Husky Siberiano – Características e Tudo Sobre!【GUIA 2024】

O husky siberiano é uma raça de cachorro, que como o próprio nome indica, surgiu na Sibéria a cerca de 2000 anos, e por conta de sua origem é uma raça adaptada a temperaturas negativas.

Com a aparência de lobos e a característica de que adoram uivar, o husky siberiano é uma raça domesticada e que tem se popularizado no Brasil. Mas você sabe como cuidar e quais as características dessa raça de cachorro?

Se você ainda não tem muita familiaridade com o husky siberiano, mas pensa em adotar a raça, no post explicamos tudo o que você precisa saber para ter um novo cão dessa raça.

husky siberiano

Características do Husky Siberiano

Qual a média de tamanho e peso?

A raça tem porte grande e pode medir entre 51 a 60 cm, pesando em média 27 kg, isso na fase adulta e com uma alimentação balanceada.

tamanho e peso medio de husky siberiano

Quanto tempo vive?

O cão da raça husky siberiano tem uma expectativa média de vida de 10 a 15 anos.

Como é o seu temperamento?

A raça tem como personalidade ser amigável, extrovertida e muito brincalhona.

Apesar das características similares a lobos selvagens e cara de bravo, os huskies são bastante sociáveis com outros cães e até mesmo com crianças, mas o importante é que sejam acostumados com outros pets e crianças desde filhotes.

O fato de serem brincalhões e independentes faz com que a raça tenha como característica ser bem teimosa, e apesar da inteligência, é preciso educar os cães desde filhotes, tendo muita paciência para garantir que os huskies fiquem obedientes a comandos.

caracteristicas da raca husky siberiano

Quais as cores dos huskies?

A raça husky siberiano tem uma variedade de cores para a pelagem, e as tonalidades padrão são branco; branco e preto; com mesclas de marrom; amarelo e preto; preto e vermelho.

Além das cores padrões, também há outras combinações que fogem do comum como marrom e branco, todo preto e até mesmo cinza e preto.

cores de husky siberiano

As cores de pelagem podem variar

husky siberiano cinza

O cão com pelos cinza é uma das variações da raça

cores da raca husky siberiano

Os pelos em diferentes cores fazem parte das características da raça

Quanto custa em média? #preço

O preço de um filhote de husky siberiano pode variar de R$ 600 a R$ 3000, e o ideal é procurar por criadores responsáveis e certificados, garantindo responsabilidade na compra.

E antes da decisão da compra, vale lembrar que há muitos cães resgatados por ONGs instituições que estão a espera de um tutor carinhoso, então quem sabe não vale a pena visitar abrigos de cães para fazer uma adoção responsável e até mesmo pegar um cão velhinho e que precisa de um lar amoroso.

Curiosidades sobre a raça

O husky que é uma raça silenciosa e que não tem o hábito de latir frequentemente, mas não é incomum ver essa raça uivar, uma característica da raça similar a de lobos selvagens. Para evitar problemas na vizinhança, é possível treinar os cães desde cedo para que uivem com menor frequência, evitando incômodo aos vizinhos.

Entre as características da raça, um fato é a pelagem dupla, que protege os cães do frio intenso, uma vez que a raça é originária da região da Sibéria. Os subpelos são macios e baixos, enquanto os pelos superiores possuem comprimento médio.

Em uma determinada época do ano ocorre a troca de pelos, e é bastante comum ver que os cachorros estão soltando pelo em uma quantidade maior.

Uma característica comum da dos huskies siberianos é a heterocromia, uma alteração genética que faz com que o cachorro tenha um olho de cada cor.

olhos de cores diferentes husky siberiano

Um fato comum da raça é heterocromia

Cuidados com o Husky Siberiano

Alimentação

Os cães da raças são criados para encarar longas distâncias em temperaturas negativas e em um ritmo acelerado, por conta disso são acostumados com uma ingestão reduzida de alimentos e são capazes de ingerir menos comida que outras raças de mesmo porte.

Por conta dessas características naturais da raça, alguns veterinários aconselham alimentações mais espaçadas, com boa qualidade em uma alimentação balanceada.

Além da possibilidade de uma alimentação com base em rações adequadas para a raça, outra possibilidade é a alimentação a base de alimentação frescos, que podem fazer parte de uma orientação veterinária com um cardápio específico para o cão.

Os petiscos também podem fazer parte do dia a dia, mas nesse caso tome cuidado para não exagerar na quantidade de petiscos. Uma alternativa, é incluir frutas que cães podem comer como uma alternativa de petisco saudável.

alimentacao para husky siberiano

A alimentação deve ser saudável e balanceada

Saúde

A raça husky siberiano costuma ser de cães bastante saudáveis, mas como qualquer outra raça, podem desenvolver alguns problemas de saúde. Entre os problemas mais comuns dessa raça estão:

  • Problemas relacionados a visão: doenças como cataratas bilaterais, glaucoma, opacidade de córnea e atrofia progressiva da rotina podem ser algum dos problemas de visão enfrentados pelos huskies. Desse modo, qualquer desconforto apresentado pelo animal deve ser um sinal de alerta e um aviso para levar o cão ao médico veterinário para uma avaliação completa, evitando a perda da visão.
  • Displaxia coxofemoral: essa displasia é uma espécie de encaixe inadequado do quadril e pode ser considerada uma doença hereditária. Os cães que desenvolvem a displasia coxofemoral devem evitar grande esforço físico, não devem ficar em local com piso escorregadio e o acompanhamento veterinário deve fazer parte da rotina.
  • Problemas relacionados à pelagem: a camada dupla de pelos é uma característica comum da raça, mas essa grande quantidade de pelos pode trazer alguns problemas para os huskies. Sendo assim, fique atento a sinais de vermelhidão, erupções, coceiras ou infecções que podem aparecer por baixo da pelagem, principalmente para os cães dessa raça que são criados em regiões mais quentes e podem desenvolver alergias de pele.

Higiene

Alguns cuidados e hábitos de higiene devem fazer parte da rotina com cães da raça rask, garantindo que continuem saudáveis. Os hábitos que devem fazer parte da rotina com essa raça são:

  • Escovação do pelo: a escovação do pelo deve ser feita diariamente no período em que ocorre a troca e a queda se intensifica. Em outros períodos em que a queda de pelos é menos intensa, a escovação pode ser feita uma vez por semana.
cuidados e higiene com husky siberiano

A escovação dos pelos deve fazer parte da rotina

  • Banho: os huskies costumam ser cães bem limpos e que fazem a própria higienização, mas o banho mensal deve fazer parte da rotina e dos cuidados de higiene. Por conta da pelagem alta, logo após o banho é indicado que os pelos sejam bem secos para evitar problemas de pele. O fato dos pelos altos também diminui a frequência dos banhos, por isso a indicação de apenas um banho por mês.
  • Remoção de tártaro: cuidar da saúde bucal do animal também é um hábito de higiene importante, e nesse caso o ato de escovar os dentes dos cães deve ser feito frequentemente, ajudando na remoção do tártaro.
higiene husky siberiano

O ato de escovar os dentes do cão ajuda na remoção do tártaro

Atividades físicas e espaço

A condição física é uma das virtudes da raça, desse modo os huskies são cães com muita energia e não fazem parte do time de preguiçosos.

Treinados para desenvolverem atividades em baixíssimas temperaturas, os cães dessa raça são capazes de controlar o metabolismo e poupar reservas de gordura, desse modo não ficam cansados.

Por conta de toda essa agitação e energia, é difícil manter o cão dessa raça deitado no colo e ganhando carinho por muito tempo, afinal o que não falta é energia para os huskies correrem de um lado para o outro.

Sendo assim, é importante que os cães dessa raça façam ao menos 60 minutos de exercícios diariamente, ajudando no gasto de energia e evitando que os cães fiquem entediados.

As atividades com os huskies devem ser feitas em períodos não muito quentes do dia, uma vez que a pelagem pode incomodar o cão em temperaturas mais elevadas.

Os exercícios ajudam a deixar o cão menos agitado e ansioso, e também controla uma característica comum de seu temperamento, a habilidade de serem fujões.

Por serem cães que gostam de brincar e correr muito, essa raça não é indicada para espaços pequenos e apartamentos, precisando de um espaço amplo para se exercitar e gastar a energia ao longo do dia.

espaco e atividades com husky siberiano

A raça precisa praticar atividades ao longo do dia

atividade com husky siberiano

Dicas de Huskies para seguir no Instagram

gudan_ohusky

Uma celebridade do mundo online é o cão Gudan, um cão da raça husky e que tem a conta @gudan_ohusky no Instagram.

O perfil traz o dia a dia do cão com fotos e vídeos divertidíssimos, trazendo dublagens e mostrando uma rotina agitada com esse cão que tem muita energia.

As diversões ainda envolvem a irmã canina Blant, garantindo muitas aventuras para um perfil que vale a pena seguir.

perfil de husky siberiano para seguir no instagram

O perfil é divertidíssimo!

foto de natal com husky siberiano

A foto natalina é uma das fotos apaixonantes do perfil

cores e dicas de husky siberiano

A foto mostra o dia a dia dos irmãos caninos Gudan e Blant

husky siberiano com fantasia

dicas de husky siberiano

A conta traz dicas e muitas diversão

pagina para seguir de husky siberiano

As fotos de rotina do cão fazem parte da conta

husky siberiano com heterocromia

O cão Gudan faz sucesso nas redes sociais

blant_ahusky

A cachorra fêmea Blant é uma das estrelas do Instagram e faz sucesso entre as contas de cães.

O perfil @blant_ahusky traz uma série de fotos e vídeos divertidos contando as aventuras da cachorra com o seu irmão cão, Gudan, também famoso na internet.

Para quem quer se apaixonar pelas fotos de cães, além se divertir muito com as dublagens e memes envolvendo essa figura e o seu irmão, vale a pena seguir esse perfil.

husky siberiano femea

A fêmea da raça tem um perfil apaixonante nas redes sociais

foto de husky siberiano com gorro de natal

A foto natalina traz a cachorra com gorro

instagram com dicas de husky siberiano

As fotos do perfil são apaixonantes

perfil no instagram de husky siberiano femea

A cachorra Blant é uma celebridade da internet

foto de husky siberiano

O perfil reúne fotos e vídeos divertidos

instagram de husky siberiano

A conta no Instagram reúne momentos da cachorra

perfil com fotos de husky siberiano

Os registros divertidos fazem parte da conta

hannabanana_husky

Para quem adora se apaixonar por fotos incríveis de cães nas redes sociais, o perfil @hannabanana_husky é uma conta que vale a pena seguir no Instagram.

A conta traz o dia a dia de uma fêmea com pelagem marrom e fotos apaixonantes e divertidas mostram a rotina com a cachorrinha.

Além das fotos apaixonantes, o perfil ainda é ótimo para garantir dicas especiais e cuidados com a raça.

foto divertida de husky siberiano

A conta traz algumas fotos divertidas da rotina da fêmea

husky siberiana femea com acessorios

As fotos apaixonantes deixam um gostinho de querer ver sempre mais fotos

husky siberiano femea com laco

As fotos artísticas embelezam o feed

foto de husky siberiano femea com fantasia

Fotos como a cachorrinha fantasiada fazem parte da conta

husky siberiano femea com vestido

As fotos da cachorra com roupinhas fazem parte das inspirações

perfil de husky siberiano femea para seguir

O perfil traz fotos apaixonantes

husky siberiano com bandana

Os acessórios de moda fazem parte da rotina da cachorra

vidacomsiberianos

O perfil @vidacomsiberianos mostra uma rotina agitada com 5 cães da raça husky siberiano.

A família de cães é composta pelos integrantes Aleu, Ice, Aysha, Conan e Charlie.

A conta no Instagram é uma ótima opção para seguir e traz referências sobre a raça, dicas especiais para tutores, além de orientações para uma alimentação natural e balanceada. E claro, muitas fotos apaixonantes dessa galerinha!

perfil no instagram com familia de huskys siberianos

A família é composta por 5 cães da raça

instagram com dicas para husky siberiano

A conta traz dicas para os tutores

husky siberiano comendo

Dicas de alimentação natural fazem parte do perfil no Instagram

filhote de husky siberiano

fotos e dicas de husky siberiano

As fotos das travessuras também fazem parte do perfil

perfil com dicas da raca husky siberiano

O perfil traz fotos apaixonantes dessa raça que lembra lobos

raca husky siberiano

 

Você já conhecia as características dessa raça? Se você vem pensando em adotar um novo cão, é preciso levar em conta essas características e ter responsabilidade como o pet, garantindo carinho e boas condições de saúde e higiene.

Você pode gostar...