Cortina marrom e bege: + 20 modelos com tons espetaculares!
Há quem pense na cortina como um simples objeto a ser encaixado no seu ambiente. Na verdade o acessório tem diversas funções e quando bem usado, causa um impacto muito positivo no visual. Uma opção é a cortina marrom, combinando com diversos estilos de decoração e com várias funcionalidades. Confira formas de uso e dicas de combinação a seguir.
Dicas de decoração com cortina marrom / bege
O marrom já foi visto na decoração como a cor neutra. Se pensarmos com carinho podemos visualizar isso. É a cor da terra, da madeira, remetendo sempre a algo natural. Também é uma cor discreta, considerada elegante em looks sociais e um coringa no closet.
Estilistas como Riccardo Tisci adoram o marrom e a consideram uma boa amiga para a neutralidade. Contudo, ainda gera resistência nos projetos de interiores.
Uma pesquisa revelada pela revista Vogue em 2018 informa que mais de 20% dos leitores detestam a cor marrom. A Pantone também fez uma pesquisa e revelou a cor mais detestada do seu catálogo era a marrom. Infelizmente estes votantes não sabem o quão poderosa pode ser a cor do tronco da árvore, do tijolo e dos batons mais femininos do mercado. Por isso hoje vamos falar da beleza de uma cortina marrom.
Alguns decoradores consideram a cortina marrom um trunfo para se ter em casa e vamos confirmar isso com as nossas sugestões de uso a seguir.
Cortina marrom para sala
O marrom possui forte associação com a natureza e isso remete à conforto. Diante de elementos naturais com esta tonalidade a tendência é nos sentirmos acolhidos, confortáveis em casa. Esta então é a sugestão de alguns decoradores do porquê usar cortina marrom na sala de estar. Seria uma forma de aumentar a sensação do conforto tanto dos moradores como das visitas.
Apesar de ser uma cor clássica o marrom está fartamente ligado à modernidade. É neste novo período da decoração de interiores que vivenciamos a maior tendência do atemporal, então investir em cores não marcantes para um período é uma ótima. E neste quesito o marrom se encaixa muito bem.
A cortina marrom vai bem tanto com seus móveis moderninhos de corte reto e poucos detalhes com acabamento quadrado como em um estilo mais rebuscado e repleto de detalhes.
Tom sobre tom sempre funciona! – parede bege com cortina marrom é legal. Assim como parede marrom com cortina bege, aquele famoso ‘tom sobre tom’ que todo mundo pode fazer sem medo de ser feliz.
Mas se ainda está na dúvida e sem tanta segurança de qual cor de parede usar, o branco sempre será uma saída e escapismo do erro. Parede branca vai bem com qualquer cor de cortina.
Cortina bege ou marrom? Depende da sua iluminação. A resposta aguardada por alguns leitores é “Depende da cor da parede”, mas na verdade este não é um ponto crucial. É a capacidade de manter o ambiente iluminado com janelas e sistema elétrico que fará a cortina ter seu destaque ou incapacitar a visão no espaço.
Ambientes escuros pedem cortinas claras, sendo indicado em ambientes pequenos então a cortina bege. Ambientes claros com luz natural ampla podem ter cortina marrom sem prejuízo.
Em sala de estar vintage / retrô – Você é muito mais adepto do estilo clássico de decorar, com inspiração vintage? Não há problema de encaixar a sua cortina marrom ou bege com este padrão também.
Algumas combinações possíveis de cortina marrom ou cortina bege admiradas pelo universo da ambientação de espaços é com:
- sofá de couro;
- móveis provençais;
- tapetes com estampas minimalistas;
- paredes com janelas clássicas;
- paredes com quadros.
Cortina estampada na sala de estar: é preciso saber usar. Estampa com estampa pode ser exagero em um ambiente onde o conforto é interessante de ser prezado, então tente focar em poucos elementos com estampa.
Caso opte por uma cortina marrom estampada evite usá-la em com papel de parede, estampas com revestimentos com estampas. A preferência será por paredes lisas.
Cortina transparente – Nem sempre bloquear a luz natural é a melhor alternativa. As vezes a vista da sala deve ser valorizada (assim como a luz so sol) e a solução é uma cortina marrom transparente. Este truque muito em:
- Salas de estar de frente para varanda;
- Casas de praia de frente para o mar;
- Casas de campo.
O conceito aberto de algumas residências pode ser melhorado com cortina marrom transparente. Ela entra como um acessório para a privacidade, em momentos de intimidade. Pode ser usada em salas com vista para a piscina, por exemplo.
Cortina marrom para quarto
O significado de conforto do marrom e neutralidade pode ser um direcionamento para decoração de quarto de casal ou solteiro.
Quando se quiser criar um espaço com “jeitinho da casa da gente” , fazer uso de cortina marrom e outros objetos de tonalidade próxima pode ser uma excelente iniciativa. Este é, vale frisar, um recurso usado em pousadas e chalés de hospedagem. A decoração rústica com madeira crua é proposital para criar um ambiente intimista e confortável.
Quarto marrom com cortina marrom é mara! Tenha apenas atenção de criar uma iluminação bacana para manter a visibilidade. Mas como estamos falando de um ambiente para descanso, luzes pontuais são legais para o conforto visual e uma boa noite de sono.
Neste quesito uma cortina marrom ou bege e uma camada de blackout são as combinações ideais para cobrir a janela.
O uso da cortina vai além de ser uma forma de bloquear a luz natural. Há sempre uma função decorativa, uma forma de complementar o quarto do casal ou solteiro. Ela pode servir de:
- Painel para a cama box;
- Valorizar o roda-teto;
- Ser o elemento de contraste entre as cores do teto e a parede – parede branca e teto branco, por exemplo;
- Combinar com a roupa de cama;
- Dentre outras ideias.
Cortina marrom para sala de jantar
Nem toda sala de jantar necessita de cortinas, mas pode ser um diferencial. No geral o acessório é usado em ambientes amplos se faz necessário mudanças na iluminação. Uma sala de jantar pode, durante o dia, fazer um bom uso da luz natural e ficar intimista com uma cortina marrom fechada à noite.
São opções de formas de combinar a cortina marrom:
- Com a mesa marrom;
- Com a cor da parede (bege, pérola e tons afins);
- Com a cor dos estofados das cadeiras.
Tantas sugestões e formas de usar uma cortina marrom… mas sempre há mais formas por ai. Se você tem uma dica diferencial de como usar uma cortina marrom ou bege deixe nos comentários abaixo.