Decoração de Restaurantes: Como Fazer, Dicas e Fotos!

Você já pensou como alguns restaurantes te agradam bastante e outros você simplesmente não suporta mesmo com o cardápio excelente? A decoração possui uma participação no conceito de positivo e negativo neste tipo de ambiente. A decoração de restaurantes precisa não apenas tornar o ambiente belo, mas também agradar e transparecer conforto. Saiba como a seguir.

como fazer decoração de restaurantes

modelos de decoração de restaurantes

Ideias e Fotos de Decoração de Restaurantes

Todo empresário do setor de alimentos deve pensar e repensar sobre a decoração de restaurantes. Se não sabe como fazer, contrate um designer de interiores para um trabalho bem feito. Ignorar o quesito ‘visual’ é um dos maiores erros que um dono rede restaurante pode cometer.

Infelizmente o ser humano é um consumidor atraído também pela visão. Quando o ambiente lhe agrada como um todo ele se sente confortável, tranquilo e muito mais apto para o consumo. Também costuma relembrar o local algumas vezes e voltar ao mesmo espaço comercial quando encontra um ambiente bonito. Quando o visual não lhe agrada, poucos realizam uma boa indicação de um ponto comercial relacionado à alimentação.

E qual seria a receita do sucesso para decoração de restaurantes? Na verdade não existe porque é uma temática extremamente variável. Depende de alguns pontos como estilo, localização e tipo de público o qual se deseja conquistar. Para quem ainda está em projeto ou deseja mudanças temos algumas dicas a seguir.

Moderno e Chique

O primeiro ponto a entender o que é seria um restaurante moderno. Este tipo de decoração faz uso de conceitos da arquitetura e decoração pós modernas, usando elementos tecnológicos e muito trabalho clean.

Esse tipo de projeto costuma agradar bastante em restaurantes com cardápio e menu pronto, voltados para jovens e adultos da classe média alta. Investir em recursos tecnológicos ao longo da decoração como uma iluminação e objetos minimalistas são boas opções.

No conceito de um espaço comercial moderno para alimentação, menos se torna mais. O clean é a bola da vez e quanto menos elementos no espaço, melhor vai ser tornar na sua decoração. Até mesmo mesas e cadeiras devem ser poupados para deixar a circulação fluir com naturalidade.

Restaurantes com mesa lado a lado e privando os clientes de uma conversa particular não são mais a melhor opção do mercado. Quanto melhor o uso do espaço e menor a quantidade de mesas, mais pontos positivos ao cenário o restaurante somará.

decoração de restaurantes minimalista

fotos de decoração de restaurantes modernos

design moderno de decoração de restaurantes

decoração de restaurantes chiques

fotografias de decoração de restaurantes

Rústico e Aconchegante

Por que não sair um pouco do concreto pesado, itens urbanos e se voltar para o campo? A decoração rústica suscita o aconchego, um ambiente de relaxamento e muito mais confortável para curtir uma boa refeição com jeitinho de caseira.

Neste tipo de composição de espaço usa-se muito menos concreto e muito mais a madeira e elementos naturais. Preservar o verde é uma boa opção e pode ser uma boa pedida criar um ambiente com jardim suspenso no interior. Valoriza o espaço e com certeza vai arrancar elogios dos clientes.

Um dos pontos mais importantes desse tipo de decoração é a relação ambiente iluminação. O rústico pede um espaço um pouco mais intimista, com a iluminação fria e aconchegante. Até mesmo luz de velas encaixa bem nesse tipo de ambiente.

decoração de restaurantes estilo rústico

decoração de restaurantes modelo rústico

decoração de restaurantes modernos e rústicos
decoração de restaurantes com elementos rústicos
Galhos secos são muito admirados por projetos neste estilo.  A madeira natural combina bem com decoração de restaurantes rústicos e incrementa a decoração.

decoração de restaurantes com árvores

Simples e Pequeno

Redução de espaço não quer dizer uma decoração simples demais. O segredo é escolher bem os elementos a serem usados e deixar a maior quantidade de área livre para a boa circulação dos clientes.

Quando espaço reduzido a melhor opção é deixar o teto claro para ampliar sensação de área. Um piso claro com teto com tonalidade igualmente clara fazem o visual ganhar alguns centímetros extras, mesmo que seja apenas uma boa impressão.

As decoração de restaurantes para espaços pequenos do tipo clean são as mais indicadas. Nada de móveis rebuscadas ou muitos elementos na parede, ou o ambiente parecerá lotado quando nem de fato está. Invista também em uma iluminação um pouco mais quente para ampliar a sensação de liberdade de circulação.

decoração de restaurantes pequeno

Cores fortes são permitidas nas paredes em restaurantes pequenos e simples, mas selecione apenas uma para investir em uma decoração mais chamativa. As demais devem ser sempre neutras, em tonalidades pastéis e complementares das mais claras.

decoração de restaurantes simples e pequeno

como fazer a decoração de restaurantes pequenos

decoração de restaurantes com espaço reduzido

decoração de restaurantes pequenos

passo a passo de decoração de restaurantes

dicas de decoração de restaurantes

decoração de restaurantes pequeno

Italiano

Para quem gosta de muitas cores e um enorme diversidade de objetos em um mesmo ambiente, um restaurante italiano sempre é um lugar divertido para decorar. A cor vermelha é uma das preferidas dos conterrâneos da terra das massas e normalmente é usada nas mesas quando é um restaurante tradicional em toalha xadrez vermelho e branco.

No geral esse tipo de decoração de restaurantes ressalta as cores da bandeira italiana: branco, vermelho e verde. Também traz muito alimento artesanal como potinhos, porta guardanapos e quanto mais item simples melhor pela quantidade de cores a serem usadas no ambiente ao redor.

decoração de restaurantes italiano decoração de restaurantes com menu italiano

decoração de restaurantes com comida italiana

decoração de restaurantes estilo italiano

decoracao-de-restaurantes-modelo-italiano
decoração de restaurantes molde italiano

Japonês

A decoração japonesa para ambientes comerciais e residenciais sempre focou no clean desde os seus primórdios. O povo oriental sempre teve o costume de focar nos detalhes com relação a esculturas elementos de parede. Quanto ao ambiente, quanto menos móveis e mais espaço para circulação melhor. A decoração de restaurantes japoneses deve seguir o mesmo padrão clássico.

Atualmente é uma tendência do mercado de optar por móveis com cortes retos e extremamente minimalistas para ambientes com estilo oriental. Não é uma tendência do mercado optar por luminárias e quadros com toque de antiquário como alguns restaurantes antigos deste setor aplicavam no ambiente.

Mais um dos pontos que ainda é muito trabalhado é iluminação intimista. A maior parte dos restaurantes de comida oriental opta por um espaço de luz fria, deixando algumas áreas praticamente na penumbra. Isso é um tradicionalismo dos ambientes para refeições japonesas e que funcionou bem como tendência no Brasil.

decoração de restaurantes japones

decoração de restaurantes estilo japones decoração de restaurantes modelo japones

como fazer decoração de restaurantes japoneses

decoração de restaurantes oriental

decoração de restaurantes japones moderno

 

Mexicano

Com os mexicanos o uso de cores sempre é bem-vindo. E não falamos apenas das tonalidades da bandeira do país, mas todo tipo de tonalidade em um verdadeiro arco-íris de alegria na decoração de restaurantes mexicanos.

Até mesmo os pratos de comida mexicana são extremamente coloridos(com a mesma proporção que são temperados). Não necessariamente todos os itens do ambiente devem combinar, porque as próprias vestimentas típicas do México possuem estampas aleatórias de cores fortes sem uma tonalidade sobre assaltando a outra.

Para conseguir um ambiente proporcional e agradável aos olhos, nossa dica é investir em paredes lisas e nos elementos decorativos com a função de acrescentar as cores. A mesma dica vale para as mesas: toalha colorida para combinar com louça e móveis de cor única.

E falando de móveis, dê preferência é a matéria-prima madeira. Poucos restaurantes nesse estilo usam móveis metalizados ou com material de vidro porque fogem ao tema.

decoração de restaurantes mexicanos decoração de restaurantes de comida mexicana decoração de restaurantes estilo mexicano

Não existe a regra que o restaurante servindo determinado tipo de comida deve receber uma decoração temática. Mas decoração de restaurantes com informações no ambiente visuais relacionadas ao país de origem costumam agradar mais aos clientes.

Você pode gostar...