REBAIXAMENTO DE GESSO: guia completo!
A decoração de um ambiente envolve muitos fatores e é a união desses itens que vai deixar o cômodo agradável e com estilo. Um desses itens que compõem o espaço e é capaz de valorizá-lo é o rebaixamento de gesso. A técnica que fica no teto tem um visual estético super valorizado e isso contribui para a decor do restante do espaço.
Modelos de rebaixamento de gesso
Ao falar em forro ou rebaixamento de gesso, logo se pensa em uma técnica única de deixar o pé direito um pouco mais baixo e com acabamento em gesso. No entanto, esse procedimento tem diversas variações, o que ideal para quem está em busca de estilos que combinem com seu projeto.
Com dilatação simples
A técnica também é conhecida por tabica ou baguete e apesar de ser muito utilizada pelo visual estético que dá impressão de que o forro está flutuando já que não fica rente a parede; a dilatação também tem a função de garantir que não haja trincas na estrutura.
Para a sala pequena, o uso da técnica de dilatação foi a escolha. E o tipo de forro é ideal para espaços reduzidos, já que abaixar, o mínimo que seja, o teto pode dar sensação de um espaço ainda menor. A técnica que mantém uma pequena distância das paredes é uma ótima maneira de driblar isso, e dá a sensação de que o ambiente é um pouco maior do que se imagina.
Para a sala de jantar, a proposta de manter a distância da parede também foi a escolha deste projeto. Aqui a tonalidade da parede puxa para uma nuance suave de bege e o teto na cor branca aumenta a suavidade da decoração clean.
A técnica também é muito bem vista para o quarto. Aqui o espaço do casal ganhou o forro com espaços laterais e a estrutura ainda considerou o espaço para a cortina embutida, deixando o resultado ainda mais moderno. Além de valorizar o pequeno espaço, a técnica é uma opção bem atual para quem quer investir na decoração moderna.
Uma certeza é de que a tabica é uma ótima escolha para diversos ambientes, inclusive para o banheiro, como mostra essa proposta. Aqui o ambiente tem teto e paredes brancas o que dá sensação de espaço maior, mesmo com o pé direito mais baixo.
Mais fotos
Com moldura e/ ou rodateto
O teto com molduras em torno já foi bem utilizado nos projetos, mas ficou esquecido por algum tempo, e aos poucos o rodateto vem ganhando seu lugar novamente. Para fugir de um projeto com traços antigos e fora de moda, a dica é escolher por molduras menos trabalhadas e curvas, e investir em modelos mais lisos e com dimensões proporcionais ao tamanho do ambiente.
Este quarto de casal tem uma decoração clássica e ao mesmo tempo moderna, e para não deixar que a moldura quebre toda a harmonia do ambiente, a escolha foi por um modelo com poucos detalhes e mais liso, o que valoriza a peça e não a deixa antiquada. Além disso, a ideia de usar o item para fazer o cortineiro é ideal, assim a decoração mantém-se equilibrada.
O banheiro também pode receber este tipo de acabamento entre a parede e o teto, mas lembre-se de que a moldura deve ter dimensões proporcionais a do ambiente. E neste projeto, o tamanho foi levado em consideração. O acabamento é delicado e o tamanho não se sobrepõe ao espaço do cômodo, mantendo total harmonia no espaço.
A dica de investir em acabamentos com linha reta e sem muitos detalhes pode ser vista com facilidade neste projeto. Aqui o banheiro o teto tem o acabamento super moderno e o rodateto se estende entre a parede e o teto. Além do acabamento na parte superior do ambiente, o banheiro ainda tem rodapé branco, recurso que fica harmonioso com a moldura.
Mais fotos
Com sancas
Os modelos de sanca de gesso variam entre aberta, fechada e invertida; e a escolha do tipo de acabamento que se pretende é algo bem pessoal. É claro que para não errar há sempre algumas dicas, como evitar modelos exageradamente recortados e com muitos detalhes, afinal a decoração atual pede peças e acabamentos que valorizam um visual mais limpo e menos marcado, assim o estilo torna-se atemporal.
Neste projeto, a escolha foi pela sanca aberta e o resultado ficou ótimo. O efeito com abertura central deu mais profundidade ao teto, e isso garante sensação de uma sala maior. A iluminação também é um ponto importante do projeto, já que a luminosidade deixa o ambiente aconchegante e também ajuda a aumentar a sensação de espaço amplo.
Apesar de seguir linhas curvas e ser menos utilizada atualmente, a sanca aberta ainda é capaz de garantir modernidade ao ambiente. Isso acontece porque o acabamento tem poucos detalhes e as curvas dão sensação de movimento ao espaço, o que garante o visual contemporâneo.
Para este projeto, a ideia foi por utilizar o modelo invertido, onde a abertura não fica na parte central e sim nos cantos, o que direciona a iluminação para a parede e é uma ótima escolha para quem pretende dar foco a um revestimento, como é o caso dessa decoração, onde o papel de parede da sala ganha mais destaque por conta das luzes.
Mais fotos
Com rasgos de luz
Uma maneira diferente e bem atual são os rasgos de luz. A técnica consiste em fazer o forro de gesso e fazer aberturas que tem iluminação embutida, o que garante luz indireta para o ambiente e deixa o espaço mais aconchegante. O item além de dar modernidade ao espaço, também se torna atrativo, pois dispensa o uso de lustres, mas há a desvantagem de ser mais chatinho na hora de limpar, por isso, nessas horas não dá para dispensar o uso de um aspirador de pó e um pano seco.
Modernidade é a melhor palavra para definir este projeto. Aqui a ideia foi fazer três rasgos que se estendem do teto pela parede e rendem um visual incrível a decoração.
Nesta sala, o rasgo no gesso foi feito de fora a fora no ambiente, o que dá impressão de um espaço ainda mais comprido. A luz indireta foi complementada por outros pontos de iluminação, como luminárias que garantem maior intensidade de luz, sem comprometer o efeito de aconchego que é passado pelos pontos de iluminação indireta.
Neste projeto de cozinha moderna a proposta são três rasgos paralelos e posicionados próximos da bancada. A iluminação do ambiente ainda tem o apoio de luzes embutidas distribuídas pelo teto e garantem a luminosidade adequada para a área de preparo das refeições.
Mais fotos
Iluminação
De embutir: sposts e plafons
A versatilidade deste tipo de iluminação é marcante, já permite dispensar o uso de lustres e pendentes já que este tipo de luz fica no mesmo nível do acabamento do teto; ou usar a iluminação embutida com lustres, no entanto, neste caso é preciso optar por um modelo que combine com estilo da iluminação. A dica para quem vai usar a iluminação embutida é de que o rebaixamento seja de no mínimo 15 cm para garantir a instalação adequada das lâmpadas, então, se o pé direito já é baixo, talvez essa não seja a melhor alternativa.
Este projeto evidencia a maneira de combinar spots embutidos com o pendente. Para isso, a iluminação embutida foi utilizada rente as paredes para dar um toque de luz indireta, enquanto o pendente ficou reservado para iluminar a área da sala de jantar e definir melhor o ambiente.
A ideia também é uma ótima alternativa para o banheiro, como neste projeto, onde luminárias sobrepostas não fazem parte do espaço e as luzes embutidas e com pontos indiretos são responsáveis por iluminar o espaço. Detalhe para os pequenos spots que ficam próximos da parede e destacam o revestimento cimentício 3D , de modo discreto e que deixam o espaço mais sofisticado.
Mais fotos
Sobreposto
Se você é do tipo que gosta de lustres e pendentes, o forro de gesso também permite esta opção, e assim há a possibilidade de escolher um tipo de acessório para a lâmpada que valorize o ambiente. Para quem vai adotar a iluminação sobreposta, é ideal considerar que o forro não deve ser tão rebaixado para que os mais altos não batam com a cabeça na luz.
Neste projeto o gesso tem acabamento de sanca fechada com iluminação apenas em um dos cantos da parede. E para garantir uma luz mais central a sala, a ideia foi de usar um plafon quadrado e simples, de modo a não adicionar mais informações ao ambiente.
Para os ambientes integrados nota-se o uso de diferentes tipos de iluminação. No espaço da sala de estar, a opção foi por um modelo de plafon redondo e discreto que foi instalado rente ao gesso, enquanto a sala de jantar tem um modelo de lustre mais baixo que deixa o espaço das refeições mais aconchegante.
Mais fotos
Fita led
A iluminação com fita de led é uma nova alternativa para valorizar o gesso. As fitas que tem pequenos pontos de iluminação de led podem ser encontradas em diferentes tons, como branco, amarelo e até coloridas. A escolha do material é ideal para preencher pequenos espaços e dar um toque sofisticado a decoração, principalmente em espaços entre paredes e até em cortineiros.
No quarto de casal, a fita de led foi utilizada próxima da cortina embutida, de modo a dar mais sofisticação ao espaço. A luz também é uma ótima forma de iluminar de maneira indireta e pode ser combinada com outros tipos de iluminação, como neste projeto, em que o ambiente ainda conta com luminária e spots embutidos no gesso.
Neste projeto, o forro de gesso dilatado ganhou um charme a mais com as fitas de led que garantem luz para as paredes, que são de cimento queimado e ficam super charmosas com a iluminação direcionada na cor amarela, o que garante mais aconchego para a sala de estar.
Mais fotos
Preço
Se você não quer se assustar na hora de projetar uma casa toda com teto de gesso, é sempre bom ter um preço médio em mãos para tentar negociar, mas vamos ressaltar que é uma média e isso pode variar de acordo com o profissional, tipo de detalhes (sanca, iluminação, etc) e até mesmo de acordo com a região que você mora. Mas vamos ao que interessa… o preço médio do rebaixamento de teto com gesso é de R$ 35.
Já deu para notar que o rebaixamento de gesso é mesmo tendência, e com a variedade de modelos e tipos de iluminação é difícil de resistir a um acabamento mais delicado para o teto.