West Highland White Terrier – Tudo Sobre a Raça!【2024】
A raça West Highland White Terrier, conhecido simplesmente como o Westie, é uma raça de cães de origem escocesa e que foram desenvolvidos para caça.
Esses cães de espírito livre e pelagem branca costumam ter a cabecinha redonda e proporcional ao tamanho do corpo. Os olhos são de tamanho médio e na cor castanha. Já as orelhas são pequenas, eretas e pontiagudas.
Para conhecer mais desses cães e saber os cuidados que a raça necessita, é só seguir a leitura para se apaixonar ainda mais pela raça West Highland White Terrier.
Características do West Highland White Terrier
Qual a média de tamanho e peso?
Os cães da raça West Highland White Terrier costumam ser pequenos e medem de 25 cm a 27 cm de altura, pesando até 6 kg.
Quanto tempo vive?
Os cães da raça Westie têm expectativa de vida de 12 a 16 anos.
Para garantir o bem-estar do dog, é importante manter a carteira de vacinação em dia, além de fazer uso regular de antipulgas e vermífugos. As visitas rotineiras ao médico veterinário também são essenciais para que o cãozinho tenha uma vida longa e saudável!
Como é o seu temperamento?
Os cães da raça Westie são conhecidos por serem simpáticos, brincalhões, ativos, amigáveis, e geralmente estão em estado de alerta.
A independência e determinação desses cães também são características bastante frequentes e apesar de serem seres mais livres, esses cães costumam ser bastante afetuosos.
O cãozinho Westie não é uma raça que gosta de ficar muito tempo no colo, preferindo gastar sua energia no chão. No entanto, esse cãozinho adora a presença do tutor e pode ficar ansioso e estressado se deixado por longos períodos sozinho.
O instinto curioso e investigativo desses cães faz com que eles estejam alerta constantemente, latindo a qualquer momento.
Esses cãezinhos são muito amigáveis com adultos e crianças, podendo ser uma ótima raça para acompanhar os pequenos e fazer parte da família.
A convivência com outros animais deve ser feita com cautela, já que o cão pode confundir outros pets, como pássaros e coelhos, como presas por conta do instinto caçador.
Já a convivência com outros cachorros é mais tranquila e o ideal é que a interação comece com o cão ainda filhote.
Como o cão West Higland White Terrier tem uma tendência a teimosia, é necessário educá-lo desde filhote para garantir uma com boa convivência com todos.
Quais as cores do westie?
Os cães da raça Westie são da cor branca e não apresentam variações de cores ou manchas.
Uma das possíveis variações são as nuances de branco, sendo que algumas pelagens podem ser branco puro ou outras em tons de branco puxando para o tom de areia.
A raça foi desenvolvida para que o cão pudesse ser utilizado em caças sem que fosse confundido com raposas, por isso, a coloração branca.
Quanto custa em média? #preço
O preço de um cãozinho Westie fica em torno de R$ 3,5 mil, e os valores podem variar levando em conta a qualidade dos ancestrais e também do canil.
Para quem pensa em comprar um cãozinho da raça, é importante pesquisar bastante sobre o canil, garantindo a escolha de um local que preze pelo bem-estar animal.
Para quem considera o valor acima do orçamento, uma alternativa é a adoção, um ato lindo e repleto de amor, que garante um lar para cães que precisam de um tutor e de um cantinho especial.
Curiosidades sobre a raça
Uma característica marcante dos cães da raça o West Highland White Terrier é a caça, uma vez que esses cães foram desenvolvidos para a atividade; inclusive o fato da pelagem branca era um elemento fundamental para que o tutor pudesse diferenciá-lo das raposas que caçava.
Esse cãozinho de pelagem branca também é um dos queridinhos entre as celebridades e alguns dos nomes que já tiveram ou ainda são tutores dessa raça são Robert Pattinson, Al Pacino, Alfred Hitchcock e Rob Schneider.
Outra curiosidade sobre a raça é que o cão Westie se tornou bastante popular no Brasil ao ser usado como garoto propaganda do portal IG, por volta dos anos 2000.
Cuidados com o West Highland White Terrier
Saúde
Em geral, os cães da raça Westie são bastante saudáveis, mas podem ser acometidos por algumas patologias.
Esses cães podem apresentar a atopias, dermatites, alergias e sarna demodécica, por conta da sensível pele do animal.
A luxação da patela também costuma ser um fato comum em cães de pequeno porte e pode acometer a ração Westie.
Outra doença comum dessa raça é ao White Dog Shaker Syndrome, que significa “síndrome do cachorro branco que treme”, uma doença que pode acometer os cães de pequeno porte e causar tremores pelo corpo do animal.
A síndrome pode ser tratada com medicamentos específicos e acompanhamento veterinário.
Para garantir a saúde e longevidade do amigo canino, as visitas ao veterinário devem fazer parte da rotina de cuidados.
Higiene
Entre os cuidados de higiene com esses cãezinhos, é necessário fazer escovação semanal dos pelos para a retirada da pelagem morta.
Os banhos não precisam ser frequentes e podem ser dados mensalmente ou quando os dogs estiverem muito sujos.
Para garantir conforto ao animal, é importante fazer o corte das unhas sempre que necessário.
Um cuidado de higiene que precisa estar presente na rotina canina é a escovação dos dentes do pet, que devem ser feita ao menos uma vez na semana para cuidar da saúde bucal, evitando tártaro e mau hálito.
Atividades físicas e espaço
Os cães da raça Westie adoram brincar e se divertir, precisando gastar todas as energias.
Sendo assim, os passeios e brincadeiras diárias devem fazer parte da rotina para que o cãozinho possa se exercitar.
Como a raça é pequena, esse cão pode viver em diferentes espaços, sendo uma opção de raça para apartamento, casa ou até mesmo fazendas.
No caso do cãozinho viver em um local menor e sem muito espaço, as saídas devem ser diárias para que o dog possa gastar energia.
Dicas de Westies para seguir no Instagram
Tomzewestie
A página @tomzewestie, no Instagram, é dedicada ao cãozinho Tom Zé, um dog da raça Westie e que aparenta ter muito carisma.
O dog tem uma irmã da mesma raça, e que ganhou o nome de Thayla.
No Instagram é possível acompanhar o dia a dia do dog Tom Zé com fotos apaixonantes e alguns registros com sua irmã canina.
1. Foto do dog Tom Zé
2. Registro do cachorro Tom Zé com roupinha de inverno
3. Registro dos irmãos caninos Tom Zé e Thayla
4. Foto do dog Tom Zé descansando
5. Registro do dog com roupinha
6. Foto do cachorrinho com bandana no pescoço
7. Foto do dog curtindo ar ao livre
Thaylawestie
A conta @thaylawestie é destinada a cadelinha Thayla, uma cachorrinha da raça Westie e irmã mais nova do cão Tom Zé.
A conta no Instagram é repleta de fotos lindas e mostra o dia a dia dessa cadeirinha fofa, inclusive looks caninos apaixonantes!
8. Foto da cachorrinha Thayla com roupa de frio
9. Foto fofa da cadelinha Thayla
10. Foto dos irmãos Tom Zé e Thayla
11. Registro da cachorrinha Westie com roupinha
12. Foto fofa da cachorrinha com roupa colorida
13. Foto da cachorra Thayla com acessórios
Fiorellawestie
A conta @fiorellawestie no Instagram, é destinada a cachorrinha Fiorella.
A conta no Instagram traz fotos fofas dessa fêmea e mostra o dia a dia canino através de registros especiais!
14. Foto da cachorrinha Fiorella
15. Registro da cachorra Fiorella curtindo o dia na praia
16. Foto divertida da cachorrinha com temática de Páscoa
17. Foto da cachorrinha com laço vermelho na cabeça
18. Foto temática de natal
19. Foto da cachorrinha com fantasia e tema de Halloween
Você já conhecia esses cães de pelagem branca? Agora que você já sabe todos os cuidados necessários com a raça, já pode considerar ser um tutor e ter um grande amigo canino.