Como instalar impressora ➞ 7 passos simples •【2024】

Como instalar impressora? Se você tem uma em casa ou comprou um modelo novo deve saber como fazer a instalação correta para poder usufruir o que essa ferramenta tem de melhor.

A impressora é um item que pode ser muito útil em uma residência e especialmente em empresas. Afinal de contas, é através dela que conseguimos imprimir diversos documentos, materiais de estudos, tirar cópias e / ou digitalizar imagens com qualidade.

Tire suas dúvidas de como instalar impressora

Tire suas dúvidas de como instalar impressora

Entretanto, a etapa da instalação sempre gera muitas dúvidas. Nesse momento, a tarefa pode até ficar um tanto quanto chata. Mas sem passar por ela, infelizmente, não dá para aproveitar todas as funções da impressora.

Lembrando que atualmente as impressoras surgem cada vez mais modernas. Os modelos são mais tecnológicos, oferecendo ainda mais recursos interessantes e que facilitam a vida, de modo geral.

As impressoras hoje em dia podem ser ligadas aos computadores por meio de um cabo USB, via Wi-Fi, bem como do modo tradicional, conectada a uma rede. Mas a procura mais alta, claro, está para os modelos mais atuais.

Como instalar impressora via USB WIFI ou rede

Como instalar impressora via USB WIFI ou rede

Quando a impressora é compartilhada em uma rede por exemplo, vários computadores podem acessar a impressora, sem a necessidade de haver uma impressora para cada PC. É um método bastante utilizado em escritórios, evitando a compra de muitos equipamentos, o gasto com tintas, e otimizando os processos. 

O modelo que funciona por Wi-Fi possui esse mesmo conceito, precisando apenas da senha da rede móvel para conseguir conectar os computadores a uma mesma impressora.

Como instalar impressora em casa

Tem uma impressora em casa, mas não sabe como instalá-la? Fique por dentro das dicas!

A instalação pode ser feita também através de um driver que pode ser instalado com a ajuda de um CD – que normalmente vem junto com a impressora no ato da compra. Caso você não tenha esse CD, o driver correto pode ser baixado pela internet.

Bom, o intuito desse post é auxiliar você no processo de instalação de sua impressora e sanar possíveis dúvidas. Vamos lá então? Acompanhe!

Como instalar impressora e ter maior praticidade em casa ou no trabalho

Instale sua impressora e tenha maior praticidade em casa ou no trabalho

Como instalar impressora – Passo a passo

Antes de mais nada, é preciso ter a impressora aí com você, rs. Você já tem uma por aí? Caso ainda não tenha, vale pesquisar bastante antes de comprar um modelo que atenda as suas necessidades.

Pense em como essa impressora poderá lhe ajudar, quais serão os tipos de impressões mais realizados, bem como a precisão de digitalizar ou fazer cópias de documentos. Isso vai lhe ajudar a escolher uma impressora que seja super útil.

Como instalar impressora

Comprando a impressora ou já tendo uma disponível para uso, além de fazer a instalação correta e segura, você precisará conhecer o sistema de abastecimento de tinta dela. Os modelos mais usados atualmente são as que usam cartuchos ou tanques de tinta.

Há diferenças entre esses dois tipos e muita gente têm dúvidas sobre qual escolher na hora de comprar. Afinal, qual vale mais a pena? Primeiramente, deve-se lembrar que não há divergências entre a qualidade de impressão entre uma e outra, isso se tratando dos modelos mais atuais do mercado.

Impressora com cartucho toner

Exemplo de uma impressora que utilizar o “tanque de tinta”

Assim que você já estiver com a impressora em casa ou na empresa e com a tinta certa para a marca, poderá se preparar para fazer a instalação.

A seguir vamos elencar um passo a passo geral de como instalar uma impressora, frisando que cada marca e modelo podem apresentar detalhes no meio do percurso.

Passo um:

Se você nunca instalou uma impressora antes é necessário ter uma conexão com um cabo USB. Ligue o seu computador (podendo ser notebook) e conecte o cabo USB da impressora a ele. Geralmente, esse cabo vem junto com a impressora. Mas se não veio, você consegue encontrá-lo em qualquer loja especializada em informática de sua cidade ou da internet.

Como instalar impressora 1

Passo dois:

O próximo passo é a instalação do driver da impressora. O correto é que o fabricante mande junto com a impressora um CD para realizar essa instalação.

A saber, alguns notebooks atualmente não apresentam leitor de CD, e se esse for o seu caso, poderá fazer esse processo acessando um site onde estará disponibilizado o driver de acordo com o modelo e número de série da impressora.

Se você se mudou de casa, fez uma reforma e precisará reinstalar sua impressora, mas perdeu o CD de instalação, será também preciso seguir esse trâmite através do site.

Como instalar impressora 3

Passo três:

O CD geralmente é compatível com todos os sistemas operacionais: Windows, Ubuntu, MAC OS, Linux, entre outros. Mas caso você tenha que baixar o driver através do site você terá que procurar o link que seja ligado ao sistema operacional de seu computador.

Para saber qual o sistema operacional, clique com o botão direito do mouse em cima do ícone “Meu computador” e irá abrir uma janela com todas as informações. Veja exemplo abaixo:

Como descobrir o sistema operacional do PC 1

Exemplo de como descobrir o sistema operacional do computador

Passo quatro:

Com todas as informações em mãos, baixe driver adequado e instale o software da impressora de acordo com o modelo dela. Você seguirá os passos que vão surgindo conforme o programa for sendo baixado.

Ícones de alguns sistemas operacionais

Ícones de alguns sistemas operacionais

Passo cinco:

Durante o processo de instalação, algumas permissões deverão ser concedidas para que o software funcione de maneira correta. Sempre que abrir a janela de permissões, leia o termo, e logo após dê um “ok” prosseguindo com a instalação.

Como instalar impressora 2

Passo seis:

O software que baixou irá pedir para seguir a instalação via USB, Wi-Fi ou rede. Escolha a opção que deseja. No caso da opção “Wi-Fi”, a saber, você precisará colocar a senha já configurada de seu Wi-Fi residencial ou da empresa para conseguir conectar a impressora. 

Como instalar impressora e ter maior praticidade em casa ou no trabalho 1

Como instalar impressora e ter maior praticidade em casa ou no trabalho

Passo sete:

A impressora estará pronta para ser usada! Faça testes iniciais conforme são oferecidos pela impressora. É comum que todas tenham uma opção de você imprimir folhas coloridas ou em preto e branco descobrir o nível de tinta ou então saber se a impressora está funcionando corretamente.

Há também uma maneira simples caso já tenha os softwares instalados em seu computador / notebook. Dê uma olhadinha nesse vídeo para aprender o passo a passo:

Esses são os passos básicos para instalar uma impressora convencional. Há particularidades que podem modificar um passo ou outro, então se possível, confira o manual da marca.

Caso você tenha dificuldades, o interessante é chamar um técnico especializado para conseguir êxito na instalação. Um dos passos mais difíceis costuma ser o compartilhamento da impressora para diversos computadores, mas podem surgir outros obstáculos e um profissional vai auxiliar.

A saber, a mão de obra para instalação de impressora não é cara e não demanda muito tempo.

Como instalar impressora e otimizar o seu tempo

Ter uma impressora em casa ajuda a otimizar tempo


E então, aprendeu como instalar impressora? Esperamos que o post tenha lhe ajudado com isso!

Aproveite para conferir outros artigos relacionados:

O segredo para arrumar a casa – 45 dicas incríveis de organização!

Como instalar antena digital: 4 passos fáceis de seguir【2020】

Como instalar ventilador de teto ➞ PASSO A PASSO •【2020】

Volte mais vezes para ficar por dentro de tudo sobre cuidados com a casa e construção!

Você pode gostar...