Lâmpada Dicróica【2024】– O que é | Vantagens | Onde Utilizar

Dentre tantos tipos disponíveis no mercado, a lâmpada dicróica é a preferida de muitas pessoas. O nome parece complicado, mas seu principal objetivo é simples e funcional.

É um modelo perfeito para instalar em qualquer ambiente da casa, sobretudo aqueles que passamos grande parte do tempo, como o quarto ou a cozinha.

Se você ainda não conhece essa versão, acompanhe o conteúdo completo e saiba o que é, características, vantagens, preço e tudo sobre lâmpada dicróica.

lampada dicroica

Pinterest

O que é lâmpada dicróica?

A lâmpada dicróica é um modelo que serve para complementar a iluminação do ambiente. Trata-se de uma lâmpada pequena que possui um filamento de tungstênio encapsulado em um bulbo de vidro e um refletor dicróico, detalhe que a diferencia das lâmpadas convencionais.

Esse refletor possui uma camada especial que permite a passagem de luz visível enquanto reflete o calor (infravermelho) para trás, longe do feixe luminoso.

Segundo especialistas, a principal característica da lâmpada dicróica é emitir um feixe de luz concentrado e direcionado, o que a torna ideal para destacar objetos, realçar detalhes arquitetônicos ou criar efeitos de iluminação em um ambiente.

Por isso, é geralmente instalada em sancas de gesso e nichos, para destacar algo específico (como um quadro) ou para dar um toque intimista a determinados cenários, como bares, adegas, área gourmet, etc.

Além disso, é uma opção perfeita como iluminação direta para um ponto específico, como uma mesa ou uma bancada, ideal para quartos (sobretudo para quem vai estudar ou trabalhar) ou para cozinhas (para cozinhar e preparar alimentos).

o que e lampada dicroica

Pinterest

Principais vantagens

Quais são as principais vantagens da lâmpada dicróica?

De modo geral, é perfeita para criar um estilo de iluminação único no ambiente, ideal para destacar um ponto ou local específico.

Essa lâmpada é indicada para iluminar objetos sensíveis ao calor, como obras de arte, esculturas, quadros, bebidas, itens de couro ou vidro, etc. 

Sendo assim, vale a pena instalar para destacar adegas, bancadas, paredes com quadros, galerias, mesas e escrivaninhas, etc.

De acordo com especialistas, a lâmpada dicróica tem alta eficiência energética e longa vida útil em comparação com outras lâmpadas incandescentes.

modelo de lampada dicroica

Pinterest

Além disso, é vendida em diferentes potências e ângulos de abertura, permitindo maior flexibilidade na criação de projetos de iluminação.

Outra vantagem é gerar menos calor em comparação com outros tipos de lâmpadas, por isso consome menos eletricidade e tem vida útil longa (cerca de 15 anos).

Por fim, é uma lâmpada ecologicamente correta, pois não contém metais pesados como chumbo e mercúrio. É muito resistente, durável e versátil, ideal para diversos projetos.

Onde usar lâmpada dicróica?

A lâmpada dicróica pode ser usada em diversos ambientes, sobretudo como complemento ao projeto de iluminação e para destacar um ponto específico.

  • Cozinhas
  • Áreas gourmet
  • Bares
  • Corredores
  • Galerias
  • Varandas
  • Escritório
  • Áreas de home office
  • Salas de estar

Vale destacar que a lâmpada dicróica está disponível em duas tonalidades: branco ou amarelo. A escolha depende do ambiente em que será instalada.

lampada dicroica estilo

Pinterest

Quanto custa em média? #preço

O preço da lâmpada dicróica varia entre 6 e 20 reais. Depende da marca, do modelo e de outras características.

Na Leroy Merlin, um modelo bem conceituado da marca Avant custa 6 reais e tem a seguinte descrição:

  • Lâmpada Led Dicroica MR16 GU10 4,8W Branco Neutro 4000K
  • Tensão nominal: 100V-240V Bivolt Automático
  • Corrente nominal: 127V-38mA/220V-25mA
  • Fator de potência: >0,40
  • Frequência: 60Hz
  • Eficiência luminosa: 73 Im/W
  • Potencia: 4,8W
  • Emissão de Luz: Branco Neutro 4000K
  • Ângulo de Abertura: 38°

Você pode pesquisar vários modelos em lojas físicas e on-line, seja voltadas à iluminação, decoração ou lojas de materiais para construção.

kit com lampada dicroica

Pinterest

Dicróica X LED – Qual a diferença?

Uma dúvida comum de muitas pessoas é a diferença da lâmpada dicróica para a lâmpada LED.

Na verdade, elas são diferentes em alguns aspectos:

Economia

A LED é cerca de 80% mais econômica em relação à dicróica.

Tecnologia

A lâmpada dicróica utiliza a tecnologia halógena, enquanto a LED utilizam a tecnologia de diodo emissor de luz (LED).

Eficiência

Em relação à eficiência energética, a lâmpada LED se destaca. De acordo com especialistas, consome menos energia em comparação com a lâmpada dicróica, o que resulta em economia de energia e redução na conta de energia elétrica.

Vida útil

O modelo LED geralmente possui uma vida útil mais longa do que a lâmpada dicróica.

Usabilidade 

A lâmpada dicróica tem feixe de luz direcionado e concentrado, graças ao refletor dicróico. Por isso, é ideal para iluminar objetos específicos ou criar efeitos de destaque em um ambiente. Já a LED pode ter uma dispersão mais ampla da luz, dependendo do design da lâmpada, e pode ser utilizada em aplicações que requerem uma iluminação mais geral.

decor com lampada dicroica

Pinterest

Cores

Quanto à cor, a lâmpada LED oferece uma ampla variedade de opções de cores, incluindo tons brancos quentes e frios, além de outras cores específicas. Por outro lado, a lâmpada dicróica é encontrada apenas nas cores branco quente (amarelado) ou branco frio (mais próximo da luz natural).

Preço

Em relação ao preço, a lâmpada LED tem um valor mais alto do que a lâmpada dicróica. No entanto, considerando a economia de energia e a longa vida útil da lâmpada LED, é um modelo que resulta em economia a longo prazo.


Enfim, cada lâmpada tem suas características e usabilidade. Você pode combinar a lâmpada dicróica com outros modelos tranquilamente, tudo depende das necessidades do seu projeto.

Esperamos que tenha sanado suas dúvidas sobre esse item. Tem dúvidas? Vai aderir? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo com outras pessoas. Até mais!

Você pode gostar...