COMO LIMPAR VIDROS E ESPELHOS: dicas e passo a passo
Se você ainda tem dúvidas de como limpar vidros e espelhos, saiba que você não a única pessoa no mundo que sofre com fiapos e marcas que insistem em ficar sobre a superfície. Na verdade, uma grande parcela das pessoas não consegue deixar a superfície brilhando e sem aquelas marquinhas chatas que são bem insistentes. Por isso, o post de hoje é ideal para te ajudar na hora da faxina, então, anota as dicas para se livrar das manchinhas.
Dicas gerais
- Esponja ou pano macio
Essa é daquelas dicas bem conhecidas, mas se você ainda não é hábil o suficiente para lidar com vidros e superfícies espelhadas, vale ficar atento a esse truque.
Na hora de separar os materiais para a limpeza, certifique-se de que o pano ou a esponja que será utilizada é bem macia, caso contrário isso pode até arranhar a superfície que deverá ser limpa.
- Panos específicos
Para quem ainda não tem costume de definir os panos de limpeza, essa dica é ótima. Separe qual será o pano utilizado sempre para a tarefa de limpar vidros e espelhos, assim você não corre o risco de usar um tecido que contenha algum resquício de outro material de limpeza e que possa deixar a superfície ensebada.
- Tecido de microfibra
Para não correr o risco de limpar a superfície e acabar com vários pelinhos soltos, o ideal são panos de microfibra, já que o material não solta fiapos.
- Movimentos verticais e horizontais
Depois que aprendi essa dica, aqui em casa não tenho mais problemas na hora de limpar as janelas e até o tampo da mesa de vidro.
A ideia é escolher uma superfície que será limpa no sentido vertical e a outra na horizontal. Por exemplo: na parte de cima do tampo da mesa você pode passar o pano com produto no sentido vertical, e na parte debaixo na horizontal. Assim vai ficar mais simples na hora de identificar as manchinhas e reforçar a limpeza.
- Divida a superfície
Se a área que vai ser limpa é grande, o ideal é dividir em espaços imaginários menores. Isso vai deixar o processo mais rápido e você segue a sequência de passos para a limpeza sem deixar que nenhum produto haja por muito tempo, o que poderia acarretar manchas.
Como limpar vidros e espelhos – passo a passo
- Com um pano seco ou espanador, comece retirando o pó excessivo da superfície;
- Molhe uma esponja macia, aplique algumas gotinhas de detergente neutro e passe cuidadosamente sobre o plano para remover a sujeira mais pesada e até a gordura;
- Em seguida, utilize um pano macio e que não solte pelos para secar a superfície e remover o excesso de água e detergente;
- Com outro pano, limpo e que também não solte pelos, aplique limpa-vidros ou álcool e passe na superfície, no caso de ter dois lados aplique a dica de orientação vertical e horizontal;
- Para não ficar nenhuma manchinha, use um pedaço de papel macio ou papel toalha que deve ser passado no plano para finalizar.
Como limpar box de vidro
Siga exatamente o mesmo passo a passo para vidros e espelhos, e faça o procedimento em média 2 vezes na semana para evitar o surgimento de manchas. Além disso, uma dica boa é deixar um rodinho de vidros (pode até ser do tipo de rodinho de pia) dentro do box, e após o banho retire o excesso de água do box.
O que evitar
- Evite borrifar água ou produtos diretamente na superfície
No momento de limpar, esqueça o vício de jogar ou borrifar qualquer líquido diretamente sobre a superfície. O ideal é molhar o paninho que será usado, assim você evita a possibilidade de criar novas manchas.
- Lustra-móveis
É possível que você já tenha visto essa dica, ainda mais quando o assunto é impermeabilizar o vidro, principalmente na tarefa de limpar o box. No entanto, esse é apenas um resultado momentâneo e com o passar do tempo e a reaplicação do produto o resultado pode uma catástrofe; o plano pode ficar ensebado e repleto de manchas que podem ser vitalícias.
- Jornal
Essa é a famosa “dica furada”. A tinta (mesmo que seja a versão impressa em preto e branca) pode ir transferindo aos poucos para o vidro e o resultado são manchas eternas. Então, o ideal mesmo é colocar o jornal velho na lata de reciclagem ou usar o item para uma decoração com reaproveitamento.
- Misturas milagrosas
Sabe aquela dica de misturar vários itens que você tem em casa para ter uma superfície com brilho e sem manchas? É furada! Digo isso por experiência própria, pois fui testar uma receitinha no box e o resultado foram novas manchas.
Os diferentes produtos têm reações diversas, e a composição de cada um influencia nisso. Ao misturar os produtos, você pode gerar uma reação que não é adequada para superfícies delicadas e o resultado pode ser abrasivo. Então, fuja das misturas!
- Produtos com amoníacos, cloro e água sanitária
Tanto para vidros como para espelhos, esses produtos não são recomendados. A forte ação dos itens é capaz de gerar danos a superfície.
- Água em excesso
É possível que você use água na hora de limpar o plano, mas o excesso de líquido pode deixar o plano manchado. A água da torneira possui cloro e essa substância que é capaz de deixar as famosas manchinhas, por isso é ideal evitar o uso de muita água.
- Luz direta do sol
Até a luz do sol pode ser prejudicial para sua superfície. Se a ideia é limpar janelas, escolha um horário que não tenha incidência direta do sol, já que a luz direta junto a aplicação de produtos e água pode manchar o vidro, uma vez que a secagem é mais rápida.
- Vinagre
Sim, o produto é ótimo no momento de faxina, mas a dica de evitar produtos ácidos para espelhos e vidros deve ser seguida, e o famoso vinagre faz parte do time de ácidos. Por isso, não caia no truque falso de limpar paredes espelhadas e vidros com o produto, caso contrário, há possibilidade de criar novas manchas e até desgastar o plano.
Melhores produtos para limpar vidros e espelhos
Na ida ao supermercado é fácil se perder em meio a tantas opções de produtos que dizem ser específicos para limpar este tipo de superfície, mas antes de gastar muito dinheiro, vale usar alguns produtos que são eficazes, fáceis de encontrar e baratos.
- Álcool: se sua avó já deu essa dica, pode mantê-la nos costumes. O álcool é um grande aliado na hora de limpar o vidro ou espelho, e além de deixar a superfície limpinha, ainda é ótimo para higienizar.
- Água e detergente neutro: mais fácil impossível, mas a misturinha é coringa na limpeza. O ideal é evitar detergentes coloridos e com cheiro para não manchar o plano que deve ser limpo.
Anotou as dicas de como limpar vidros e espelhos? Viu que a tarefa não exige muita habilidade, mas o segredo é evitar alguns produtos e técnicas milagrosas, além disso, vale seguir as dicas que deixam a tarefa mais fácil de ser executada para ter uma superfície brilhando e sem manchinhas.