Como fazer um closet? – Dicas e inspirações para seu projeto!

Como fazer um closet? Foi-se o tempo que esse espaço era artigo de luxo nas residências. Engana-se também quem pensa que é preciso um cômodo inteiro para montá-lo. Atualmente, há propostas cada vez mais simples e práticas para todos os perfis.

O closet pode ser projetado de diversas formas, com peças acessíveis, como canos e caixas. Tudo depende, claro, da criatividade de cada usuário. Por isso, é essencial conferir nosso post completo sobre o assunto.

Aprenda a fazer um closet passo a passo – seja pequeno, com MDF, com gesso, entre outras alternativas incríveis. Com certeza você vai adorar e começar a montar o seu já!

ideias de closet

Primeiramente, você sabe o que é closet?

Parece algo simples, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas de como funciona esse espaço/estrutura. Pois é, o closet pode ser projetado tanto como um cômodo independente, geralmente ao lado do quarto, bem como integrado nesse mesmo espaço, substituindo um guarda-roupa.

O closet é utilizado para armazenar peças de roupas, acessórios e quaisquer adereços essenciais para o dia a dia: bolsas, calçados, joias, maquiagens, enfim. Sendo assim, a proposta fundamental é ajudar a organizar todos esses pertences, para facilitar o acesso, a limpeza e o uso em geral.

ideias de closet barato

A funcionalidade é outra marca registrada dos closets modernos. A ideia é aproveitar e otimizar o espaço, por isso estão em alta os modelos planejado, modulado e, claro, o closet simples e barato.

Nesse último caso, você mesmo pode fazer de acordo com seu gosto e necessidade. Há vários tutoriais “Faça Você Mesmo – Do it Yourself (DIY)” para se inspirar, seja para as moças ou rapazes. Melhor que isso é saber que dá para usar materiais básicos para produzir prateleiras, nichos, araras, suportes, etc.

Portanto, se é seu sonho ter um lindo closet em casa, acompanhe as dicas e comece a planejar tudo!

VEJA  50 Modelos de Cozinhas Simples, Bonitas e Baratas - Veja como decorar!

Como fazer um closet? #dicas

Como fazer um closet?

De modo preliminar, é essencial definir as prioridades. Geralmente, as pessoas querem projetar esse espaço/estrutura para deixar roupas. Sendo assim, é interessante dividir as peças em grupos para delimitar o que é necessário para guardá-las.

Nessa hora, a dica dos especialistas é expor todas as suas roupas e acessórios e escolher aquelas que são essenciais. Por outro lado, tudo aquilo que não usa mais vale a pena doar. Além de ganhar espaço, você ainda faz uma boa ação.

closet improvisado

A ideia do closet é prezar pelo minimalismo, evitando o excesso de pertences, sobretudo quando se trata de um modelo simples e planejado. Pense também que, assim, o espaço fica mais organizado e visualmente bonito, sem o excesso de coisas.

Após a separação, é importante pensar em quais serão os melhores suportes para guardar: prateleiras, gavetas, araras, módulos, enfim. Todas essas estruturas podem ser confeccionadas com materiais de reaproveitamento: caixas, pallets, caixotes e até canos de PVC, que devem ser customizados e adaptados para determinado fim.

Além disso, uma dica de ouro é garimpar em lojas de decoração e materiais para construção. Sempre tem algo em promoção ou com um preço acessível que servirá perfeitamente para seu closet – como pequenos armários ou módulos prontos, por exemplo.

Mas se você não quer gastar com qualquer tipo de material, uma ideia é usar móveis e objetos que estão sem uso em casa: escadas de madeira servem como araras. Guarda-roupas velhos podem ser desmontados e virar prateleiras. Suportes de ferro viram lindos cabideiros, etc.

Em meio a essa organização, defina se o closet será aberto ou fechado. No primeiro caso, será ótimo para deixar tudo à mostra e valorizar a decoração. Entretanto, a vantagem dos modelos fechados é evitar a poeira nas peças. Para isso, dá para usar até cortinas – mais uma alternativa simples e barata.

VEJA  Tudo sobre Closet Masculino! Projetos e Como organizar

closet ideias para fazer

Por fim, não se esqueça que o closet deve contar com aparatos funcionais que fazem toda a diferença, como espelhos, pequenas banquetas, além de adereços decorativos como tapetes, vasos, poltronas, entre outros.

Pense no aspecto visual e integre à decoração do quarto, caso o closet seja instalado nesse cômodo. E se for necessário, projete um sistema de iluminação também, com spots direcionados ou pendentes, por exemplo, pois são fáceis de instalar e valorizam o cenário.

como fazer um closet

Para se inspirar, veja diversos tipos de closet e aprenda a fazer passo a passo.

Simples

Como fazer um closet simples?

Nesse caso, siga as prioridades. Se você pretende montar um closet simples, deve prezar pelo minimalismo, sem o excesso de peças. Sendo assim, uma boa ideia é o closet modulado.

Essa versão é formada pelo número ideal de módulos e estruturas de acordo com a necessidade do usuário. Para isso, dá para usar caixas customizadas, nichos, prateleiras e gaveteiros. Aproveite o melhor espaço do seu quarto e dispense o guarda-roupa.

Lindo espaço minimalista para ornamentar a decoração de seu quarto

Lindo espaço minimalista para ornamentar a decoração de seu quarto

Esse aparato é ótimo para pendurar roupas e deixar outros acessórios primordiais

Esse aparato é ótimo para pendurar roupas e deixar outros acessórios primordiais

O closet aberto instalado bem no canto do quarto de solteiro ou casal

O closet aberto instalado bem no canto do quarto de solteiro ou casal

Você só precisa manter o espaço sempre limpo, pois estruturas fechadas ajudam a evitar poeira

Você só precisa manter o espaço sempre limpo, pois estruturas fechadas ajudam a evitar poeira

Versão simples que você mesmo pode personalizar em casa

closet modulado aramado modelo simples

Espaço organizado de modo minimalista e com muito bom gosto

Pequeno

O closet pequeno segue o mesmo padrão do closet simples. Nesse caso, você deve adaptar perfeitamente ao espaço disponível, expondo as peças e acessórios essenciais ao seu estilo.

É primordial prezar por uma boa organização, e para isso você pode escolher o closet aberto, para deixar tudo visível. Uma ideia legal é instalar um suporte principal com cabides; módulos para calças, camisetas e calçados; gaveteiros para peças íntimas e adereços em geral.

Uma tendência ideal para apartamentos e quartos pequenos

Uma tendência ideal para apartamentos e quartos pequenos

Closet pequeno como fazer

Closet pequeno ideias

Closet pequeno improvisado

Closet pequeno organizado

Closet pequeno

como fazer um Closet pequeno

ideias de Closet pequeno

De MDF

A madeira é um material perfeito para fazer um closet totalmente planejado. Embora a MDF seja a mais utilizada em diversos projetos, uma variação acessível é o pallet – que pode ser adquirido em feiras, galpões ou mercados.

VEJA  Sala de TV decorada – 90 ideias lindíssimas, confortáveis e criativas!

Além disso, uma ideia bacana é aproveitar móveis usados. Desmonte velhos guarda-roupas ou estantes e crie um espaço amadeirado totalmente personalizado. Assim, dá para fazer prateleiras, módulos, nichos, enfim, as melhores peças para criar um lindo closet.

closet com caixotes

sapateira barata

O projeto de sapateira é barato e criativo

closet improvisado escada

O estilo moderno é ideal para projetos jovens

como usar caixotes decoração

closet madeira pallet

closet de caixotes de madeira

O espelho além de útil, é ótimo para ampliar o ambiente

closet pallets

Os cestos no chão ajudam na organização

como fazer arara de roupas

Passo a passo de arara de parede

closet improvisado

modelo closet madeira

De gesso

O gesso é um material muito utilizado em revestimento de parede e teto. Além disso, serve para montar um closet totalmente planejado. Nesse caso, é essencial delimitar um espaço para realizar a construção.

Entre as vantagens estão a durabilidade, custo e a possibilidade de fazer um projeto sob medida. Entretanto, ficará sempre fixo, fora que é mais trabalhoso na hora de montar – demandando mão de obra especializada.

De modo geral, o closet de gesso pode ser pequeno, grande, com portas, simples, enfim. Há muitas ideias incríveis e que podem ser totalmente customizadas de acordo com seu gosto.

closet com cortina

No beiral da cortina, iluminação embutida

modelo com porta de correr

closet simples com cabideiro

Cabideiros compõem o closet

divisórias closet

projetos closet pequeno

De papelão

Caixas de papelão também servem para montar um lindo closet. Para quem vive em pequenos espaços e quer abrir mão do roupeiro, dá para improvisar com esses materiais simples e baratos.

Por outro lado, quem prefere seguir uma tendência mais sofisticada pode comprar móveis de papelão, que estão em alta. Há vários tutoriais que mostram algumas inspirações, assim como as fotos abaixo.

closet com papelão ideiass

closet com papelão

closet de papelão ideias

Closet de papelão

De cano 

Por fim, outra opção acessível para fazer um closet é o cano PVC ou de ferro. Essas peças geralmente são descartadas em reformas ou construções, mas podem ser reaproveitadas para confeccionar nichos de um closet, por exemplo.

Do mesmo modo, os canos servem para montar uma sapateira. Para isso, vale fixá-los na parede, mantendo a organização total do seu closet. Já os mais finos são perfeitos para confeccionar araras e cabideiros. Além disso, os canos podem ser pintados e customizados.

closet com cano pvc

closet com canos de PVC

closet com canoss

closet de cano de ferro

closet de cano

closet feito com canos


Então, já sabe como fazer um closet? Esperamos que o conteúdo tenha elucidado muitas dúvidas. Deixe um comentário e compartilhe. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *