Kokedama – 50 inspirações apaixonantes e tudo sobre a técnica!
Você já ouviu falar em Kokedama? Muita gente pensa ser uma espécie de planta, no entanto, consiste em uma técnica japonesa de um arranjo super diferente para acrescentar ao paisagismo.
Quem é simpatizante a plantas, decoração verde e jardinagem vai gostar de conhecer um pouco mais sobre esse método.
Sem sombra de dúvidas as kokedamas conseguem agregar muita graciosidade e beleza a qualquer ambiente, podendo ser externo ou interno.
E quem pensa que essa técnica é restrita a especialistas orientais está muito enganado. Apesar de parecer muito elaborada, ela também pode ser aprendida e desenvolvida por você em sua casa, com muitas espécies de plantas.
Elaboramos um post completo sobre kokedama, explicando certinho o que é, como fazer e usar na decoração de ambientes. Conheça tudo com a gente!
O que é kokedama?
Primeiramente, é preciso entender o que é, de fato, uma kokedama. Com esse nome exótico, naturalmente de origem asiática, é uma técnica japonesa de paisagismo.
Essa técnica consiste em envolver uma muda de planta em uma esfera de musgo, com substrato e argila. O intuito é que essa esfera seja a única base da planta, não sendo preciso plantá-la em um vaso.
O uso mais frequente das kokedamas é em paisagismo de jardins suspensos. Ou seja, elas são usadas pendentes em pergolados, galhos de árvores ou tetos comuns.
Também é possível utilizá-las em bases como mesas ou floreiras, se desejar. Todavia, dessa forma não dá para evidenciar toda a beleza do musgo trabalhado.
As grandes vantagens desses arranjos é que eles esticam a durabilidade das espécies envolvidas por eles. Além de serem diferentes, lindos, 100% naturais, fáceis de fazer, bem como de cuidar.
Quanto aos cuidados, não há muito segredo. As regas são feitas por meio de imersão. Isto é, você submerge a esfera de musgo em um recipiente com água.
Mas atenção: de acordo com especialistas, os cuidados não devem ser os mesmos para todos os tipos de plantas. Além de não ser uma técnica para envolver qualquer espécie, deve-se adaptar as regas e o clima a cada uma.
O plantio em kokedama geralmente é feito com as seguintes plantas:
- Antúrios
- Bonsais
- Begônias
- Jiboia
- Planta aranha
- Suculentas
- Samambaias
- Orquídeas
- Jabuticabeiras
Qualquer uma fica bem linda e diferente. Escolha aquela espécie que você gosta, que combina com o estilo do local e também com a estrutura, checando a incidência da luz solar, de ventos e chuvas.
Fotos e inspirações de kokedama
O uso das kokedamas não se restringe à decoração de jardins externos, nos quais elas dão um charme realmente muito especial.
Elas também podem ser colocadas em outras áreas, como em varandas fechadas, garagens, escritórios, halls de entrada, quartos, salas, cozinhas, banheiros… Esse item completamente natural fica incrível em qualquer canto.
Hoje em dia está super na moda levar um pouquinho de natureza para dentro de casa. Então as kokedamas surgem como espécies com alto potencial ornamental para embelezar qualquer ambiente, sem restrições.
Selecionamos tópicos que mostrarão os principais modelos de kokedamas. Que tal então conhecer quais são?
Kokedama de orquídeas
Orquídeas são flores ornamentais e muito adoradas no mundo todo. São difíceis de cultivar por demandarem cuidados quanto a regas e ambientes de plantio.
No caso das kokedamas de orquídeas, você pode ficar tranquila quanto a qualidade do material que irá abraçar essas lindas plantas. Isso por que o musgo é também composto por argila e substratos que são super nutritivos. Então é garantia de que as orquídeas permanecerão vivas e cheias de saúde.
Você pode fazer kokedamas das mais variadas espécies de orquídeas. E, a saber, há milhares de tipos para escolher. De acordo com especialista esse número gira em torno de 35 mil.
Então você tem muitas alternativas para inovar nessa criação para decorar sua própria casa, presentear pessoas queridas ou até vender, por que não?
Leia mais sobre essas plantas: Tipos de orquídeas – Como diferenciar? + 60 fotos e inspirações!
Confira exemplos de kokedamas lindas de orquídeas:
Kokedama de suculentas
Suculentas estão super na moda atualmente. Você já deve conhecer essas pequenas plantas, “primas” dos cactos e que sobrevivem sem problemas sem muitas regas e em ambientes com climas secos e áridos.
Elas também podem se “abrigar” nos arranjos de kokedamas. E podemos dizer que o resultado fica muito fofo e gracioso. Por isso tem sido o modelo mais requisitado.
Pelo tamanho dessas plantas, o normal é que as kokedamas acompanhem. Isto é, não sejam esferas grandes demais. Além de não ficar harmônico não vai proporcionar a base ideal para as suculentas.
Como são plantinhas baratas, fica fácil de você investir em várias para compor a decoração. A grande variedade de modelos também ajuda a criar um jardim suspenso (ou não) bem versátil.
Leia mais sobre esse tema: Tipos de suculentas – Principais espécies e 72 lindas inspirações!
Veja quanta opção linda de kokedamas de suculentas a seguir:
Kokedama de bonsai
Os bonsais são adorados mundo afora por serem feitos a partir de uma técnica milenar japonesa. E quando falamos de kokedamas de bonsais, estamos nos referindo a uma técnica outra técnica! Interessante, não é mesmo?
Vários tipos de árvores podem ser cultivadas como bonsai e já falamos muito disso por aqui no Doce Obra.
Leia mais sobre o tema: Como cuidar de um Bonsai: conheça dicas importantes e 20 espécies
Conheça a seguir muitas outras ideias de kokedamas de bonsai:
Kokedamas de bonsais podem ser usadas suspensas
Kokedama de antúrios
Há mais de 900 espécies de antúrios segundo os especialistas. Ela é aquela flor (que na verdade é uma inflorescência) com um vermelho bem intenso e uma espiga (chamada tecnicamente de espádice) amarela no meio.
A sua beleza é super exótica e por isso é muito requisitada para decorar ambientes. Ela se dá muito bem com o envolvimento do musgo e argila, então é uma excelente opção para quem deseja variar nas espécies usadas nas kokedamas.
Veja algumas ideias lindas de kokedamas de antúrios para se inspirar:
Kokedama de samambaia
As samambaias também estão entre as plantas usadas para fazer kokedamas. Elas são muito populares e queridas por quem gosta de paisagismo, jardinagem e plantas de um modo geral.
Existem muitos e muitos tipos de samambaias, sendo americanas, brasileiras e de outras regiões do mundo. Quaisquer que sejam, são sempre imponentes e belas, com suas volumosas folhagens.
O ideal é que as kokedamas de samambaias sejam utilizadas na composição do ambiente suspensas.
Inspire-se com modelos incríveis de kokedamas de samambaias para decorar sua casa:
Kokedama de jabuticabeira
Agora vamos falar sobre as lindas e exóticas kokedamas de uma árvore frutífera! Apesar de já termos vistos os modelos usando bonsais, que também podem ser de plantas que dão frutos, as jabuticabeiras surgem como uma opção a mais para você investir.
Elas estão entre as mais procuradas, quando o assunto é “kokedamas de árvores”. Além de renderem os pequenos frutos pretos deliciosos, elas são plantas lindas, delicadas e muito ornamentais.
Confira modelos de kokedamas de jabuticabeiras que selecionamos:
Como fazer kokedama? – Passo a passo
Não poderíamos terminar esse post sem ensinar um passo a passo de como fazer kokedamas, não é mesmo?
Materiais:
- Musgo esfagno verde
- Substrato para plantas
- Húmus de minhoca
- Cordel de linha
- Água
- Muda de planta
Modo de preparo
Primeiramente escolha uma planta de seu gosto e retire o máximo de terra, sempre com muito cuidado para não danificar as raízes da planta.
Em seguida faça uma mistura de substrato para plantas e húmus de minhoca. Vá acrescentando água aos poucos até virar uma massa. Molde essa mistura até atingir o formato de uma bola.
É preciso que essa massa fique firme, pois ela irá envolver as raízes da planta e se manter estável quando pendurada ou colocada em alguma superfície.
Faça um buraco no centro da bola com o polegar. Tire toda a terra das raízes da planta e encaixe-a nesse buraco da bola.
Depois, cubra o restante do buraco com terra ou substrato.
O próximo passo é cobrir toda a bola com musgo verde, sempre fazendo uma leve pressão para fixar.
Depois de fixar o musgo por toda a bola, enrole a bola com o cordel de linha, passando a linha por todos os lados da bola, antes de dar um nó.
Se preferir, você pode acrescentar um longo pedaço de nylon ou arame para pendurar.
Logo após pendurá-lo basta espirrar água com um borrifador por toda a parte de musgo. Prontinho!
Fonte do passo a passo: Blog Plantei
E então, gostou de conhecer o que é kokedama e todo o seu poder ornamental? Conte para a gente suas impressões e se tem alguma dúvida sobre o assunto.
Aproveite para ler também outros artigos relacionados:
Plantas Pendentes – 7 espécies incríveis + dicas de uso na decor!
Tipos de plantas – 16 espécies diferentes para você ter em casa!
Plantas Ornamentais – O que são? + 70 espécies para ter em casa!
Volte mais vezes para ficar por dentro de tudo sobre decoração. Até uma próxima 🙂