, mantendo, assim, harmonia para o ambiente externo.
Mais fotos
Sala e outros
O uso do azulejo na parede é bem comum, mas neste o uso foi para decorar a sala moderna. A escolha das estampas foram variadas, mas para manter um ambiente agradável e sem contraste de cor, a escolha foi por tonalidades mais claras de azul.
Uma proposta bem atual é substituir o uso do tapete por um piso diferente, e esta proposta mostra exatamente isso. O ladrilho floral foi utilizado em parte da sala como um substituto para o tapete e assim deu destaque ao ambiente.
Para decorar o hall, as peças coloridas foram utilizadas em na parede e no chão, como se fosse uma faixa se estendendo, e dessa maneira dão amplitude ao espaço pequeno.
Mais fotos
Sala de jantar
A decoração retrô não é marcada apenas pelo estilo dos móveis que compõem o ambiente, mas também pelo revestimento geométrico que decora a parede e cria um visual incrível para a sala de jantar.
Em uma faixa colorida, os azulejos se estendem da parede pelo chão de madeira e criam um detalhe super bacana para a decoração, de modo a dar ainda mais destaque para o uso do revestimento.
Mais fotos
Viu que os ladrilhos hidráulicos não são mais características apenas das casas antigas. O revestimento tem se tornado um belo aliado da decoração e pode ser uma inspiração para sua obra ou repaginação do lar.