Box para banheiro: modelos, preços e dicas!

O box para banheiro tem sua funcionalidade principal de ser uma divisória de ambientes e limitar a área do banho, de modo a impedir que toda água se espalhe pelo ambiente. No entanto, atualmente o box também tem função estética e pode se tornar um ponto de destaque para a decoração do ambiente. Então, nada mais ideal que escolher de maneira correta o box para banheiro.

 

Como escolher o box para banheiro

  • Orçamento: antes mesmo de escolher qualquer tipo box é preciso ter em mente quanto você pretende gastar, criando um limite orçamentário para que se possa escolher um modelo que se adeque ao seu bolso.
  • Abertura: a maneira que se abre a porta do box para banheiro é bem importante de se observar, já que há uma variedade de estilos de aberturas (de abrir, correr, tipo camarão), e que podem valorizar ou não o seu espaço da área de banho.
  • Estilo: o tipo de material (vidro, acrílico, etc) e o design relacionado ao acabamento e instalação influenciam nesta etapa. E o mais importante, na hora de decidir o estilo do box é considerar o estilo do banheiro todo, mantendo assim, o equilíbrio em todo o ambiente.
  • Espaço: o espaço que você tem disponível no banheiro é determinante na escolha do box para banheiro. Opte por um modelo que se encaixe perfeitamente no tamanho disponível e que respeite as medidas e proporções do ambiente.
  • Cor: além de funcionar apenas como uma divisória da área do banho, o elemento ainda pode ser estético e adicionar estilo ao ambiente. Na hora de escolher, vale considerar se você quer adicionar um toque de cor ao ambiente, ou apenas escolher por um modelo transparente.
  • Material: o estilo do material e acabamento também influenciam na decisão, e entre as opções há versões como vidro, acrílico e tijolo de vidro. O material escolhido deve ser pensado cautelosamente de acordo com suas necessidades.

 

Box de vidro

            Bem conhecido entre os projetos de banheiros modernos, o vidro mais indicado é o temperado, já que é mais seguro em casos de acidentes.

 

Preço

Se entre as dicas para escolher box para banheiro o primeiro tópico era considerar o orçamento, nada melhor que já começar esse tópico sabendo o custo médio do box de vidro. E se você quer escolher um modelo de vidro, o preço pode iniciar em R$ 300 m², para os modelos simples e ter valores próximos de R$ 700 m² para as versões mais trabalhadas ou de instalação mais complexa, como modelos de canto.

 

Modelos:

De correr

A abertura de correr de box para banheiro de vidro é o modelo mais usual, e o deslizamento da porta pede espaço horizontal. O estilo costuma ser muito utilizado em projetos onde a área do box é mais extensa, como banheiros com um ou dois chuveiros e até projetos de banheiro com banheira, de modo ter esse espaço em que a porta possa se movimentar entre os trilhos instalados.

 

banheiro com nicho

O nicho embutido otimiza espaço no banheiro

parede cimento queimado

A parede de cimento queimado dá toque industrial ao ambiente

banheiro dois chuveiros

pastilha vermelha

A parede de pastilhas vermelhas fica em harmonia com a superfície de cimento queimado

porta de correr

Com porta de abrir

Se você tem pouco espaço para o modelo anterior onde a porta desliza, o ideal é optar por outra versão, como a porta de abrir. Neste caso, a abertura é feita como uma porta tradicional, que gira em um eixo, e geralmente é aberta para dentro do box, já que essa área costuma ser um pouco mais baixa que o restante do ambiente e por conta disso não permitiria a abertura para o lado de fora. Então, no momento da escolha é preciso considerar que o espaço interno deve ser o suficiente para a abertura da porta do box.

banheiro moderno

A abertura para fora aproveita o espaço externo

banheiro com banheira

Pastilhas brancas revestem o chão e parede

pedras decorativas parede

A parede tem acabamento com pedras

porta de abrir

De canto 

Se você quer aproveitar o cantinho do ambiente para a instalação do chuveiro e do box para banheiro, o modelo de canto é uma ótima aposta. A ideia é que a peça seja encaixada em um canto do espaço, e a abertura da porta pode ser de diversas maneiras – de correr, abrir ou camarão – sempre considerando as proporções do ambiente, de modo a escolher um modelo que valorize a área.

pastilhas verdes

Na área do chuveiro, revestimento com pastilhas verdes

nicho de vidro

Nichos de vidro decoram a parede

teto de gesso box de canto

Porta camarão 

            Assim como a abertura de portas tradicionais, o modelo camarão se forma como uma sanfona onde as partes que estão sendo abertas se acumulam em um só ponto.

O modelo é uma ótima estratégia para driblar a falta de espaço no box para banheiro, e além disso ainda é capaz de dar um resultado bem moderno para o ambiente. O único problema neste modelo é em relação ao custo, que tende a ser um pouco mais caro que as outras versões, uma vez que a instalação é mais complexa.

pastilha preta parede

A moldura de bambu decora o espelho

banheiro pequeno

O espaço pequeno tem revestimento de pastilhas brancas

projeto banheiro pequeno

pastilhas coloridas

Uma das paredes tem revestimento de pastilhas verdes e azuis

porta camarão vidro

Transparente 

A escolha da cor do box para banheiro também é um elemento de importância, e o modelo mais tradicional que é a versão transparente se encaixa muito bem a diferentes projetos e torna-se uma opção coringa. A transparência do vidro além de ser tradicional, ainda é ideal para quem tem pouco espaço, já que o material sem cor dá impressão de uma área maior.

E se ao se lembrar da versão tradicional de vidro, você já pensa nas possíveis manchinhas que surgem ao passar do tempo, então, já fica do post que ensina a limpar vidros e box.

piso que imita madeira

No teto de gesso, rasgo de luz

bancada colorida

pastilha metálica

Pastilhas metálicas revestem a área de banho

vidro transparente

A bancada turquesa adiciona cor ao ambiente

banheiro casal

Jateado 

O modelo jateado costuma ser muito usado em ambientes compartilhados, já que o vidro passa por um processo de tratamento em que fica com acabamento fosco. E é uma ótima escolha para dar mais charme ao ambiente e até para o box para banheiro de casal, mantendo assim, privacidade na área do banho.

banheiro preto e branco

Faixas de pastilha decoram as paredes e o chão

bancada dupla

O efeito jateado decora apenas metade do vidro

modelo jateado

banheiro com pastilha

O espelho é composto por faixas horizontais

Fumê 

A versão do vidro mais escuro também é uma opção para limitar a área do banho. Neste caso, o acabamento fumê mantém uma determinada transparência, mas com um toque de cor, dando ao banheiro um toque diferenciado ao box.

A escolha desta cor pode ser usada em diversos projetos, mas em espaços muito pequenos é possível que o modelo venha a diminuir ainda mais a área.

pastilha marrom

A parede tem revestimento de pastilhas marrons

banheiro azul

No teto, iluminação embutida

modelo de canto

porta abrir pra dentro

A porta tem abertura para dentro

box fumê

Na área da bancada, iluminação com pendentes modernos

Verde e Azul 

Se a intenção é trazer um pouco mais de cor ao  ambiente, dá para optar pelos modelos de box para banheiro com determinada coloração, como é o caso das opções de vidro azul e verde.

A cor do vidro no box pode ser usada apenas para dar destaque ao ambiente ou até para combinar com o projeto de um banheiro azul  ou verde.

revestimento imita madeira

vidro verde

A cuba esculpida deixa o banheiro moderno

vidro azul

Faixas de pastilhas azuis decoram a parede

box azul

Box até o teto 

Uma tendência dos projetos atuais para banheiros é o box que se estende até o teto. Este tipo de instalação é indicado para quem tem janela na área do box, já que a fumacinha quente só poderá sair por essa abertura.

E a vantagem deste tipo de instalação vai além do design, e envolve também a possibilidade de criar uma pequena sauna na área do box com o calorzinho gerado pela água quente.

banheiro pequeno casal

A parede de pedras dá um toque rústico ao ambiente

banheiro com orquídea

Na bancada, vaso de orquídea para decorar

mármore bancada box até o teto

 

Decorado / Com adesivo 

            Se você já tem um modelo de box para banheiro de vidro, uma opção para mudar um pouquinho o modelo é apostando na decoração com adesivos.

Este tipo de item costuma ser uma opção diferenciada para decorar a área e ainda tem a vantagem de ser mais barato do que trocar de box. O modelo do adesivo é algo bem pessoal, e é possível comprar por versões que são vendidas em lojas ou contratar uma empresa especializada para fazer a decoração exatamente nas proporções do box.

 

adesivo mar

O adesivo com tema praiano decora todo o vidro

adesivo simples

Prateleiras amarelas decoram e organizam o ambiente

modelo simples

modelos adesivos box

Espelhado 

Se você já abusa da estratégia da parede de espelho para ampliar os ambientes, agora essa ideia também pode se estender para o box do banheiro. O modelo de vidro costuma ter um revestimento espelhado por cima.

O resultado fica super atual, e pode até funcionar para esconder a área do chuveiro e, principalmente, para ampliar o ambiente.

banheiro moderno decorado

O teto de gesso rebaixado é moderno

espelho bronze

O espelhado bronze deixa o espaço mais aconchegante

box espelhado

O espelho da bancada se estende pela parede

decoração moderna

A banqueta de acrílico é moderna

banheiro cinza

 

Com roldana aparente 

Inspirado no modelo de correr, esse box para banheiro deixa parte dos acessórios visíveis, e esse é o charme do modelo. As roldanas aparentes já são estilizadas exatamente para ficarem a mostra, e esse detalhe cria um efeito super moderno e cheio de estilo para o ambiente, de maneira a trazer detalhes do estilo industrial para a área do banho.

decoração bancada

Na bancada, decoração com flores

decoração turquesa

Azulejos turquesa decoram a parede

porcelanato imita madeira

O porcelanato que imita madeira reveste parte da parede e do chão

mármore banheiro

modelo com roldana aparente

Box de acrílico

            O box para banheiro de acrílico é uma ótima substituição para os modelos de vidro, e se você já pensa naqueles modelinhos do tempo da vovó em que a peça era fosca e sem graça, saiba que hoje em dia as coisas mudaram. Há modelos bem similares aos de vidro, e ainda assim o preço continua sendo melhor.

 

Preço

            É claro que as versões mais antigas do box de acrílico ainda existem, e essas são as mais baratas, podendo ser encontrado a partir de R$ 80 m². No entanto, se você pretende instalar uma versão mais moderna do acrílico translúcido o preço pode variar bastante, mas dá para encontrar versões a partir de R$ 200 m².

           

Modelos:

Transparente 

Esse é o modelo mais próximo da versão do box para banheiro de vidro, e uma opção super charmosa. O acabamento que lembra muito vidro, além de ser mais em conta ainda tem a mesma estratégia de manter o ambiente clean e amplo.

ladrilho hidráulico parede

Ladrilhos hidráulicos dão cor ao espaço

projeto banheiro

acrílico transparente

Na pequena janela, cortina veneziana

Colorido

Para quem gosta de projetos de banheiro colorido pode se render a estratégia de adotar um box para banheiro com cor. O acrílico colorido pode ser encontrado em diversas opções de cores, e assim harmonizar com propostas diferenciadas para o ambiente.

box vermelho

box colorido acrílico

Pastilhas espelhadas revestem a base da banheira

cores box

A banheira redonda é moderna

A banheira redonda é moderna

banheiro rosa

 

Camarão/ Sanfonado 

Se o ambiente é pequeno, nada mais adequado que respeitar as dimensões de espaço e optar por um modelo que se adeque a esse espaço. E uma opção para o material de acrílico é o modelo conhecido por camarão que tem abertura em partes, ou a versão sanfonada, que se acumulam em pequenos gomos.

modelo camarão acrílico

Pastilhas beges deixam o espaço neutro

modelo de acrílico

Na parede, revestimento que imita madeira

modelo sanfonado

Box de tijolo de vidro

            Entre os tipos de tijolos há o modelo de vidro, que tem funcionalidade estética e que ajuda a manter a luminosidade do ambiente. Além disso, a peça ainda pode ser usada para construir a base do box e dar um estilo bem charmoso ao ambiente.

 

Preço

            O preço do box para banheiro feito a partir de bloco de vidro pode variar de acordo com o modelo de tijolo escolhido, mas para se ter uma base, cada peça tem o valor médio de R$ 12. Então, a partir daí é preciso considerar o tamanho da parede.

 

Modelos 

A variação dos modelos pode variar de acordo com o tipo de tijolo de vidro escolhido, mas a ideia ainda vai além, e vale mesclar a divisória com outros elementos, como porta de vidro, já que o bloco não permite fazer aberturas para fechar ou abrir.

parede tijolo de vidro

porta de vidro

A porta de vidro garante a abertura

box de tijolo de vidro

pedra ardósia

banheiro cinza

Agora que você já sabe tudo sobre box para banheiro é só seguir as dicas do post e escolher o modelo que mais se adequa ao seu projeto e orçamento.

 

 

 

Você pode gostar...